Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

M’Cheyne Bible Reading Plan

The classic M'Cheyne plan--read the Old Testament, New Testament, and Psalms or Gospels every day.
Duration: 365 days
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
1 Reis 21

O vinha de Nabote

21 Depois disto aconteceu que o rei Acabe tinha seu palácio na cidade de Samaria, mas justo ao lado do palácio havia uma vinha de um homem jezreelita chamado Nabote. Certo dia Acabe disse a Nabote:

—Dê-me a sua vinha para que eu a torne uma horta. Sua vinha está justo ao lado do meu palácio. Em seu lugar, eu lhe darei uma vinha melhor, ou se prefere, pagarei o valor em dinheiro.

Nabote respondeu:

—Que o SENHOR não o permita! Nunca darei a você a vinha que é a terra que herdei da minha família.

Acabe regressou para casa furioso e mal-humorado, porque não gostou do que lhe disse Nabote, o homem de Jezreel, quem disse que não lhe daria a terra que tinha herdado da sua família. Acabe se deitou e não queria ver ninguém nem comer nada.

Jezabel, a esposa de Acabe, entrou para vê-lo e lhe perguntou:

—Por que está tão irritado? Por que você não come?

Acabe respondeu:

—Eu pedi a vinha a Nabote, o homem de Jezreel. Disse que lhe pagaria um bom preço, ou se ele preferia, lhe daria outra vinha. Mas Nabote não quis me dar a vinha.

Jezabel respondeu:

—Mas se você é o rei de Israel! Levante-se e coma alguma coisa, que eu me encarregarei de conseguir para você a vinha de Nabote. Assim se sentirá melhor.

Então Jezabel escreveu algumas cartas como se fossem de Acabe e as selou com o selo real. Então as mandou aos líderes e aos homens importantes que moravam na aldeia de Nabote. Nas cartas ela escreveu:

“Anunciem que haverá uma reunião para proclamar um dia de jejum. Ponham no lugar de honra a Nabote. 10 Procurem alguns homens que estejam dispostos a mentir. Eles devem dizer que Nabote falou contra o rei e contra Deus. Então que o tirem da reunião e o matem, apedrejando-o”.

11 Os líderes e homens importantes de Jezreel obedeceram à ordem. 12 Os líderes anunciaram que teria uma reunião para proclamar um dia de jejum. Colocaram Nabote num lugar especial perante o povo. 13 Então dois homens disseram que Nabote tinha falado contra Deus e contra o rei. Por isso o povo tirou a Nabote da cidade e o mataram apedrejando-o. 14 Então os líderes mandaram uma mensagem a Jezabel, que dizia:

—Nabote foi morto apedrejado.

15 Quando Jezabel ouviu que Nabote morreu apedrejado, disse a Acabe:

—Nabote morreu. Agora vá e tome possessão da vinha que você queria.

16 Então Acabe foi para a vinha e tomou possessão dela.

17 Depois o SENHOR falou a Elias, o profeta de Tisbe, e disse:

18 —Vá ver o rei Acabe em Samaria, o qual está na vinha de Nabote tomando possessão dela. 19 Diga a Acabe que eu, o SENHOR, lhe digo: “Acabe, você matou Nabote e agora toma possessão da sua terra!” E diga a ele que o SENHOR também diz isto: “No mesmo lugar que os cães lamberam o sangue de Nabote, ali mesmo lamberão o seu sangue!”

20 Elias foi ver a Acabe e quando Acabe o viu, disse a Elias:

—Meu inimigo! De novo me encontrou!

Elias respondeu:

—Sim, eu torno a encontrá-lo porque você não para de pecar diante do SENHOR. Está dedicado completamente a fazer o mal! 21 Por isso, Deus diz ao seu respeito: “Eu o destruirei e matarei junto com todos os homens da sua família. 22 Farei com a sua família a mesma coisa que fiz com a família do rei Jeroboão, filho de Nebate, e com a família do rei Baasa, porque me irritou e fez com que Israel pecasse”. 23 E também o SENHOR diz respeito a Jezabel: “Os cães devorarão a sua esposa Jezabel na cidade de Jezreel. 24 Qualquer um da sua família que morrer na cidade será comido pelos cães, e qualquer um que morrer no campo será comido pelas aves de rapina”.

25 (Ninguém se dedicou a fazer tanto mal diante do SENHOR como fez Acabe, incitado pela sua esposa Jezabel. 26 O mais horrível que fez Acabe foi adorar as estátuas de madeira, assim como o faziam os amorreus, a quem o SENHOR lhes tirou a sua terra para dá-la aos israelitas.)

