Print Page Options Listen to Reading
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the ESV. Switch to the ESV to read along with the audio.

Nova Versão Internacional (NVI-PT)
Version
1 Crônicas 7-8

Os Descendentes de Issacar

Estes foram os quatro filhos de Issacar:

Tolá, Puá, Jasube e Sinrom.

Estes foram os filhos de Tolá:

Uzi, Refaías, Jeriel, Jamai, Ibsão e Samuel, chefes dos seus clãs. No reinado de Davi, os descendentes de Tolá alistados em suas genealogias como homens de combate eram 22.600.

O filho de Uzi foi Israías.

Estes foram os filhos de Israías:

Micael, Obadias, Joel e Issias. Todos os cinco eram chefes que tinham muitas mulheres e muitos filhos. Por isso, conforme a genealogia de sua família, eles contavam com 36.000 homens prontos para o combate.

Incluindo seus parentes, os homens de combate de todos os clãs de Issacar, conforme alistados em sua genealogia, eram ao todo 87.000.

Os Descendentes de Benjamim

Estes foram os três filhos de Benjamim:

Belá, Bequer e Jediael.

Estes foram os filhos de Belá:

Esbom, Uzi, Uziel, Jeremote e Iri, cinco chefes de famílias. Seu registro genealógico alistava 22.034 homens de combate.

Estes foram os filhos de Bequer:

Zemira, Joás, Eliézer, Elioenai, Onri, Jeremote, Abias, Anatote e Alemete. Todos esses eram filhos de Bequer. O registro genealógico deles alistava os chefes de famílias e 20.200 homens de combate.

10 O filho de Jediael foi Bilã.

Estes foram os filhos de Bilã:

Jeús, Benjamim, Eúde, Quenaaná, Zetã, Társis e Aisaar. 11 Todos esses descendentes de Jediael eram chefes de famílias que contavam com 17.200 homens de combate prontos para a guerra.

12 Supim e Hupim eram filhos de Ir; e Husim era filho de Aer.

Os Descendentes de Naftali

13 Estes foram os filhos de Naftali:

Jaziel, Guni, Jezer e Silém[a], netos de Bila.

Os Descendentes de Manassés

14 Estes foram os descendentes de Manassés:

Asriel, filho de sua concubina araméia, que também deu à luz Maquir, pai de Gileade. 15 Maquir casou-se com Maaca, irmã de Hupim e Supim.

Outro descendente de Manassés chamava-se Zelofeade, o qual só teve filhas.

16 Maaca, mulher de Maquir, deu à luz um filho, a quem deu o nome de Perez. O nome de seu irmão era Seres, cujos filhos chamavam-se Ulão e Requém.

17 O filho de Ulão foi Bedã.

Esses foram os descendentes de Gileade, filho de Maquir e neto de Manassés. 18 Sua irmã Hamolequete deu à luz Isode, Abiezer e Maalá.

19 Estes foram os filhos de Semida:

Aiã, Siquém, Liqui e Anião.

Os Descendentes de Efraim

20 Estes foram os descendentes de Efraim:

Sutela, que foi o pai de Berede,

pai de Taate, pai de Eleada,

que foi o pai de Taate, 21 pai de Zabade, pai de Sutela.

Ézer e Eleade, filhos de Efraim, foram mortos por homens da cidade de Gate, quando tentavam roubar os rebanhos deles. 22 Efraim chorou muitos dias por eles, e seus parentes vieram consolá-lo. 23 Depois ele se deitou de novo com sua mulher, ela engravidou e deu à luz um filho. Ele o chamou Berias, pois tinha acontecido uma desgraça em sua família. 24 Sua filha chamava-se Seerá. Foi ela que fundou Bete-Horom Alta e Bete-Horom Baixa, e também Uzém-Seerá.

25 O filho de Berias foi Refa, pai de Resefe[b],

que foi o pai de Telá, pai de Taã,

26 pai de Ladã, pai de Amiúde,

que foi o pai de Elisama, 27 pai de Num, que foi o pai de Josué.

28 Suas terras e cidades incluíam Betel e os povoados ao redor, Naarã a leste, Gezer e seus povoados a oeste, e Siquém e Aiá com os seus povoados. 29 A tribo de Manassés controlava as cidades de Bete-Seã, Taanaque, Megido e Dor, com seus respectivos povoados. Os descendentes de José, filho de Israel, viviam nessas cidades.

Os Descendentes de Aser

30 Estes foram os filhos de Aser:

Imna, Isvá, Isvi e Berias. A irmã deles chamava-se Sera.

31 Estes foram os filhos de Berias:

Héber e Malquiel, que foi o pai de Birzavite.

32 Héber gerou Jaflete, Somer e Hotão, e a irmã deles, Suá.

33 Estes foram os filhos de Jaflete:

Pasaque, Bimal e Asvate.

