Chronological
Pedro volta para Jerusalém
11 Os apóstolos e os irmãos de toda a região da Judeia souberam que pessoas que não eram judias também tinham aceitado a mensagem de Deus. 2 Então, quando Pedro foi para Jerusalém, os judeus que eram a favor da circuncisão[a] o criticaram, 3 dizendo:
—Você esteve na casa de homens que não são circuncidados, e até comeu com eles!
4 Pedro, então, começou a explicar para eles exatamente o que tinha acontecido. Ele disse:
5 —Eu estava orando na cidade de Jope quando tive uma visão. Eu vi um objeto que parecia um grande lençol suspenso pelas quatro pontas e que desceu do céu até chegar perto de mim. 6 Eu fixei os meus olhos naquele objeto e vi animais de quatro patas, animais selvagens, répteis e aves voadoras. 7 Depois, ouvi uma voz que me dizia: “Levante-se, Pedro! Mate e coma!” 8 Mas eu disse: “De maneira nenhuma, Senhor! Jamais algo impuro tocou na minha boca”. 9 E a voz falou do céu uma segunda vez: “Você não deve considerar impuro aquilo que Deus purificou”. 10 Isto aconteceu três vezes e depois tudo foi levado para o céu novamente. 11 Naquele mesmo momento, três homens que tinham sido enviados de Cesareia chegaram à casa onde eu estava hospedado. 12 O Espírito tinha me dito que eu deveria ir com eles sem qualquer dúvida. Então, estes seis irmãos também foram comigo e entramos na casa de Cornélio. 13 Ele nos disse que tinha visto um anjo em sua casa, em pé, dizendo: “Envie alguém até a cidade de Jope e traga Simão, que é conhecido como Pedro. 14 Ele lhe dirá coisas pelas quais você e toda a sua família serão salvos”. 15 Quando comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles da mesma forma que desceu sobre nós no princípio.[b] 16 Então me lembrei do que o Senhor tinha dito: “João batizava em água, mas vocês serão batizados no Espírito Santo”. 17 Portanto, já que Deus deu aos que não eram judeus o mesmo dom que deu a nós quando acreditamos no Senhor Jesus Cristo, quem era eu para impedir a Deus?
18 Ao ouvirem isto, eles pararam de interrogar a Pedro e louvaram a Deus, dizendo:
—Então isso quer dizer que Deus deu a oportunidade até para os que não são judeus de mudarem o seu comportamento e terem uma nova vida!
A igreja em Antioquia
19 Aqueles que tinham sido espalhados pela perseguição[c] que houve no tempo de Estêvão tinham chegado até às regiões da Fenícia, de Chipre e da Antioquia, mas eles somente proclamavam a mensagem para aqueles que fossem judeus. 20 Alguns deles, porém, de Chipre e Cirene, quando foram para Antioquia, começaram a falar também aos que não eram judeus[d]. Eles falavam a todos a respeito das Boas Novas sobre o Senhor Jesus. 21 O poder do Senhor estava com eles e um grande número de pessoas acreditou e se converteu ao Senhor. 22 A igreja em Jerusalém ficou sabendo das coisas que estavam acontecendo em Antioquia e, então, lhes mandou Barnabé. 23 Ao chegar a Antioquia, Barnabé ficou muito contente quando viu a graça de Deus e encorajou todos a permanecerem fiéis ao Senhor de todo o coração. 24 Ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé, e um grande número de pessoas começou a acreditar no Senhor.
25 Depois, Barnabé partiu para a cidade de Tarso à procura de Saulo e, 26 quando o encontrou, levou-o consigo para Antioquia. Durante um ano inteiro eles se reuniram com a igreja de lá e ensinaram um grande número de pessoas. Foi também em Antioquia que os discípulos foram chamados cristãos pela primeira vez.
27 Nessa mesma época alguns profetas foram de Jerusalém para Antioquia. 28 Ágabo, um desses profetas, se levantou e, pelo poder do Espírito, predisse que haveria uma grande fome em todas as partes do mundo conhecido de então. (Isso aconteceu no tempo em que Cláudio era o Imperador.) 29 Então todos os discípulos, cada um conforme as suas posses, resolveram enviar socorro aos irmãos que viviam na Judeia. 30 E assim eles fizeram, e mandaram as suas ofertas aos presbíteros por intermédio de Barnabé e Saulo.
