A A A A A
Bible Book List

Provérbios 24-26O Livro (OL)

24 1/2 Não tenhas inveja de tudo o que os pecadores fazem, nem procures a sua convivência. Pois passam o tempo tramando violência e forjando mentiras.

3/4 Qualquer edificação tem de ser arquitectada com inteligência, e é por meio de planos bem estudados que ela se funda e se faz. E é assim, por meio do conhecimento, que se pode enriquecer com coisas preciosas e agradáveis.

5/6 Uma pessoa com bom senso e sabedoria tem muita força. Uma pessoa inteligente, com uma rica experiência da vida, redobra a sua própria força natural. Pois é justamente com essa sabedoria que se faz a táctica da guerra, mais do que com a força. E a vitória é em geral para os que lutaram tendo chefes inteligentes e generais bons conselheiros.

A sabedoria é coisa demasiado inacessível para os loucos. Nas assembleias serão incapazes de abrir a boca.

Quem está sempre a planear o mal fica conhecido como malfeitor. Os pensamentos das pessoas rebeldes são sempre maus, e o que despreza a verdade é a pior praga para a humanidade.

10 Se te mostrares fraco quando chegam as angústias, é porque a tua energia é realmente pouca!

11/12 Faz tudo para livrares os que estão condenados à morte, não fiques indiferente perante o seu destino. Não fujas às responsabilidades dizendo: “Mas eu não sabia de nada!” Deus, que conhece os corações, não saberá bem o que se passa no teu? Não dará Deus a cada um segundo as suas obras?

13/14 Come mel, meu filho, porque é um bom alimento e doce ao paladar. Pois assim é também a sabedoria para a tua alma. Se te encheres dela, terás um futuro feliz diante de ti, e as tuas esperanças se realizarão.

15/16 Não espies a morada do justo, ó homem perverso! Deixa-o em paz! Sabes bem que um justo, ainda que o faças cair sete vezes, de todas elas se levantará; mas tu, basta caíres uma vez para ficares liquidado.

17/18 Não te alegres com a queda do teu inimigo, nem quando vier a ficar em apuros, pois o Senhor, ao verificar a tua atitude, certamente te desaprova, e até é capaz de deixar de o castigar a ele.

19/20 Não tenhas inveja da aparente boa sorte que por vezes parece que têm os malfeitores. Não te preocupes com isso. Porque para os pecadores não há futuro de paz; a sua lâmpada apagar-se-á.

21/22 Respeita Deus, meu filho, e ama-o. Honra o chefe da tua nação e nunca te associes com rebeldes, porque de repente serás arrastado com eles para a ruína. E depois? Onde é que tudo isto vai acabar?

23 Eis mais alguns provérbios dos sábios: Não está certo num tribunal fazer-se acepção de pessoas, julgar uns diferentemente doutros, segundo a sua categoria social. 24/25 Um juiz que declare inocente um malfeitor será condenado pela sociedade e repudiado pela nação. Mas quem o condenar será louvado e receberá bênçãos.

26 É uma honra e uma prova de simpatia o receber-se respostas francas e honestas.

27 Planeia correctamente as tuas iniciativas; assegura-te de que não te vai faltar nada antes de empreender seja o que for na tua vida.

28/29 Não testemunhes sem motivo contra o teu próximo. Porque havias de mentir contra ele, se está inocente? Não digas: “Vou aproveitar para ajustar contas com ele. Há-de pagar-me tudo o que me fez!”

30/34 Passei pelo campo dum preguiçoso, um indivíduo verdadeiramente sem juízo, e vi-o coberto de mato, e de espinhos e cardos; e a cercadura derribada. Perante isto, fiquei a pensar e tirei para mim esta lição: A fazer mais uma soneca agora, descansando mais um bom pedaço daqui a pouco, relaxando-se com os braços cruzados um bocado mais tarde, assim é que a pobreza surpreende uma pessoa, sem se dar por isso, como o assalto dum ladrão, como o ataque dum homem violento.

Mais provérbios de Salomão

25 Estes provérbios a seguir foram descobertos e copiados pelos secretários de Ezequias, rei de Judá:

2/3 É um privilégio de Deus o manter certos actos seus em mistério; mas por seu lado os governantes têm como privilégio examinar tudo o que se passa. Contudo há coisas impenetráveis: o infinito do universo, as profundezas do nosso planeta e, frequentemente, as verdadeiras intenções políticas dos governantes!

4/5 Tiradas as escórias da prata, fica-se com prata de lei, pronta para o joalheiro. Da mesma forma, quando a administração pública é limpa de homens corruptos, o governo torna-se estável e firma-se na justiça.

6/7 Não te engrandeças a ti mesmo na presença das autoridades ou dos governantes, nem forces para que te considerem uma alta individualidade. Porque vale mais que sejam eles a convidar-te para o círculo das pessoas importantes, do que arriscares-te a ser publicamente envergonhado por não te tomarem em consideração.

8/10 Não estejas com muita pressa em levar a tribunal uma questão que tenhas com alguém. A conclusão do processo pode não te ser favorável e sujeitas-te a ficares numa situação extremamente desagradável. É preferível tentares liquidar o assunto directamente com a pessoa com quem estás em conflito. Em qualquer dos casos não tornes públicas as confidências que terceiros te tenham feito, para que, ao ouvirem-no, estes não venham a insultar-te e tu não tenhas mais meios de te livrares das calúnias.

11 Como maçãs douradas numa salva de prata, assim é uma boa palavra dita a seu tempo.

12 Como uma condecoração, ou como um distintivo de elevada honra, assim é a crítica sincera, objectiva e justa, para aquele que a sabe aceitar.

13 Como a frescura da neve no auge dos calores do Verão, assim é aquele que cumpre fielmente a sua missão para com quem o mandou.

14 Uma pessoa que promete, mas que nunca chega a dar, é como nuvens que passam sobre a terra seca sem nunca trazerem chuva.

15 Com muita paciência pode chegar-se a convencer até mesmo um magistrado; e as palavras brandas são capazes de quebrar ossos duros.

16 Gostas de mel? Não comas demais para que não venhas a enjoá-lo.

17 Não visites demais o teu amigo, senão, a certa altura, ele não poderá mais suportar-te.

18 Dizer mentiras sobre alguém fere tanto como se se lhe batesse com uma vara de ferro, ou o ferisse com uma arma.

19 Confiar num indivíduo desleal quando estamos aflitos é comer carne com um dente quase a partir-se ou correr com um osso do pé deslocado.

20 Pôr-se a cantar cantigas alegres ou dizendo piadas junto de quem está a sofrer, é a mesma coisa do que obrigar alguém a andar em camisa num dia de muito frio, ou esfregar uma ferida com sal!

21/22 Se aquele que te aborrece tem fome, dá-lhe de comer! Se tem sede, dá-lhe de beber! Porque assim fazendo fá-lo-ás sentir a vergonha, e Deus te recompensará.

23 Assim como o vento do norte traz o frio, também uma resposta torta provoca a ira.

24 Vale mais viver num canto dum sótão, do que numa bela casa mas com uma mulher implicadora e rabugenta.

25 Como água bem fresca para quem está sedento e cansado, assim são as boas notícias que se recebem de longe.

26 Um homem justo, mas que se compromete com os ímpios, é como uma fonte poluída, ou um poço que fica cheio de lama.

27 Tal como não é bom comer mel em exagero, assim também não está certo uma pessoa passar a vida a pensar nas honras que teria merecido.

28 Uma pessoa que não sabe ou não pode controlar-se é como uma cidade aberta, sem muralhas.

26 Assim como é um absurdo neve no Verão, e nunca se espera que chova durante as colheitas, assim também a honra não é coisa que possa condizer com tolos.

Uma maldição lançada sem motivo justo é como um pardal ou uma andorinha volteando no ar sem procurar atingir um objectivo preciso.

Os cavalos dominam-se com o chicote ou com o freio, e os tolos com uma vara para as costas.

4/5 Se responderes a um louco de acordo com a sua loucura arriscas-te a pareceres tão doido como ele. Mas se o contradisseres poderá vir a tomar consciência das suas aberrações.

Mandar uma mensagem por um insensato é como ficar sem pernas ou beber veneno.

Um provérbio na boca de um imbecil vale tanto como as pernas de um paralítico.

Como atar uma pedra a uma funda, assim é o dar honra a um idiota.

Como um pequeno espinho que se crava na mão dum bêbado, assim é um provérbio na boca dum doido, não lhe sente a força.

10 Um patrão pode obter melhores serviços dum aprendiz com vontade de trabalhar do que dum técnico treinado mas revoltado.

11 Como um cachorro que volta a farejar o que vomitou, assim é o imbecil que anda sempre a repetir as mesmas asneiras.

12 Há mais esperança para o insensato do que para o indivíduo que está cheio de si mesmo.

13/16 Diz o preguiçoso: “Não posso sair porque anda lá fora um animal feroz”. Revolve-se na cama pesadamente, como um velho portão nos seus gonzos. Sente-se tão cansado que até lhe custa levar a mão à boca para comer. E no entanto tem-se por tão inteligente como sete professores juntos.

17 Quem se mete numa discussão que não é da sua conta é como se pegasse num cão pelas orelhas.

18/19 Um indivíduo que conta uma mentira a outro e depois diz: “Foi só por brincadeira” é como um demente com uma arma na mão lançando a morte à sua volta.

20 Sem lenha, o fogo acaba por apagar-se. Também sem a difamação acabam as contendas.

21 Assim como o carvão ou a lenha são bons para acender o fogo, da mesma forma um indivíduo conflituoso dum momento para o outro é capaz de levantar uma briga.

22 Para um intriguista, a tagarelice é como um petisco apetitoso que lhe consola o íntimo.

23 Belas palavras podem por vezes encobrir um coração maligno, tal como um esplêndido esmalte pode revestir um vaso de metal ordinário.

24/26 Uma pessoa com ódio no coração pode ser capaz de falar com muita amabilidade; mas não é de fiar, porque no seu interior esconde sentimentos perversos; não lhe dês ouvidos, mesmo que te venha suplicar coisas, em tom comovido. Por muito que dissimule o que lhe vai na alma, um dia toda a gente virá a conhecê-lo bem.

27 Quem preparar uma cilada contra outros, virá a cair nela. Ao pretender rolar uma pedra contra alguém, esta acabará por esmagá-lo.

28 A bajulação é no fundo uma forma de querer mal àqueles que gostam de a ouvir. Uma língua lisonjeira só serve para fazer ruína.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes