M’Cheyne Bible Reading Plan
Elias e os profetas de Baal
18 Depois de passar muito tempo, no terceiro ano, o SENHOR disse a Elias:
—Vá e apresente-se ao rei Acabe, porque logo mandarei chuva.
2 Portanto Elias foi ver a Acabe.
A fome que se padecia em Samaria era muito grave. 3 Portanto, o rei Acabe mandou chamar a Obadias, o administrador do palácio do rei. Obadias era um verdadeiro seguidor do SENHOR. 4 No momento que Jezabel decidiu acabar com os profetas do SENHOR, Obadias pegou cem profetas e os escondeu em duas cavernas, cinquenta em cada uma, e lhes dava água e alimentos. 5 O rei Acabe disse a Obadias:
—Venha comigo, visitaremos[a] cada fonte e rio do país para ver se podemos encontrar suficiente pasto para manter vivos os cavalos e as mulas, e assim não ter que matá-los.
6 Cada um escolheu a parte do país que percorreria. Acabe saiu por um lado e Obadias pelo outro. 7 Enquanto Obadias fazia o percurso, encontrou-se com Elias, se ajoelhou rosto em terra perante Elias e disse:
—É você mesmo, meu senhor Elias?
8 Elias respondeu:
—Sim, sou eu. Vá e diga ao seu senhor que Elias está aqui.
9 Então Obadias disse:
—Se eu dizer a Acabe que sei onde você está, ele me matará! Não fiz nunca mal a você, por que você quer que eu morra? 10 Tão certo como vive o SENHOR, seu Deus, que o rei tem procurado por você em todas partes. Ao procurar num país, se o governador daquele país dizia que você não estava ali; então Acabe obrigava o governador a jurar que você não estava ali. 11 E agora o senhor quer que eu fale ao rei que você está aqui. 12 Se eu fizer isso, então o Espírito do SENHOR o levará a outro lugar, virá aqui o rei Acabe, e ao não o encontrar me matará. Eu tenho seguido o SENHOR desde menino. 13 Você ficou sabendo o que fiz quando Jezabel matava os profetas do SENHOR e como eu escondi cem profetas do SENHOR em cavernas, cinquenta numa caverna e cinquenta em outra. Eu lhes levava comida e água. 14 Agora você diz: “Vá e diga a seu SENHOR que Elias está aqui”. Ele vai me matar.
15 Elias respondeu:
—Tão certo como vive o SENHOR Todo-Poderoso, em cuja presença tenho estado, eu lhe digo que hoje verei o rei.
16 Obadias foi se encontrar com o rei Acabe e disse onde estava Elias. O rei Acabe foi se encontrar com Elias, 17 e quando o viu, disse:
—É você o homem que causa tantas dificuldades em Israel?
18 Elias respondeu:
—Eu não causo dificuldades em Israel. Você e a família do seu pai têm sido a causa das dificuldades. Cometeu um grande erro quando deixou de obedecer ao que diz o SENHOR e começou a seguir deuses falsos. 19 Agora, diga a todo Israel que se junte comigo no monte Carmelo e traga também os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas da deusa falsa Aserá, que dependem da rainha Jezabel.
20 Acabe convocou todos os israelitas e os profetas a um encontro no monte Carmelo. 21 Elias se aproximou de todo o povo e disse:
—Até quando continuarão duvidando? Decidam se o SENHOR é o Deus verdadeiro, para então segui-lo. Mas se Baal é o Deus verdadeiro, então sigam a Baal.
As pessoas não responderam nem uma só palavra. 22 Então Elias disse:
—Eu sou o único profeta do SENHOR aqui, mas há quatrocentos e cinquenta profetas de Baal. 23 Tragam dois bois. Os profetas de Baal deverão escolher um, e após matá-lo, deverão cortá-lo em pedaços. Eles deverão trazer madeira, mas sem acender o fogo. Depois eu farei a mesma coisa com o outro bezerro e também não acenderei fogo ao sacrifício. 24 Vocês, os profetas de Baal, orem ao seu deus. Eu orarei ao SENHOR. O deus que responder com fogo é o verdadeiro Deus.
O povo achou tudo isso uma boa ideia.
25 Então Elias disse aos profetas de Baal:
—Já que vocês são a maioria, escolham primeiro seu bezerro, preparem-no e orem aos seus deuses, mas sem acender fogo ao sacrifício.
26 Os profetas pegaram o novilho que as pessoas lhes deram e o prepararam. Oraram a Baal até o meio-dia. Eles pediram aos gritos:
—Baal, por favor, responda-nos!
Mas só houve silêncio, não houve resposta enquanto os profetas dançavam ao redor do altar que tinham construído.
27 Ao meio-dia, Elias começou a rir deles. Eles lhes disse:
—Gritem mais forte! Ele é deus. Talvez esteja ocupado ou fazendo as suas necessidades ou talvez saiu por um longo período. Porventura está dormindo e se orarem um pouco mais forte o despertarão.
28 E começaram a gritar mais forte e a se cortar com facas, espadas e lanças até derramarem sangue, como era seu costume. 29 Se fez tarde, mas o fogo ainda não aparecia. Os profetas continuaram profetizando até chegar o momento de fazer o sacrifício da tarde, mas não aconteceu absolutamente nada. Baal não fez nenhum barulho. Não respondeu nada. Ninguém os escutava.
30 Então Elias disse a todo o povo:
—Juntem-se comigo.
Todo o povo chegou perto de Elias. O altar do SENHOR havia sido destruído, portanto, Elias o arrumou. 31 Elias encontrou doze pedras, uma por cada uma das doze tribos nomeadas pelos doze filhos de Jacó, a quem o SENHOR chamou de Israel. 32 Elias usou as pedras para arrumar o altar em honra ao SENHOR. Depois fez uma trincheira ao redor do altar, que podia conter quinze litros de água[b]. 33 Depois Elias arrumou a madeira no altar, cortou o bezerro em pedaços e os colocou sobre a madeira. 34 Então lhes disse:
—Encham quatro cântaros de água e derramem toda a água sobre os pedaços de carne. Depois Elias disse:
—Façam isso de novo.
Depois disse:
—Façam isso pela terceira vez.
35 A água correu até encher a trincheira ao redor do altar.
36 Ao chegar o momento do sacrifício da tarde o profeta Elias se aproximou do altar e orou assim:
—SENHOR, Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Agora lhe peço que dê uma prova que o Senhor é o Deus de Israel e que eu sou seu servo. Mostre a eles que o Senhor me ordenou fazer tudo isso. 37 SENHOR, responda a minha oração, mostre às pessoas, SENHOR, que o Senhor é Deus. Assim as pessoas saberão que é o Senhor quem os está fazendo voltar para si.
38 Então o SENHOR fez descer fogo que queimou o sacrifício, a madeira, as pedras e até a terra ao redor do altar. O fogo também secou toda a água da trincheira. 39 Todo o povo viu isto, se ajoelhou e começou a dizer:
—O SENHOR é Deus! O SENHOR é Deus!
40 Então Elias disse:
—Prendam os profetas de Baal! Que não escape nenhum!
Então as pessoas os prenderam e Elias os levou ao ribeiro Quisom e matou todos eles.
Volta a chuva
41 Então Elias disse ao rei Acabe:
—Agora, coma e beba, porque vem uma chuva forte.
42 Então o rei Acabe comeu. Ao mesmo tempo, Elias subiu ao monte Carmelo. No alto do monte, Elias se inclinou e pôs sua cabeça entre os joelhos 43 e disse ao seu servo:
—Olhe em direção do mar.
O servo se aproximou até onde podia ver o mar, mas respondeu:
—Não vejo nada!
