A A A A A
Bible Book List

Levítico 1-4O Livro (OL)

A oferta queimada

1/2 O Senhor falou a Moisés do tabernáculo, e mandou­lhe que desse as seguintes instruções ao povo de Israel: “Quando sacrificarem ao Senhor tragam animais do vosso gado, dos vossos rebanhos.

Se o vosso sacrifício for de gado que oferecem como oferta queimada, que seja sempre um macho, sem defeito. Tragam o animal até à porta do tabernáculo onde os sacerdotes aceitarão a sua oferta ao Senhor. 4/9 A pessoa que oferece porá a mão sobre a cabeça do animal. A morte do animal será aceite por Deus em lugar da morte do homem que o trouxe; essa morte é o castigo dos seus pecados. O homem matará então o animal ali perante o Senhor; e os filhos de Arão, os sacerdotes, apresentarão o sangue ao Senhor, espargindo­o à volta do altar que está à entrada do tabernáculo. Depois os sacerdotes tirarão a pele do animal e o partirão em pedaços. Porão lenha sobre o altar, acenderão o fogo e colocarão os pedaços, a cabeça e a gordura sobre a lenha. Os órgãos intestinos e as patas deverão ser lavados com água, e depois os sacerdotes queimarão tudo sobre o altar, e será um holocausto com que o Senhor se agradará.

10/13 Se o vosso sacrifício for uma ovelha ou uma cabra como oferta queimada, deverá ser igualmente um macho, sem defeito. O homem que o trouxer matá­lo­á perante o Senhor, no lado norte do altar, e os filhos de Arão, os sacerdotes, espargirão o seu sangue à volta do altar. Então o homem esquartejá­lo­á, e os sacerdotes porão os pedaços, mais a cabeça e a gordura, sobre a lenha no altar. Porém as partes intestinas e as patas serão primeiro lavadas com água. Depois os sacerdotes queimarão tudo sobre o altar como uma oferta ao Senhor. É uma oferta queimada com que o Senhor se agrada.

14/15 Se o vosso sacrifício for um pássaro como oferta queimada, deverá escolher entre uma rola ou um pombinho. Um sacerdote trará a ave sobre o altar, torcer­lhe­á o pescoço e o sangue será escoado junta do altar. 16 Então o sacerdote tirará o papo e as penas, lançando­os para o lado oriental do altar, para o lugar onde estão as cinzas. 17 Depois fende­a por entre as asas mas sem as separar, e queimará tudo sobre o altar. É uma oferta queimada com que o Senhor se agrada.”

A oferta de cereais

1/2 “Se o vosso sacrifício for uma oferta de cereais, será de farinha fina misturada com azeite e incenso. Tomará um punhado de farinha, deitando­lhe azeite e juntando todo o incenso, trazendo­o a um dos sacerdotes para que o queime, em representação de toda a oferta, e o Senhor se agradará disso. O resto da farinha deverá ser dado a Arão e aos seus filhos como alimento; mas toda ela deverá ser considerada uma santa oferta queimada ao Senhor.

4/7 Se for antes pão cozido no forno, aquilo que vier a ser trazido como oferta ao Senhor, deverá ser feito de farinha finamente moída, amassada com azeite, mas sem fermento. Bolachas, sem fermento, mas untadas com azeite podem também servir para oferta. Se o vosso sacrifício for uma oferta de cereais feita na frigideira, será de farinha moída muito fino, sem fermento e amassada com azeite. Parte­se isso em pedaços, deita­se­lhe azeite em cima — será assim igualmente uma oferta de cereais. Se a oferta for cozida numa panela, deverá também ser de fina farinha com azeite.

Contudo, seja como ela for — ou cozida no forno, ou frita na frigideira, ou cozida na panela — essa oferta de cereais deverá ser trazida ao sacerdote que a levará ao altar para a apresentar ao Senhor. 9/10 Os sacerdotes deverão queimar apenas uma porção representativa mas toda ela será plenamente apreciada pelo Senhor. O resto pertence aos sacerdotes para seu alimento, mas o todo é considerado como uma santa oferta queimada ao Senhor.

11/12 Não empreguem fermento nas vossas ofertas de farinha; porque nem fermento, nem tão pouco mel, é permitido nas ofertas queimadas ao Senhor. Poderão oferecer pão e mel como oferta de gratidão por ocasião das colheitas, mas não como ofertas queimadas. 13 Toda a oferta será temperada com sal, porque o sal é uma lembrança do pacto com Deus.

14/15 Se a vossa oferta for dos primeiros frutos das vossas colheitas, debulha o grão das espigas verdes, tosta­os e oferece isso então ao Senhor. Põe azeite e incenso na oferta porque é uma oferta de cereais. Então o sacerdote queimará uma parte desse grão debulhado, misturado com azeite e todo o incenso, como memorial perante o Senhor.”

Sacrifício de gratidão

“Se o vosso sacrifício for de gratidão ao Senhor, pode oferecer tanto um boi como uma vaca, mas deverá ser sem defeito algum, para poder ser oferecido ao Senhor. 2/5 O homem que o trouxer porá a mão sobre a cabeça do animal, e matá­lo­á à porta do tabernáculo. Os filhos de Arão, os sacerdotes, derramarão o sangue sobre os lados do altar, e queimarão perante o Senhor a gordura que cobre as partes intestinas, os dois rins com a sua gordura e a vesícula biliar. É uma oferta queimada com que o Senhor se agrada.

Se o vosso sacrifício de gratidão ao Senhor for antes gado miúdo, não deverá ter defeito algum, e pode ser tanto um macho como uma fêmea. 7/11 Se for um cordeiro, o homem que o trouxer por­lhe­á a mão na cabeça e o matará à entrada do tabernáculo. Os sacerdotes derramarão do sangue dele à volta do altar, e oferecerão sobre o altar a gordura, a cauda, cortada rente ao espinhaço, a gordura que cobre as partes internas, os dois rins com a sua gordura, e a vesícula biliar, como oferta queimada ao Senhor.

12/17 Se for um cabrito para oferecer ao Senhor, por­lhe­á a mão na cabeça e matá­lo­á à entrada do tabernáculo. Os sacerdotes aspergirão o seu sangue sobre os lados do altar, e neste oferecerão, como oferta queimada para o Senhor, a gordura que cobre os órgãos internos, os dois rins e a gordura que está sobre eles e a vesícula. É uma oferta queimada com que o Senhor se agrada. Toda a gordura é do Senhor. Aliás, isto é uma lei em toda a vossa terra para sempre: não comerão nem gordura nem sangue.”

A oferta pelos pecados

O Senhor deu mais estas instruções a Moisés: “Diz ao povo que estas são as minhas leis respeitantes a alguém que, sem intenção, violar algum dos meus mandamentos.

3/12 Se um sacerdote pecar sem ser propositadamente, trazendo contudo culpa sobre o povo, deve oferecer ao Senhor um novinho sem defeito para expiação do seu pecado. Deverá trazê­lo à porta do tabernáculo, pôr­lhe a mão na cabeça e matá­lo na presença de Jeová. Depois esse sacerdote tomará do sangue do animal e o trará até dentro do tabernáculo; porá o seu dedo no sangue e deverá espargi­lo sete vezes, perante o Senhor, diante do véu que separa o lugar santíssimo. Seguidamente porá igualmente um pouco de sangue nos chifres do altar de incenso que está perante o Senhor, no tabernáculo. O resto do sangue será derramado na base do altar das ofertas queimadas à entrada do tabernáculo. Então tomará toda a gordura das entranhas, os dois rins e a respectiva gordura e a vesícula biliar, e queimará tudo no altar das ofertas queimadas, tal como no caso do boi ou vaca sacrificados como oferta de gratidão. Contudo o que ficar do novilho — a pele, a carne, a cabeça, as patas, os órgãos internos e os intestinos — será transportado para um lugar fora do acampamento, para um lugar ritualmente limpo, o mesmo lugar para onde se levam as cinzas do altar, e queimará tudo num fogo de lenha.

13/21 Se for toda a nação de Israel que pecar, sem se dar conta disso, e fizer alguma coisa que Jeová tenha dito para não se fazer, o povo ficará, por consequência, culpado. Quando se derem conta do que aconteceu deverão oferecer um novilho como sacrifício de expiação do pecado e trazê­lo até diante do tabernáculo, onde os anciãos da nação porão as mãos sobre a cabeça do animal e o matarão na presença do Senhor. Então o sacerdote trará o seu sangue para dentro do tabernáculo, molhará o dedo nele e o salpicará sete vezes diante do Senhor, na frente do véu. Depois porá do sangue nos chifres do altar que está no tabernáculo, diante do Senhor, e o resto irá vazá­lo na base do altar das ofertas queimadas, no pátio, à entrada do tabernáculo. Tirará toda a gordura e a queimará sobre o altar. E seguirá o mesmo processo da oferta de pecado; desta maneira o sacerdote fará a expiação por toda a nação, e todos serão perdoados. O sacerdote transportará depois o novilho para fora do campo e o queimará ali, tal como se fosse uma oferta de expiação do pecado de um indivíduo; somente que desta vez é por expiação do pecado de toda a nação.

22/26 No caso de ser antes um ancião que pecar, sem ser com intenção, e se tornar culpado de desobediência a uma das leis de Deus, logo que tal facto lhe seja notificado deverá trazer como sacrifício um bode, sem defeito. Por­lhe­á a mão na cabeça e o matará no lugar onde são mortas as ofertas queimadas e apresentá­lo­á ao Senhor. Este é o sacrificio que apresenta para a expiação do seu pecado. Seguidamente o sacerdote tomará algum do sangue do animal e com o dedo porá dele nos chifres do altar dos holocaustos; o resto do sangue será derramado na base do altar. Toda a gordura será queimada sobre o altar, tal como se fosse o sacrifício de uma oferta de gratidão; dessa maneira o sacerdote fará a expiação do pecado cometido pelo chefe do povo, e este será perdoado.

27/28 Se se tratar de alguém do povo que tiver pecado, mas sem ter consciência disso, será considerado culpado. Mas assim que a sua consciência for despertada para tal facto, deverá trazer como sacrifício uma cabra sem defeito para expiar o seu pecado. 29/31 Tem de trazê­la para o sítio onde os animais oferecidos em holocausto são mortos, e aí por­se­á a mão na cabeça e a matará. O sacerdote molhará o dedo no sangue do animal e o porá nos chifres do altar das ofertas queimadas. O resto do sangue, o sacerdote o derramará na base do altar. Toda a sua gordura lhe será tirada, tal como se faz para o sacrifício de oferta de gratidão, e o sacerdote a queimará no altar, sendo de agrado ao Senhor. Assim o sacerdote fará expiação por esse homem, o qual será perdoado.

32/35 No entanto se ele preferir trazer um cordeiro como sacrifício pelo seu pecado, deverá ser fêmea, sem nenhum defeito físico. Deverá trazê­la para o sítio onde são mortos os holocaustos, por­lhe­á a mão na cabeça e matá­la­á, como uma oferta em sacrifício pelo pecado. O sacerdote tomará um pouco do sangue, com o dedo, e o porá nos chifres do altar dos holocaustos, derramando o resto na base do mesmo. Quanto à gordura, tirá­la­á tal como faz com o cordeiro da oferta de gratidão e o sacerdote a queimará no altar, da mesma forma que com qualquer outro sacrifício apresentado a Jeová pelo fogo. O sacerdote faz assim expiação por essa pessoa, e o seu pecado será perdoado.”

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes