Book of Common Prayer
Alegria de estar na presença de Deus
Ao diretor do coro. Com a gitite. Salmo da família de Coré.
84 SENHOR Todo-Poderoso,
como amo o lugar onde vive!
2 Tenho saudades dos pátios do templo,
ó SENHOR, estou ansioso por estar lá.
O meu coração canta de alegria,
com todo o meu ser canto ao Deus vivo.
3 Ó SENHOR Todo-Poderoso, meu Rei e meu Deus,
até os pássaros encontraram um lugar no seu templo,
perto do altar, onde fazem os seus ninhos
e têm os seus filhotes.
4 Felizes são os que vivem no seu templo,
louvando-o continuamente. Selah
5 Felizes são os que sabem que a sua força depende do Senhor,
os que desejam ir ao seu templo.
6 Quando passam pelo vale de Baca[a],
o vale transforma-se num oásis,
abençoado pelas primeiras chuvas.
7 Eles caminham de aldeia em aldeia até chegar ao monte Sião
e se apresentar diante de Deus.
8 Ó SENHOR, Deus Todo-Poderoso, ouça a minha oração!
Ó Deus de Jacó, escute o que eu digo. Selah
10 Um dia no seu templo é melhor
do que mil dias em qualquer outro lugar.
Prefiro ficar na entrada da casa do meu Deus,
do que morar nas casas dos ímpios.
11 O SENHOR Deus é a nossa luz e proteção[d],
ele concede a graça e a honra.
O SENHOR não recusa nenhuma coisa boa
aos que vivem com integridade.
12 Ó SENHOR Todo-Poderoso,
felizes são aqueles que confiam no Senhor!
Elias no monte Horebe (Sinai)
19 O rei Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias fez, até como Elias tinha assassinado com a espada a todos os profetas. 2 Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias dizendo:
—Eu lhe garanto que amanhã a esta hora o matarei, assim como matou a esses profetas. Se não tiver sucesso, que me castiguem os deuses.
3 Elias se assustou tanto ao ouvir isto que escapou para salvar sua vida, levando consigo o seu servo. Foram a Berseba, que está em Judá, e Elias deixou o seu servo ali. 4 Então Elias caminhou todo o dia pelo deserto, se sentou debaixo de um arbusto e com vontade de morrer, disse:
—Já basta, SENHOR! Me deixe morrer, que não sou melhor do que os meus antepassados!
5 Então Elias se deitou ali, debaixo do arbusto, e dormiu. Um anjo se aproximou a Elias, o tocou e lhe disse:
—Levante-se e coma!
6 Elias viu que perto dele havia um pão cozido sobre um fogo de carvão e uma jarra de água. Elias comeu e bebeu e depois voltou a dormir.
7 Mais tarde o anjo do SENHOR se aproximou novamente, tocou nele e lhe disse:
—Levante-se e coma! Se não fizer isso, não terá a força necessária para a viagem. 8 Então Elias se levantou, comeu e bebeu. A comida lhe deu força suficiente para caminhar por quarenta dias e quarenta noites até chegar a Horebe, o monte de Deus. 9 Ali Elias entrou numa caverna e passou toda a noite.
Então o SENHOR disse a Elias:
—Elias, por que está aqui?
10 Ele respondeu:
—SENHOR, Deus Todo-Poderoso, eu sempre o servi da melhor maneira que pude, mas os israelitas quebraram a aliança que tinham com o Senhor. Eles destruíram os seus altares e mataram os seus profetas. Eu sou o único dos seus profetas que ficou com vida e agora eles querem me matar.
11 Então o SENHOR disse:
—Vá, e fique de pé diante do monte perante mim e eu passarei diante de você.[a]
Então passou o SENHOR e soprou um vento tão forte que quebrou uma parte do monte e quebrou grandes pedras diante do SENHOR, mas o SENHOR não estava no vento. Depois do vento, houve um terremoto, mas o SENHOR também não estava no terremoto. 12 Depois do terremoto passou um fogo mas o SENHOR também não estava no fogo. Depois do fogo, se ouviu um som muito suave.
Ministros de uma nova aliança
3 Por acaso começamos outra vez a elogiar a nós mesmos? Ou será que precisamos, como alguns, de cartas de recomendação para vocês, ou de vocês? Claro que não! 2 Vocês mesmos são a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos. 3 Vocês mostram que são uma carta de Cristo, o resultado do nosso trabalho. Uma carta que não foi escrita com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo. Uma carta que não foi escrita em placas de pedra,[a] mas nos corações humanos.
4 Nós temos esta confiança em Deus, por meio de Cristo. 5 Eu não quero dizer que somos qualificados para fazer este trabalho por nós mesmos. Ao contrário, a nossa qualificação vem de Deus. 6 Deus nos qualificou para sermos ministros de uma nova aliança, a qual não se baseia em uma lei escrita, mas no Espírito. Pois a lei escrita traz a morte, mas o Espírito dá a vida.
7 O ministério que foi caracterizado pela morte (isto é, a lei gravada com letras em pedras), estava cheia de glória. Essa glória era tanta que o povo de Israel não podia encarar o rosto de Moisés, por causa da glória refletida no seu rosto (embora mais tarde essa glória desaparecesse). 8 Se era tanta a glória daquele ministério, quanto maior não será a glória do ministério caracterizado pelo Espírito! 9 O ministério, pelo qual os homens são condenados, tinha uma grande glória. Quanto maior então não será a glória do ministério pelo qual os homens são declarados justos!
18 Portanto, todos nós temos o rosto descoberto e refletimos como um espelho a glória do Senhor. Nós somos transformados na sua própria imagem com uma glória cada vez maior. E esta é a obra do Senhor, que é o Espírito.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International