Add parallel Print Page Options

40 —No momento final, o rei do sul e o rei do norte terão um confronto. O rei do norte atacará o rei do sul com carruagens de combate, tropas de cavalos e barcos. O rei do norte virá como se fosse uma grande inundação acabando com tudo por onde ela passa. 41 O rei do norte também invadirá a nossa formosa terra e haverá muitos mortos, mas se salvarão os moradores de Edom e Moabe e os líderes de Amom. 42 O rei do norte seguirá atacando muitos países e chegará até o Egito. 43 Ficará com o ouro, a prata e as riquezas do Egito. Mais tarde chegará até a Líbia e Etiópia, 44 mas receberá notícias do leste e do norte que o deixarão furioso e assustado. Então sairá furioso para destruir totalmente muitas nações. 45 Ele armará as suas tendas entre o mar e o formoso monte santo.[a] Ali o malvado rei do norte morrerá e não terá ninguém que o ajude quando chegue o seu fim.

12 E o anjo continuou:

—Nesse momento chegará o grande príncipe Miguel[b], o qual protege ao seu povo.

“Será um tempo de muitas dificuldades e angústia,
    nunca antes aconteceu algo assim de ruim
    desde que as nações surgiram sobre a terra.
Mas nesse momento, todos os do seu povo,
    cujos nomes estejam escritos no livro,
    conseguirão se salvar.
A grande quantidade de mortos
    que descansa debaixo da terra[c] se levantará.
Alguns irão disfrutar da vida eterna,
    e outros serão envergonhados
    e rejeitados para sempre.
Os mestres sábios brilharão
    como a pureza do céu
e os que ensinaram ao povo
    a seguir o caminho certo
brilharão para sempre
    como as estrelas”.

—Daniel, guarde estas palavras como um segredo e sele o livro até o fim. Muita gente irá de um lado ao outro tentando achar o verdadeiro conhecimento. E o conhecimento aumentará.

Então, eu, Daniel, vi que outras duas pessoas estavam de pé. Cada uma delas estava numa das margens do rio. O homem vestido com a túnica de linho estava sobre as águas do rio. Um dos homens que estava à margem lhe perguntou:

—Quanto tempo falta até que todas essas coisas maravilhosas aconteçam?

O homem vestido de linho que estava sobre as águas levantou as mãos em direção ao céu. Escutei que ele fez uma promessa no nome do Deus que vive para sempre e disse:

—Serão três anos e meio.[d] O poder do povo santo será destruído e depois acontecerá tudo isto.

Escutei o que o homem falou mas não entendi bem. Por isso lhe preguntei:

—Meu Senhor, o que vem depois de tudo isso acontecer?

Ele me respondeu:

—Daniel, siga o seu caminho. Tudo isso é um segredo e a mensagem seguirá oculta até o momento final. 10 Muita gente será provada e sairá purificada e aperfeiçoada. Mas os que têm sido malvados não mudarão e não entenderão nada disto. Em contrapartida, os homens sábios entenderão tudo e muito bem.

11 —Passarão 1.290 dias desde a proibição da oferta diária até que o ídolo abominável seja colocado no templo. 12 Será muito afortunado quem conseguir esperar e sobreviver os 1.335 dias. 13 Daniel, agora siga o seu caminho até o final. Você descansará e, então, nos últimos dias, se levantará para receber a sua recompensa.

Footnotes

  1. 11.45 formoso monte santo É o monte sobre o qual a cidade de Jerusalém está construída.
  2. 12.1 príncipe Miguel É o arcanjo Miguel.
  3. 12.2 descansa debaixo da terra Literalmente, “que dorme no pó do chão”.
  4. 12.7 três anos e meio Literalmente, “uma estação, estações e meia”.

12 A primeira aflição passou. Mas depois destas coisas devem vir ainda mais duas.

13 O sexto anjo tocou a sua trombeta e eu ouvi uma voz que vinha dos quatro chifres do altar de ouro que estava diante de Deus. 14 A voz disse ao sexto anjo que tinha a trombeta:

—Solte os quatro anjos que estão presos perto do grande rio Eufrates.

15 Então, os quatro anjos que estavam preparados para essa hora, dia, mês e ano foram soltos para matar a terça parte de todas as pessoas. 16 O número dos exércitos da cavalaria era de duzentos milhões; eu ouvi o seu número. 17 E na minha visão percebi que os cavalos e os seus cavaleiros tinham couraças vermelhas como o fogo, azuis como o jacinto e amarelas como enxofre. As cabeças dos cavalos eram como cabeças de leões e das suas bocas saíam fogo, fumaça e enxofre. 18 E a terça parte da humanidade foi morta por meio destas três pragas: o fogo, a fumaça e o enxofre, que saíam das bocas dos cavalos. 19 O poder dos cavalos estava nas suas bocas e nas suas caudas, pois as suas caudas pareciam cobras com cabeças e com elas os cavalos causavam dano às pessoas.

20 O resto da humanidade, aqueles que não tinham sido mortos por estas pragas, mesmo assim não mudaram a sua forma de pensar nem de viver daquilo que tinham feito com suas mãos. Eles não deixaram de adorar os demônios e os ídolos de ouro, de prata, de bronze, de pedra e de madeira, os quais não podem ver, ouvir ou andar. 21 Nem tampouco mudaram o seu comportamento para não seguir cometendo assassinatos, feitiçarias, imoralidade sexual, ou roubos.

Read full chapter