Add parallel Print Page Options

Propósito e tema

Provérbios de Salomão, filho de David, rei de Israel, destinados a dar a conhecer a sabedoria, dar educação e ensinar também a compreender palavras cheias de profundo sentido. Para que se tenha um entendimento esclarecido e para que se seja justo, reto, íntegro na vida. Destinam-se ainda a formar e a enriquecer a mente de pessoas simples e a dar capacidade de compreensão aos jovens. Quanto aos que têm instrução, que aprofundem a sabedoria; tornem-se hábeis na exploração do significado dos ditos e enigmas dos sábios.

O temor do Senhor é o princípio de todo o conhecimento; só os loucos recusam ser ensinados.

Exortações para abraçar a sabedoria

Ouve o teu pai e a tua mãe e não desprezes o que te ensinarem. Porque o que aprenderes com eles será como um diadema na tua cabeça e um colar no teu pescoço.

10 Meu filho, se pecadores quiserem aliciar-te, nunca lhes cedas! 11 Se te disserem: “Vem connosco!”, volta-lhes as costas. Dir-te-ão: “Vamos lá! A gente, sem ninguém saber, rouba este aqui, mata aquele inocente além; 12 apanhamo-los vivos e mandamo-los inteirinhos para a cova! 13 Ficará para nós o belo quinhão que cá deixarem e assim encheremos os bolsos! 14 Tiramos à sorte e tu terás a tua parte connosco.”

15 Não, meu filho! Não vás com eles! Desvia-te de gente semelhante! 16 Porque o seu modo de vida é o crime; são especialistas no assassínio. 17 Apesar de até uma ave saber desviar-se, quando lhe preparam uma armadilha, 18 estas pessoas deixam-se apanhar pelas suas próprias ciladas. 19 Este é o destino de todo aquele que vive da rapina, e esta levá-lo-á à violência e à morte.

O perigo de rejeitar a sabedoria

20 A sabedoria clama, em voz bem alta, pelas ruas da cidade e nos cruzamentos; 21 sobre os muros eleva a sua voz, diante das portas da cidade, na frente de todos: 22 “Ó gente insensata! Até quando continuarão a viver contentes com a loucura? Até quando continuarão a desprezar a sabedoria e a contestar a evidência dos factos? 23 Venham ouvir e convençam-se com os meus argumentos. Derramarei sobre vocês um espírito de sabedoria e dar-vos-ei a conhecer a minha mensagem.

24 Tantas vezes vos chamei e não quiseram vir; insisti convosco, estendendo a mão, mas ninguém me deu atenção. 25 Rejeitaram os meus conselhos; não fizeram caso da minha repreensão. 26 Por isso, quando se encontrarem em dificuldades, será a minha vez de me rir e de me divertir com os vossos medos. 27 Quando esses medos vos sobrevierem, como uma tenebrosa tempestade, quando estiverem submergidos pela angústia e pelo pânico, 28 então, ao gritarem pela minha ajuda, não responderei; embora me procurem ansiosamente, não me acharão. 29 Porque preferiram desprezar a sabedoria e rejeitaram o temor do Senhor. 30 Voltaram-me as costas e desprezaram o meu juízo. 31 Essa é a razão por que terão de vir a comer o fruto amargo da vossa própria conduta e terão de fartar-se com as consequências desastrosas das vossas opções. 32 Porque é pela sua imprudência que a gente insensata morrerá; a segurança dos doidos matá-los-á. 33 Mas todos os que me derem ouvidos viverão em paz e segurança, e sem medo.”

Benefícios morais da sabedoria

Meu filho, se aceitares as minhas palavras e guardares os meus mandamentos, se ouvires atentamente a sabedoria e abrires o teu coração para o entendimento; sim, se quiseres melhor compreensão das coisas da vida, e discernimento, se buscares essas coisas como se fossem dinheiro, ou um tesouro precioso escondido, então entenderás a importância de temer o Senhor e chegarás ao conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá sabedoria! Das suas palavras vêm o conhecimento e a inteligência. Ele garante a verdadeira sabedoria aos retos; é um escudo para os que andam com integridade; protege-os para que a sua conduta se conforme com os juízos de Deus.

