M’Cheyne Bible Reading Plan
A descendência de Rúben
5 O filho mais velho de Israel foi Rúben, mas a partir do momento em que desonrou o pai, deitando-se com uma das mulheres dele, o seu direito de primogénito foi dado aos descendentes de José, filho de Israel. É por essa razão que a genealogia oficial não indica Rúben como filho mais velho. 2 José recebeu pois esse direito, contudo foi Judá que se tornou a tribo mais poderosa e influente em Israel; dela provém um príncipe. 3 Os filhos de Rúben, filho de Israel, foram:
Enoque, Palu, Hezrom e Carmi.
4 Os descendentes de Joel foram o seu filho
Semaías, o seu neto Gogue e o seu bisneto Semei.
5 O filho de Simei foi Mica;
o seu neto Reaías e o seu bisneto Baal.
6 O filho de Baal chamou-se Beera. Foi príncipe da tribo de Rúben e levado cativo pelo rei Tiglate-Pileser da Assíria.
7 Os seus parentes tornaram-se cabeças de famílias e foram incluídos nas genealogias oficiais: Jeiel, Zacarias, 8 Bela, filho de Azaz, neto de Sema e bisneto de Joel.
Estes rubenitas viveram em toda aquela área desde Aroer até junto do monte Nebo e de Baal-Meom. 9 Joel foi criador de gado, deixando os seus animais pastarem para as bandas do oriente, até ao limite do deserto, junto do rio Eufrates, porque havia muito gado na terra de Gileade.
10 Durante o tempo do rei Saul, os homens de Rúben derrotaram os hagarenos numa guerra e ocuparam as suas habitações até ao limite oriental de Gileade.
A descendência de Gad
11 Defronte deles, na terra de Basã, viviam os descendentes de Gad, que se estenderam até Salca.
12 Joel foi o maior, seguido de Safã e também de Janai e de Safate, que estavam em Basã.
13 Os seus irmãos, cabeças de sete famílias, foram
Micael, Mesulão, Seba, Jorai, Jacã, Zia e Eber.
14 Os descendentes de Buz, na ordem das suas gerações, foram: Jado, Jesisai, Micael, Gileade, Jaroa, Huri e Abiail.
15 Aí, filho de Abdiel e neto de Guni, foi o líder da família.
16 Esse clã viveu em Gileade, na terra de Basã e nas suas vizinhanças, ocupando toda a região de pastagens de Sarom, até aos seus limites.
17 Todos foram incluídos na genealogia oficial, no tempo do rei Jotão de Judá e de Jeroboão, rei de Israel.
18 O exército formado pelas tropas de Rúben e de Gad e da meia tribo de Manassés era constituído por 44 760 homens armados, bem treinados e corajosos. 19 Declararam guerra aos hagarenos, assim como aos homens de Jetur, de Nafis e de Nodabe. 20 Clamaram a Deus que os ajudasse e Deus respondeu-lhes, porque confiaram nele. Por essa razão, foram derrotados os hagarenos e todos os seus aliados. 21 Ao todo, isso rendeu-lhes 50 000 camelos, 250 000 ovelhas, 2000 burros e 100 000 prisioneiros. 22 Um grande número dos inimigos morreu em combate, porque Deus combatera por eles. Dessa forma, os rubenitas passaram a habitar nesse território dos hagarenos, até ao tempo em que foram levados para o exílio.
A meia tribo de Manassés
23 A meia tribo de Manassés espalhou-se pela terra de Basã até Baal-Hermon, Senir e ao monte Hermon. Era também muito numerosa.
24 Os líderes dos seus clãs foram os seguintes: Efer, Isi, Eliel, Azriel, Jeremias, Hodavias e Jadiel. Cada um destes homens tinha grande reputação como guerreiro e como líder. 25 Mas não foram fiéis ao Deus dos seus antepassados, pois prestaram culto aos ídolos dos povos que Deus tinha destruído. 26 Essa foi a razão por que o Deus de Israel fez com que o rei Pul da Assíria, também conhecido como Tiglate-Pileser III, invadisse a sua terra e deportasse os homens de Rúben, de Gad e da meia tribo de Manassés. Levaram-nos para Hala, Habor, Hara e para o rio Gozã, onde ficaram até hoje.
A descendência de Levi
(Êx 6.16-27; Nm 3.17-20)
6 São estes os nomes dos filhos de Levi:
Gerson, Coate e Merari.
2 Os filhos de Coate foram:
Amrão, Izar, Hebrom e Uziel.
3 Os descendentes de Amrão incluíam:
Aarão, Moisés e Miriam.
