Read the New Testament in 24 Weeks
Sofrer por fazer o bem
8 Finalmente, todos vocês devem viver em harmonia, devem ser compassivos, devem se amar uns aos outros como irmãos, devem ser misericordiosos e humildes. 9 Se alguém lhes fizer algum mal ou os insultar, não paguem de volta fazendo o mal ou com insultos. Pelo contrário, paguem pedindo as bênçãos de Deus sobre essa pessoa, pois foi para serem abençoados que vocês foram chamados. 10 Pois as Escrituras dizem:
“Quem ama a vida e deseja ter uma vida feliz,
tenha cuidado para não dizer mal de ninguém e para não mentir;
11 afaste-se do mal e faça o bem;
procure a paz e não desista até alcançá-la.
12 Porque o Senhor cuida dos justos
e ouve as suas orações.
Mas o Senhor está contra aqueles que fazem o mal”.(A)
13 Ora, quem é que vai maltratar a vocês, se estiverem sempre fazendo o bem? 14 Mas, mesmo que vocês sofram por fazerem o bem, vocês são abençoados por isso. Portanto, “não tenham medo de ninguém e nem se deixem intimidar”(B). 15 Antes, honrem a Cristo como Senhor nos seus corações e estejam sempre preparados para responder a todo aquele que lhes pedir para explicar a respeito da esperança que vocês têm. 16 Mas façam isso com mansidão e respeito e mantenham a consciência de vocês limpa. Dessa forma, quando forem insultados, aqueles que estiverem falando mal da vida de vocês como seguidores de Cristo ficarão envergonhados. 17 Porque se for da vontade de Deus que vocês sofram, é melhor que sofram por fazerem o bem do que por fazerem o mal.
18 O próprio Cristo morreu pelos nossos pecados
de uma vez por todas.
O inocente morreu pelos culpados,
para que pudesse levar vocês a Deus.
Ele morreu com relação ao corpo,
mas com relação ao espírito,[a] tornou a viver.
19 E foi nessa condição espiritual que ele foi e fez uma proclamação aos espíritos que estavam presos. 20 Esses espíritos tinham sido desobedientes no passado, enquanto Deus esperava pacientemente nos dias de Noé, na época em que a arca[b] estava sendo construída. E foram poucas, isto é, somente oito, as pessoas salvas pela água. 21 Aquela água é como a água do batismo que agora os salva. No batismo nós não tiramos a sujeira do corpo, mas pedimos a Deus por uma consciência limpa.[c] E tudo isso é realizado mediante a ressurreição de Jesus Cristo, 22 o qual foi para o céu e está à direita de Deus. E todos os anjos, assim como as autoridades e poderes, estão sujeitos a ele.
Vidas transformadas
4 Assim como Cristo sofreu fisicamente, vocês também devem se armar com a mesma maneira de pensar que ele tinha. Eu digo isto porque todo aquele que sofre fisicamente também abandona o pecado 2 e passa a dedicar o resto de sua vida aqui na terra para fazer a vontade de Deus, e não a vontade de homens. 3 Vocês já gastaram bastante tempo fazendo o que os pagãos gostam de fazer. Naquele tempo vocês viviam em sensualidade, paixões, embriaguez, orgias, bebedeiras, e também na detestável adoração a ídolos. 4 E agora eles estranham que vocês não participem mais com eles dessa vida louca e imoral, e também falam mal de vocês. 5 São eles que terão que prestar contas àquele que está pronto para julgar os vivos e os mortos. 6 Pois foi para este fim que as Boas Novas foram anunciadas também aos que agora estão mortos.[d] Dessa forma, mesmo que eles tenham sido condenados fisicamente, como todos os homens são, poderão viver eternamente por meio do Espírito,[e] assim como Deus vive.