Só então saberás distinguir a justiça e a injustiça, o direito e o errado, e poderás tomar as decisões corretas em cada situação. 10 Porque a sabedoria penetrará no teu coração e o entendimento da vida será para ti uma fonte de alegria. 11 O bom senso te guardará e o entendimento te protegerá, 12 mantendo-te afastado de maus caminhos e de gente que fala falsidades. 13 São pessoas que se desviam dos caminhos retos de Deus para trilharem os tenebrosos, que só conduzem à maldade. 14 Ficam felizes quando praticam o mal; gozam intimamente com os seus pecados. 15 Tudo o que fazem é andar por caminhos errados e turtuosos.

16 Só a sabedoria pode proteger um homem dos falsos afagos de uma mulher leviana; 17 mulher que deixou o companheiro da sua mocidade e desprezou a aliança do seu Deus. 18 A sua casa e a sua vida familiar resvalam por um caminho de morte. 19 Todos os que a procuram estão condenados e impossibilitados de encontrar os caminhos da vida.

20 Portanto segue as pisadas dos que andam nos caminhos do bem; mantém-te nos trilhos da justiça. 21 Porque só os retos habitarão a Terra e os íntegros nela permanecerão. 22 Os malvados serão removidos da Terra; os infiéis serão tirados dela!

A coleta para o povo de Deus

16 E agora eis as instruções com respeito à coleta de dinheiro que estão a fazer para enviar aos crentes em Jerusalém. Aliás, são as mesmas instruções que dei às igrejas da Galácia. Todos os domingos, cada um ponha de parte uma quantia daquilo que ganhou durante a semana, destinada a esta oferta. Não esperem que eu chegue, para fazer a coleta de uma só vez. Então, quando eu aí estiver, enviarei essa vossa oferta de amor fraternal a Jerusalém, acompanhada de uma carta, por intermédio de pessoas escolhidas por vocês. E se for conveniente que eu vá também, poderemos fazer juntos, eles e eu, essa viagem.

Pedidos pessoais

A minha ida ocorrerá depois de ter passado primeiro na Macedónia. Possivelmente será convosco que estarei mais tempo, talvez até todo o inverno, e então poderão deixar-me partir para o destino seguinte. Na verdade, desta vez não quero fazer-vos apenas uma visita de passagem; desta vez hei de ficar uma temporada, se Deus o permitir. No entanto, ficarei aqui em Éfeso até à celebração do Pentecostes. Porque existe uma porta bem aberta para fazer um grande trabalho aqui e muitas pessoas estão a corresponder, o que não impede que haja muitos inimigos.

10 Se Timóteo aí for, recebam-no o melhor que puderem, porque tem trabalhado na obra do Senhor tal como eu. 11 Que ninguém tenha menos consideração por ele, mas que regresse feliz. Fico à sua espera e dos outros que o acompanham.

12 Pedi também a Apolo que vos visitasse na companhia de outros irmãos, mas achou que não devia fazê-lo agora; irá visitar-vos mais tarde, quando tiver uma oportunidade.

13 Mantenham-se vigilantes; permaneçam fiéis ao Senhor; sejam firmes e corajosos; que a vossa vida espiritual seja forte e enérgica. 14 E tudo o que fizerem que seja com bondade e amor.

15 Como sabem, Estéfanas e a sua família foram os primeiros a tornarem-se cristãos na Acaia, consagrando as suas vidas ao serviço dos filhos de Deus. 16 Sigam as suas diretivas e as de todos os outros que trabalham no vosso meio com verdadeira dedicação. 17 Estou muito contente por Estéfanas, Fortunato e Acaico nos terem vindo visitar. Fizeram por mim o que vocês não puderam em virtude de estarem longe. 18 Serviram-me de maravilhoso estímulo e estou certo de que também o foram para vocês. Espero que apreciem, no seu justo valor, o trabalho de homens como estes.

Saudações finais

19 Aqui, da província da Ásia, as igrejas enviam-vos as suas melhores saudações. Áquila e Priscila mandam-vos toda a sua afeição, assim como os que se reúnem na sua casa para o culto. 20 Todos os crentes daqui vos enviam recomendações. E vocês mesmos saúdem-se com um beijo fraterno.

21 E agora sou eu mesmo, Paulo, a escrever com a minha própria mão.

22 Se alguém não ama o Senhor que seja objeto do seu julgamento. O Senhor Jesus vem!

23 Que a graça do Senhor Jesus Cristo seja convosco!

24 Envio-vos toda a minha afeição, na comunhão de todos os que pertencem a Cristo Jesus. Que assim seja!