Elias disse que fosse de novo, e assim o fez por sete vezes. 44 Ao voltar pela sétima vez, o servo disse a Elias:
—Vejo uma nuvem pequena, do tamanho do punho de um homem, vindo do mar.
Elias disse ao servo:
—Vá e diga ao rei Acabe que prepare a sua carruagem para ir para casa. Se ele não sair agora, a chuva o deterá.
45 Passou o tempo, o céu se escureceu com as nuvens, soprava o vento e começou uma chuva forte. Então Acabe subiu à carruagem para partir para Jezreel. 46 O SENHOR deu poder a Elias e este se prendeu a roupa para correr, e correu tanto que chegou a Jezreel antes que Acabe.
Introdução
1 De Paulo, Silas[a] e Timóteo para a igreja em Tessalônica, que pertence a Deus[b] Pai e ao Senhor Jesus Cristo. Que a graça e paz de Deus estejam com vocês.
A fé e a vida dos tessalonicenses
2 Nós sempre lembramos de vocês quando oramos, e damos graças a Deus por todos vocês. 3 Diante do nosso Deus e Pai, nós nos recordamos sempre do trabalho que vocês fizeram por meio da fé, do esforço que dedicaram em nome do amor e da perseverança que demonstraram por causa de sua esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. 4 Irmãos, sabemos que Deus os ama e que os escolheu para si. 5 Pois nós não lhes anunciamos as Boas Novas somente com palavras, mas com o poder do Espírito Santo e com toda a certeza de que as Boas Novas são a verdade. Vocês também sabem que nós nos comportamos bem entre vocês e que fizemos isso para o seu próprio bem. 6 Vocês seguiram o nosso exemplo e o exemplo do Senhor. Vocês aceitaram a mensagem com aquela alegria que vem do Espírito Santo, embora tenham sofrido muito. 7 Desta maneira, vocês se tornaram um exemplo para todos aqueles que acreditam em Jesus Cristo nas regiões da Macedônia e da Acaia. 8 E, partindo de vocês, a mensagem a respeito do Senhor se espalhou não somente pelas regiões de Macedônia e Acaia. A sua fé tornou-se conhecida também em toda parte e, portanto, nós não precisamos dizer mais nada. 9 Pelo contrário, eles mesmos falam sobre nós, da recepção que vocês nos deram. Eles também falam de como vocês deixaram os ídolos para servir ao Deus vivo e verdadeiro, 10 e para esperar pela vinda de seu Filho desde lá no céu. E este é aquele que Deus ressuscitou dos mortos, Jesus, o qual nos salva da ira de Deus que vai chegar.
Repartição da terra entre as tribos de Israel
48 —Estes são os nomes das tribos desde o extremo norte, indo pelo caminho a Hetlom e Hazer-Enom (que limita com Damasco e Hamate ao norte). A terra desde a fronteira leste até a oeste foi designada a Dã.
2 —Fazendo fronteira com Dã, desde o leste até o oeste, está o território de Aser.
3 —Fazendo fronteira com Aser, desde o leste até o oeste, está o território de Naftali.
4 —Fazendo fronteira com Naftali, desde o leste até o oeste, está o território de Manassés.
5 —Fazendo fronteira com Manassés, desde o leste até o oeste, está o território de Efraim.
6 —Fazendo fronteira com Efraim, desde o leste até o oeste, está o território de Rúben.
7 —Fazendo fronteira com Rúben, desde o leste até o oeste, está o território de Judá.