Esses foram os filhos de Jaflete.

34 Estes foram os filhos de Somer:

Aí, Roga, Jeubá e Arã.

35 Estes foram os filhos de Helém[c], irmão de Somer:

Zofa, Imna, Seles e Amal.

36 Estes foram os filhos de Zofa:

Suá, Harnefer, Sual, Beri, Inra, 37 Bezer, Hode, Samá, Silsa, Itrã e Beera.

38 Estes foram os filhos de Jéter:

Jefoné, Pispa e Ara.

39 Estes foram os filhos de Ula:

Ara, Haniel e Rizia.

40 Todos esses foram descendentes de Aser. Eram chefes de famílias, homens escolhidos, soldados valentes e líderes de destaque. O número dos alistados para combate no exército deles foi 26.000.

Os Descendentes de Benjamim

Benjamim gerou Belá, seu filho mais velho; Asbel, seu segundo filho, Aará, o terceiro, Noá, o quarto, e Rafa, o quinto.

Estes foram os filhos de Belá:

Adar, Gera, pai de Eúde, Abisua, Naamã, Aoá, Gera, Sefufá e Hurão.

Estes foram os descendentes de Eúde, chefes das famílias dos habitantes de Geba, que foram deportados para Manaate:

Naamã, Aías e Gera. Esse Gera, pai de Uzá e de Aiúde, foi quem os deportou.

Depois de ter se divorciado de suas mulheres Husim e Baara, Saaraim teve filhos na terra de Moabe. Com sua mulher Hodes ele gerou Jobabe, Zíbia, Messa, Malcã, 10 Jeús, Saquias e Mirma. Esses foram seus filhos, chefes de famílias. 11 Com Husim ele gerou Abitube e Elpaal.

12 Estes foram os filhos de Elpaal:

Héber, Misã, Semede, que fundou Ono e Lode com seus povoados. 13 Berias e Sema foram os chefes das famílias dos habitantes de Aijalom, e foram eles que expulsaram os habitantes de Gate.

14 Aiô, Sasaque, Jeremote, 15 Zebadias, Arade, Éder, 16 Micael, Ispa e Joá foram descendentes de Berias.

17 Zebadias, Mesulão, Hizqui, Héber, 18 Ismerai, Izlias e Jobabe foram descendentes de Elpaal.

19 Jaquim, Zicri, Zabdi, 20 Elienai, Ziletai, Eliel, 21 Adaías, Beraías e Sinrate foram descendentes de Simei.

22 Ispã, Héber, Eliel, 23 Abdom, Zicri, Hanã, 24 Hananias, Elão, Antotias, 25 Ifdéias e Penuel foram descendentes de Sasaque.

26 Sanserai, Searias, Atalias, 27 Jaaresias, Elias e Zicri foram descendentes de Jeroão.

28 Todos esses foram chefes de famílias, líderes conforme alistados em suas genealogias, e moravam em Jerusalém.

29 Jeiel[d], pai[e] de Gibeom, morou na cidade de Gibeom. O nome de sua mulher era Maaca, 30 o de seu filho mais velho, Abdom, e o de seus outros filhos, Zur, Quis, Baal, Ner[f], Nadabe, 31 Gedor, Aiô, Zequer 32 e Miclote, que gerou Siméia. Eles também moravam perto de seus parentes, em Jerusalém.

33 Ner gerou Quis, que gerou Saul. Saul gerou Jônatas, Malquisua, Abinadabe e Esbaal[g].

34 O filho de Jônatas foi Meribe-Baal[h], que gerou Mica.

35 Estes foram os filhos de Mica:

Pitom, Meleque, Taréia e Acaz.

36 Acaz gerou Jeoada, Jeoada gerou Alemete, Azmavete e Zinri, e Zinri gerou Mosa. 37 Mosa gerou Bineá, pai de Rafa, que foi o pai de Eleasa, pai de Azel.

38 Azel teve seis filhos chamados Azricão, Bocru, Ismael, Searias, Obadias e Hanã. Todos esses foram filhos de Azel.

39 Estes foram os filhos de Eseque, seu irmão:

Ulão, o mais velho, Jeús, o segundo e Elifelete, o terceiro.

40 Os filhos de Ulão eram soldados valentes e bons flecheiros. Tiveram muitos filhos e netos; eram cento e cinqüenta ao todo.

Todos esses foram descendentes de Benjamim.

Atos 27:1-20

A Viagem de Paulo para Roma

27 Quando ficou decidido que navegaríamos para a Itália, Paulo e alguns outros presos foram entregues a um centurião chamado Júlio, que pertencia ao Regimento Imperial. Embarcamos num navio de Adramítio, que estava de partida para alguns lugares da província da Ásia, e saímos ao mar, estando conosco Aristarco, um macedônio de Tessalônica.

