Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

Book of Common Prayer

Daily Old and New Testament readings based on the Book of Common Prayer.
Duration: 861 days
Nova Versão Transformadora (NVT)
Version
Salmos 87

Cântico; salmo dos descendentes de Corá.

87 No monte santo
está a cidade fundada pelo Senhor.
Ele ama a cidade de Jerusalém,
mais que qualquer outro lugar em Israel.[a]
Ó cidade de Deus,
que coisas gloriosas são ditas a seu respeito!

Interlúdio

Incluirei o Egito[b] e a Babilônia entre os que me conhecem,
também a Filístia e Tiro, e até a distante Etiópia;[c]
ali todos se tornaram seus cidadãos!
A respeito de Jerusalém[d] se dirá:
“Ali todos desfrutam os direitos de cidadãos”,
e o próprio Altíssimo abençoará a cidade.
Quando o Senhor registrar as nações, dirá:
“Ali todos se tornaram seus cidadãos!”.

Interlúdio

O povo tocará flautas[e] e cantará:
“A fonte de minha vida brota de Jerusalém!”.

Salmos 90

Oração de Moisés, homem de Deus.

90 Senhor, tu tens sido nosso refúgio
ao longo das gerações.
Antes que os montes nascessem,
antes que formasses a terra e o mundo,
de eternidade a eternidade, tu és Deus.

Fazes as pessoas voltarem ao pó quando dizes:
“Retornem ao pó, mortais”.
Para ti, mil anos são como um dia que passa,
breves como algumas horas da noite.
Arrastas as pessoas como numa enchente;
elas são como sonhos que desaparecem.
São como a grama que nasce pela manhã;
pela manhã, brota e floresce,
mas, à tarde, murcha e seca.
Somos consumidos por tua ira,
ficamos apavorados com tua fúria.
Tu pões diante de ti os nossos pecados,
nossos pecados secretos, e vês todos eles.
Passamos a vida debaixo de tua ira
e terminamos nossos dias com um gemido.

10 Recebemos setenta anos,
alguns chegam aos oitenta.
Mas até os melhores anos são cheios de dor e desgosto;
logo desaparecem, e nós voamos.
11 Quem conhece o poder de tua ira?
Grande é a tua fúria, como o temor de que és digno.
12 Ajuda-nos a entender como a vida é breve,
para que vivamos com sabedoria.

13 Ó Senhor, volta-te para nós!
Até quando te demorarás?
Tem compaixão de teus servos.
14 Satisfaze-nos a cada manhã com o teu amor,
para que cantemos de alegria até o final da vida.
15 Dá-nos alegria proporcional aos dias de aflição;
compensa-nos pelos anos em que sofremos.
16 Que nós, teus servos, vejamos teus feitos outra vez;
que nossos filhos vejam a tua glória.
17 Seja sobre nós a bondade do Senhor, nosso Deus;
faze prosperar nossos esforços,
sim, faze prosperar nossos esforços.

Salmos 136

136 Deem graças ao Senhor, porque ele é bom.
Seu amor dura para sempre!
Deem graças ao Deus dos deuses.
Seu amor dura para sempre!
Deem graças ao Senhor dos senhores.
Seu amor dura para sempre!
Deem graças ao único que realiza grandes maravilhas.
Seu amor dura para sempre!
Deem graças àquele que criou os céus com muita habilidade.
Seu amor dura para sempre!
Deem graças àquele que colocou a terra no meio das águas.
Seu amor dura para sempre!
Deem graças àquele que fez as luzes celestes:
Seu amor dura para sempre!
o sol para governar o dia,
Seu amor dura para sempre!
a lua e as estrelas para governarem a noite.
Seu amor dura para sempre!

10 Deem graças àquele que matou os filhos mais velhos dos egípcios.
Seu amor dura para sempre!
11 Ele tirou Israel do Egito.
Seu amor dura para sempre!
12 Agiu com mão forte e braço poderoso.
Seu amor dura para sempre!
13 Deem graças àquele que abriu o mar Vermelho[a] ao meio.
Seu amor dura para sempre!
14 Fez Israel atravessá-lo a salvo,
Seu amor dura para sempre!
15 mas lançou o faraó e seu exército no mar Vermelho.
Seu amor dura para sempre!
16 Deem graças àquele que guiou seu povo pelo deserto.
Seu amor dura para sempre!

