Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

M’Cheyne Bible Reading Plan

The classic M'Cheyne plan--read the Old Testament, New Testament, and Psalms or Gospels every day.
Duration: 365 days
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Deuteronômio 23

Excluídos da assembleia

23 —Nenhum homem que tenha os testículos esmagados, ou o orgão sexual amputado poderá entrar na assembleia do SENHOR. Nenhum homem que tenha nascido de pais que por lei não podiam se casar, poderá entrar na assembleia do SENHOR. E os seus descendentes, até a décima geração, também não poderão entrar.

—Os descendentes de Amom e de Moabe também não poderão entrar na assembleia do SENHOR. Até a décima geração, nunca poderão entrar. Porque eles não vieram ao seu encontro e não lhes deram comida nem água, quando vocês passaram pelo seu caminho, depois de terem saído do Egito. E por também terem contratado Balaão, filho de Beor, da cidade de Petor, na Mesopotâmia, para os amaldiçoar. Mas o SENHOR, seu Deus, não ouviu o pedido de Balaão. E, porque o SENHOR ama muito vocês, o SENHOR, seu Deus, transformou a maldição em bênção. Nunca façam um tratado de paz com eles. Enquanto vocês viverem não os ajudem.

—Não rejeitem os descendentes de Edom, porque são seus irmãos. Não rejeitem os egípcios, porque foram imigrantes no seu país. Os descendentes desses povos poderão entrar na assembleia do SENHOR, a partir da terceira geração.

Higiene do acampamento militar

—Quando vocês estiverem em guerra contra os seus inimigos, mantenham-se longe de tudo o que for impuro. 10 Se um dos seus homens se tornar impuro por ter tido uma polução noturna, ele deverá sair do acampamento. 11 Ao entardecer, ele deverá se lavar, e ao pôr do sol, poderá voltar para o acampamento.

12 —Vocês deverão também providenciar um lugar fora do acampamento para as suas necessidades. 13 E cada homem deverá ter no seu equipamento uma pá para abrir um buraco no chão. Depois de fazer as suas necessidades, ele deverá cobri-las com terra. 14 Porque o SENHOR, seu Deus, anda no meio do seu acampamento para protegê-los e ajudá-los a derrotarem os seus inimigos. Por isso, o seu acampamento deve ser santo, para que o SENHOR não veja nada indecente e se afaste de vocês.

Outras leis

15 —Se um escravo escapar do seu senhor e se refugiar entre vocês, não o devolvam ao seu senhor. 16 Deixem que ele viva em paz no meio de vocês, em qualquer cidade que quiser, e não o oprimam.

17 —Não deixem que os seus jovens, mulheres ou homens, se prostituam. 18 E o dinheiro ganho por uma prostituta ou por um cachorro[a] não deve ser levado à casa do SENHOR, seu Deus, para pagar uma promessa. O SENHOR, seu Deus, detesta essas coisas.

19 —Não devem cobrar juros a um israelita quando lhe emprestarem dinheiro, comida ou qualquer outra coisa. 20 Aos estrangeiros, poderão cobrar juros, mas não aos israelitas. Assim o SENHOR, seu Deus, abençoará tudo o que vocês fizerem na terra que vão ocupar.

21 —Quando vocês fizerem uma promessa ao SENHOR, seu Deus, cumpram-na depressa. Pois se vocês não a cumprirem, o SENHOR, seu Deus, irá lhes pedir contas, e serão culpados de terem cometido um pecado. 22 Evitem fazer promessas, para não pecarem. 23 Mas qualquer promessa que fizerem ao SENHOR, seu Deus, deverão cumpri-la, pois devem cumprir aquilo que prometeram.

24 —Quando vocês passarem pela vinha de um israelita, poderão comer até ficarem satisfeitos, mas não deverão levar nenhuma uva com vocês num cesto. 25 Quando vocês passarem por um campo de trigo, poderão apanhar espigas com as mãos, mas não deverão ceifar o trigo do seu próximo com uma foice.

Salmos 112-113

Feliz é o justo

Aleluia!

Feliz é aquele que teme o SENHOR
    e que gosta de fazer o que ele manda!
Os seus filhos serão poderosos na terra.
    Ele abençoará os justos.
Haverá riqueza na sua casa
    e as suas boas ações durarão para sempre.
Para os bons haverá luz no meio da escuridão,
    para quem é misericordioso, compassivo e justo.
Feliz é quem empresta com generosidade
    e é justo nos seus negócios.
O justo nunca cairá,
    ele será lembrado para sempre.
Não terá medo das más notícias,
    porque o seu coração está firme,
    confiante no SENHOR.
O seu coração está seguro, por isso não sente medo
    e vencerá os seus inimigos.
O justo semeia, dá generosamente
    aos pobres,
e o bem que ele faz dura para sempre.
    Ele será vitorioso e honrado.

10 Ao ver isso, o mau fica furioso,
    e cheio de raiva ele morre.
Os maus nunca conseguirão
    o que eles mais desejam.

Não há ninguém como o Senhor

Aleluia!

