Add parallel Print Page Options

O casamento em Caná

No terceiro dia, houve um casamento na vila de Caná, na Galileia. A mãe de Jesus estava ali. Jesus e os seus discípulos também foram convidados para o casamento. Quando o vinho se acabou, a mãe de Jesus lhe disse:

—Eles não têm mais vinho.

Jesus respondeu:

—Senhora[a], por que me incomoda? O momento determinado para mim ainda não chegou.

A sua mãe disse aos que serviam ali:

—Façam tudo o que ele disser. Havia nesse lugar seis jarros de pedra para água. Os judeus usavam jarros como estes para as suas purificações religiosas.[b] Em cada jarro cabiam mais ou menos cem litros.[c] Jesus disse aos que serviam ali:

—Encham estes jarros de água.

E eles encheram os jarros até a boca. Depois disse:

—Agora tirem um pouco de água e levem ao mestre de cerimônias.

E eles levaram a água. Quando o dirigente da festa provou a água, ela tinha se tornado vinho. O dirigente não sabia de onde tinha vindo o vinho (mas aqueles que tinham trazido a água sabiam). E então chamou o noivo 10 e disse:

—É costume servir o melhor vinho primeiro. Depois dos convidados já terem bebido bastante é que se serve o vinho mais barato. Você, porém, guardou o melhor vinho até agora.

11 Assim, em Caná da Galileia, Jesus fez o seu primeiro milagre. Ele mostrou a sua glória, e as pessoas que o seguiam creram nele. 12 Depois disto, Jesus foi para a cidade de Cafarnaum. A mãe de Jesus, os seus irmãos e os seus discípulos foram com ele. Lá ficaram alguns dias.

Read full chapter

Footnotes

  1. 2.4 Senhora Literalmente, “Mulher”.
  2. 2.6 purificações religiosas Os judeus tinham regras religiosas a respeito de como se lavar antes de comer, antes de adorar no templo, e em outras ocasiões especiais.
  3. 2.6 mais ou menos cem litros Literalmente, “de dois a três metretas”.