A parte da terra consagrada ao Senhor
8 —Fazendo fronteira com Judá, desde o leste até o oeste, está o território que será reservado para dedicá-lo ao SENHOR, o qual mede 12.500 metros de largura de norte a sul, com o mesmo comprimento que os territórios das tribos têm, desde o leste até o oeste. O templo estará no meio. 9 O território que será reservado para dedicá-lo ao SENHOR medirá 12.500 metros de comprimento por cinco mil metros de largura. 10 Estas são as porções sagradas dos sacerdotes: 12.500 metros em direção ao norte, 5.000 metros de largura em direção ao este, 5.000 metros em direção ao sul, com um comprimento de 12.500 metros. O templo do SENHOR estará no meio. 11 Essa região será para os sacerdotes que forem descendentes santos de Zadoque e que permaneceram fiéis ao serviço que designei para eles e que não se afastaram com o resto do povo de Israel, quando os demais levitas se afastaram de mim. 12 Portanto, os sacerdotes receberão uma parte da terra santíssima que limita com a terra dos levitas. 13 A área dos levitas estará junto à área dos sacerdotes: 12.500 metros de comprimento por 5.000 metros de largura. A largura total é de 12.500 metros de comprimento por 5.000 de metros de largura. 14 Não se venderá nem se fará troca dessa terra com outra, porque pertence só ao SENHOR.
A parte de uso público
15 —Os 2.500 metros por 12.500 metros restantes dessa terra serão considerados de uso comum, um lugar onde o povo poderá habitar, tendo espaço para o pastoreio de animais. No seu centro estará a cidade. 16 Suas medidas serão as seguintes: 2.250 metros pelo lado norte, 2.250 metros pelo lado sul, 2.250 metros pelo lado leste e 2.250 pelo lado oeste. 17 A área de pastagem que rodeia a cidade será de 125 metros ao norte, 125 metros ao sul, 125 metros ao leste e 125 metros ao oeste. 18 O território restante de cada lado da terra sagrada reservada (5.000 metros ao leste e 5.000 metros ao oeste) será usado para dar alimento aos trabalhadores da cidade. 19 Os trabalhadores virão de todas as tribos de Israel para servir.
20 —Toda a área da reserva será um quadrado de 12.500 metros por cada lado. Ela separará a reserva sagrada de cada lado da cidade.
21 —As áreas restantes de cada lado da terra reservada e a propriedade da cidade, paralela às propriedades das tribos, pertencerão ao governante, desde os 12.500 metros de reserva ao oriente até a fronteira e desde os 12.500 metros de reserva ao ocidente até a fronteira. A reserva sagrada e o santuário do templo estarão no meio de esta área. 22 Assim a propriedade dos levitas e a propriedade da cidade estarão entre a propriedade do governante, Judá ao norte e Benjamim ao sul.
A terra para as outras tribos
23 —As unidades restantes das tribos são: desde a fronteira leste até a fronteira oeste, uma parte para Benjamim.
24 —Ao lado de Benjamim, desde a fronteira leste até a fronteira oeste, uma porção para Simeão.
25 —Ao lado de Simeão, desde a fronteira leste até a fronteira oeste, uma porção para Issacar.
26 —Ao lado de Issacar, desde a fronteira leste até a fronteira oeste, uma porção para Zebulom.
27 —Ao lado de Zebulom, desde a fronteira leste até a fronteira oeste, uma porção para Gade.
28 —A fronteira ao sul de Gade é a fronteira sul, desde Tamar até as águas de Meribá-Cades e o rio do Egito, até o mar Grande.
29 —Essa é a terra que será dividida entre as tribos de Israel e seus respectivos territórios. É a decisão do Senhor DEUS.
As portas da cidade
30-31 —Esta é a descrição da cidade. As portas da cidade terão os nomes das tribos de Israel.
O muro do norte terá 2.250 metros de comprimento. Sobre as três portas do norte: uma terá o nome de Rúben, outra terá o nome de Judá e a outra terá o nome de Levi.
32 O muro do leste terá 2.250 metros de comprimento. Sobre as três portas deste muro: uma terá o nome de José, outra terá o nome de Benjamim e a outra terá o nome de Dã.
33 O muro do sul terá 2.250 de comprimento. Sobre as três portas deste muro: uma terá o nome de Simeão, outra terá o nome de Issacar e a outra terá o nome de Zebulom.
34 O muro do oeste terá 2.250 metros de comprimento. Sobre as três portas deste muro: uma terá o nome de Gade, outra terá o nome de Aser e a outra terá o nome de Naftali.
