M’Cheyne Bible Reading Plan
Santidade e justiça
19 O SENHOR disse a Moisés:
2 —Diga a toda a comunidade de Israel que eles devem ser santos porque eu, o SENHOR, seu Deus, sou santo.
3 —Cada um de vocês respeite o seu pai e a sua mãe, e guarde os meus dias de descanso, os sábados. Eu sou o SENHOR, seu Deus.
4 —Não adorem os ídolos, nem façam deuses de metal. Eu sou o SENHOR, seu Deus.
5 —Quando oferecerem um sacrifício de comunhão ao SENHOR, deverão fazer da maneira que eu mandei, para que seja aceito. 6 A oferta deverá ser comida no dia em que for oferecida, ou no dia seguinte. Mas se ainda sobrar comida no terceiro dia, a comida deverá ser queimada. 7 Não deverão comer a comida que ainda estiver sobrando no terceiro dia, pois a comida estará impura e o sacrifício já não será aceito. 8 Quem o comer estará pecando e será castigado, pois não respeitou as coisas sagradas do SENHOR. Ele será expulso da comunidade.
9 —Quando fizerem a colheita dos seus terrenos, deixem os cantos do terreno sem colher. E não voltem atrás para apanhar as espigas que caírem no chão. 10 Também deixem algumas uvas nas videiras e não apanhem as uvas que caírem no chão. Tudo o que não apanharem ficará para os pobres e para os imigrantes. Eu sou o SENHOR, seu Deus.
11 —Não roubem, não mintam e não enganem ninguém.
12 —Não façam promessas falsas em meu nome, pois estariam desonrando o nome do seu Deus. Eu sou o SENHOR.
13 —Não explorem as pessoas e não roubem nada de ninguém.
—Não deixem para o dia seguinte[a] o pagamento do salário que devem aos trabalhadores.
14 —Não insultem os surdos.
—Não ponham nada na frente dos cegos para que eles tropecem, mas respeitem o seu Deus. Eu sou o SENHOR.
15 —Nos julgamentos sejam justos. Não favoreçam os pobres nem ajudem os ricos. Julguem com toda justiça.
16 —Não andem espalhando calúnias entre o povo, não seja culpado de ter causado a morte de alguém. Eu sou o SENHOR.
17 —Não tenham ódio no coração contra o seu irmão, mas não deixem de repreendê-lo, para que vocês não sejam também culpados pelo pecado dele.
18 —Não procurem vingança, nem guardem rancor contra ninguém do seu povo, mas amem o seu próximo como vocês amam a vocês mesmos. Eu sou o SENHOR.
19 —Obedeçam às minhas leis.
—Não deixem que dois animais de espécies diferentes se acasalem.
—Não semeiem no mesmo campo duas espécies diferentes de semente.
—Não se vistam com roupas feitas de dois tipos de tecido.
20 —Se um homem tiver relações sexuais com uma escrava que está prometida a outro homem, mas que ainda não foi comprada nem libertada, devem ser castigados os dois. No entanto não serão condenados à morte porque ela ainda não era livre. 21 O homem trará ao SENHOR, diante da entrada da Tenda do Encontro, um carneiro como sacrifício de restituição. 22 Com o carneiro de restituição, o sacerdote fará a cerimônia de purificação dos pecados, diante do SENHOR. Então ele ficará purificado do pecado que cometeu.
23 —Quando entrarem na terra de Canaã e plantarem árvores que dão fruto, deverão considerar os seus frutos impuros durante os três primeiros anos, não comam dos seus frutos. 24 No quarto ano todos os frutos serão oferecidos ao SENHOR. Será uma oferta de louvor. 25 No quinto ano já poderão comer dos frutos. Assim a sua colheita aumentará. Eu sou o SENHOR, seu Deus.
26 —Não comam nada que tenha sangue.
—Não pratiquem adivinhação nem magia.
27 —Não arredondem os cantos do cabelo nem cortem os cantos da barba.
28 —Não façam cortes no corpo em memória aos mortos, nem tatuagens na pele. Eu sou o SENHOR.
29 —Não desonre a sua filha tornando-a uma prostituta. Se fizer isso, toda a terra se afastará de Deus e se encherá de maldade.
30 —Guardem os meus sábados e respeitem o meu santuário. Eu sou o SENHOR.
31 —Não se tornem impuros, consultando espíritos dos mortos ou feiticeiros. Eu sou o SENHOR, seu Deus.
32 —Vocês devem levantar-se na presença dos idosos, honrar os líderes e respeitar o seu Deus. Eu sou o SENHOR.
