Book of Common Prayer
Qof
145 Eu o chamo com todo o meu coração, me responde, ó SENHOR,
pois quero obedecer às suas ordens.
146 Peço-lhe que me salve,
ajude-me a ser obediente aos seus ensinamentos.
147 Levanto-me de manhã cedo para pedir a sua ajuda,
confio na sua promessa.
148 Fico acordado toda a noite
meditando na sua palavra.
149 Ouça-me, SENHOR, de acordo com o seu amor fiel.
Deixe-me viver, segundo a sua justiça.
150 Os maus que me perseguem aproximam-se,
os que não querem saber da sua lei.
151 Mas o SENHOR está perto de mim,
e eu confio em todos os seus mandamentos.
152 Há muito tempo que sei que as suas regras
são válidas para sempre.
Resh
153 Olhe para o meu sofrimento e livre-me,
porque nunca me esqueci da sua lei.
154 Defenda a minha causa e salve-me,
deixe-me viver como prometeste.
155 Os maus estão longe de ser salvos,
pois eles não seguem as suas ordens.
156 SENHOR, a sua compaixão é muito grande,
conforme a sua justiça deixe-me viver.
157 São muitos os meus inimigos e perseguidores,
mas nunca deixarei de cumprir as suas ordens.
158 Vejo esses traidores e sinto nojo,
porque não obedecem à sua palavra.
159 Vê como amo todas as suas instruções,
deixe-me viver, segundo o seu amor fiel.
160 Todas as suas palavras são verdadeiras;
eternos e justos são todos os seus juízos.
Shin
161 Os príncipes me atacam sem razão,
mas eu só temo a sua palavra.
162 A sua palavra me faz feliz,
como se tivesse encontrado um grande tesouro.
163 Odeio e detesto a falsidade,
mas amo a sua lei.
164 Sete vezes por dia eu o louvo,
porque os seus ensinos são justos.
165 Os que amam a sua lei encontram a paz verdadeira,
e nada os fará cair.
166 Ó SENHOR, a minha esperança é que me salve,
eu obedeço aos seus mandamentos.
167 Faço o que as suas ensinamentos mandam
e tenho muito amor por eles.
168 Cumpro as suas instruções e as suas normas,
o Senhor sabe tudo o que eu faço.
Tau
169 Que o meu grito de socorro chegue ao SENHOR,
dê-me a sabedoria, como prometeu.
170 Ouça a minha oração
e salve-me como prometeu.
171 Sempre o louvarei,
pois o Senhor me ensinou os seus decretos.
172 Cantarei a respeito da sua palavra,
porque todos os seus mandamentos são justos.
173 Que a sua mão esteja pronta para me ajudar,
porque eu gosto das suas instruções.
174 O meu desejo é que me salve, ó SENHOR,
porque a sua lei é o meu prazer.
175 Que eu viva para louvá-lo,
que os seus ensinamentos me ajudem.
176 Tenho andado perdido como uma ovelha,
agora procure o seu servo,
pois eu nunca me esqueci dos seus mandamentos.
Feliz é quem teme a Deus
Cântico para os peregrinos.
1 Feliz é a pessoa que teme o SENHOR,
que faz o que ele manda!
2 Comerá do fruto do seu trabalho,
será feliz e tudo irá correr bem com ele.
3 Na sua casa, a sua mulher será
como uma parreira cheia de uvas;
em volta da sua mesa, os seus filhos
serão como rebentos de oliveira.
4 Assim será abençoado
todo aquele que teme o SENHOR.
5 Que, do monte Sião, o SENHOR o abençoe!
Que veja as bênçãos de Jerusalém durante toda a sua vida!
6 Que viva para ver os filhos dos seus filhos!
Que haja paz em Israel!
Deus é justo
Cântico para os peregrinos.
1 Tive muitos inimigos desde a minha juventude.
Que Israel diga:
2 Tive muitos inimigos desde a minha juventude,
mas nenhum conseguiu me vencer.
3 Como o arado abre sulcos na terra,
assim eles abriram feridas fundas nas minhas costas.
4 Mas o SENHOR é justo,
ele me livrou das cordas dos que fazem o mal.
5 Que todos os que odeiam Sião
sejam humilhados e obrigados a fugir!
6 Que sejam como a erva no telhado
que seca antes de crescer!
7 Que sejam como a erva que não serve para ceifar,
nem para fazer feixes.
8 Que ninguém que passe por eles diga:
“Que o SENHOR abençoe vocês;
nós os abençoamos em nome do SENHOR”.
Confiança em Deus
Cântico para os peregrinos.
1 Peço que me ajude, ó SENHOR,
do fundo do meu desespero.
2 Escute a minha voz, ó Senhor,
ouça o meu pedido de socorro.
3 SENHOR, se fizer uma lista dos nossos pecados,
ninguém será salvo.
4 Mas o Senhor nos perdoa,
para que tenhamos reverência diante do Senhor.
5 Toda a minha esperança está no SENHOR.
Confio na sua palavra.
6 Espero ansiosamente pelo Senhor,
mais do que os guardas esperam pelo amanhecer.
7 Israel, confie no SENHOR.
Só o SENHOR é fiel. Confie no seu amor e salvação.
8 Ele salvará Israel
de todos os seus pecados.
Destruição dos inimigos de Judá
12 Esta mensagem do SENHOR tem relação com Israel.
Mensagem do SENHOR, quem criou os céus,
quem colocou a base da terra,
e quem deu forma ao espírito humano:
2 —Vou converter Jerusalém numa taça que contém drogas. Todas as nações vizinhas irão beber dessa taça e, como consequência, não poderão pensar direito. Jerusalém será atacada, e Judá cairá numa armadilha. 3 Mas, nesse dia, eu converterei Jerusalém numa pedra muito pesada: qualquer pessoa que tentar carregar aquela pedra ficará muito machucada. E todas as nações da terra se unirão para lutar contra ela. 4 Porém, nesse dia, aterrorizarei todos os cavalos e farei com que os cavaleiros enlouqueçam. Deixarei cegos a todos os cavalos do inimigo e terei os meus olhos bem abertos para cuidar do povo de Judá. 5 Os líderes de Judá falarão para si mesmos: “Os habitantes de Jerusalém são fortes graças ao SENHOR Todo-Poderoso, seu Deus. 6 Nesse dia os líderes do exército serão como fogo queimando numa floresta ou num campo de pasto seco. Destruirão todos os povos vizinhos inimigos, aos do norte e aos do sul, e Jerusalém permanecerá segura em seu lugar”.
7 O SENHOR resgatará primeiro as famílias de Judá para que a família de Davi e os habitantes de Jerusalém não se achem mais importantes que Judá. 8 Mas o SENHOR será um escudo para os habitantes de Jerusalém. Mesmo o mais débil se tornará tão forte como Davi. Os da família de Davi serão como deuses (como o anjo do SENHOR aos olhos das nações).
9 —Nesse dia destruirei quase por completo qualquer nação que venha contra Jerusalém. 10 Encherei a família de Davi e os habitantes de Jerusalém com um espírito de bondade e compaixão. Eles me olharão, a quem eles atravessaram com uma lança, e se lamentarão como se estivessem sofrendo a morte de um filho único. Sentirão tanta amargura como quem sofre a morte do filho mais velho.
Bênçãos espirituais em Cristo
3 Louvado seja o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo. Em Cristo, Deus nos tem abençoado com todo o tipo de bênçãos espirituais dos céus. 4 Em Cristo, ele nos escolheu antes de o mundo ser criado para sermos um povo santo e sem pecado diante dele. Por causa do seu amor por nós, 5 Deus nos destinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo; esse era o seu desejo e o seu propósito. 6 Deus fez isso para trazer glória a si mesmo por causa da sua maravilhosa graça, e ele nos deu gratuitamente essa graça no seu amado Filho. 7 Em Cristo nós somos libertados pelo seu sangue e, pela sua rica graça, somos perdoados de nossos pecados. 8 Deus derramou a sua graça abundantemente sobre nós na forma de todo tipo de sabedoria e entendimento. 9 Ele nos fez conhecer o segredo do seu propósito, pois era isso o que ele queria. E ele planejou fazer isso por meio de Cristo. 10 O seu propósito era que, quando chegasse o momento certo, ele pudesse realizar o seu plano de reunir todas as coisas, tanto as do céu como as da terra, debaixo da autoridade de Cristo.
11 Em Cristo, nós fomos escolhidos, fomos predestinados para sermos o povo de Deus. Isto foi feito de acordo com o propósito da vontade daquele que faz todas as coisas, 12 para que nós, que fomos os primeiros a colocar a nossa esperança em Cristo, pudéssemos ter razão de louvar a sua glória. 13 Por meio de Cristo vocês também receberam o selo de Deus, que é o Espírito Santo que ele prometeu. Vocês o receberam quando ouviram a mensagem verdadeira, isto é, as Boas Novas a respeito da sua salvação, e creram em Cristo. 14 O Espírito Santo é a garantia de que nós receberemos a herança que Deus nos prometeu. Essa herança consiste na completa libertação do seu povo para o louvor da sua glória.
Jesus e Zaqueu
19 Jesus entrou em Jericó e foi atravessando a cidade. 2 Ali vivia um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos cobradores de impostos. 3 Ele queria ver quem era Jesus, mas não conseguia por causa da multidão e também porque era muito baixo. 4 Então, correndo à frente de todos, Zaqueu subiu em uma figueira-do-mato a fim de ver a Jesus, pois ele ia passar por ali. 5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse:
—Desça depressa, Zaqueu, pois eu tenho que ficar na sua casa hoje.
6 Ele desceu depressa e o recebeu com grande alegria. 7 Todos viram aquilo e começaram a reclamar, dizendo:
—Ele vai ficar na casa desse pecador!
8 Zaqueu se levantou e disse:
—Olhe, Senhor! Eu darei metade de tudo o que tenho aos pobres e, se enganei alguém para lhe tirar alguma coisa, eu devolverei quatro vezes mais.
9 Jesus, então, lhe disse:
—Hoje a salvação entrou nesta casa, pois este homem também vem da família de Abraão. 10 O Filho do Homem veio para procurar e salvar o perdido.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International