Herodes persegue a igreja
12 Nesta ocasião, o rei Herodes prendeu alguns membros da igreja para os maltratar, 2 e mandou matar Tiago, irmão de João, à espada. 3 Quando percebeu que isto agradava aos judeus, Herodes mandou também prender Pedro. (Isto aconteceu durante os dias da Festa dos Pães Sem Fermento.) 4 Depois de tê-lo prendido, Herodes o colocou na prisão, guardado por quatro grupos de soldados com quatro soldados em cada grupo. A sua intenção era de fazê-lo comparecer diante do povo, depois da Páscoa. 5 Pedro estava preso, mas a igreja orava constantemente a Deus por ele.
Um anjo liberta a Pedro da prisão
6 Pedro estava dormindo entre dois soldados na noite antes de Herodes apresentá-lo ao povo. Ele estava amarrado com duas correntes e havia guardas vigiando a entrada da prisão. 7 De repente, um anjo do Senhor apareceu e uma luz brilhou na cela. Ele tocou em Pedro na altura da sua costela e, acordando-o, disse-lhe:
—Levante-se depressa!
E nesse mesmo momento as correntes caíram das suas mãos. 8 O anjo lhe disse:
—Vista-se e calce as suas sandálias.
Depois de Pedro ter feito isto, o anjo lhe disse:
—Vista a sua capa e siga-me.
9 Então Pedro o seguiu para fora da prisão. Ele não sabia que aquilo que o anjo estava fazendo era real, pois pensava que tudo não passava de uma visão que estava tendo. 10 Depois de terem passado pelo primeiro e pelo segundo guarda, eles chegaram a um portão de ferro que dava para a cidade. Este se abriu sozinho e Pedro e o anjo saíram e continuaram pela rua. Depois, de repente, o anjo desapareceu. 11 Então, Pedro caiu em si e disse:
—Agora eu entendo que tudo isto que está acontecendo é real! O Senhor enviou o seu anjo e ele me libertou das mãos de Herodes e de tudo o que os judeus queriam fazer comigo.
12 Quando Pedro entendeu o que estava acontecendo, foi até a casa de Maria, mãe de João, que também é conhecido como Marcos. Lá, muitas pessoas estavam reunidas e orando. 13 Pedro bateu à porta e uma das mulheres que trabalhava ali chamada Rode foi ver quem era. 14 Ao reconhecer a voz de Pedro, ela ficou tão alegre que, ao invés de abrir a porta, correu para dentro para anunciar que Pedro estava lá fora. 15 Eles disseram a ela:
—Você está louca!
Mas, como insistia ela em dizer que era verdade, eles lhe disseram:
—É o anjo dele![e]
16 Pedro, no entanto, continuava batendo à porta. Quando eles abriram a porta e o viram, ficaram espantados. 17 Ele fez com a mão um sinal para que fizessem silêncio e lhes explicou como o Senhor o tinha tirado da prisão. Ele disse:
—Contem tudo isto a Tiago e aos outros irmãos.
Depois partiu e foi para outro lugar.
18 Quando amanheceu o dia, havia uma grande confusão entre os guardas. Eles não sabiam o que pensar sobre o que tinha acontecido com Pedro. 19 Herodes procurou por Pedro em toda parte, mas não o encontrou. Então, depois de interrogar os guardas, mandou matá-los. Depois disso, Herodes deixou a região da Judeia e foi para a cidade de Cesareia, onde permaneceu por algum tempo.
A morte de Herodes
20 Herodes estava com muita raiva das pessoas das cidades de Tiro e de Sidom. Então elas formaram um grupo e, depois de terem conseguido o apoio de Blasto, guarda pessoal do rei, foram visitar a Herodes. Foram pedir paz, pois o país deles recebia alimentos do país do rei. 21 No dia marcado, Herodes se vestiu com o manto real e, sentando-se em seu trono, fez um discurso para o povo. 22 O povo gritava:
—Isto é a voz de um deus e não de um homem!
23 Então, de repente, um anjo do Senhor fez com que ficasse doente, pois ele não tinha dado glória a Deus. Herodes foi comido pelos vermes e morreu.
24 Entretanto, a mensagem do Senhor se espalhava e continuava influenciando cada vez mais pessoas.
25 Barnabé e Saulo terminaram o seu trabalho em Jerusalém e regressaram para a cidade de Antioquia. Eles levaram consigo a João, que era conhecido como Marcos.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International