Print Page Options Listen to Reading
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the CSB. Switch to the CSB to read along with the audio.

Nova Versão Internacional (NVI-PT)
Version
1 Crônicas 22-23

22 Então disse Davi: “Este é o lugar para o templo de Deus, o Senhor, e do altar de holocaustos[a] para Israel”.

Preparativos para o Templo

Davi deu ordens para que se reunissem os estrangeiros que viviam em Israel, e dentre eles designou cortadores de pedra para prepararem pedras lavradas para a construção do templo de Deus. Ele providenciou grande quantidade de ferro para a fabricação de pregos e dobradiças para as portas, e mais bronze do que se podia pesar. Também providenciou mais toras de cedro do que se podia contar, pois os sidônios e os tírios haviam trazido muito cedro para Davi.

Davi pensava: “Meu filho Salomão é jovem e inexperiente, e o templo que será construído para o Senhor deve ser extraordinariamente magnífico, famoso e cheio de esplendor à vista de todas as nações. Por isso deixarei tudo preparado para a construção”. Assim, Davi deixou tudo preparado antes de morrer.

Davi mandou chamar seu filho Salomão e ordenou que ele construísse um templo para o Senhor, o Deus de Israel, dizendo: “Meu filho, eu tinha no coração o propósito de construir um templo em honra ao nome do Senhor, o meu Deus. Mas veio a mim esta palavra do Senhor: ‘Você matou muita gente e empreendeu muitas guerras. Por isso não construirá um templo em honra ao meu nome, pois derramou muito sangue na terra, diante de mim. Mas você terá um filho que será um homem de paz, e eu farei com que ele tenha paz com todos os inimigos ao redor dele. Seu nome será Salomão, e eu darei paz e tranqüilidade a Israel durante o reinado dele. 10 É ele que vai construir um templo em honra ao meu nome. Eu serei seu pai e ele será meu filho. E eu firmarei para sempre o trono do reinado dele sobre Israel’.

11 “Agora, meu filho, que o Senhor seja com você, para que você consiga construir o templo do Senhor, o seu Deus, conforme ele disse que você faria. 12 Que o Senhor lhe dê prudência e entendimento para que você obedeça à lei do Senhor, o seu Deus, quando ele o puser como líder de Israel. 13 E você prosperará se for cuidadoso em obedecer aos decretos e às leis que o Senhor deu a Israel por meio de Moisés. Seja forte e corajoso! Não tenha medo nem se desanime!

14 “Com muito esforço providenciei para o templo do Senhor três mil e quinhentas toneladas[b] de ouro, trinta e cinco mil toneladas de prata, e mais bronze e ferro do que se pode calcular, além de madeira e pedra. E você ainda poderá aumentar a quantidade desse material. 15 Você tem muitos trabalhadores: cortadores de pedras, pedreiros e carpinteiros, bem como especialistas em todo tipo de trabalho 16 em ouro, prata, bronze e ferro. Agora comece o trabalho, e que o Senhor esteja com você”.

17 Então Davi ordenou a todos os líderes de Israel que ajudassem seu filho Salomão. 18 Disse ele: “Certamente o Senhor, o seu Deus, está com vocês, e lhes concedeu paz. Pois ele entregou os habitantes dessa terra em minhas mãos, e ela foi submetida ao Senhor e ao seu povo. 19 Agora consagrem o coração e a alma para buscarem o Senhor, o seu Deus. Comecem a construir o santuário de Deus, o Senhor, para que vocês possam trazer a arca da aliança do Senhor e os utensílios sagrados que pertencem a Deus para dentro do templo que será construído em honra ao nome do Senhor”.

Os Levitas

23 Já envelhecido, de idade avançada, Davi fez do seu filho Salomão rei sobre Israel.

Ele reuniu todos os líderes de Israel, bem como os sacerdotes e os levitas. Os levitas de trinta anos para cima foram contados, e o número total deles chegou a trinta e oito mil. Davi escolheu vinte e quatro mil deles para supervisionarem o trabalho do templo do Senhor e seis mil para serem oficiais e juízes, quatro mil para serem guardas das portas e quatro mil para louvarem o Senhor com os instrumentos musicais que Davi tinha preparado com esse propósito.

Davi repartiu os levitas em grupos que descendiam de Gérson, Coate e Merari, filhos de Levi.

Os Descendentes de Gérson

Dos filhos de Gérson:

Ladã e Simei.

Estes foram os filhos de Ladã:

Jeiel, o primeiro, Zetã e Joel,

três ao todo.

Estes foram os filhos de Simei:

Selomote, Haziel e Harã, três ao todo.

Esses foram os chefes

das famílias de Ladã.

10 E os filhos de Simei foram:

Jaate, Ziza[c], Jeús e Berias.

Esses foram os filhos de Simei,

quatro ao todo.

11 Jaate foi o primeiro e Ziza, o segundo,

mas Jeús e Berias

não tiveram muitos descendentes,

por isso foram contados

como uma única família.

Os Descendentes de Coate

12 Dos filhos de Coate:

Anrão, Isar, Hebrom e Uziel,

quatro ao todo.

13 Estes foram os filhos de Anrão:

Arão e Moisés.

Arão foi separado,

ele e seus descendentes, para sempre,

para consagrar as coisas santíssimas,

oferecer sacrifícios ao Senhor,

ministrar diante dele

e pronunciar bênçãos

em seu nome.

14 Os filhos de Moisés,

homem de Deus,

foram contados

como parte da tribo de Levi.

