Print Page Options Listen to Reading
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the CSB. Switch to the CSB to read along with the audio.

Nova Versão Internacional (NVI-PT)
Version
1 Crônicas 15:1-16:36

A Arca é Levada para Jerusalém

15 Depois que Davi tinha construído casas[a] para si na Cidade de Davi, ele preparou um lugar para a arca de Deus e armou uma tenda para ela. Então Davi disse: “Somente os levitas poderão carregar a arca de Deus, pois para isso o Senhor os escolheu e para ficarem sempre a seu serviço”.

Davi reuniu todo o Israel em Jerusalém para trazer a arca do Senhor para o lugar que ele lhe havia preparado. Reuniu também os descendentes de Arão e os levitas:

dos descendentes de Coate, Uriel, liderando 120;

dos descendentes de Merari, Asaías, liderando 220;

dos descendentes de Gérson, Joel, liderando 130;

dos descendentes de Elisafã, Semaías, liderando 200;

dos descendentes de Hebrom, Eliel, liderando 80;

10 dos descendentes de Uziel, Aminadabe, liderando 112.

11 Em seguida Davi convocou os sacerdotes Zadoque e Abiatar, os levitas Uriel, Asaías, Joel, Semaías, Eliel e Aminadabe, e 12 lhes disse: “Vocês são os chefes das famílias levitas; vocês e seus companheiros levitas deverão consagrar-se e trazer a arca do Senhor, o Deus de Israel, para o local que preparei para ela. 13 Pelo fato de vocês não terem carregado a arca na primeira vez, a ira do Senhor, o nosso Deus, causou destruição entre nós. Nós não o tínhamos consultado sobre como proceder”. 14 Então os sacerdotes e os levitas se consagraram para transportar a arca do Senhor, o Deus de Israel. 15 E os levitas carregaram a arca de Deus apoiando as varas da arca sobre os ombros, conforme Moisés tinha ordenado, de acordo com a palavra do Senhor.

16 Davi também ordenou aos líderes dos levitas que encarregassem os músicos que havia entre eles de cantar músicas alegres, acompanhados por instrumentos musicais: liras, harpas e címbalos sonoros.

17 Assim, os levitas escolheram Hemã, filho de Joel, e Asafe, um parente dele; dentre os meraritas, seus parentes, escolheram Etã, filho de Cuxaías; 18 e com eles seus parentes que estavam no segundo escalão: Zacarias[b], Jaaziel, Semiramote, Jeiel, Uni, Eliabe, Benaia, Maaséias, Matitias, Elifeleu, Micnéias, Obede-Edom e Jeiel[c], os porteiros.

19 Os músicos Hemã, Asafe e Etã deviam tocar os címbalos de bronze; 20 Zacarias, Aziel, Semiramote, Jeiel, Uni, Eliabe, Maaséias e Benaia deviam tocar as liras, acompanhando o soprano, 21 e Matitias, Elifeleu, Micnéias, Obede-Edom, Jeiel e Azazias deviam tocar as harpas em oitava, marcando o ritmo. 22 Quenanias, o chefe dos levitas, ficou encarregado dos cânticos; essa era sua responsabilidade, pois ele tinha competência para isso.

23 Berequias e Elcana seriam porteiros e deveriam proteger a arca. 24 Os sacerdotes Sebanias, Josafá, Natanael, Amasai, Zacarias, Benaia e Eliézer deviam tocar as cornetas diante da arca de Deus. Obede-Edom e Jeías também deviam ser porteiros e vigiar a arca.

25 Assim, com grande festa, Davi, as autoridades de Israel e os líderes dos batalhões de mil foram buscar a arca da aliança do Senhor que estava na casa de Obede-Edom. 26 Como Deus havia poupado os levitas que carregavam a arca da aliança do Senhor, sete novilhos e sete carneiros foram sacrificados. 27 Davi vestia um manto de linho fino, como também todos os levitas que carregavam a arca, os músicos e Quenanias, chefe dos músicos. Davi vestia também o colete sacerdotal de linho. 28 E todo o Israel acompanhou a arca da aliança do Senhor alegremente, ao som de trombetas, cornetas e címbalos, ao toque de liras e de harpas.

29 Quando a arca da aliança do Senhor estava entrando na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, observava de uma janela. E, aconteceu que ao ver o rei Davi dançando e celebrando, ela o desprezou em seu coração.

16 Eles trouxeram a arca de Deus e a colocaram na tenda que Davi lhe havia preparado, e ofereceram holocaustos[d] e sacrifícios de comunhão[e] diante de Deus. Após oferecer os holocaustos e os sacrifícios de comunhão, Davi abençoou o povo em nome do Senhor e deu um pão, um bolo de tâmaras[f] e um bolo de uvas passas a cada homem e a cada mulher israelita.

Davi nomeou alguns dos levitas para ministrarem diante da arca do Senhor, fazendo petições, dando graças e louvando o Senhor, o Deus de Israel. Desses, Asafe era o chefe, Zacarias vinha em seguida, e depois Jeiel, Semiramote, Jeiel, Matitias, Eliabe, Benaia, Obede-Edom e Jeiel. Eles deviam tocar lira e harpa, enquanto Asafe tocava os címbalos. Os sacerdotes Benaia e Jaaziel deviam tocar diariamente as trombetas diante da arca da aliança de Deus.

O Salmo de Gratidão de Davi

Foi naquele dia que, pela primeira vez, Davi encarregou Asafe e seus parentes de louvarem o Senhor com salmos de gratidão:

“Dêem graças ao Senhor,
    clamem pelo seu nome,
divulguem entre as nações
    o que ele tem feito.
Cantem para ele, louvem-no;
contem todos os seus atos maravilhosos.
10 Gloriem-se no seu santo nome;
alegre-se o coração
    dos que buscam o Senhor.
11 Olhem para o Senhor
    e para a sua força;
busquem sempre a sua face.
12 Lembrem-se das maravilhas
    que ele fez,
dos seus prodígios
    e das ordenanças que pronunciou,
13 ó descendentes de Israel, seu servo,
ó filhos de Jacó, seus escolhidos.

