M’Cheyne Bible Reading Plan
Os dez mandamentos
5 Moisés reuniu todo o povo de Israel e lhes disse:
—Ouçam, ó Israelitas, os decretos e as regras que hoje lhes dou a conhecer. Vocês deverão aprendê-los e obedecê-los. 2 O SENHOR, nosso Deus, fez uma aliança conosco no monte Horebe. 3 O SENHOR não fez essa aliança com os nossos antepassados, mas conosco, com todos nós que estamos vivos aqui hoje. 4 No monte, o SENHOR falou face a face com vocês, do meio do fogo. 5 (Naquele tempo, eu fiquei entre o SENHOR e vocês, para lhes anunciar a palavra do SENHOR, porque vocês estavam com medo do fogo e não subiram ao monte.) Ele disse:
6 “Eu sou o SENHOR, seu Deus, que os libertou do Egito, da terra onde eram escravos.
7 “Não adorem outros deuses além de mim.
8 “Não façam nenhum ídolo, nem nenhuma imagem daquilo que existe no céu, ou na terra, ou nas águas debaixo da terra. 9 Não se inclinem diante deles nem os adorem, porque eu sou o SENHOR, seu Deus, e não tolero que tenham outros deuses. Eu castigo os filhos pelos pecados dos pais e o castigo vai até os netos e bisnetos daqueles que me desprezam. 10 Mas mostrarei o meu amor fiel aos que me amam e obedecem aos meus mandamentos e também os seus filhos, até mil gerações.
11 “Não use o nome do SENHOR, seu Deus, de maneira indevida.[a] O SENHOR não deixará sem castigo quem assim usar o seu nome.
12 “Guardem o dia de sábado e considerem-no um dia santo, conforme o SENHOR, seu Deus, mandou. 13 Façam todo o seu trabalho durante seis dias da semana. 14 Mas o sábado é o dia de descanso, dedicado ao SENHOR, seu Deus. Ninguém deve trabalhar nesse dia: nem você, nem o seu filho, nem a sua filha, nem o seu escravo, nem a sua escrava, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem qualquer outro animal, nem o imigrante que vive nas suas cidades. Façam isso para que os seus escravos descansem como vocês. 15 Lembrem-se de que foram escravos no Egito e que o SENHOR, seu Deus, os tirou de lá, graças à sua grande força e poder. Por isso o SENHOR, seu Deus, lhes ordena que guardem o dia de descanso.
16 “Respeitem o seu pai e a sua mãe, como o SENHOR, seu Deus, lhes ordena. Assim viverão muitos anos e serão felizes na terra que o SENHOR, seu Deus, lhes dá.
17 “Não matem ninguém.
18 “Não cometam adultério.
19 “Não roubem nada.
20 “Não acusem ninguém falsamente.
21 “Não desejem a esposa do seu próximo. Nem cobicem nada do que lhe pertence, quer seja a sua casa, a sua terra, o seu escravo, a sua escrava, o seu boi, o seu jumento ou qualquer outra coisa”.
O povo respeita a Deus
22 —Foram estas as palavras que o SENHOR falou a toda a congregação no monte. Falou com uma voz forte, do meio do fogo, da nuvem e da escuridão, e nada mais disse. Depois escreveu as palavras em duas tábuas de pedra e as deu a mim.
23 —Quando ouviram a voz que vinha do meio da escuridão, enquanto o monte ardia em chamas, vieram até mim todos os chefes das suas tribos e os seus líderes. 24 E disseram: “O SENHOR, nosso Deus, mostrou-nos a sua glória e a sua grandeza, e ouvimos a sua voz falando do meio do fogo. Agora sabemos que é possível ouvir a voz de Deus e continuar vivos. 25 Mas se continuarmos aqui, morreremos; pois este grande fogo vai nos queimar. Se continuarmos ouvindo a voz do SENHOR, morreremos. 26 Pois não há ninguém que possa ouvir a voz do Deus vivo falando do meio do fogo, como nós ouvimos, e continuar vivo. 27 Vá, aproxime-se você, Moisés, e ouça tudo o que o SENHOR, nosso Deus, falar. Depois, fale para nós tudo o que o SENHOR, nosso Deus, falar para você. Nós ouviremos e obedeceremos à palavra do SENHOR”.
28 —O SENHOR ouviu o que vocês disseram e me disse: “Ouvi o que o povo disse para você, e eles tem razão no que disseram. 29 Seria bom se eles sempre me respeitassem e obedecessem aos meus mandamentos. Pois assim eles e os seus descendentes seriam sempre felizes. 30 Fale para eles que podem regressar para as suas tendas. 31 Mas você, Moisés, fique aqui comigo e eu vou falar a você todos os mandamentos, decretos e leis que deve lhes ensinar. E eles deverão cumpri-los todos quando ocuparem a terra que eu lhes dou”.