Administrem bem os dons de Deus
7 O fim de todas as coisas está próximo. Portanto, sejam prudentes e desenvolvam o domínio próprio com o fim de melhorar suas orações. 8 Acima de tudo, amem profundamente uns aos outros, pois o amor cobre multidão de pecados. 9 Sejam hospitaleiros uns para com os outros sem reclamar. 10 Sirvam uns aos outros, cada um de acordo com o dom que recebeu. Dessa forma, vocês serão bons administradores das bênçãos de Deus, as quais se manifestam de várias maneiras. 11 Quem fala, deve falar como se estivesse falando palavras de Deus. Quem serve, deve servir com a força que Deus dá, para que em todas as coisas Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o poder para sempre. Amém.
Sofrendo como cristãos
12 Queridos amigos, não estranhem o fogo ardente que surge no meio de vocês, destinado a prová-los, como se alguma coisa extraordinária estivesse acontecendo. 13 Pelo contrário, alegrem-se na medida em que vocês estão participando dos sofrimentos de Cristo. Assim vocês gritarão de alegria quando a glória de Cristo for revelada. 14 Se vocês são insultados por serem seguidores de Cristo, são abençoados, porque o glorioso Espírito de Deus repousa sobre vocês. 15 Porém, nenhum de vocês deve sofrer como assassino, nem como ladrão, nem como alguém que faz o mal, nem ainda como quem se intromete na vida dos outros. 16 Mas, se você sofrer como cristão, não se envergonhe disso. Antes, dê glória a Deus pelo nome que você leva. 17 A hora do julgamento chegou e ele começará pela família de Deus. E se ele começa conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem às Boas Novas de Deus? 18 Pois, como dizem as Escrituras:
“Se é com dificuldade que os justos são salvos,
o que acontecerá com os maus e com os pecadores”(C)?
19 Portanto, quem sofre conforme a vontade de Deus, deve confiar a ele a sua alma enquanto continua fazendo o bem. Deus é o Criador e nele podemos confiar.
O rebanho de Deus
5 Agora, dirijo-me aos presbíteros que estão entre vocês. Falo não só como presbítero que sou, assim como vocês, mas também como testemunha dos sofrimentos de Cristo e como participante da glória que vai ser revelada. Eu lhes peço isto: 2 Pastoreiem o rebanho[f] de Deus que há entre vocês, e tomem conta dele com muito cuidado. Porém, não façam isso como que por obrigação, mas sim espontaneamente, como Deus quer. Não pastoreiem, tampouco, por ambição ao dinheiro, mas sim de boa vontade. 3 Não procurem dominar sobre aqueles que foram confiados a vocês, mas, pelo contrário, tornem-se exemplos para o rebanho. 4 Assim, quando o Supremo Pastor voltar, vocês receberão a coroa que é gloriosa e que jamais perderá a sua beleza.
5 Peço também aos mais jovens que sejam submissos aos presbíteros e que todos tratem uns aos outros com humildade pois, como dizem as Escrituras:
“Deus se opõe aos orgulhosos,
mas concede a sua graça aos humildes”.(D)
6 Portanto, humilhem-se sob a poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no momento certo. 7 Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, pois ele cuida de vocês.
8 Tenham domínio próprio e estejam sempre alertas! O diabo, o adversário de vocês, anda ao redor como um leão que ruge, procurando alguém para devorar. 9 Resistam-lhe e estejam firmes na fé, pois vocês sabem que no mundo inteiro seus irmãos estão passando pelos mesmos sofrimentos.
10 É verdade que vocês irão sofrer um pouco. Mas depois disso Deus fará com que tudo se ajeite. Ele os fortalecerá. Ele vai ajudá-los e fará com que permaneçam firmes. Ele é a fonte de todas as bênçãos e os chamou para que vocês participem de sua eterna glória em Cristo. 11 A ele seja o poder para sempre. Amém.
Cumprimentos finais
12 Eu lhes escrevi esta pequena carta com a ajuda de Silas[g], que é para mim um irmão fiel. Eu escrevi para encorajá-los e para testificar que esta é a genuína graça de Deus. Permaneçam firmes nela.
13 A igreja que está em Babilônia[h] e que também foi escolhida por Deus, assim como vocês, manda lembranças. Marcos, meu filho, também manda lembranças. 14 Cumprimentem-se com um beijo de amor cristão.
Que a paz esteja com todos vocês que estão em Cristo.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International