Os filhos de Aarão foram:
Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.
4 Os filhos mais velhos das sucessivas gerações de Aarão foram:
Eleazar, pai de Fineias,
5 pai de Abisua, pai de Buqui,
6 pai de Uzi,
pai de Zeraías,
7 pai de Meraiote,
pai de Amarias,
8 pai de Aitube,
pai de Zadoque,
9 pai de Aimaaz,
pai de Azarias,
pai de Joanã,
10 pai de Azarias, o sumo sacerdote no templo de Salomão, em Jerusalém,
11 pai de Amarias,
12 pai de Aitube,
pai de Zadoque,
13 pai de Salum,
pai de Hilquias,
14 pai de Azarias,
pai de Seraías,
pai de Jeozadaque,
15 o qual foi levado para o exílio, quando o Senhor mandou o povo de Judá e de Jerusalém para o cativeiro sob Nabucodonozor.
16 Tal como se disse antes, os filhos de Levi foram:
Gerson, Coate e Merari.
17 Os filhos de Gerson foram:
Libni e Simei.
18 Os filhos de Coate foram:
Amrão, Izar, Hebrom e Uziel.
19 Os filhos de Merari:
Mali e Musi.
Os subclãs dos levitas foram:
20 No clã de Gerson:
Libni, Jaate, Zima,
21 Joá, Ido, Zera e Jeaterai.
22 No clã de Coate: Aminadabe, Coré, Assir,
23 Elcana, Ebiasafe, Assir,
24 Taate, Uriel, Uzias e Saul.
25 O subclã de Elcana, os seus filhos: Amasai, Aimote,
26 Elcana, Zofai, Naate,
27 Eliabe, Jeroão, Elcana.
28 As famílias do subclã de Samuel foram encabeçadas pelos filhos de Samuel: Joel, o mais velho, e Abias, o segundo.
29 Os subclãs de Merari foram encabeçados pelos seus filhos:
Mali, Libni, Simei, Uzá,
30 Simeia, Hagias e Asaías.
Os músicos do templo
31 O rei David nomeou cantores e organizou coros para louvarem o Senhor no templo, depois de ali ter colocado a arca. 32 Já antes de Salomão construir o templo do Senhor, estes homens exerciam as suas funções de cantores, diante da tenda do encontro, conforme as normas estabelecidas.
33 Estes são os nomes dos antecessores dos líderes dos coros:
Hemã, o cantor, era do clã de Coate; a sua genealogia foi traçada em retrospetiva da seguinte forma:
Joel, Samuel,
34 Elcana III, Jeroão, Eliel, Toá,
35 Zufe, Elcana II, Maate, Amasai,
36 Elcana I, Joel, Azarias, Sofonias,
37 Taate, Assir, Ebiasafe, Coré,
38 Izar, Coate, Levi e Israel.
39 O assistente de Hemã era o seu colega Asafe, cuja genealogia retrospetiva foi traçada da seguinte maneira:
Berequias, Simeia,
40 Micael, Baaseias, Malquias,
41 Etni, Zera, Adaías,
42 Etã, Zima, Simei,
43 Jaate, Gerson e Levi.
44 O segundo assistente de Hemã foi Etã, representante do clã de Merari, que se mantinha à sua esquerda. Os antepassados de Merari, retrospetivamente foram:
Quisi, Abdi, Maluque,
45 Hasabias, Amazias, Hilquias,
46 Amzi, Bani, Semer,
47 Mali, Musi, Merari, Levi.
48 Os seus parentes, todos os outros levitas, foram designados para várias tarefas no tabernáculo. 49 Só Aarão e os seus descendentes foram sacerdotes. As suas responsabilidades incluíam os sacrifícios de holocaustos e de incenso, assim como os deveres respeitantes ao interior do santuário, o santo dos santos, o lugar santíssimo, e as tarefas relacionadas com o dia anual de resgate de Israel. Deviam zelar para que todos os detalhes ordenados por Moisés, o servo de Deus, fossem observados.
50 Os descendentes de Aarão foram:
Eleazar, Fineias, Abisua,
51 Buqui, Uzi, Zeraías,
52 Meraiote, Amarias, Aitube,
53 Zadoque e Aimaaz.
As cidades dos levitas
(Js 21.4-39)
54 Segue-se o relato das cidades e terras atribuídas por sorteio aos descendentes de Aarão, todos membros do clã de Coate:
55 Hebrom com os pastos em volta de Judá. 56 (Ainda que os campos e os subúrbios tivessem sido dados a Calebe, filho de Jefoné). 57 Também as seguintes cidades de refúgio com os pastos em redor: Libna, Jatir, Estemoa, 58 Hilem, Debir, 59 Asã e Bete-Semes.
