Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

M’Cheyne Bible Reading Plan

The classic M'Cheyne plan--read the Old Testament, New Testament, and Psalms or Gospels every day.
Duration: 365 days
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Êxodo 40

40 O SENHOR disse a Moisés:

—No primeiro dia do primeiro mês, você deverá instalar a Tenda Sagrada, isto é, a Tenda do Encontro. Coloque a arca da aliança na Tenda Sagrada e proteja-a com a cortina. Coloque dentro da Tenda Sagrada a mesa e prepare-a como deve ser. Traga também o candelabro e acenda as lâmpadas. Coloque o altar de ouro de queimar incenso diante da arca da aliança, e pendure a cortina diante da entrada da Tenda Sagrada. Depois coloque o altar dos sacrifícios queimados diante da entrada da Tenda Sagrada, da Tenda do Encontro. Coloque a bacia entre a Tenda do Encontro e o altar, e encha-a de água. Instale depois o átrio em volta sua e pendure a cortina na entrada do pátio.

—Pegue depois o azeite de consagração e derrame-o sobre a Tenda Sagrada e sobre tudo o que está dentro dela. Assim a tenda e todos os seus utensílios serão consagrados ao SENHOR e será um lugar sagrado. 10 Derrame também o azeite de consagração sobre o altar dos sacrifícios e sobre todos os seus utensílios para serem consagrados ao SENHOR. 11 Derrame o azeite de consagração também sobre a bacia e a sua base para serem consagradas.

12 —Traga Aarão e os seus filhos diante da entrada da Tenda do Encontro, lave-os com água 13 e vista Aarão com as suas roupas sagradas. Depois derrame sobre ele o azeite de consagração para que me possa servir como sacerdote. 14 Mande os seus filhos se aproximarem de você e ponha as túnicas neles. 15 Derrame sobre eles o azeite, como você fez com Aarão, para que possam me servir como sacerdotes. Com esta unção eles, e os seus descendentes, serão consagrados como meus sacerdotes para sempre.

16 Moisés obedeceu e fez tudo como o SENHOR lhe ordenou.

17 A Tenda Sagrada foi instalada no primeiro dia do primeiro mês do segundo ano da saída do Egito. 18 Moisés armou a Tenda Sagrada, assentou as bases nos seus lugares, colocou as armações e as travessas, e levantou as colunas. 19 Estendeu a tenda sobre a Tenda Sagrada e colocou a cobertura da tenda sobre ela, assim como o SENHOR tinha ordenado.

20 Depois pegou no documento do testemunho e o colocou na arca. Enfiou as varas nos seus lugares e pôs a cobertura de purificação sobre a arca. 21 A seguir levou a arca para dentro da Tenda Sagrada e pendurou a cortina, cobrindo a arca, como o SENHOR tinha ordenado.

22 Moisés colocou a mesa dentro da Tenda do Encontro, do lado de fora da cortina, no lado norte da Tenda. 23 Arranjou os pães da Presença sobre a mesa, diante do SENHOR, como o SENHOR tinha ordenado. 24 Colocou também o candelabro dentro da Tenda do Encontro, diante da mesa, no lado sul da Tenda. 25 E acendeu as lâmpadas diante do SENHOR, como o SENHOR tinha ordenado.

26 Moisés também colocou o altar de ouro dentro da Tenda do Encontro, diante da cortina, 27 e queimou incenso aromático sobre ele, como o SENHOR tinha ordenado. 28 Depois pendurou a cortina na entrada da Tenda Sagrada.

29 Diante da entrada da Tenda Sagrada, ou seja, da Tenda do Encontro, Moisés colocou o altar para os sacrifícios que devem ser queimados completamente. E sobre o altar ofereceu um sacrifício todo queimado e uma oferta de cereais, como o SENHOR tinha ordenado.

30 Colocou a bacia entre a Tenda do Encontro e o altar e a encheu de água. 31 Moisés, Aarão e os seus filhos usavam-na para lavar as mãos e os pés. 32 Eles se lavavam quando entravam na Tenda do Encontro e quando se aproximavam do altar, como o SENHOR tinha ordenado.

33 Finalmente Moisés instalou o pátio em volta de Tenda Sagrada e do altar. E pendurou a cortina na entrada do pátio. Assim Moisés terminou a obra.

A glória do Senhor

34 Então a nuvem cobriu a Tenda do Encontro e a glória do SENHOR encheu a Tenda Sagrada. 35 Moisés não podia entrar na Tenda do Encontro, porque a nuvem estava sobre ela e a glória do SENHOR enchia a Tenda Sagrada. 36 Sempre que a nuvem se elevava acima da Tenda Sagrada, os israelitas partiam em viagem. 37 Se a nuvem não se elevava, os israelitas esperavam até a nuvem se elevar de novo para poderem continuar. 38 De dia, a nuvem do SENHOR ficava sobre a Tenda Sagrada; de noite, via-se um fogo dentro da nuvem. Isto acontecia aos olhos de todos os israelitas, durante toda a viagem.