Louvem, ó servos do SENHOR,
    louvem o nome do SENHOR!
Que o nome do SENHOR seja bendito,
    agora e para sempre!
Que o nome do SENHOR seja louvado em todo o mundo,
    desde o nascer do sol até o pôr do sol.
O SENHOR é rei sobre todas as nações,
    a sua glória é mais alta do que os céus.
Não há ninguém como o SENHOR, nosso Deus!
    Ele é exaltado no seu trono
e desce dali para observar
    o que acontece no céu e na terra.
É ele que levanta o fraco do pó
    e que tira o pobre do lixo.
Ele faz que eles se sentem com os príncipes,
    com os príncipes do seu povo.
Ele enche de alegria a mulher estéril,
    fazendo que ela seja dona de casa e mãe de filhos.

Aleluia!

Isaías 50

Contra Israel

50 Assim diz o SENHOR:
“Onde está a certidão de divórcio
    que prova que eu me separei de Jerusalém, a sua mãe?
Pensam que eu vendi vocês como escravos
    para pagar as minhas dívidas?
Não, vocês foram vendidos
    por causa dos seus pecados.
Eu mandei embora a sua mãe
    porque são rebeldes.
Porque não encontrei ninguém quando cheguei?
    Quando chamei, porque ninguém respondeu?
Será que o meu braço é curto demais para poder salvá-los?
    Será que não tenho força para poder resgatá-los?
Com uma simples ordem, eu seco o mar,
    transformo os rios em desertos
e os peixes morrem de sede
    e apodrecem por falta de água.
Posso vestir os céus de negro
    e cobri-los com roupas de luto”.

O Senhor DEUS me ensinou o que devo dizer,
    por isso posso ajudar quem está cansado.
Ele me acorda todas as manhãs
    e me faz ficar atento como um bom discípulo.
O Senhor DEUS me ensinou a escutar
    e eu não fui rebelde,
    nem deixei de obedecer.
Deixei que me batessem nas costas
    e ofereci o rosto àqueles que me arrancavam a barba.
Deixei que me cuspissem na cara
    e que me insultassem.
O Senhor DEUS me ajuda,
    assim os insultos não me ferirão.
Por isso me mantenho determinado e firme,
    sei que não serei envergonhado.
Aquele que me defende está perto.
    Quem vai me acusar?
    Apresentemo-nos diante do juiz!
Quem irá me condenar?
    Que ele se aproxime de mim!
Vejam, o Senhor DEUS é quem me ajuda.
    Quem se atreve a condenar-me?
Todos eles desaparecerão,
    serão como roupa comida pela traça.

10 Quem entre vocês respeita ao SENHOR,
    quem obedece à palavra do seu servo?
Aquele que anda na escuridão, sem luz,
    deve colocar a sua confiança no SENHOR
    e apoiar-se no seu Deus.

11 “Olhem, vocês que acendem o fogo,
    vocês que acendem as tochas,
caminhem entre a luz do fogo
    que vocês mesmos começaram.
Vejam o que receberão de mim:
    vocês serão colocados num lugar de sofrimento”.

Apocalipse 20

Os mil anos

20 Depois vi descer do céu um anjo que tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele agarrou o dragão, isto é, a antiga serpente, que é o Diabo ou Satanás, e o prendeu por mil anos. O anjo o jogou no abismo, o fechou e selou a entrada sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que se completassem os mil anos. Depois disto será necessário que ele seja solto por um curto espaço de tempo.

Depois vi tronos e, nestes tronos, estavam sentados aqueles que haviam recebido autoridade para julgar. Vi também as almas daqueles que tinham sido decapitados por terem anunciado a verdade revelada por Jesus e por causa da mensagem de Deus. Eles são os que não adoraram o monstro nem a sua imagem, nem tão pouco receberam a sua marca na testa ou na mão. Eles reviveram e reinaram com Cristo durante os mil anos. (O restante dos mortos não reviveu até que se completassem os mil anos.) Esta é a primeira ressurreição. Felizes e santos são aqueles que tomam parte na primeira ressurreição. A segunda morte não tem poder sobre eles. Pelo contrário, eles serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele durante os mil anos.

Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão. Ele vai sair e enganar as nações que estão espalhadas por toda a terra, isto é, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a guerra. E elas serão tão numerosas quanto a areia do mar. Elas marcharão pela superfície da terra e cercarão o acampamento do povo de Deus e também a cidade que ele ama. Mas virá fogo do céu e as devorará. 10 O Diabo, que os tem enganado, será jogado no lago de fogo e enxofre, onde também se encontram o monstro e o falso profeta. Ali eles serão atormentados de dia e de noite para todo o sempre.

O julgamento final

11 Depois vi um grande trono branco e aquele que estava sentado nele. Diante da sua presença a terra e o céu desapareceram completamente e nunca mais foram encontrados. 12 Vi também os mortos, os importantes e os simples, que estavam em pé diante do trono. Vários livros foram abertos e ainda outro livro foi aberto, isto é, o livro da vida. E os mortos foram julgados de acordo com as suas obras, conforme o que estava escrito nos livros. 13 O mar entregou os mortos que estavam nele. A morte e o mundo dos mortos também entregaram os seus mortos. E eles foram julgados, um por um, de acordo com as suas obras. 14 Então a morte e o mundo dos mortos foram jogados no lago de fogo. Esta é a segunda morte: o lago de fogo. 15 E aquele que não tinha o seu nome escrito no livro da vida, era jogado no lago de fogo.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International