15 Estes foram os filhos de Moisés:

Gérson e Eliézer.

16 Sebuel foi o chefe

dos descendentes de Gérson.

17 Reabias foi o chefe

dos descendentes de Eliézer.

Eliézer não teve nenhum outro filho,

mas Reabias teve muitos filhos.

18 Selomite foi o chefe

dos filhos de Isar.

19 Estes foram os filhos de Hebrom:

Jerias foi o primeiro,

Amarias, o segundo,

Jaaziel, o terceiro,

e Jecameão foi o quarto.

20 Estes foram os filhos de Uziel:

Mica, o primeiro,

e Issias, o segundo.

Os Descendentes de Merari

21 Dos filhos de Merari:

Mali e Musi.

Estes foram os filhos de Mali:

Eleazar e Quis.

22 Eleazar morreu sem ter filhos,

teve apenas filhas.

Os primos delas, os filhos de Quis,

casaram-se com elas.

23 Estes foram os filhos de Musi:

Mali, Éder e Jeremote, três ao todo.

24 Esses foram os descendentes de Levi pelas suas famílias: os chefes de famílias conforme registrados por seus nomes e contados individualmente, ou seja, os de vinte anos para cima, que serviam no templo do Senhor. 25 Pois Davi dissera: “Uma vez que o Senhor, o Deus de Israel, concedeu descanso ao seu povo e veio habitar para sempre em Jerusalém, 26 os levitas não mais precisam carregar o tabernáculo nem os utensílios usados em seu serviço”. 27 De acordo com as instruções finais de Davi, foram contados os levitas de vinte anos para cima.

28 O dever dos levitas era ajudar os descendentes de Arão no serviço do templo do Senhor. Encarregavam-se dos pátios, das salas laterais, da purificação de todas as coisas sagradas e das outras tarefas da casa de Deus. 29 Estavam encarregados do pão consagrado, da farinha para as ofertas de cereal, dos bolos sem fermento, de assar o pão e misturar a massa, e de todos os pesos e medidas. 30 Além disso, deviam se apresentar todas as manhãs e todas as tardes para dar graças e louvar ao Senhor, e fazer o mesmo 31 sempre que holocaustos[d] fossem apresentados ao Senhor nos sábados, nas festas da lua nova e nas festas fixas. Deviam servir regularmente diante do Senhor, conforme o número prescrito para eles.

32 Dessa maneira os levitas ficaram responsáveis pela Tenda do Encontro, pelo Lugar Santo e, pela assistência aos seus irmãos, os descendentes de Arão, e pelo serviço do templo do Senhor.

Romanos 3:9-31

Ninguém é Justo

Que concluiremos então? Estamos em posição de vantagem[a]? Não! Já demonstramos que tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado. 10 Como está escrito:

“Não há nenhum justo,
    nem um sequer;
11 não há ninguém que entenda,
    ninguém que busque a Deus.
12 Todos se desviaram,
    tornaram-se juntamente inúteis;
não há ninguém
    que faça o bem,
não há nem um sequer”[b].
13 “Suas gargantas
    são um túmulo aberto;
com suas línguas enganam”[c].
“Veneno de serpentes
    está em seus lábios”[d].
14 “Suas bocas estão cheias
    de maldição e amargura”[e].
15 “Seus pés são ágeis
    para derramar sangue;
16 ruína e desgraça marcam
    os seus caminhos,
17 e não conhecem
    o caminho da paz”[f].
18 “Aos seus olhos é inútil
    temer a Deus”[g].

19 Sabemos que tudo o que a Lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus. 20 Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à Lei, pois é mediante a Lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.

A Justiça por meio da Fé

21 Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da Lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, 22 justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção, 23 pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, 24 sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. 25 Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação[h] mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; 26 mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

27 Onde está, então, o motivo de vanglória? É excluído. Baseado em que princípio? No da obediência à Lei? Não, mas no princípio da fé. 28 Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à Lei. 29 Deus é Deus apenas dos judeus? Ele não é também o Deus dos gentios? Sim, dos gentios também, 30 visto que existe um só Deus, que pela fé justificará os circuncisos e os incircuncisos. 31 Anulamos então a Lei pela fé? De maneira nenhuma! Ao contrário, confirmamos a Lei.

Salmos 12

Salmo 12

Para o mestre de música. Em oitava. Salmo davídico.

Salva-nos, Senhor!
Já não há quem seja fiel;
já não se confia em ninguém entre os homens.
Cada um mente ao seu próximo;
seus lábios bajuladores falam
    com segundas intenções.

Que o Senhor corte
    todos os lábios bajuladores
    e a língua arrogante
dos que dizem:
    “Venceremos graças à nossa língua;
    somos donos dos nossos lábios![a]
    Quem é senhor sobre nós?”

“Por causa da opressão do necessitado
e do gemido do pobre, agora me levantarei”,
    diz o Senhor.
“Eu lhes darei a segurança que tanto anseiam.”[b]
As palavras do Senhor são puras,
    são como prata purificada num forno,
    sete vezes refinada.

Senhor, tu nos guardarás seguros,
    e dessa gente nos protegerás para sempre.
Os ímpios andam altivos por toda parte,
    quando a corrupção é exaltada entre os homens.

Provérbios 19:13-14

13 O filho tolo é a ruína de seu pai,
e a esposa briguenta
    é como uma goteira constante.

14 Casas e riquezas herdam-se dos pais,
mas a esposa prudente vem do Senhor.

Nova Versão Internacional (NVI-PT)

Biblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI® Copyright © 1993, 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.