32 —Tenham cuidado, façam sempre o que o SENHOR, seu Deus, lhes ordenou. Não se afastem nem para a direita nem para a esquerda do que ele disse. 33 Andem sempre no caminho que o SENHOR, seu Deus, lhes ordenou. Assim viverão e serão felizes durante muitos anos na terra que vão ocupar.
Ajude-me, Senhor
Cântico. Salmo da família Coré. Ao diretor do coro. Doença e aflição. Poema de Hemã, o ezraíta.
1 Ó SENHOR, meu Deus e Salvador,
passo o dia e a noite pedindo que me ajude.
2 Tenha compaixão de mim,
escute a minha oração, ouça o meu pedido.
3 Eu já sofri bastante
e estou perto de morrer.
4 Estou quase morto,
não tenho força nenhuma.
5 Procure por mim entre os mortos,
entre os que estão na sepultura.
Pois eu sou como um morto, como alguém de quem já não se lembra.
Estou afastado do Senhor e do seu cuidado.
6 Atirou-me para o mundo dos mortos,
para a escuridão do abismo.
7 A sua ira é como um peso que me esmaga;
ela vem contra mim como ondas do mar, sem parar. Selah
8 O Senhor me deixou sem nenhum amigo;
fez que todos me desprezassem.
Estou preso e não posso escapar.
9 Os meus olhos doem de tanto chorar.
Eu oro ao SENHOR todos os dias;
a ele levanto as mãos em oração.
10 Será que faz milagres para os mortos?
Será que os mortos se levantam para louvá-lo? Selah
11 Alguém falará do seu amor no túmulo
ou da sua fidelidade no mundo dos mortos[a]?
12 Será que as suas maravilhas são conhecidas naquela escuridão?
Alguém conhece o seu amor na terra do esquecimento?
13 Mas eu, SENHOR, peço a sua ajuda;
de manhã cedo, começo a orar.
14 SENHOR, por que me abandona?
Por que não quer me escutar?
15 Tenho sofrido tanto,
tenho estado à beira da morte desde a minha mocidade.
O Senhor me fez passar por sofrimentos terríveis;
já não aguento mais.
16 Descarregou a sua ira sobre mim,
estou acabado.
17 As minhas dores nunca me deixam,
são como uma enchente.
18 O Senhor me afastou dos meus amigos e dos meus queridos;
e agora o meu melhor amigo é a escuridão.
O poder do Senhor
33 Ei, você, destruidor, que ainda não foi destruído;
ai de você, traidor, que ainda não foi traído.
Quando você acabar de destruir os outros,
você também será destruído.
Quanto você acabar de trair os outros,
você também será traído.
2 SENHOR, tenha compaixão de nós,
pois confiamos no Senhor.
Dê-nos força em cada novo dia,
salve-nos no momento de perigo.
3 Os povos fogem quando ouvem o estrondo da sua voz.
As nações se espalham quando o Senhor se levanta.
4 Tudo o que vocês roubaram desaparece como se tivesse sido comido por gafanhotos,
como se gafanhotos novos se lançassem sobre o despojo.
5 Glória ao SENHOR, que vive nas alturas!
Ele encherá Sião de justiça e bondade.
6 Ele é a sua constante segurança,
dando a vocês salvação, sabedoria e conhecimento.
Ele dará esse tesouro a todos os que respeitam o SENHOR.
7 Olhem, os embaixadores gritam nas ruas,
os negociadores de paz choram amargamente.
8 As estradas estão desertas,
ninguém passa pelos caminhos.
As pessoas não respeitam umas às outras.
Elas quebraram os acordos que tinham feito,
e elas não querem acreditar nas testemunhas.
9 A nação está doente e fica sem forças:
as árvores do Líbano murcham e secam,
a planície de Sarom é como um deserto,
Basã e Carmelo perderam toda a sua vegetação.
10 O SENHOR diz: “Agora é a minha vez de me levantar,
de mostrar a minha grandeza e poder.
11 O que nasce de vocês é como a palha, o que dão à luz é lixo.
O seu sopro é como um fogo que consome vocês.
12 As nações ficarão reduzidas a cinzas;
arderão no fogo como espinhos cortados”.
13 Vocês, que estão longe,
vejam bem o que eu fiz.
E vocês, que estão perto,
conheçam o meu poder.
14 Em Sião os pecadores estão cheios de medo.
O tremor se apoderou dos que não respeitam a Deus.
Eles perguntam: “Quem de nós pode viver
eternamente num fogo devorador?
Quem de nós pode viver
eternamente numa fogueira?”
15 Quem vive com justiça
e fala a verdade,
quem rejeita o dinheiro obtido pela exploração do povo,
quem não aceita subornos,
quem se recusa a matar pessoas,
e quem afasta os seus olhos do mal.
16 É essa pessoa que vive segura,
que se refugia numa fortaleza nas rochas.
Ela terá sempre
o que comer e beber.
17 Os seus olhos verão o rei em todo o seu esplendor
e verão uma terra muito grande.
18 Você vai lembrar, então, os terrores passados e irá perguntar:
“Onde está o fiscal?
Onde está o cobrador?