14 “Ele é o Senhor, o nosso Deus;
seu domínio alcança toda a terra.
15 Para sempre se lembra[g] da sua aliança,
da palavra que ordenou
    para mil gerações,
16 da aliança que fez com Abraão,
do juramento que fez a Isaque,
17 que confirmou para Jacó
    como um decreto,
e para Israel como uma aliança eterna,
    dizendo:
18 ‘A vocês darei a terra de Canaã,
a herança que possuirão’.

19 “Quando eles ainda eram poucos,
    muito poucos,
sendo estrangeiros nela,
20 e vagueando de nação em nação,
de um reino a outro,
21 ele não permitiu que ninguém
    os oprimisse;
por causa deles repreendeu reis,
    ordenando:
22 ‘Não maltratem os meus ungidos;
não façam mal aos meus profetas’.

23 “Cantem ao Senhor, todas as terras!
Proclamem a sua salvação dia após dia!
24 Anunciem a sua glória entre as nações,
seus feitos maravilhosos
    entre todos os povos!
25 Pois o Senhor é grande
    e muitíssimo digno de louvor;
ele deve ser mais temido
    que todos os deuses.
26 Pois todos os deuses das nações
    não passam de ídolos,
mas o Senhor fez os céus.
27 O esplendor e a majestade
    estão diante dele;
força e alegria na sua habitação.
28 Dêem ao Senhor,
    ó famílias das nações,
dêem ao Senhor glória e força!
29 Dêem ao Senhor
    a glória devida ao seu nome.
Tragam ofertas
    e venham à sua presença.
Adorem o Senhor
    no esplendor da sua santidade,
30 tremam diante dele, todas as nações!
Firmou o mundo, e este não se abalará!
31 Que os céus se alegrem
    e a terra exulte,
e diga-se entre as nações:
    ‘O Senhor reina!’
32 Ressoe o mar,
    e tudo o que nele existe;
exultem os campos,
    e tudo o que neles há!
33 Então as árvores da floresta
    cantarão de alegria,
cantarão diante do Senhor,
    pois ele vem julgar a terra.

34 “Rendam graças ao Senhor,
    pois ele é bom;
o seu amor dura para sempre.
35 Clamem: ‘Salva-nos, ó Deus,
    nosso Salvador!
Reúne-nos e livra-nos das nações,
    para que demos graças
    ao teu santo nome
e façamos do teu louvor a nossa glória’.
36 Bendito seja o Senhor,
    o Deus de Israel,
de eternidade a eternidade”.

Então todo o povo exclamou: “Amém!” e “Louvado seja o Senhor!”

Romanos 1:18-32

A Ira de Deus contra a Humanidade

18 Portanto, a ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça, 19 pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. 20 Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; 21 porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se. 22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos 23 e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis.

24 Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos do seu coração, para a degradação do seu corpo entre si. 25 Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém.

26 Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. 27 Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão.

28 Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam. 29 Tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação. Estão cheios de inveja, homicídio, rivalidades, engano e malícia. São bisbilhoteiros, 30 caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presunçosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais; 31 são insensatos, desleais, sem amor pela família, implacáveis. 32 Embora conheçam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também aprovam aqueles que as praticam.

Salmos 10:1-15

Salmo 10

Senhor, por que estás tão longe?
    Por que te escondes em tempos de angústia?

Em sua arrogância o ímpio persegue o pobre,
    que é apanhado em suas tramas.
Ele se gaba de sua própria cobiça
e, em sua ganância,
    amaldiçoa[a] e insulta o Senhor.
Em sua presunção o ímpio não o busca;
não há lugar para Deus
    em nenhum dos seus planos.
Os seus caminhos prosperam sempre;
tão acima da sua compreensão estão as tuas leis
    que ele faz pouco caso
    de todos os seus adversários,
pensando consigo mesmo: “Nada me abalará!
Desgraça alguma me atingirá,
nem a mim nem aos meus descendentes”.
Sua boca está cheia de maldições,
    mentiras e ameaças;
violência e maldade estão em sua língua.
Fica à espreita perto dos povoados;
em emboscadas mata os inocentes,
    procurando às escondidas as suas vítimas.
Fica à espreita como o leão escondido;
    fica à espreita para apanhar o necessitado;
apanha o necessitado e o arrasta para a sua rede.
10 Agachado, fica de tocaia;
    as suas vítimas caem em seu poder.
11 Pensa consigo mesmo: “Deus se esqueceu;
    escondeu o rosto e nunca verá isto”.

12 Levanta-te, Senhor!
Ergue a tua mão, ó Deus!
Não te esqueças dos necessitados.
13 Por que o ímpio insulta a Deus,
    dizendo no seu íntimo:
    “De nada me pedirás contas!”?
14 Mas tu enxergas o sofrimento e a dor;
    observa-os para tomá-los em tuas mãos.
A vítima deles entrega-se a ti;
    tu és o protetor do órfão.
15 Quebra o braço do ímpio e do perverso,
pede contas de sua impiedade
    até que dela nada mais se ache[b].

Provérbios 19:6-7

Muitos adulam o governante,
e todos são amigos de quem dá presentes.

O pobre é desprezado
    por todos os seus parentes,
quanto mais por seus amigos!
Embora os procure,
    para pedir-lhes ajuda,
não os encontra em lugar nenhum.

Nova Versão Internacional (NVI-PT)

Biblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI® Copyright © 1993, 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.