35 O perímetro da cidade será de 9.000 metros. Desde então, o nome da cidade será: “Aqui habita o SENHOR”.
Grande é o Senhor!
1 Louve o SENHOR, ó minha alma!
SENHOR, meu Deus, quão grande é o Senhor!
Glória e majestade são as suas roupas
2 e se cobre com um manto de luz.
Ele estende os céus como se fossem uma cortina
3 e constrói a sua casa sobre as águas dos céus.
Ele faz das nuvens o seu carro,
viaja nas asas do vento;
4 faz dos ventos os seus mensageiros[a],
e das chamas de fogo, seus servos.
5 Colocou a terra sobre bases firmes,
ela nunca será abalada.
6 Cobriu a terra com o mar como se fosse um manto,
as águas cobriram os montes.
7 Mas quando o Senhor ameaçou as águas, elas fugiram;
ao ouvirem a sua voz de trovão, elas saíram correndo.
8 As águas correram pelos montes e desceram pelos vales,
até chegarem ao lugar que tinha determinado para elas.
9 O Senhor colocou limites
para as águas não voltarem a cobrir a terra.
10 O Senhor faz sair a água das nascentes
e os rios que correm entre as montanhas.
11 Dessa água bebem todos os animais selvagens,
e os jumentos selvagens se aproximam dela para beber.
12 As aves do céu fazem os ninhos junto às águas
e cantam nos galhos das árvores.
13 Do seu lar no alto, o Senhor rega os montes,
e enche a terra com o fruto das suas obras.
14 Faz crescer a erva para o gado,
e as plantas que as pessoas cultivam para comer e beber:
15 o vinho, que alegra as pessoas;
o azeite, que lhes dá felicidade,[b]
e o pão, que lhes dá a força.
16 As árvores do SENHOR são bem regadas,
os cedros do Líbano que ele plantou.
17 Neles as aves fazem os seus ninhos,
e as cegonhas fazem as suas casas.
18 Os montes altos são os lugares para as cabras,
e os coelhos se escondem entre os rochedos.
19 O Senhor fez a lua para marcar o começo das festas mensais
e o sol sabe a hora de se pôr.
20 O Senhor fez a escuridão,
chegando a noite, os animais da floresta saem.
21 Os leões rugem quando atacam,
porque pedem comida a Deus.
22 Quando o sol nasce,
os animais vão se deitar nas suas tocas
23 e as pessoas saem para trabalhar
até o anoitecer.
24 SENHOR, numerosas são as suas obras!
Com sabedoria fez todas elas!
A terra está cheia de tudo o que criou.
25 O mar, imenso e vasto,
cheio de criaturas,
grandes e pequenas,
tantas que não podem ser contadas.
26 No mar viajam os barcos e brinca o Leviatã[c],
o monstro marinho que criou.
27 Todos eles dependem do Senhor
para receber comida quando tiverem fome.
28 É o Senhor que lhes dá a comida que eles apanham,
o Senhor abre a sua mão e eles comem até ficarem satisfeitos.
29 Se o Senhor se afastar deles, eles ficam com medo;
e se tirar a respiração[d] deles,
eles morrem e voltam de novo ao pó.
30 Mas se enviar o seu Espírito, eles são criados,
e assim o Senhor renova a face da terra.
31 Que a glória do SENHOR dure para sempre;
que o SENHOR se alegre com a sua criação.
32 Ele olha para a terra e ela treme;
toca nos montes e deles sai fumaça.
33 Cantarei ao SENHOR enquanto viver;
louvarei o meu Deus enquanto existir.
34 Que o SENHOR se alegre com as minhas palavras,
pois é dele que vem a minha alegria.
35 Que os pecadores desapareçam da terra,
que os maus deixem de existir.
Louve o SENHOR, ó minha alma.
Aleluia!
© 1999, 2014, 2017 Bible League International