No dia seguinte, ancoramos em Sidom; e Júlio, num gesto de bondade para com Paulo, permitiu-lhe que fosse ao encontro dos seus amigos, para que estes suprissem as suas necessidades. Quando partimos de lá, passamos ao norte de Chipre, porque os ventos nos eram contrários. Tendo atravessado o mar aberto ao longo da Cilícia e da Panfília, ancoramos em Mirra, na Lícia. Ali, o centurião encontrou um navio alexandrino que estava de partida para a Itália e nele nos fez embarcar. Navegamos vagarosamente por muitos dias e tivemos dificuldade para chegar a Cnido. Não sendo possível prosseguir em nossa rota, devido aos ventos contrários, navegamos ao sul de Creta, defronte de Salmona. Costeamos a ilha com dificuldade e chegamos a um lugar chamado Bons Portos, perto da cidade de Laséia.

Tínhamos perdido muito tempo, e agora a navegação se tornara perigosa, pois já havia passado o Jejum[a]. Por isso Paulo os advertiu: 10 “Senhores, vejo que a nossa viagem será desastrosa e acarretará grande prejuízo para o navio, para a carga e também para a nossa vida”. 11 Mas o centurião, em vez de ouvir o que Paulo falava, seguiu o conselho do piloto e do dono do navio. 12 Visto que o porto não era próprio para passar o inverno, a maioria decidiu que deveríamos continuar navegando, com a esperança de alcançar Fenice e ali passar o inverno. Este era um porto de Creta, que dava para sudoeste e noroeste.

A Tempestade

13 Começando a soprar suavemente o vento sul, eles pensaram que haviam obtido o que desejavam; por isso levantaram âncoras e foram navegando ao longo da costa de Creta. 14 Pouco tempo depois, desencadeou-se da ilha um vento muito forte, chamado Nordeste. 15 O navio foi arrastado pela tempestade, sem poder resistir ao vento; assim, cessamos as manobras e ficamos à deriva. 16 Passando ao sul de uma pequena ilha chamada Clauda, foi com dificuldade que conseguimos recolher o barco salva-vidas. 17 Levantando-o, lançaram mão de todos os meios para reforçar o navio com cordas; e temendo que ele encalhasse nos bancos de areia de Sirte, baixaram as velas e deixaram o navio à deriva. 18 No dia seguinte, sendo violentamente castigados pela tempestade, começaram a lançar fora a carga. 19 No terceiro dia, lançaram fora, com as próprias mãos, a armação do navio. 20 Não aparecendo nem sol nem estrelas por muitos dias, e continuando a abater-se sobre nós grande tempestade, finalmente perdemos toda a esperança de salvamento.

Salmos 7

Salmo 7

Confissão de Davi, que ele cantou ao Senhor acerca de Cuxe, o benjamita.

Senhor, meu Deus, em ti me refugio;
salva-me e livra-me de todos
    os que me perseguem,
para que, como leões,
    não me dilacerem nem me despedacem,
    sem que ninguém me livre.

Senhor, meu Deus, se assim procedi,
se nas minhas mãos há injustiça,
se fiz algum mal a um amigo
ou se poupei[a] sem motivo o meu adversário,
persiga-me o meu inimigo até me alcançar,
no chão me pisoteie e aniquile a minha vida,
    lançando a minha honra no pó.Pausa

Levanta-te, Senhor, na tua ira;
ergue-te contra o furor dos meus adversários.
Desperta-te, meu Deus! Ordena a justiça!
Reúnam-se os povos ao teu redor.
Das alturas reina sobre eles.
O Senhor é quem julga os povos.
Julga-me, Senhor, conforme a minha justiça,
    conforme a minha integridade.
Deus justo,
    que sondas as mentes e os corações,
dá fim à maldade dos ímpios
    e ao justo dá segurança.

10 O meu escudo está nas mãos de Deus,
    que salva o reto de coração.
11 Deus é um juiz justo,
    um Deus que manifesta cada dia o seu furor.
12 Se o homem não se arrepende,
    Deus afia a sua espada,
    arma o seu arco e o aponta,
13 prepara as suas armas mortais
    e faz de suas setas flechas flamejantes.

14 Quem gera a maldade, concebe sofrimento
    e dá à luz a desilusão.
15 Quem cava um buraco e o aprofunda
    cairá nessa armadilha que fez.
16 Sua maldade se voltará contra ele;
sua violência cairá sobre a sua própria cabeça.

17 Darei graças ao Senhor por sua justiça;
ao nome do Senhor Altíssimo
    cantarei louvores.

Provérbios 18:22

22 Quem encontra uma esposa
    encontra algo excelente;
recebeu uma bênção do Senhor.

Nova Versão Internacional (NVI-PT)

Biblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI® Copyright © 1993, 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.