João 19

Jesus é condenado à morte

19 Então Pilatos mandou que levassem a Jesus para ser açoitado. Os soldados fizeram uma coroa de espinhos e a puseram na cabeça de Jesus, e o vestiram com um manto de púrpura. Depois, chegavam perto dele e diziam:

—Viva o rei dos judeus!

E davam bofetadas nele.

E, mais uma vez, Pilatos saiu do palácio e disse aos judeus:

—Escutem, eu vou trazer Jesus aqui para fora. Eu quero que vocês saibam que não encontro nenhum motivo para condená-lo.

Então Jesus saiu do palácio usando a coroa de espinhos e vestido com o manto de púrpura. Pilatos disse aos judeus:

—Aqui está o homem! Quando os líderes dos sacerdotes e os guardas do templo viram a Jesus, começaram a gritar:

—Pregue-o na cruz! Pregue-o na cruz!

Então Pilatos respondeu:

—Vocês levem-no e preguem-no na cruz, pois eu não encontro nenhum crime nele.

Os judeus responderam:

—A nossa lei diz que ele deve morrer, pois ele afirma que é o Filho de Deus!

(Quando Pilatos ouviu isto, ficou com mais medo ainda.)

Pilatos entrou para o palácio outra vez e perguntou para Jesus:

—De onde você é?

Mas Jesus não respondeu nada.

10 Pilatos então disse:

—Você não quer responder? Você não sabe que tenho autoridade tanto para mandar soltá-lo como para mandar crucificá-lo?

11 Jesus respondeu:

—O senhor só tem autoridade sobre mim porque essa autoridade lhe foi dada por Deus. Por isso, aquele que me entregou ao senhor é mais culpado do que o senhor.

12 Depois de ouvir isto, Pilatos tentou encontrar um jeito de soltar a Jesus. Os judeus, porém, gritavam:

—Se o senhor soltar esse homem, o senhor não é amigo do Imperador! Qualquer um que diz ser rei é inimigo do Imperador!

13 Ao ouvir o que os judeus diziam, Pilatos levou a Jesus para fora, para um lugar chamado Calçada de Pedra (em aramaico chamava-se Gabatá), e ali se sentou no tribunal. 14 Era por volta de meio-dia da sexta-feira da semana da Páscoa. Pilatos disse aos judeus:

—Aqui está o Rei de vocês!

15 Os judeus gritavam:

—Fora com ele! Fora com ele! Pregue-o na cruz!

Pilatos perguntou-lhes:

—Vocês querem que eu pregue o seu Rei numa cruz?

Os líderes dos sacerdotes responderam:

—O único rei que temos é o Imperador.

16 Então Pilatos entregou Jesus para ser pregado na cruz e os soldados o levaram.

Jesus é crucificado

(Mt 27.32-44; Mc 15.21-32; Lc 23.26-39)

17 Carregando a sua própria cruz, Jesus se dirigiu para um lugar chamado Caveira (que em aramaico chamava-se Gólgota.) 18 Ali pregaram a Jesus na cruz. E também outros dois homens foram pregados cada um em sua cruz com ele, um de cada lado e Jesus no meio. 19 Pilatos também mandou escrever uma placa que dizia: Jesus de Nazaré, rei dos judeus, e mandou colocá-la na cruz. 20 Muitos judeus puderam ler a placa porque o lugar onde Jesus foi pregado na cruz ficava perto da cidade e porque ela estava escrita em aramaico, latim e grego. 21 Os líderes dos sacerdotes disseram a Pilatos:

—Por favor, não escreva: “rei dos judeus”, mas escreva: Este homem disse: “Eu sou rei dos judeus”.

22 Pilatos respondeu:

—Aquilo que eu escrevi, escrevi!

23 Depois de terem pregado a Jesus na cruz, os soldados pegaram as roupas dele e as dividiram em quatro partes, uma para cada um. Pegaram também sua túnica, mas ela era feita de uma só peça de pano, sem costura. 24 Então disseram uns aos outros:

—Não vamos rasgar a túnica! Vamos tirar a sorte para ver quem fica com ela.

Isso aconteceu para que se cumprisse o que dizem as Escrituras:

“Dividiram a minha roupa entre si,
    e tiraram a sorte pela minha túnica”.(A)

E os soldados assim o fizeram.

25 A mãe de Jesus estava perto da cruz junto com a irmã dela. Também lá estavam Maria, que era a mulher de Clopas, e Maria Madalena. 26 Quando Jesus viu que sua mãe e o discípulo que ele amava estavam ali, ele disse para sua mãe:

—Senhora, aí está o seu filho.

27 Depois disse ao discípulo:

—Aí está a sua mãe.

Daquele momento em diante, o discípulo a levou para morar em sua casa.

A morte de Jesus

(Mt 27.45-56; Mc 15.33-41; Lc 23.44-49)

28 Depois disto, Jesus percebeu que tudo já estava terminado. Mas, para que acontecesse o que dizem as Escrituras, ele disse:

—Tenho sede[a]!

29 Havia ali uma vasilha cheia de vinagre de vinho. Os soldados puseram uma esponja numa vara de hissopo, molharam-na no vinagre da vasilha e a levaram até a boca de Jesus. 30 Depois que Jesus provou o vinagre, disse:

—Está terminado! Então abaixou a cabeça e morreu.

31 Tudo isto aconteceu na sexta-feira. Os judeus não queriam que os corpos ficassem na cruz até o dia seguinte, pois era um sábado muito especial. Pediram então a Pilatos que mandasse quebrar as pernas dos homens e tirar os corpos de lá. 32 Quando os soldados chegaram, quebraram as pernas do homem que estava de um lado de Jesus. Depois quebraram as pernas do homem que estava do outro lado de Jesus. 33 Mas, quando chegaram perto de Jesus, viram que ele já estava morto e não quebraram as pernas dele. 34 Um dos soldados, porém, atravessou o lado de Jesus com uma lança, fazendo sair sangue e água. 35 (Quem viu isto acontecer deu testemunho e o seu testemunho é verdadeiro. Ele sabe que fala a verdade para que vocês possam ter fé.) 36 Foi assim para que se cumprisse o que dizem as Escrituras: “Nenhum dos seus ossos será quebrado”(B). 37 E também uma outra Escritura diz: “E eles olharão para aquele a quem traspassaram”(C).

O enterro de Jesus

(Mt 27.57-61; Mc 15.42-47; Lc 23.50-56)

38 Mais tarde, um homem de Arimateia chamado José pediu a Pilatos o corpo de Jesus. (José era um discípulo de Jesus, mas em segredo, porque tinha medo dos judeus.) Pilatos deu permissão a José e ele veio e levou o corpo de Jesus. 39 Nicodemos, aquele que tinha ido falar com Jesus à noite, também foi com José. Ele tinha levado um bálsamo feito de uma mistura de mirra e aloés que pesava uns trinta quilos[b]. 40 Os dois levaram o corpo de Jesus e o enrolaram em tiras de lençóis de linho perfumadas com o bálsamo. (Era assim que os judeus enterravam os mortos.) 41 Havia um jardim no lugar onde Jesus foi crucificado. Nesse jardim havia um túmulo novo, onde ninguém ainda tinha sido enterrado. 42 Puseram então o corpo de Jesus nesse túmulo, pois ficava perto e também porque os judeus estavam se preparando para o sábado.

Provérbios 16

16 As pessoas podem fazer planos,
    mas só o SENHOR pode torná-los realidade.
Cada pessoa pensa que o que faz é bom,
    mas o SENHOR é quem julga as intenções.
Ponha nas mãos do SENHOR tudo o que faz,
    para que os seus planos se tornem realidade.

Tudo o que o SENHOR fez tem um propósito,
    até a pessoa má foi feita para o dia do castigo.
O SENHOR detesta os que pensam que são mais do que os outros;
    com certeza, os orgulhosos serão castigados.
Com o amor fiel e a verdade o pecado é perdoado,
    e quem respeita o SENHOR afasta-se do pecado.
Quando o SENHOR aprova a conduta de alguém,
    ele faz que até os seus inimigos vivam em paz com ele.
É melhor ganhar pouco honestamente
    do que muito com injustiça.
A pessoa pode fazer planos,
    mas é o SENHOR que decide o que vai acontecer.

10 As palavras do rei têm autoridade divina,
    por isso devem ser sempre justas.
11 O SENHOR quer que as balanças e os pesos sejam certos
    e que os negócios sejam honestos.
12 Os reis destestam as pessoas que praticam o mal
    porque é a justiça que faz o governo ser forte.
13 O rei alegra-se quando as pessoas são honestas
    e gosta de quem lhe diz a verdade.
14 A ira do rei pode matar uma pessoa,
    mas o sábio pode acalmar a sua ira.
15 Quando o rei está contente a vida é melhor para todos,
    e a sua bondade é como a chuva da primavera.

16 A sabedoria vale mais do que o ouro,
    e a inteligência mais do que a prata.
17 As pessoas boas desviam-se do mal,
    quem tem cuidado com o que faz protege a sua vida.
18 Depois do orgulho vem a humilhação;
    depois da arrogância vem a queda.
19 É melhor ser humilde e viver com os pobres
    do que participar das riquezas roubadas pelos orgulhosos.

20 Quem é inteligente encontra coisas boas num negócio,
    mas feliz é quem confia no SENHOR.
21 É chamada de inteligente a pessoa que pensa bem,
    e quanto mais amável for a sua palavra, melhor convence.
22 Quem tem inteligência tem uma fonte que lhe dá vida,
    mas a tolice só traz castigo aos insensatos.
23 Quem é sábio pensa antes de falar;
    fala bem e vale a pena escutar o que ele diz.
24 As palavras amáveis são como o mel:
    fáceis de aceitar e boas para a saúde.

25 Há caminhos que parecem corretos ao homem,
    mas na realidade levam para a morte.
26 O apetite leva a pessoa a trabalhar,
    pois a sua fome a obriga.
27 O mau só faz planos para o mal,
    as suas palavras destroem como o fogo.
28 O mau provoca contendas,
    e quem espalha mentiras divide bons amigos.
29 O violento engana ao seu semelhante,
    e o leva para o mau caminho.
30 Quem pisca o olho faz planos para enganar,
    quem sorri está quase fazendo o mal.

31 Os cabelos brancos são uma coroa de glória
    para quem tem vivido honestamente.
32 Vale mais ter paciência do que ser forte como um guerreiro;
    é melhor dominar a ira do que conquistar uma cidade.
33 As pessoas põem os dados no saco para tirar à sorte,
    mas quem determina o resultado é o SENHOR.

Filipenses 3

Cristo é mais importante do que todas as outras coisas

Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor. A mim não custa nada repetir o que já lhes escrevi, e para vocês será até melhor. Cuidado com os que fazem coisas más, pois eles são como cães! Eles exigem que o corpo seja mutilado! Porque somos nós os que realmente somos circuncidados[a] e adoramos a Deus por meio do seu Espírito. Nós não confiamos no que somos por meio de nascimento ou por aquilo que temos alcançado. Nós temos só que nos orgulhar de estar em Cristo. Bem que eu poderia confiar em coisas externas. Se alguém pensa que tem motivos para confiar em coisas externas, eu tenho ainda mais. Fui circuncidado oito dias depois de nascer. Sou do povo de Israel, da tribo de Benjamim. Sou hebreu, nascido de pais hebreus, e quanto à prática da lei de Moisés eu era fariseu. Eu era tão dedicado[b] que cheguei a perseguir a igreja. E com relação à justiça que a lei exige, ninguém poderia me criticar. Mas, por causa de Cristo, todas as coisas que para mim antes eram lucro, eu agora considero como perda. E não somente essas coisas, mas considero tudo como perda por causa da grandeza que é conhecer Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele eu perdi todas as coisas e as considero lixo, para que eu possa ganhar a Cristo e ser achado nele. Em Cristo eu não tenho a justiça própria, que é baseada na lei, mas a justiça que vem pela fé em Cristo,[c] isto é, a justiça que vem de Deus e que é baseada na fé. 10 Tudo o que desejo é conhecer a Cristo, e experimentar o poder que foi manifesto quando ele ressuscitou dos mortos. Quero também participar dos seus sofrimentos e me tornar como ele na sua morte, 11 com a esperança de que assim eu alcance a ressurreição dos mortos.

Devemos continuar correndo para o alvo

12 Não quero dizer que eu já venci ou que já me tornei perfeito, mas continuo a correr para conquistar o prêmio, para o qual Jesus Cristo me conquistou. 13 Irmãos, quanto a mim, eu não acho que já conquistei esse prêmio. Porém uma coisa eu faço: eu me esqueço das coisas que ficaram para trás, e me esforço em alcançar as que estão diante de mim. 14 E assim eu prossigo para o alvo, a fim de conquistar o prêmio que Deus nos chamou[d] para receber em Cristo Jesus.

15 Todos nós que somos espiritualmente maduros devemos pensar desta maneira. E, se por acaso, há coisas com as quais vocês não concordam, Deus lhes esclarecerá tudo. 16 Contudo, devemos continuar seguindo a verdade que já alcançamos.

17 Irmãos, procurem seguir o meu exemplo e imitem aqueles que vivem de acordo com o exemplo que demos a vocês. 18 Muitos vivem como inimigos da cruz de Cristo. Já lhes falei deles por várias vezes e agora é chorando que volto a falar-lhes deles. 19 O fim deles é a destruição e o deus deles são os desejos dos seus próprios corpos. Eles se orgulham do que devia ser vergonha para eles e se preocupam somente com coisas que pertencem a este mundo. 20 Porém a nossa pátria[e] está nos céus, de onde também estamos esperando o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo. 21 Ele transformará nossos corpos fracos e mortais, para serem iguais ao seu próprio corpo glorioso. Ele fará isso pelo poder que tem de dominar todas as coisas.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International