27 Depois que Elias acabou de falar, Acabe se pôs muito triste, rasgou a sua roupa, se vestiu de panos de saco e não comeu nada. Até dormia com panos de saco e andava deprimido.

28 O SENHOR disse a Elias, o profeta de Tisbe:

29 —Vejo que Acabe tem se humilhado diante mim; portanto, não lhe causarei dificuldades enquanto ele viver. Esperarei até que o seu filho seja rei em seu lugar, então trarei desgraça à família de Acabe.

1 Tessalonicenses 4

A vida que agrada a Deus

Agora, irmãos, eu tenho outras coisas para falar para vocês. Assim como nós lhes ensinamos como deveriam viver e agradar a Deus (como de fato estão fazendo), nós pedimos e os encorajamos no Senhor Jesus a continuarem progredindo cada vez mais. Pois vocês bem sabem as instruções que nós lhes demos pela autoridade do Senhor Jesus. E isto é o que Deus quer: que vocês sejam totalmente dedicados a ele e que não se envolvam com imoralidade sexual. Que cada um saiba controlar o seu próprio corpo e que o mantenha de maneira que ele seja santo e honrável.[a] Não se deixem dominar pelos desejos maliciosos do corpo, como aqueles que não creem no nosso Deus. Nesse assunto ninguém deve ofender nem tirar vantagem do seu irmão, pois, como nós já lhes dissemos e advertimos, o Senhor castigará os que assim procederem. Porquanto Deus não nos chamou para sermos impuros, mas para sermos dedicados a ele. Portanto, quem rejeita este ensino não está rejeitando homens, mas a Deus, que dá a vocês o seu Espírito Santo.

A respeito do amor fraternal, não há necessidade de que eu lhes escreva, pois vocês mesmos foram ensinados por Deus que devem amar uns aos outros. 10 De fato, é isso o que estão fazendo com todos os irmãos em toda a região da Macedônia. Contudo, nós encorajamos vocês, irmãos, a progredirem cada vez mais. 11 Procurem viver em paz, cuidem vocês mesmos dos seus próprios negócios e trabalhem com as suas próprias mãos, como lhes ordenamos. 12 Assim, aqueles que não pertencem à igreja os respeitarão pela maneira em que vivem, e vocês não dependerão de ninguém.

A vinda do Senhor

13 Irmãos, queremos que vocês saibam o que acontece com os que já morreram. Assim não vão se entristecer como aqueles que não têm qualquer esperança. 14 Pois se nós cremos que Jesus morreu e ressuscitou, podemos estar certos de que Deus vai trazer de volta, junto com Jesus, aqueles que morreram crendo em Jesus. 15 O que agora vamos lhes dizer foi o Senhor que nos disse: nós, os que estivermos vivos quando o Senhor vier, de maneira nenhuma iremos nos encontrar com ele antes daqueles que já morreram. 16 Pois, quando for dada a ordem pela voz do arcanjo, e quando a trombeta de Deus ressoar, o próprio Senhor descerá dos céus. E então, aqueles que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois disso, nós, os que estivermos vivos naquele tempo, seremos levados juntamente com eles entre as nuvens, a fim de nos encontrarmos com o Senhor no ar. E assim nós estaremos para sempre com o Senhor. 18 Portanto, confortem-se uns aos outros com estas palavras.

Daniel 3

A estátua de ouro e o forno

O rei Nabucodonosor mandou construir uma estátua de ouro de trinta metros de altura por três metros de largura. Ordenou que pusessem a estátua no vale de Dura, na província da Babilônia. Depois mandou reunir todos os vereadores, prefeitos, governadores, conselheiros, tesoureiros, juízes, chefes militares e demais autoridades da província para a cerimônia de inauguração da estátua. Todos eles se reuniram em frente à estátua que o rei tinha mandado construir, para assim participar da cerimônia de dedicação e inauguração. O encarregado anunciou em voz alta:

—Escutem bem, pessoas de todos os povos, nações e línguas, cada vez que escutarem o som das trombetas, flautas, cítaras, harpas, liras, gaitas e de outros instrumentos musicais, vocês deverão se ajoelhar e adorar a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor mandou construir. A pessoa que não se ajoelhar e adorar a estátua, será jogada imediatamente num forno de fogo.