60 Treze outras povoações, incluindo os arredores de pastagens, entre as quais Geba, Alemete e Anatote, foram dadas aos sacerdotes pela tribo de Benjamim.
61 Foram atribuídas por sorteio as terras para serem doadas aos descendentes de Coate que restaram, e receberam dez povoações no território da meia tribo de Manassés.
62 Os subclãs de Gerson receberam treze cidades na área de Basã, da parte das tribos de Issacar, de Aser, de Naftali e de Manassés.
63 Os subclãs de Merari receberam por sorteio doze cidades, da parte das tribos de Rúben, de Gad e de Zebulão.
64 Mais povoações e pastagens em redor foram dadas aos levitas 65 (que lhes puseram novos nomes) da parte das tribos de Judá, de Simeão e de Benjamim.
66 A tribo de Efraim deu estas cidades de refúgio, com as suas pastagens, ao subclã de Coate:
67 Siquem, nas colinas de Efraim, Gezer, 68 Jocmeão, Bete-Horom, 69 Aijalom e Gate-Rimom.
70 As seguintes cidades de refúgio com as suas pastagens foram dadas aos subclãs dos coatitas pela meia tribo de Manassés: Aner e Balaão.
71 Foram as seguintes cidades de refúgio, com as suas pastagens, dadas ao clã de Gerson pela meia tribo de Manassés:
Golã em Basã e Astarote.
72 A tribo de Issacar deu-lhes Quedes, Daberate, 73 Ramote e Anem, mais as pastagens em redor de cada uma.
74 A tribo de Aser deu-lhes Abdom, Masal, 75 Hucoque e Reobe, com as respetivas pastagens.
76 A tribo de Naftali deu-lhes Quedes na Galileia, Hamom e Quiriataim, com as suas pastagens.
77 A tribo de Zebulão deu Rimono e Tabor ao clã de Merari, como cidades de refúgio.
78 Do outro lado do rio Jordão, em frente a Jericó, a tribo de Rúben deu-lhes Bezer, uma povoação do deserto de Jaaz, 79 Quedemote e Mefaate, mais as pastagens ao redor de cada uma.
80 A tribo de Gad deu-lhes Ramote em Gileade, Maanaim, 81 Hesbom e Jazer, com as respetivas zonas de pastagens em redor.
O sacrifício único de Cristo
10 Sendo o antigo sistema da Lei judaica apenas uma sombra dos benefícios que ainda estavam para vir, que não transmitiam a imagem exata das realidades espirituais, é evidente que esses sacrifícios, que se repetiam continuamente ano após ano, não podiam purificar perfeitamente os que se chegavam a Deus. 2 Se assim fosse, um só sacrifício teria bastado. Os participantes no ato de adoração teriam sido purificados de uma só vez e nunca mais teriam tido o sentimento de culpa nas suas consciências.
3 Esses sacrifícios, pelo contrário, vêm lembrar-lhes continuamente, todos os anos, o seu pecado. 4 Porque é impossível que o sangue de bois e de bodes tire a culpa dos pecados. 5 Foi por isso que Cristo, quando veio ao mundo, disse:
“Sacrifícios nem ofertas quiseste,
mas formaste-me um corpo.
6 Não são animais queimados em oferta pelo pecado
que tu reclamas.
7 Então eu disse:
‘Aqui venho, ó Deus, para fazer a tua vontade,
tal como está escrito a meu respeito no livro do Senhor.’ ”[a]
8 Repare-se que diz: “Não quiseste sacrifícios nem ofertas nem animais queimados pelo pecado, isso não te agrada” (embora seja exigido pela Lei de Moisés). 9 E acrescenta depois: “Aqui venho, ó Deus, para fazer a tua vontade.” Isso significa que aboliu o primeiro sistema para instituir um segundo. 10 E foi porque Jesus Cristo executou a vontade de Deus, oferecendo uma só vez o seu próprio corpo em sacrifício, que nós somos limpos do pecado.
11 Segundo a antiga aliança, os sacerdotes iam todos os dias executar, muitas vezes, os mesmos sacrifícios que nunca podiam apagar os pecados. 12 Mas Cristo, tendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, válido para sempre, está sentado no lugar de maior honra, à direita de Deus, 13 onde espera até que ponha os seus inimigos debaixo dos seus pés. 14 Por meio daquela única oferta da sua própria vida, Cristo tornou perfeitos para sempre aqueles que são santificados.
