A A A A A
Bible Book List

Eclesiastes 5-8 O Livro (OL)

Atitude para com Deus

Quando entrares na casa de Deus, fá-lo numa atitude de reflexão! Entra com a intenção de escutar e não de oferecer sacrifícios, como fazem os insensatos, que nem sequer compreendem que fazem mal. Não fales precipitadamente, nem faças promessas irrefletidas a Deus, pois ele está nos céus e tu aqui na Terra; mede bem o que dizes.

Assim como os muitos sonhos nascem da muita atividade, assim também, quanto mais se fala, mais riscos se correm de se proferirem disparates.

Por isso, quando fizeres uma promessa a Deus, cumpre-a sem tardar; Deus não gosta de gente inconsequente, cumpre aquilo que prometeste. Vale muito mais não prometer coisa nenhuma do que prometer e depois não cumprir. Neste caso, a tua boca fez-te pecar. Não tentes defender-te, dizendo ao mensageiro de Deus que se tratou de um engano. Isso suscitaria a cólera de Deus, o qual acabaria com a tua prosperidade.

Andar na vida a sonhar, em vez de realizar atos concretos, é tão inútil como proferir muitas palavras sem sentido. Por isso, tem cuidado em temer a Deus.

Riquezas são ilusão

Se vires algum pobre oprimido pelo rico e a violência a substituir a justiça, em qualquer ponto da terra, não te surpreendas! Porque cada funcionário está sob as ordens de um outro, que lhe é superior, e o chefe de todos eles tem ainda alguém que lhe está acima. Todos devem usufruir do que a terra produz; até o mais alto magistrado se serve dela.

10 Aquele que ama o dinheiro, nunca tem o bastante. É uma loucura pensar que a riqueza traz felicidade!

11 Quanto mais tiveres, mais gastarás, até ao limite dos teus recursos. Por isso, de que serve ser-se rico? Apenas para ver o dinheiro fugir por entre os dedos!

12 O trabalhador dorme bem, quer tenha pouco ou muito para comer, mas o rico, por causa dos muitos cuidados que lhe traz a fortuna, sofre de insónias.

13 Há outra situação dramática, que verifiquei por toda a parte, a de alguém que põe dinheiro de lado, mas para seu próprio prejuízo. 14 Se investir e perder capital num mau negócio, nada terá para deixar ao filho. 15 Deixará a Terra, como quando chegou, sem nada possuir. 16 Isto é igualmente um problema sério, porque todo o seu trabalho de nada lhe serviu; andou a trabalhar para o vento. 17 O resto da sua vida será obscurecida por numerosos cuidados, sofrimentos e irritações.

18 No entanto, vi uma coisa boa, uma pessoa a comer e a beber, a aproveitar os resultados do seu trabalho, durante o tempo de vida que Deus lhe deu. Essa é a porção que lhe cabe. 19 Na verdade, é muito bom, se uma pessoa tiver recebido de Deus riqueza e saúde e puder desfrutar delas. Gozar do seu trabalho e aceitar a parte que lhe toca na vida é, na verdade, um dom de Deus. 20 A pessoa que fizer isso não necessitará de olhar para trás, com tristeza, porque Deus lhe enche o coração de felicidade.

Há um mal que vi acontecer, frequentemente, em toda a parte e com toda a gente. Deus deu a alguns grandes riquezas e honra, de tal forma que podem ter tudo quanto pretendem, mas não lhes permite gozarem do que têm. Outros, vindos de outro lado, é que ficam com o que eles tinham! Ora isto é ilusão e sofrimento cruel.

Se um indivíduo tiver uma centena de filhos e filhas, e viver até ser muito velho, mas ao morrer deixar tão pouco dinheiro que os filhos nem sequer lhe possam fazer um funeral decente, digo que era melhor que tivesse sido um nado-morto. O seu nascimento não teria sido considerado e acabaria por ir para as trevas, sem ter tido um nome. Não teria visto o Sol e nem sequer se daria conta da sua existência, e isso teria sido melhor do que ser velho e infeliz. Ainda que viva dois mil anos, mas não tiver felicidade, de que serve isso? Afinal, não estamos todos a caminhar para o mesmo fim?

Todo o homem trabalha para comer e, contudo, o seu apetite jamais encontra satisfação. Que vantagem tem, então, o sábio sobre o insensato, ou que vantagem tem o pobre em saber como enfrentar a vida?

Mais vale aquilo que se vê do que aquilo que se imagina. O andar só a sonhar com coisas belas é loucura, é andar a correr atrás do vento.

10 Todas as coisas têm já o seu destino fixado; muito antes, já está decidido aquilo que qualquer homem deverá ser. De nada serve discutir com Deus sobre o nosso destino.

11 Quanto mais se falar, menos significado terão as nossas palavras; por isso, de que serve procurar falar a todo o custo?

12 Nestes poucos dias da nossa vida de ilusão, quem é que nos pode dizer a melhor forma de desfrutar a vida que passa como uma sombra? Quem é que pode saber o futuro, depois de ter morrido?

A sabedoria

Uma boa reputação vale muito mais do que um bom perfume.
O dia em que alguém morre é melhor do que aquele em que nasceu.
É mais útil ir a funerais do que a festas,
porque todos teremos de morrer,
e é uma boa coisa pensar nisso enquanto é tempo.
A tristeza tem mais valor do que o riso,
pois a tristeza exerce sobre nós um efeito depurador.
Sim, uma pessoa sábia pensa muito na morte,
enquanto o insensato só pensa em gozar bem o presente.
Vale mais ser criticado por alguém
que tem sabedoria do que ser louvado por um tolo!
O cumprimento dum tolo vale tanto como um papel a arder;
seria ridículo alguém deixar-se impressionar por ele.