Então, quando foi ouvido o som das trombetas, flautas, cítaras, harpas, liras, gaitas, e de outros instrumentos musicais, o povo se ajoelhou e adorou a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tinha mandado construir.

Alguns caldeus aproveitaram essa oportunidade para falar mal dos judeus perante o rei. Eles disseram ao rei:

—Que o rei viva para sempre! 10 Sua Majestade ordenou que todos deveriam se ajoelhar para adorar a estátua de ouro cada vez que fosse ouvido o som das trombetas, flautas, cítaras, harpas, liras, gaitas e de outros instrumentos musicais; 11 e que fosse jogada ao forno de fogo a pessoa que não se ajoelhasse para adorar a estátua. 12 Acontece que alguns judeus, que o senhor mesmo os nomeou como importantes funcionários da província da Babilônia, estão desobedecendo às suas ordens. Eles não adoram os deuses e não se ajoelham para adorar a estátua que o senhor mandou construir. Os seus nomes são: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego.

13 Depois de escutar isso, o rei Nabucodonosor se irou e ordenou que Sadraque, Mesaque e Abede-Nego fossem trazidos até ele naquele instante. Os caldeus, então, os levaram perante o rei. 14 Nabucodonosor lhes disse:

—Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, é verdade que vocês não adoraram os deuses nem se ajoelharam para adorar a estátua de ouro que mandei construir? 15 Agora bem, quando escutarem o som das trompetas, flautas, cítaras, harpas, liras, gaita e de outros instrumentos musicais, vocês deverão se ajoelhar para adorar a estátua de ouro. Se não fizerem isso nesse exato momento, serão jogados no forno e deus algum poderá salvar vocês do meu castigo!

16 Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam:

—Sua Majestade, não é necessário que lhe demos explicações sobre isso. 17 O Deus, a quem servimos, pode nos salvar do seu castigo[a] e do forno de fogo. 18 E mesmo que ele não nos salve, a Sua Majestade deve saber que não adoraremos os seus deuses nem nos ajoelharemos diante da estátua de ouro que o senhor mandou construir.

19 Então Nabucodonosor ficou muito furioso com eles, ao ponto que o seu rosto ficou desfigurado pela ira que sentia. Então, ordenou esquentar o forno sete vezes mais do que o normal. 20 A seguir, mandou que alguns dos soldados mais fortes do seu exército atassem Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e os jogassem no forno de fogo. 21 Os três jovens foram atados e jogados no forno de fogo com tudo o que estavam vestindo: camisas, calças, chapéus e outros acessórios. 22 O forno estava muito mais quente do que o normal, porém, o rei queria que sua ordem fosse cumprida imediatamente. Chegando perto do forno para jogar Sadraque, Mesaque e Abede-Nego nele, os soldados morreram nesse mesmo instante por causa das chamas. 23 E Sadraque, Mesaque e Abede-Nego caíram atados dentro do forno em chamas.

24 Nabucodonosor ficou em pé imediatamente e perguntou, espantado, aos seus conselheiros:

—Por acaso não jogamos no forno só três homens atados?

—Sim, Sua Majestade!—responderam eles.

25 E o rei tornou a dizer:

—Mas eu estou vendo quatro homens, desatados e sem queimaduras, caminhando entre as chamas! Um deles inclusive parece com um deus[b]!

26 Nabucodonosor se aproximou da porta do forno e gritou:

—Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saiam dali!

E Sadraque, Mesaque e Abede-Nego saíram do forno.

27 Todos os vereadores, prefeitos, governadores e conselheiros que estavam presentes chegaram perto daqueles homens. Todos viram que o fogo não tinha feito mal algum a eles. Não foram chamuscados em parte alguma, e suas roupas não estavam queimadas. Nem sequer estavam com cheiro de fumaça.

28 Então Nabucodonosor disse:

—Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Ele enviou o seu anjo para salvar os seus fiéis servos. Eles confiam tanto nele que desobedeceram à ordem do rei e preferiram arriscar as suas vidas em vez de louvar ou ficar de joelhos para adorar um outro deus. 29 Agora dou outra ordem: qualquer pessoa, não importando o seu país ou a sua língua, que falar mal ou contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, será feita em pedaços. Sua casa será destruída até que vire um monte de terra e entulho. Isto porque não tem outro deus que possa salvar como este.

30 Logo depois, o rei Nabucodonosor nomeou Sadraque, Mesaque e Abede-Nego para cargos muito mais importantes na província da Babilônia.

Salmos 107

Livro 5

(Salmos 107–150)

Deem graças ao Senhor

107 Deem graças ao SENHOR, porque ele é bom!
    O seu amor dura para sempre!
Repitam isso todos aqueles que o SENHOR salvou,
    aqueles que ele resgatou do poder do inimigo.
Louvem-no aqueles que ele fez voltar de todas as terras,
    do leste e do oeste, do norte e do sul[a].

Andavam perdidos num deserto vazio,
    à procura de uma cidade onde pudessem viver,
    mas não a encontravam.
Estavam fracos, com fome e com sede,
    quase morrerendo.
Na sua angústia, pediram ajuda ao SENHOR
    e ele os livrou das suas aflições.
Ele os levou pelo caminho certo
    para a cidade onde podiam viver.

Deem graças ao SENHOR pelo seu amor
    e pelas coisas maravilhosas que ele faz pelos seres humanos.
Deus dá água aos que têm sede
    e comida aos que têm fome.

10 Eles se encontravam na mais profunda escuridão,
    estavam presos com correntes e aflitos.
11 Tinham se revoltado contra as ordens de Deus,
    rejeitado os ensinamentos do Altíssimo.
12 Deus os fez sofrer para humilhá-los;
    eles tropeçaram e caíram, e não havia ninguém para ajudá-los.
13 Na sua angústia, pediram ajuda ao SENHOR,
    e ele os livrou das suas aflições.
14 Deus os tirou da profunda escuridão
    e quebrou as correntes que os prendiam.

15 Deem graças ao SENHOR pelo seu amor
    e pelas coisas maravilhosas que ele faz pelos seres humanos.
16 Ele derrubou as portas de bronze
    e partiu as correntes de ferro para libertá-los.

17 Estavam loucos, eram rebeldes,
    sofriam por causa do mal que tinham feito.
18 Estavam tão doentes que nem tinham vontade de comer,
    estavam prestes a morrer.
19 Na sua angústia, pediram ajuda ao SENHOR,
    e ele os livrou das suas aflições.
20 Deus enviou a sua palavra e os curou.
    Ele os livrou da morte.

21 Deem graças ao SENHOR pelo seu amor
    e pelas coisas maravilhosas que ele faz pelos seres humanos.
22 Ofereçam sacrifícios de gratidão[b]
    e proclamem com cânticos de alegria o que ele tem feito.

23 Foram para o mar em navios,
    atravessaram o oceano para fazer negócios;
24 eles viram as obras do SENHOR,
    as suas maravilhas no alto mar.
25 Deus falou e se levantou um vento tempestuoso,
    as ondas se tornaram cada vez mais altas.
26 Os navios se elevavam até o céu e desciam até o fundo do mar.
    No meio desse perigo, os homens perdiam todas as forças.
27 Eles tropeçavam e caíam como bêbados.
    De nada lhes servia serem bons marinheiros.
28 Na sua angústia, pediram ajuda ao SENHOR,
    e ele os livrou das suas aflições.
29 Transformou a tempestade num vento leve
    e acalmou as ondas.
30 Todos se alegraram ao ver o mar calmo
    e Deus os levou ao porto desejado.

31 Deem graças ao SENHOR pelo seu amor
    e pelas coisas maravilhosas que ele faz pelos seres humanos.
32 Louvem-no na assembleia do povo
    e louvem-no na assembleia dos líderes do povo.

33 Deus converteu os rios em desertos
    e fez secar as fontes de água;
34 e por causa da maldade dos seus habitantes,
    transformou a terra fértil em salinas.
35 Mas, para os necessitados, ele converteu o deserto num lago
    e a terra seca em fontes de água.
36 Ele levou para essa terra os famintos
    e eles construíram uma cidade para viver nela.
37 Semearam campos, plantaram vinhas
    e tiveram boas colheitas.
38 Deus abençoou o seu povo e lhes deu muitos filhos
    e muitos animais.
39 Os orgulhosos são cada vez menos,
    eles são derrotados, oprimidos e sofrem com muitas dores.
40 Deus humilha os mais poderosos
    e os faz passar por desertos sem caminhos.
41 Deus resgata os necessitados da sua aflição
    e aumenta as suas famílias como rebanhos.
42 Os justos se alegram ao ver tudo isso,
    mas os injustos não dizem nada.

43 Que o sábio se lembre dessas coisas
    e medite na fidelidade e no amor do SENHOR.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International