15 E o Espírito Santo confirma que isto é assim, quando inspirou estas palavras:
16 “Esta é a aliança que farei com o povo de Israel,
diz o Senhor:
Porei as minhas leis nos seus entendimentos,
vou escrevê-las nos seus corações.”[b]
E diz ainda:
17 “Não me lembrarei mais dos seus pecados,
nem das suas más ações.”[c]
18 É evidente que, para pecados que já tenham sido perdoados, não há mais necessidade de fazer sacrifícios para os apagar.
Chamada à perseverança
19 Assim, meus irmãos, devido ao sangue de Jesus podemos entrar, com ousadia, no lugar santíssimo. 20 Este é o caminho novo e cheio de vida que Cristo nos abriu, ao rasgar o véu de separação, por meio da sua morte. 21 E visto que temos um grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22 cheguemo-nos com um coração verdadeiro, na certeza confiante da fé, tendo as nossas consciências purificadas e o nosso corpo lavado com água pura. 23 Mantenhamos firmemente a nossa esperança, porque Deus é fiel e nada falhará ao que promete. 24 Procuremos desenvolver entre nós o amor fraternal e estimulemo-nos a fazer o bem. 25 Não descuidemos a nossa participação na comunidade dos crentes, como muitos fazem. Pelo contrário, animemo-nos uns aos outros, tanto mais que vemos aproximar-se o grande momento da sua segunda vinda.
26 Se, depois de ter tido o pleno conhecimento daquilo que é a verdade, continuarmos deliberadamente a pecar, não haverá nenhum sacrifício que possa cobrir esses pecados. 27 Aí não resta mais do que aguardar o julgamento de Deus e o fogo intenso que consumirá todos os que se levantam contra ele. 28 Alguém que desobedecesse à Lei de Moisés era morto sem apelo, apenas na base do testemunho de duas ou três pessoas. 29 Portanto, imaginem de quanto maior castigo não será considerado merecedor aquele que desprezar o Filho de Deus, e considerar profano o sangue que ele derramou, com o qual ficou confirmada a nova aliança, e ofender o Espírito da graça! 30 Porque bem conhecemos aquele que disse: “Minha é a vingança e hei de exercê-la.”[d] E logo a seguir: “O Senhor julgará o seu povo.”[e] 31 É terrível ficar sob o castigo do Deus vivo.
32 Lembrem-se daqueles primeiros tempos, depois de terem sido iluminados, em que tiveram de suportar o sofrimento de grandes combates. 33 Por vezes foram expostos ao escárnio e ao sofrimento, outras vezes foram vocês que apoiaram outros que padeceram as mesmas coisas. 34 Padeceram igualmente com aqueles que foram lançados na prisão e aceitaram com alegria que vos fosse tirado o que possuíam, sabendo que riquezas bem melhores e permanentes vos esperam no céu.
35 Não deixem, pois, enfraquecer a vossa confiança no Senhor; ela será abundantemente recompensada. 36 É preciso continuar com perseverança a fazer a vontade de Deus, se quiserem depois alcançar o que ele vos prometeu. 37 Está escrito:
“Ainda mais um pouco e aquele
que há de vir virá e não se demorará![f]
38 O meu justo pela fé viverá,
e se ele recuar a minha alma não terá prazer nele.”[g]
39 Nós, porém, não somos daqueles que recuam e são destruídos, mas daqueles cuja fé assegura a nossa salvação.
Israel não voltou para Deus
4 Ouçam-me, vocês, gordas vacas de Basã que vivem na Samaria, vocês, mulheres que encorajam os maridos a roubar os pobres e a esmagar os explorados, vocês que nunca estão satisfeitas e que dizem aos maridos que querem beber mais e mais! 2 O Senhor Deus jurou pela sua santidade: “Eis que virá o tempo em que vos porão ganchos nos narizes e vos levarão como gado; o último será igualmente levado com anzóis! 3 Serão expulsos das vossas belas casas e lançados fora pelas fendas das paredes destruídas, na direção de Hermon.” É o Senhor quem o diz.
4 “Venham então e continuem a fazer sacrifícios aos ídolos, em Betel e em Gilgal. Continuem a desobedecer que os vossos pecados se vão amontoando. Sacrifiquem cada manhã e tragam os dízimos duas vezes por semana. 5 Prossigam nos ritos de louvor e deem ofertas voluntárias. Hão de sentir-se orgulhosos e falarão de tudo isso por toda a parte, diz o Senhor Deus.