Onde está o contador das torres?”
19 Não verá mais as pessoas arrogantes
que falavam numa língua difícil de entender,
numa linguagem que ninguém entende.
20 Olhe para Sião,
a cidade das nossas festas religiosas.
Os seus olhos verão Jerusalém, um lugar de paz,
uma tenda fixa.
As suas estacas nunca serão arrancadas,
e as suas cordas nunca serão tiradas.
21 Ali o SENHOR estará conosco,
cheio de majestade.
Será como um lugar com rios e canais largos,
mas neles não entrarão barcos de guerra, nem passarão grandes navios.
22 Porque o SENHOR, o nosso juiz,
o SENHOR, o nosso legislador,
o SENHOR, o nosso rei,
nos salvará.
23 Agora as suas cordas estão frouxas,
o mastro não está seguro,
e as velas não estão estendidas,
mas depois será dividido um grande despojo,
e até os coxos levarão a sua parte.
24 Nenhum habitante dirá: “Estou doente”.
E os pecados do povo que ali vive serão perdoados.
Mensagem à igreja em Sardes
3 —Ao anjo da igreja em Sardes escreva isto:
“Aquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas diz o seguinte:
“Eu sei o que vocês fazem e que vocês têm a fama de estarem vivos, mas na verdade estão mortos. 2 Despertem e fortaleçam aquilo que vocês ainda têm, antes que morra completamente. Pois eu tenho notado que as suas obras não são perfeitas diante do meu Deus. 3 Lembrem-se, pois, do ensino que vocês receberam e ouviram. Continuem a obedecê-lo e mudem a sua forma de pensar e de viver. Se vocês não despertarem, eu irei como um ladrão e vocês não ficarão sabendo a hora em que eu os surpreenderei.
4 “Contudo, algumas pessoas entre vocês aí em Sardes não contaminaram as suas roupas. Essas pessoas andarão comigo vestidas de branco, pois são dignas. 5 Aquele que vencer se vestirá assim, com roupas brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida. Pelo contrário, reconhecerei o seu nome diante do meu Pai e dos seus anjos.
6 “Aquele que ouve, obedeça ao que o Espírito diz às igrejas”.
Mensagem à igreja em Filadélfia
7 —Ao anjo da igreja em Filadélfia escreva isto:
“Aquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave que pertencia a Davi, que abre para que ninguém possa fechar e que fecha para que ninguém possa abrir[a], diz o seguinte:
8 “Eu sei o que vocês fazem. Olhem, eu tenho colocado diante de vocês uma porta aberta que ninguém pode fechar. Sei que vocês não têm muita força, entretanto têm obedecido ao meu ensino e não têm me negado. 9 Olhem, alguns homens mentem, pois se dizem judeus embora não o sejam (eles são da sinagoga de Satanás). Eu farei com que eles venham e se ajoelhem aos pés de vocês e que saibam que eu os amo. 10 Porque vocês têm obedecido à minha ordem para ter paciência, eu também os protegerei da hora da provação que virá sobre o mundo inteiro, para pôr à prova aqueles que habitam na terra.
11 “Eu virei em breve; portanto, conservem o que vocês têm para que ninguém tome a sua coroa. 12 Aquele que vencer passará a ser coluna do templo do meu Deus e dali ele jamais sairá. Também gravarei sobre ele o meu novo nome, o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus. Esta cidade é a nova Jerusalém[b] que descerá do céu, vinda da parte do meu Deus.
13 “Aquele que ouve, obedeça ao que o Espírito diz às igrejas”.
Mensagem à igreja em Laodiceia
14 —Ao anjo da igreja em Laodiceia escreva isto:
“O Amém[c], a testemunha fiel e verdadeira, aquele que tem autoridade[d] sobre toda a criação de Deus diz o seguinte:
15 “Eu sei o que vocês fazem e sei que vocês não são nem frios nem quentes. Quem dera vocês fossem ou frios ou quentes! 16 Assim, porque vocês são mornos e não são nem quentes nem frios, estou a ponto de vomitá-los da minha boca. 17 Pois vocês dizem: ‘Nós somos ricos; temos de tudo e não precisamos de nada’. Mas na realidade vocês nem sabem que estão nus e que são miseráveis, infelizes, pobres e cegos. 18 Eu os aconselho a comprar de mim ouro refinado pelo fogo, para que vocês de fato fiquem ricos. Comprem também roupas brancas para se vestirem, a fim de que a sua vergonhosa nudez não apareça. Comprem ainda colírio para os seus olhos, para que vocês possam ver.
19 “Eu repreendo e disciplino todos aqueles que amo. Sejam, pois, dedicados e mudem a sua forma de pensar e de viver. 20 Escutem, eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e comerei com ele e ele comerá comigo. 21 Àquele que vencer eu darei o privilégio de se sentar comigo no meu trono, assim como eu também venci e me sentei com o meu Pai no seu trono.
22 “Aquele que ouve, obedeça ao que o Espírito diz às igrejas”.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International