A opressão faz endoidecer, até as pessoas com entendimento;
é coisa que corrompe as capacidades mentais.

Acabar é melhor do que começar!
Ser paciente tem mais valor do que ser orgulhoso!
Não sejas precipitado,
isso é comportamento de insensatos.

10 Não andes sempre com saudade dos bons velhos tempos,
porque também é uma maneira de pensar inútil.

11 A sabedoria é tão boa quanto uma valiosa herança
e é uma bênção para todos quantos vivem debaixo do Sol.
12 A sabedoria é uma proteção,
tal como as muitas riquezas,
mas a sabedoria tem a vantagem
de preservar a vida de quem a possui.
13 Atenta para a forma como Deus fez as coisas;
quem poderá endireitar o que ele torceu?
14 Goza da prosperidade, sempre que puderes e,
quando vierem os tempos difíceis,
lembra-te que Deus dá tanto uma coisa como a outra,
a fim de que cada um se dê conta de que nada é certo na vida.

15 Nesta vida de ilusão tenho visto de tudo,

incluindo o facto de muitos dos que são bons morrerem novos
e muitos dos que são maus continuarem a viver.
16 Por isso, não sejas nem excessivamente bom nem excessivamente sábio!
Por que razão te destruirias a ti mesmo?
17 Por outro lado, não sejas demasiado perverso,
não sejas louco! Porque haverias de morrer antes do tempo próprio?
18 É bom que prestes atenção a uma coisa,
sem descuidar a outra,
pois aquele que ama e teme a Deus saberá encontrar o melhor de ambas.

19 Um sábio é mais poderoso
do que uma fortaleza guardada por dez valentes!

20 Não há um só homem, em toda a Terra,
que tenha sido sempre justo e nunca tenha pecado.

21 Não escutes às portas!
Pode acontecer que ouças o teu servo dizer mal de ti!
22 Sabes bem, quantas vezes tens dito mal de outros.
23 Tentei tudo para ser sábio, fiz mesmo esta afirmação:
“Serei sábio!”, mas de nada serviu.
24 A sabedoria é coisa difícil de obter,
não se encontra facilmente.
25 Pus-me a investigar bem a fundo
e procurei por toda a parte,
determinado a encontrar não só a sabedoria como a verdadeira razão das coisas,
decidido a provar, a mim próprio, qual a pior das ignorâncias e a maior insensatez.

26 Uma mulher que se vende, que enreda e arma laços a um homem, é coisa pior do que a morte. Aquele que agrada a Deus evita-a, mas os pecadores caem nos seus laços. 27 E esta é a minha conclusão, diz o pregador, pouco a pouco fui chegando a este resultado. 28 Depois de ter inquirido em todas as direções, descobri que é possível encontrar-se um homem, entre mil, que seja sábio; mas mulheres, que sejam sábias, nem uma! 29 Também descobri que ainda que Deus tenha feito os seres humanos com perfeição, cada um se desvia para seguir as suas próprias inclinações.

É maravilhoso ser-se sábio, entender as coisas, ser capaz de as analisar e interpretar. A sabedoria dá luz a um rosto, suaviza a sua dureza.

Observa os mandamentos do rei, de acordo com os teus votos. Não estejas sempre a tentar livrar-te da obrigação de cumprir com os teus deveres, mesmo que sejam desagradáveis, porque o rei faz o que bem entende. A palavra do rei tem poder e ninguém tem capacidade para o contestar ou contrariar. Os que lhe obedecem estarão abrigados de qualquer mal. O sábio encontrará sempre a ocasião mais oportuna e a melhor forma de dizer o que pensa; mesmo quando são grandes os problemas que pesam sobre o homem.

Sim, há um tempo para tudo e um modo próprio de agir, ainda que os males dos homens caiam pesadamente sobre si próprios. Como podem impedir que aquilo que desconhecem venha mesmo a acontecer? Ninguém pode impedir que o seu espírito parta para a eternidade; ninguém tem poder para escapar à morte. Não há armas que valham, nessa peleja. Quanto aos ímpios, não será a sua maldade a livrá-los.

Tenho refletido profundamente sobre tudo o que acontece aqui, neste mundo, onde há gente que é capaz de oprimir a outros. 10 Vi pessoas malvadas irem a sepultar, e os seus amigos, de regresso do cemitério, tendo esquecido todas as más ações do morto, louvarem-no na localidade onde tinham sido praticados tantos crimes! Que coisa absurda!

11 Visto que Deus não castiga os pecadores no próprio instante, as pessoas convencem-se que ficam impunes, ao praticarem o mal. 12 Ainda que um homem peque mil vezes e continue a viver, sei, de certeza, que as coisas correrão bem para os que temem a Deus. 13 O mesmo não sucederá aos ímpios, que não terão vidas prolongadas e boas; os seus dias passarão tão depressa como as sombras, visto que não temem a Deus.

14 Acontece uma coisa estranha aqui neste mundo: há justos que sofrem, como se fossem maus, e alguns maus que são recompensados, como se fossem retos. Isto é algo muito perturbador! 15 Por isso, decidi gastar a minha vida divertindo-me, pois senti que não havia nada melhor, sobre a Terra, para um homem, do que comer, beber e alegrar-se, na esperança de que esta felicidade o acompanhe em todo o duro trabalho que Deus dá à humanidade, por toda a parte.

16 Na minha busca de sabedoria, observei que tudo isso acontecia em qualquer ponto do mundo; atividades incessantes, de dia e de noite. 17 Na verdade, apenas Deus pode ver tudo o que se passa; nem o homem mais sábio, que diz que sabe tudo, nem esse consegue ver o mesmo que Deus.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes