Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

M’Cheyne Bible Reading Plan

The classic M'Cheyne plan--read the Old Testament, New Testament, and Psalms or Gospels every day.
Duration: 365 days
Nova Versão Transformadora (NVT)
Version
Levítico 5

Pecados que exigem uma oferta pelo pecado

“Se alguém for chamado para testemunhar a respeito de algo que tenha visto ou que seja de seu conhecimento, mas se recusar a fazê-lo, comete pecado e deverá ser castigado por causa de seu pecado.

“Se alguém, mesmo sem saber, tocar em algo cerimonialmente impuro, como o cadáver de um animal impuro, seja um animal selvagem, um animal doméstico ou um animal que rasteja pelo chão, quando perceber o que aconteceu, deverá reconhecer sua contaminação e culpa.

“Se alguém, mesmo sem saber, tocar em algo que o torne impuro, quando perceber o que aconteceu, deverá reconhecer sua culpa.

“Se alguém, mesmo sem saber, fizer um voto impensado de qualquer tipo, para o bem ou para o mal, quando perceber a imprudência do voto, deverá reconhecer sua culpa.

“Quando alguém perceber sua culpa, em qualquer um desses casos, deverá confessar seu pecado. Como castigo pelo pecado, trará ao Senhor uma ovelha ou uma cabra do rebanho. É uma oferta pelo pecado, com a qual o sacerdote fará expiação pelo pecado da pessoa.

“Se a pessoa não tiver recursos para oferecer uma ovelha, trará ao Senhor duas rolinhas ou dois pombinhos como castigo pelo pecado. Uma das aves será para a oferta pelo pecado, e a outra, para o holocausto. Ela as entregará ao sacerdote, que apresentará a primeira ave como oferta pelo pecado. Ele torcerá o pescoço da ave, mas não arrancará a cabeça. Em seguida, aspergirá os lados do altar com um pouco do sangue da oferta pelo pecado e deixará o sangue restante escorrer para a base do altar. É uma oferta pelo pecado. 10 Depois disso, o sacerdote preparará a segunda ave como holocausto, de acordo com a forma prescrita. Desse modo, o sacerdote fará expiação pelo pecado da pessoa, e ela será perdoada.

11 “Se a pessoa não tiver condições de oferecer sequer duas rolinhas ou dois pombinhos, trará dois litros[a] de farinha da melhor qualidade como oferta pelo pecado. Uma vez que é uma oferta pelo pecado, não misturará azeite com a farinha nem acrescentará incenso. 12 Trará a farinha ao sacerdote, que pegará um punhado como porção memorial e queimará a porção no altar, sobre as ofertas especiais apresentadas ao Senhor. É uma oferta pelo pecado. 13 Desse modo, o sacerdote fará expiação por aqueles que forem culpados de algum desses pecados, e eles serão perdoados. O restante da farinha será do sacerdote, como se faz com a oferta de cereal”.

Procedimentos para a oferta pela culpa

14 O Senhor disse a Moisés: 15 “Se alguém cometer um delito religioso, violando, mesmo sem intenção, algum mandamento sobre as coisas consagradas do Senhor, deverá trazer ao Senhor uma oferta pela culpa. A oferta será um carneiro sem defeito do seu próprio rebanho, calculado em prata de acordo com o siclo[b] do santuário. 16 A pessoa pagará uma indenização referente ao delito religioso que cometeu, com um acréscimo de um quinto do valor. Quando entregar o pagamento ao sacerdote, ele fará expiação pela pessoa com o carneiro sacrificado como oferta pela culpa, e ela será perdoada.

17 “Se alguém pecar, quebrando algum dos mandamentos do Senhor, mesmo que não tenha consciência do que fez, é culpado e será castigado por causa de seu pecado. 18 Como oferta pela culpa, trará ao sacerdote um carneiro sem defeito do próprio rebanho, devidamente avaliado. Desse modo, o sacerdote fará expiação pelo pecado não intencional que a pessoa cometeu, e ela será perdoada. 19 Essa é uma oferta pela culpa, pois a pessoa certamente se tornou culpada diante do Senhor”.

Salmos 3-4

Salmo de Davi, quando fugia de Absalão, seu filho.

Ó Senhor, tenho tantos inimigos;
tanta gente é contra mim!
São muitos os que dizem:
“Deus nunca o livrará!”.

Interlúdio[a]

Mas tu, Senhor, és um escudo ao meu redor;
és minha glória e manténs minha cabeça erguida.
Clamei ao Senhor,
e ele me respondeu de seu santo monte.

Interlúdio

Deitei-me e dormi;
acordei em segurança,
pois o Senhor me guardava.
Não tenho medo de dez mil inimigos
que me cercam de todos os lados.

Levanta-te, Senhor!
Salva-me, Deus meu!
Acerta meus inimigos no queixo
e quebra os dentes dos perversos.
De ti, Senhor, vem o livramento;
abençoa o teu povo!

Interlúdio

Ao regente do coral: salmo de Davi, para ser acompanhado com instrumentos de cordas.

Responde-me quando clamo a ti,
ó Deus que me faz justiça.
Livra-me de minha angústia;
tem compaixão de mim e ouve minha oração.

Até quando vocês jogarão minha reputação na lama?
Até quando farão acusações infundadas e continuarão a mentir?

Interlúdio

Estejam certos disto:
o Senhor separa o fiel para si;
o Senhor responderá quando eu clamar a ele.

Não pequem ao permitir que a ira os controle;
reflitam durante a noite e permaneçam em silêncio.

Interlúdio

Ofereçam os sacrifícios exigidos
e confiem no Senhor.

Muitos dizem: “Quem nos mostrará o bem?”.
Que a luz do teu rosto brilhe sobre nós, Senhor!
Tu me deste alegria maior que a daqueles
que têm fartas colheitas de cereais e vinho novo.
Em paz me deitarei e dormirei,
pois somente tu, Senhor, me guardas em segurança.

Provérbios 20

20 O vinho produz zombadores; o álcool leva a brigas;
quem é dominado pela bebida não é sábio.

O furor do rei é como o rugido do leão;
quem provoca sua ira põe a vida em risco.

Evitar contendas é sinal de honra;
apenas o insensato insiste em brigar.

Quem tem preguiça de arar a terra na época certa
não terá comida no tempo da colheita.

Os bons conselhos ficam no fundo do coração,
mas a pessoa sensata os traz à tona.

Muitos se dizem amigos leais,
mas quem pode encontrar alguém realmente confiável?

O justo anda em integridade;
felizes os filhos que seguem seus passos.

Quando o rei se senta para julgar, analisa todas as provas
e distingue entre o mal e o bem.

Quem pode dizer: “Purifiquei o coração;
estou limpo e sem pecado”?

10 Dois pesos e duas medidas:[a]

toda espécie de desonestidade é detestável para o Senhor.

11 Até crianças mostram quem são, por sua conduta,
se agem de modo puro e correto.

12 Ouvidos para ouvir e olhos para ver:
ambos são dádivas do Senhor.

13 Se você ama o sono, acabará pobre;
mantenha os olhos abertos e terá fartura de alimento!

14 O comprador pechincha e diz: “Não vale nada”,
mas depois conta vantagem de seu bom negócio.

15 As palavras que transmitem conhecimento são mais valiosas
que grandes quantidades de ouro e rubis.

16 Quem aceita ser fiador de um desconhecido perderá a roupa do corpo;
ela ficará como pagamento de quem garante a dívida do estranho.[b]

17 Pão roubado tem sabor doce,
mas depois será como areia na boca.

18 Com bons conselhos os planos são bem-sucedidos;
não saia para a guerra sem boas orientações.

19 O fofoqueiro vive espalhando segredos;
portanto, evite a companhia de quem fala demais.

20 Quem insulta o pai ou a mãe
terá sua luz apagada na mais absoluta escuridão.

21 A herança obtida antes da hora
acaba não sendo bênção no final.

22 Não diga: “Vou me vingar deste mal”;
espere o Senhor resolver a questão.

23 A desonestidade é detestável para o Senhor;
ele não se agrada de balanças adulteradas.

24 É o Senhor que dirige nossos passos;
então por que tentar entender tudo ao longo do caminho?

25 É uma armadilha prometer algo a Deus apressadamente
e só depois calcular o custo.

26 O rei sábio espalha os perversos como trigo
e passa sobre eles a roda de debulhar.

27 A luz do Senhor penetra o espírito humano[c]

e revela todas as intenções ocultas.

28 Bondade e fidelidade protegem o rei;
seu trono é firmado pelo amor.

29 A glória dos jovens está em sua força,
e o esplendor dos idosos, em seus cabelos brancos.

30 O castigo físico elimina o mal;[d]

essa disciplina purifica o coração.

Colossenses 3

Instruções para a nova vida

Uma vez que vocês ressuscitaram para uma nova vida com Cristo, mantenham os olhos fixos nas realidades do alto, onde Cristo está sentado no lugar de honra, à direita de Deus. Pensem nas coisas do alto, e não nas coisas da terra. Pois vocês morreram para esta vida, e agora sua verdadeira vida está escondida com Cristo em Deus. E quando Cristo, que é sua vida,[a] for revelado ao mundo inteiro, vocês participarão de sua glória.

Portanto, façam morrer as coisas pecaminosas e terrenas que estão dentro de vocês. Fiquem longe da imoralidade sexual, da impureza, da paixão sensual, dos desejos maus e da ganância, que é idolatria. É por causa desses pecados que vem a ira de Deus.[b] Vocês costumavam praticá-los quando sua vida ainda fazia parte deste mundo, mas agora é o momento de se livrarem da ira, da raiva, da maldade, da maledicência e da linguagem obscena. Não mintam uns aos outros, pois vocês se despiram de sua antiga natureza e de todas as suas práticas perversas. 10 Revistam-se da nova natureza e sejam renovados à medida que aprendem a conhecer seu Criador e se tornam semelhantes a ele. 11 Nessa nova vida, não importa se você é judeu ou gentio,[c] se é circuncidado ou incircuncidado, se é inculto ou incivilizado,[d] se é escravo ou livre. Cristo é tudo que importa, e ele vive em todos.

12 Visto que Deus os escolheu para ser seu povo santo e amado, revistam-se de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. 13 Sejam compreensivos uns com os outros e perdoem quem os ofender. Lembrem-se de que o Senhor os perdoou, de modo que vocês também devem perdoar. 14 Acima de tudo, revistam-se do amor que une todos nós em perfeita harmonia. 15 Permitam que a paz de Cristo governe o seu coração, pois, como membros do mesmo corpo, vocês são chamados a viver em paz. E sejam sempre agradecidos.

16 Que a mensagem a respeito de Cristo, em toda a sua riqueza, preencha a vida de vocês. Ensinem e aconselhem uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais com o coração agradecido. 17 E tudo que fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus, o Pai, por meio dele.

Instruções para as famílias cristãs

18 Esposas, sujeite-se cada uma a seu marido, como é próprio a quem está no Senhor.

19 Maridos, ame cada um a sua esposa e nunca a trate com aspereza.

20 Filhos, obedeçam sempre a seus pais, pois isso agrada ao Senhor. 21 Pais, não irritem seus filhos, para que eles não desanimem.

22 Escravos, em tudo obedeçam a seus senhores terrenos. Procurem agradá-los sempre, e não apenas quando eles estiverem observando. Sirvam-nos com sinceridade, por causa de seu temor ao Senhor. 23 Em tudo que fizerem, trabalhem de bom ânimo, como se fosse para o Senhor, e não para os homens. 24 Lembrem-se de que o Senhor lhes dará uma herança como recompensa e de que o Senhor a quem servem é Cristo.[e] 25 Mas, se fizerem o mal, receberão de volta o mal, pois Deus não age com favoritismo.

Nova Versão Transformadora (NVT)

BÍBLIA SAGRADA, NOVA VERSÃO TRANSFORMADORA copyright © 2016 by Mundo Cristão. Used by permission of Associação Religiosa Editora Mundo Cristão, Todos os direitos reservados.