Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

Book of Common Prayer

Daily Old and New Testament readings based on the Book of Common Prayer.
Duration: 861 days
Nova Versão Transformadora (NVT)
Version
Salmos 140

Ao regente do coral: salmo de Davi.

140 Ó Senhor, livra-me dos perversos;
protege-me dos violentos,
dos que tramam o mal em seu coração
e provocam tumultos o tempo todo.
Sua língua fere como uma serpente;
veneno de víbora goteja de seus lábios.

Interlúdio

Ó Senhor, protege-me das mãos dos perversos;
guarda-me dos violentos,
pois eles tramam contra mim.
Os orgulhosos me prepararam uma armadilha;
estenderam uma rede
e armaram ciladas ao longo do caminho.

Interlúdio

Eu disse ao Senhor: “Tu és meu Deus!”;
ouve, Senhor, as minhas súplicas.
Ó Soberano Senhor,
meu salvador poderoso,
tu me protegeste no dia da batalha.
Senhor, não dês aos perversos o que desejam;
não permitas que seus planos maldosos tenham sucesso,
para que não se encham de orgulho.

Interlúdio

Sejam destruídos meus inimigos
pelo mesmo mal que tramaram contra mim.
10 Caiam sobre eles brasas ardentes;
sejam atirados no fogo,
ou em poços fundos de onde não poderão escapar.
11 Não permitas que os mentirosos prosperem em nossa terra;
derrama a calamidade sobre os violentos.

12 Sei, porém, que o Senhor defenderá a causa dos aflitos;
ele fará justiça aos pobres.
13 Certamente os justos louvarão teu nome;
os íntegros viverão em tua presença.

Salmos 142

Salmo[a] de Davi a respeito de sua experiência na caverna; uma oração.

142 Clamo em alta voz ao Senhor;
suplico pela misericórdia do Senhor.
Derramo diante dele minhas queixas
e lhe apresento minhas angústias.
Quando estou abatido,
somente tu sabes o caminho que devo seguir.
Aonde quer que eu vá,
prepararam armadilhas contra mim.
Procuro alguém que venha me ajudar,
mas ninguém sequer lembra que eu existo.
Não tenho onde me abrigar,
ninguém se importa com o que acontece comigo.
Então clamo a ti, Senhor,
e digo: “Tu és meu refúgio,
és tudo que desejo na vida.
Ouve meu clamor,
pois estou muito fraco.
Livra-me dos que me perseguem,
pois são fortes demais para mim.
Tira-me da prisão,
para que eu te dê graças.
Os justos se juntarão ao meu redor,
pois tu és bom para mim”.

Salmos 141

Salmo de Davi.

141 Ó Senhor, eu clamo a ti; vem depressa!
Ouve quando peço tua ajuda.
Aceita minha oração, como incenso oferecido a ti,
e minhas mãos levantadas, como oferta da tarde.
Assume o controle do que eu digo, Senhor,
e guarda meus lábios.
Não permitas que eu me desvie para o mal,
ou me envolva em atos perversos.
Não deixes que eu participe dos banquetes
dos que praticam o mal.

Firam-me os justos!
Será um favor!
Se eles me corrigirem, será remédio que dá alívio;
não permitas que eu o recuse.
Contudo, oro constantemente,
contra os perversos e tudo que eles fazem.
Quando seus líderes forem lançados num precipício,
ouvirão minhas palavras e saberão que são verdadeiras.
Como pedras que o arado traz à superfície,
seus ossos ficarão espalhados, sem que ninguém os enterre.[a]

Espero por tua ajuda, Senhor Soberano!
És meu refúgio; não permitas que me matem.
Guarda-me das armadilhas que me prepararam,
dos laços dos que praticam o mal.
10 Que os perversos caiam em suas próprias redes,
mas que eu consiga escapar.

Salmos 143

Salmo de Davi.

143 Ouve minha oração, Senhor;
escuta minha súplica!
Responde-me, pois és fiel e justo.
Não leves teu servo a julgamento,
pois diante de ti ninguém é inocente.
Meu inimigo me perseguiu;
derrubou-me no chão
e obrigou-me a morar em trevas, como as do túmulo.
Vou perdendo todo o ânimo;
estou tomado de medo.
Lembro-me de tempos passados;
reflito em todas as tuas obras
e penso em tudo que fizeste.
Levanto minhas mãos a ti em oração;
anseio por ti, como a terra seca tem sede de chuva.

Interlúdio

Vem depressa, Senhor, e responde-me,
pois meu ânimo se esvai.
Não te afastes de mim,
ou morrerei.
Faze-me ouvir do teu amor a cada manhã,
pois confio em ti.
Mostra-me por onde devo andar,
pois me entrego a ti.
Livra-me de meus inimigos, Senhor,
pois me refugio em ti.
10 Ensina-me a fazer tua vontade,
pois tu és meu Deus.
Que o teu Espírito bondoso me conduza adiante
por um caminho reto e seguro.
11 Pela honra do teu nome, Senhor,
preserva minha vida.
Por tua justiça,
tira-me deste sofrimento.
12 Por teu amor, acaba com meus inimigos
e destrói meus adversários,
pois sou teu servo.

Ezequiel 39:21-29

21 “Desse modo, mostrarei minha glória às nações. Todos verão o castigo que trouxe sobre eles e o poder de minha mão quando eu castigo. 22 E, daquele dia em diante, o povo de Israel saberá que sou o Senhor, seu Deus. 23 As nações saberão por que Israel foi enviado para o exílio: foi como castigo por causa do pecado, pois foram infiéis a seu Deus. Por isso me afastei deles e os entreguei a seus inimigos, para que os destruíssem. 24 Escondi deles o rosto e os castiguei por causa de sua impureza e de seus pecados.”

Restauração do povo de Deus

25 “Portanto, assim diz o Senhor Soberano: Acabarei com o exílio de meu povo;[a] terei compaixão de todo o Israel, pois tenho zelo por meu santo nome. 26 Quando voltarem para sua terra e viverem em segurança, sem que ninguém lhes cause medo, assumirão a responsabilidade por[b] sua vergonha e infidelidade no passado. 27 Quando eu os trouxer de volta das terras de seus inimigos, mostrarei minha santidade no meio deles, para que todas as nações a vejam. 28 Então meu povo saberá que eu sou o Senhor, seu Deus, pois os enviei para o exílio entre as nações e os trouxe de volta para sua terra. Não deixarei nenhum deles para trás 29 e nunca mais me afastarei deles, pois derramarei meu Espírito sobre o povo de Israel. Eu, o Senhor Soberano, falei!”.

1 João 3:1-10

Vejam como é grande o amor do Pai por nós, pois ele nos chama de filhos, o que de fato somos! Mas quem pertence a este mundo não reconhece que somos filhos de Deus, porque não o conhece. Amados, já somos filhos de Deus, mas ele ainda não nos mostrou o que seremos quando Cristo vier. Sabemos, porém, que seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele realmente é. E todos que têm essa esperança se manterão puros, como ele é puro.

Quem vive no pecado transgride a lei, pois todo pecado é contrário à lei. E vocês sabem que ele veio para tirar nossos pecados, e nele não há pecado. Quem permanece nele não continua a pecar. Mas quem continua a pecar não o conhece e não entende quem ele é.

Filhinhos, não deixem que ninguém os engane a este respeito: quando uma pessoa faz o que é justo, mostra que é justa, como ele é justo. Mas, quando continua a pecar, mostra que pertence ao diabo, pois o diabo peca desde o início. Por isso o Filho de Deus veio, para destruir as obras do diabo. Aquele que é nascido de Deus não vive no pecado, pois a vida de Deus[a] está nele. Logo, não pode continuar a pecar, pois é nascido de Deus. 10 Assim, podemos identificar quem é filho de Deus e quem é filho do diabo. Quem não pratica a justiça e não ama seus irmãos não pertence a Deus.

Mateus 10:24-33

24 “O discípulo não está acima de seu mestre, nem o escravo acima de seu senhor. 25 Para o discípulo é suficiente ser como seu mestre, e o escravo, como seu senhor. Uma vez que o dono da casa foi chamado de Belzebu, os membros da família serão chamados de nomes ainda piores!

26 “Não tenham medo daqueles que os ameaçam, pois virá o dia em que tudo que está encoberto será revelado, e tudo que é secreto será divulgado. 27 O que agora lhes digo no escuro, anunciem às claras, e o que sussurro em seus ouvidos, proclamem dos telhados.

28 “Não tenham medo dos que querem matar o corpo; eles não podem tocar na alma. Temam somente a Deus, que pode destruir no inferno[a] tanto a alma como o corpo. 29 Quanto custam dois pardais? Uma moeda de cobre?[b] No entanto, nenhum deles cai no chão sem o conhecimento de seu Pai. 30 Quanto a vocês, até os cabelos de sua cabeça estão contados. 31 Portanto, não tenham medo; vocês são muito mais valiosos que um bando inteiro de pardais.

32 “Quem me reconhecer em público aqui na terra, eu o reconhecerei diante de meu Pai no céu. 33 Mas quem me negar aqui na terra, eu também o negarei diante de meu Pai no céu.

Nova Versão Transformadora (NVT)

BÍBLIA SAGRADA, NOVA VERSÃO TRANSFORMADORA copyright © 2016 by Mundo Cristão. Used by permission of Associação Religiosa Editora Mundo Cristão, Todos os direitos reservados.