17 Deem graças àquele que feriu mortalmente grandes reis.
Seu amor dura para sempre!
18 Ele matou reis poderosos:
Seu amor dura para sempre!
19 Seom, rei dos amorreus,
Seu amor dura para sempre!
20 e Ogue, rei de Basã.
Seu amor dura para sempre!
21 Entregou a terra desses reis como herança,
Seu amor dura para sempre!
22 sim, como herança a seu servo, Israel.
Seu amor dura para sempre!

23 Ele se lembrou de nós em nossa humilhação.
Seu amor dura para sempre!
24 Livrou-nos de nossos inimigos.
Seu amor dura para sempre!
25 Ele dá alimento a todos os seres vivos.
Seu amor dura para sempre!
26 Deem graças ao Deus dos céus.
Seu amor dura para sempre!

Gênesis 47:27-48:7

27 Enquanto isso, o povo de Israel se estabeleceu na região de Gósen, no Egito. Ali, adquiriram propriedades e tiveram muitos filhos, e sua população cresceu rapidamente. 28 Depois de chegar ao Egito, Jacó viveu mais dezessete anos; portanto, viveu ao todo 147 anos.

29 Quando se aproximava a hora de sua morte, Jacó[a] chamou seu filho José e lhe disse: “Peço que me faça um favor. Coloque sua mão debaixo da minha coxa e jure que mostrará sua bondade e lealdade a mim atendendo a este último desejo: não me sepulte no Egito. 30 Quando eu morrer, leve meu corpo para fora do Egito e sepulte-me com meus antepassados”.

José prometeu: “Farei como o senhor me pede”.

31 “Jure que o fará”, insistiu. José fez o juramento, e Jacó se curvou humildemente à cabeceira de sua cama.[b]

Jacó abençoa Manassés e Efraim

48 Certo dia, não muito tempo depois, avisaram José: “Seu pai está bastante doente”. José foi visitá-lo e levou consigo seus dois filhos, Manassés e Efraim.

Quando José chegou, anunciaram a Jacó: “Seu filho José está aqui para vê-lo”. Com as forças que lhe restavam, Jacó[c] se sentou na cama.

Jacó disse a José: “O Deus Todo-poderoso[d] me apareceu em Luz, na terra de Canaã, e me abençoou. Ele me disse: ‘Eu o tornarei fértil e multiplicarei seus descendentes. Farei de você muitas nações e darei esta terra de Canaã a seus descendentes como propriedade permanente’.

“Agora, tomo para mim, como meus próprios filhos, seus dois rapazes, Efraim e Manassés, nascidos aqui na terra do Egito antes de minha chegada. Eles serão meus filhos, como são Rúben e Simeão. Os filhos que você tiver depois deles, porém, serão seus e herdarão propriedades dentro do território dos irmãos deles, Efraim e Manassés.

“Muito tempo atrás, quando eu voltava de Padã-Arã,[e] Raquel morreu na terra de Canaã. Ainda estávamos viajando, a certa distância de Efrata (ou seja, Belém). Com grande tristeza, sepultei-a ali mesmo, junto ao caminho para Efrata”.

1 Coríntios 10:1-13

Lições da idolatria de Israel

10 Irmãos, não quero que vocês se esqueçam do que aconteceu muito tempo atrás, quando nossos antepassados foram guiados por uma nuvem que ia adiante deles e atravessaram o mar. Na nuvem e no mar, todos foram batizados como seguidores de Moisés. Todos comeram do mesmo alimento espiritual e todos beberam da mesma água espiritual, pois beberam da rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo. No entanto, Deus não se agradou da maioria deles, e seus corpos ficaram espalhados pelo deserto.

Tais coisas aconteceram como advertência para nós, a fim de que não cobicemos o que é mau, como eles cobiçaram, nem adoremos ídolos, como alguns deles adoraram. Segundo as Escrituras, “todos comeram e beberam e se entregaram à farra”.[a] E não devemos praticar a imoralidade sexual, como alguns deles praticaram, e morreram 23 mil pessoas num só dia.

Também não devemos pôr Cristo[b] à prova, como alguns deles puseram, e foram mortos por serpentes. 10 E não se queixem como alguns deles se queixaram, e foram destruídos pelo anjo da morte. 11 Essas coisas que aconteceram a eles nos servem como exemplo. Foram escritas como advertência para nós, que vivemos no fim dos tempos.

12 Portanto, se vocês pensam que estão de pé, cuidem para que não caiam. 13 As tentações em sua vida não são diferentes daquelas que outros enfrentaram. Deus é fiel, e ele não permitirá tentações maiores do que vocês podem suportar. Quando forem tentados, ele mostrará uma saída para que consigam resistir.

Marcos 7:1-23

Ensino sobre a pureza interior

Certo dia, alguns fariseus e mestres da lei chegaram de Jerusalém para ver Jesus. Observaram que alguns de seus discípulos comiam sua refeição com as mãos impuras, ou seja, sem lavá-las. (Pois todos os judeus, sobretudo os fariseus, não comem sem antes lavar cuidadosamente as mãos, como exige a tradição dos líderes religiosos. Quando chegam do mercado, não comem coisa alguma sem antes mergulhar as mãos em água. Essa é apenas uma das muitas tradições às quais se apegam, como a lavagem de copos, jarras e panelas.[a])

Então os fariseus e mestres da lei lhe perguntaram: “Por que seus discípulos não seguem a tradição dos líderes religiosos? Eles comem sem antes realizar a cerimônia de lavar as mãos!”.

Jesus respondeu: “Hipócritas! Isaías tinha razão quando profetizou a seu respeito, pois escreveu:

‘Este povo me honra com os lábios,
mas o coração está longe de mim.
Sua adoração é uma farsa,
pois ensinam doutrinas humanas
como se fossem mandamentos de Deus’.[b]

Vocês desprezam a lei de Deus e a substituem por sua própria tradição”.

Disse ainda: “Vocês se esquivam com habilidade da lei de Deus para se apegar à sua própria tradição. 10 Por exemplo, Moisés deu esta lei: ‘Honre seu pai e sua mãe’[c] e ‘Quem insultar seu pai ou sua mãe será executado’.[d] 11 Vocês, porém, ensinam que alguém pode dizer a seus pais: ‘Não posso ajudá-los. Jurei entregar como oferta a Deus aquilo que eu teria dado a vocês’.[e] 12 Com isso, desobrigam as pessoas de cuidarem dos pais, 13 anulando a palavra de Deus a fim de transmitir sua própria tradição. E esse é apenas um exemplo entre muitos outros”.

14 Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Ouçam, todos vocês, e procurem entender. 15 Não é o que entra no corpo que os contamina; vocês se contaminam com o que sai do coração. 16 Quem tem ouvidos para ouvir, ouça com atenção!”.[f]

17 Então Jesus entrou numa casa para se afastar da multidão, e seus discípulos lhe perguntaram o que ele queria dizer com a parábola que havia acabado de contar. 18 “Vocês também ainda não entendem?”, perguntou. “Não percebem que a comida que entra no corpo não pode contaminá-los? 19 O alimento não vai para o coração, mas apenas passa pelo estômago e vai parar no esgoto.” (Ao dizer isso, declarou que todo tipo de comida é aceitável.)

20 Em seguida, acrescentou: “Aquilo que vem de dentro é que os contamina. 21 Pois, de dentro, do coração da pessoa, vêm maus pensamentos, imoralidade sexual, roubo, homicídio, 22 adultério, cobiça, perversidade, engano, paixões carnais, inveja, calúnias, orgulho e insensatez. 23 Todas essas coisas desprezíveis vêm de dentro; são elas que os contaminam”.

Nova Versão Transformadora (NVT)

BÍBLIA SAGRADA, NOVA VERSÃO TRANSFORMADORA copyright © 2016 by Mundo Cristão. Used by permission of Associação Religiosa Editora Mundo Cristão, Todos os direitos reservados.