6 Fiz-vos passar fome, diz o Senhor Deus, mas não serviu de nada; nem mesmo assim se converteram a mim. 7 Arruinei as vossas culturas, retendo as chuvas três meses antes das colheitas. Fiz chover numa cidade e não na outra. Enquanto um campo recebeu chuva, o outro ficou seco e as culturas morreram. 8 Gentes de duas ou três cidades seriam capazes de fazer uma longa caminhada para obter uma gota de água, indo àquela onde tinha chovido, mas chegando lá não encontrarão nenhuma de sobra. Pois nem mesmo assim se convertem, diz o Senhor.
9 Mandei-vos o míldio e outras doenças às vossas vinhas e às vossas culturas agrícolas; os gafanhotos comeram as figueiras e as oliveiras. E nem mesmo assim se voltaram para mim, diz o Senhor.
10 Mandei-vos pragas, como as do Egito, há muito tempo. Matei os vossos mancebos na guerra e deixei que levassem os vossos cavalos. O mau cheiro dos mortos era terrível. E mesmo assim recusaram converter-se.
11 Destruí algumas das vossas cidades, como tinha feito com Sodoma e com Gomorra; os que escaparam eram como pedaços de madeira meio queimados, tirados dum fogo. E mesmo assim não voltaram para mim, diz o Senhor.
12 Por isso, trarei todos esses males de que vos tenho falado. Prepara-te, pois, para te encontrares com o teu Deus, ó Israel!”
13 Foi ele quem formou as montanhas e fez os ventos; ele conhece todos os vossos pensamentos; faz da manhã trevas e esmaga as montanhas debaixo dos seus pés. Senhor, o Deus dos exércitos, é o seu nome.
148 Louvem o Senhor!
Louvem-no lá do céu;
louvem-no, vocês, os que habitam nas alturas!
2 Louvem-no, todos os seus anjos!
Louvem-no, todos os seus exércitos celestes!
3 Louvem-no, o Sol e a Lua!
Louvem-no, todas as brilhantes estrelas!
4 Louvem-no, o firmamento,
assim como a atmosfera acima da Terra!
5 Louvem a grandeza do seu nome,
pois ao seu mando tudo foi criado!
6 Tudo passou a existir para sempre,
obedecendo a leis que nunca serão alteradas.
7 Louvem o Senhor, todos os animais terrestres,
assim como os que vivem nos profundos mares
e os grandes animais marinhos!
8 O fogo e a saraiva, a neve e a bruma,
as ventanias que sopram às suas ordens!
9 As altas montanhas e os pequenos outeiros,
as árvores de fruto e os cedros!
10 Os animais selvagens e os animais domésticos;
os que rastejam e os que voam!
11 Todos os governantes da Terra e os seus povos,
chefes de estado e responsáveis pelo exercício da justiça!
12 Moços e moças, velhos e crianças!
13 Que todos louvem o poder do nome do Senhor,
pois só ele é digno de ser exaltado,
acima de tudo o que existe na Terra e nos céus!
14 Também ao seu povo ele o torna grande e forte,
objeto de honra de todos os que lhe são fiéis.
Esse povo, que vive junto de si, o povo de Israel!
Louvem o Senhor!
149 Louvem o Senhor!
Cantem-lhe um cântico novo!
Louvem-no na assembleia dos fiéis!
2 Que Israel se alegre no seu Criador!
Que o povo de Sião se regozije no seu Rei!
3 Louvem-no pelo seu grande nome;
façam-no com danças, harpas e tambores.
4 Porque o Senhor se alegra com o seu povo;
recompensará os humildes com salvação.
5 Que os fiéis se alegrem na sua glória;
cantem de alegria, mesmo que estejam a repousar!
6 Que as suas vozes se façam ouvir louvando a Deus,
tendo na mão a espada de dois gumes.
7 Para julgar as nações e castigar os povos.
8 Para aprisionar os governantes,
amarrando-os com correntes de ferro,
e aos que colaboram na governação dos países.
9 É assim que executará a sua sentença;
esta honra terão todos os seus fiéis.
Louvem o Senhor!
150 Louvem o Senhor!
Louvem a Deus no seu santuário!
Louvem-no no firmamento, que é a sede do seu poder!
2 Louvem-no pelas obras poderosas que realiza!
Louvem-no pela sua grandeza inigualável!
3 Louvem-no com todos os instrumentos;
a trombeta, a lira e a harpa!
4 Louvem-no com pandeiretas e com danças,
acompanhadas por instrumentos de cordas e flautas!
5 Louvem-no com címbalos sonoros;
sim, com címbalos de som vibrante!
6 Tudo quanto respira louve o Senhor!
Louvem o Senhor!
O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.