33 —Não tratem mal o imigrante que vive na terra de vocês. 34 Devem tratá-lo como qualquer outra pessoa e amá-lo como se amam uns aos outros, pois vocês também foram imigrantes no Egito. Eu sou o SENHOR, seu Deus.
35 —Não cometam fraudes nas medidas de comprimento, peso ou quantidade. 36 Usem balanças, pesos e medidas justas. Eu sou o SENHOR, seu Deus, que tirou vocês da terra do Egito.
37 —Obedeçam às minhas regras e leis, praticando-as. Eu sou o SENHOR.
O bom pastor
Salmo de Davi.
1 O SENHOR é o meu pastor,
nada me faltará.
2 Ele me faz descansar em campos verdes,
ele me leva para junto de águas tranquilas.
3 Ele renova a minha vida.
Ele me guia por caminhos bons porque ele é bom.
4 Mesmo que eu caminhe pelo vale mais escuro,
não terei medo de nada,
porque o Senhor está comigo;
a sua vara e o seu cajado são a minha proteção.
5 Ele prepara um banquete para mim
à vista dos meus inimigos.
O Senhor me recebeu com todas as honras[a]
e encheu o meu copo até transbordar.
6 A sua bondade e o seu amor
me acompanharão durante a minha vida,
e voltarei sempre à casa do SENHOR
enquanto eu viver.
A terra é do SENHOR
Salmo de Davi.
1 Toda a terra é do SENHOR,
o mundo e tudo o que nele existe.
2 Ele fundou o mundo sobre os mares,
e firmou os seus alicerces sobre as correntes do oceano.
3 Quem poderá subir ao monte do SENHOR[b]?
Quem poderá entrar e adorar a Deus no seu santo templo?
4 Só aquele que é justo e sincero,
que não adora os ídolos[c]
e não faz promessas falsas.
5 Ele será abençoado pelo SENHOR,
e Deus, o seu Salvador, lhe fará justiça.
6 Essas são as qualidades de quem busca a Deus,
de quem procura o Deus de Jacó. Selah
7 Atenção, portas,[d]
abram-se, portões eternos,
porque o Rei da Glória está entrando!
8 Quem é o Rei da Glória?
É o SENHOR Todo-Poderoso!
O SENHOR, guerreiro valente.
9 Atenção, portas,
abram-se, portões eternos,
porque o Rei de Glória está entrando!
10 Quem é o Rei da Glória?
É o SENHOR Todo-Poderoso!
Ele é o Rei da Glória! Selah
[e]
2 Então resolvi o seguinte: “Vou me divertir e provar os prazeres e todas as coisas boas da vida”, mas eu aprendi que isto também é ilusório. 2 É uma tolice passar o tempo todo sorrindo; não fazer outra coisa além de se divertir não serve de nada.
3 Portanto, decidi encher meu copo de vinho enquanto enchia minha mente de sabedoria. Tratei de fazer essa loucura porque queria ver se esse era o único bem que o ser humano pode encontrar para desfrutar na sua curta vida.
4 Então comecei a fazer grandes obras. Construí palácios, plantei vinhas, 5 cultivei jardins, fiz parques e plantei neles todo tipo de árvores frutíferas. 6 Mandei construir açudes de água para regar as árvores recem-plantadas. 7 Comprei escravos e escravas, e tive escravos nascidos na minha casa. Tinha muitos bens, gado e rebanhos de ovelhas, mais do que qualquer um em toda Jerusalém. 8 Juntei muita prata e ouro para mim além dos tesouros que recebia de reis e das suas nações. Os cantores, tanto homens como mulheres, cantavam para mim. Desfrutei de tudo aquilo que alguém pode desejar.
9 Me tornei muito rico e famoso, mais do que qualquer um que tivesse vivido em Jerusalém antes de mim. Além disso a sabedoria sempre estava ali para me ajudar. 10 Não me neguei nada do que desejei nem recusei nenhum prazer. Sempre conseguia o que desejava porque me sentia feliz com todo o trabalho que fazia. Pelo menos para mim ficou essa satisfação. 11 Mas quando considerei tudo o que tinha conseguido com o fruto do meu esforço, percebi que tudo era ilusório, que era como segurar o vento e que não se consegue ter nenhuma vantagem com o que se faz aqui, “debaixo do sol”.
A sabedoria pode ser a resposta
12 Depois considerei novamente a sabedoria, as tolices e loucuras. Que mais pode fazer o sucessor de um rei a não ser o que já foi feito antes? 13 Vi que a sabedoria é melhor do que a tolice, assim como a luz é melhor do que a escuridão. 14 O sábio pode ver por onde ele vai. Mas o tolo é como quem caminha na escuridão. Mesmo assim, também percebi que o destino final do tolo e do sábio é o mesmo. 15 Então pensei: “Se o destino final do louco é igual ao meu, de que me serve a sabedoria? Que vantagem a mais obtive com me esforçar tanto para ser sábio?” Percebi que isso também não faz sentido. 16 Tanto o sábio como o tolo vão morrer e ninguém se lembrará de nenhum deles por muito tempo. O povo irá se esquecer de tudo o que fizeram. Como dói saber que a morte atinge tanto ao sábio como ao tolo!
17 Isso me fez odiar a vida, me entristeceu muito pensar que tudo o que é feito aqui, “debaixo do sol”, é ilusório. É como tratar de segurar o vento. 18 Odiei todo o trabalho que tinha feito “debaixo do sol” pois ao final teria que deixar tudo isso ao meu sucessor. 19 E pensei: “Quem sabe se ele vai ser um sábio ou um tolo? E será dono de tudo o que consegui com tanto trabalho e sabedoria. Isso também não faz sentido”.
20 Portanto me deprimi muito ao pensar em todo o trabalho que tinha feito “debaixo do sol”: 21 após ter trabalhado com sabedoria, entendimento e dedicação, teria que deixar tudo o que consegui daquele trabalho a outra pessoa, que não trabalhou nada para conseguir isso. Isso não é justo e não faz sentido. 22 O que resta ao ser humano depois de tanto trabalhar e lutar aqui, “debaixo do sol”? 23 Toda a sua vida está cheia de sofrimento, frustrações e trabalho duro. Nem sequer de noite descansa a sua mente. Isso também não faz sentido.
24 O melhor que a pessoa pode fazer é comer, beber e desfrutar do trabalho que ela faz. Também vi que isto vem de Deus. 25 Há alguém que tenha tratado de desfrutar da vida mais do que eu o fiz?[a] 26 Todavia, Deus dá sabedoria, entendimento e alegria a quem ele aprova. Mas, ao pecador, Deus o faz trabalhar para que junte e acumule riquezas para depois irem parar nas mãos da pessoa em quem Deus se agrada. Por isso acumular riquezas também é ilusório: é como tratar de segurar o vento.
Alerta contra os falsos mestres
4 O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé. Eles seguirão espíritos enganadores e ensinos de demônios. 2 Estes ensinos vêm por meio de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência insensível, como se ela tivesse sido queimada com um ferro em brasa. 3 Estes homens proíbem o casamento e ensinam que não se devem comer certos tipos de comida. Mas Deus criou esses alimentos para serem recebidos com gratidão por todos aqueles que têm fé e conhecem a verdade. 4 Tudo o que Deus criou é bom. Nada deve ser rejeitado, uma vez que foi recebido com gratidão, 5 pois a comida é consagrada pelas palavras de Deus e pela oração.
O bom servo de Cristo Jesus
6 Ao ensinar estas coisas aos irmãos, você será um bom servo de Cristo Jesus, criado e alimentado nas palavras da fé e do bom ensinamento que você tem seguido. 7 Mas rejeite as lendas mundanas que são próprias de velhinhas caducas, e exercite-se pessoalmente na devoção a Deus. 8 Pois o exercício físico, na verdade, tem algum valor, mas a devoção a Deus tem valor para tudo, porque promete bênçãos para a vida presente e para a vida futura. 9 Isto é verdade e merece toda a confiança. 10 É para esse fim que nós trabalhamos duramente e nos esforçamos: porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos, especialmente daqueles que têm fé.
11 Ordene e ensine estas coisas. 12 Que ninguém o despreze por você ser jovem. Pelo contrário, mostre-se um exemplo para os que acreditam em Cristo, por meio daquilo que fala, de seu comportamento, de seu amor, de sua fé e da pureza de sua vida. 13 Até eu chegar, continue a dedicar-se à leitura das Escrituras em público, à pregação e ao ensino. 14 Não continue a descuidar do dom que há em você, o qual lhe foi dado como resultado de uma profecia[a], quando o grupo de presbíteros pôs as mãos sobre você. 15 Continue dando total atenção a estas coisas. Entregue-se completamente a elas, para que todos possam ver o seu progresso. 16 Tenha cuidado com a sua própria vida e com aquilo que ensina. Continue nestes deveres, porque assim você salvará tanto a si mesmo como aos seus ouvintes.
Copyright © 1999 by World Bible Translation Center