Gênesis 4-6
O Livro
Caim e Abel
4 Então Adão juntou-se à sua mulher; ela concebeu e teve um filho, a que chamou Caim (alcançar), porque disse: “Com a ajuda do Senhor alcancei um homem!” 2 Depois teve outro filho, Abel.
Abel tornou-se pastor de gado, enquanto Caim trabalhava na terra. 3 Quando chegou o tempo da colheita, Caim trouxe ao Senhor uma oferta feita de produtos da terra. 4 Abel fez o mesmo, mas com os primogénitos e melhores do seu gado. E o Senhor agradou-se de Abel e da sua oferta; 5 mas não de Caim nem da sua oferta. Este, em consequência, ficou muito dececionado e irritado. O seu aspeto alterou-se, por causa do ódio que sentia. 6 “Porque é que estás furioso?”, perguntou-lhe o Senhor. “Porque estás assim alterado? 7 Se fizeres o bem, serás bem aceite e serás feliz. Se agires mal e não obedeceres, toma atenção, porque o pecado está à espera para poder atacar-te, e o seu desejo é destruir-te. No entanto, está na tua mão poder dominá-lo.”
8 Um dia, Caim veio ter com o irmão e sugeriu-lhe que fossem andar pelos campos. Quando iam juntos, Caim atacou-o e matou-o.
9 O Senhor perguntou-lhe: “Onde é que está o teu irmão?”
“Não sei”, respondeu Caim. “Será que sou o guarda dele?”
10 O Senhor insistiu: “Que foi que lhe fizeste? Porque o sangue do teu irmão clama por mim desde a terra em que foi derramado! 11 Por isso, agora viverás como um banido nessa terra manchada com o sangue dele. 12 Quando a cultivares, não dará mais o fruto resultante do teu esforço. Daqui em diante andarás sempre errante e fugido.”
13 Caim replicou: “É um castigo demasiado pesado para suportar. 14 Se me expulsas desta terra que tenho cultivado, fazes de mim um fugitivo e um vagabundo. E qualquer que me encontrar há de querer matar-me!”
15 “Não”, respondeu-lhe o Senhor. “Não te matarão. Porque quem o fizesse haveria de ser castigado sete vezes mais do que tu.” E pôs em Caim um sinal identificador, para o impedir de ser morto por quem o encontrasse. 16 Assim, Caim se afastou da presença do Senhor, indo estabelecer-se na terra de Node, a oriente do Éden.
17 Entretanto, a mulher de Caim concebeu e teve uma criança chamada Enoque. Caim construiu então uma cidade e deu-lhe o nome do seu filho.
18 Enoque veio a ser pai de Irade, o qual teve por filho Meujael; este gerou Metusael, que foi pai de Lameque.
19 Lameque casou com duas mulheres: Ada e Zila. 20 Ada teve um filho por nome Jabal que foi pai de todos os criadores de gado e de todos os nómadas que vivem em tendas. 21 O seu irmão chamava-se Jubal, o primeiro músico; o inventor da harpa e da flauta. 22 Zila, a outra mulher de Lameque, foi mãe de Tubal-Caim, o primeiro a trabalhar com metal fundido, fazendo obras em bronze e em ferro. Este tinha ainda uma irmã: Naamá.
23 Um dia, Lameque disse às suas mulheres:
“Ada e Sila, ouçam-me com atenção!
Ó mulheres de Lameque,
prestem atenção ao que vou dizer!
Eu estou pronto a matar um homem,
um jovem, por me atacar ou ferir.
24 Na verdade, quem matar Caim
será castigado sete vezes mais do que ele foi
e quem me matar a mim, para se vingar,
será setenta e sete vezes mais castigado.”
25 Adão teve de novo relações com sua mulher e ela teve outro filho a quem chamou Sete. E ela disse: “Deus me deu outro filho em lugar de Abel que Caim havia assassinado.” 26 Sete teve um filho a quem chamou Enos.
E foi a partir de então, durante a vida deste, que se começou a invocar o nome do Senhor.
Desde Adão a Noé
5 Esta é uma lista de alguns dos descendentes de Adão. Deus criou o homem e fê-lo semelhante ao próprio Deus. 2 Criou um homem e uma mulher e abençoou-os. A esta sua criação Deus chamou homem, desde esse dia.
3 Adão tinha 130 anos, quando seu filho Sete nasceu, um filho que reconheceu como semelhante a si próprio em tudo. 4 Depois desse nascimento, Adão viveu ainda mais 800 anos, e teve filhos e filhas, 5 morrendo com a idade de 930 anos.
6 Sete tinha 105 anos, quando lhe nasceu Enos. 7 Depois viveu mais 807 anos, tendo tido filhos e filhas, 8 morrendo com a idade de 912 anos.
9 Enos contava 90 anos, quando nasceu Quenã, seu filho. 10 E viveu mais 815 anos, tendo filhos e filhas; 11 morreu aos 905 anos.
12 Quenã contava 70 anos, quando do nascimento de Malaliel, seu filho. 13 Depois viveu mais 840 anos, tendo-lhe nascido filhos e filhas. 14 Ao todo, viveu 910 anos e morreu.
15 Malaliel tinha 65 anos, quando Jarede nasceu. 16 Viveu ainda 830 anos, tendo tido e filhas. 17 Quando morreu contava 895 anos.
18 Jarede viveu 162 anos e teve Enoque. 19 Depois disso, viveu 800 anos, durante os quais teve filhos e filhas. 20 Ao todo, viveu 962 anos e morreu.
21 Enoque tinha 65 anos, quando lhe nasceu Metusalém. 22 E os 300 anos que viveu depois passou-os em comunhão com Deus. E teve filhos e filhas. 23 Então, quando contava 365 anos de uma vida 24 de andar sempre em comunhão com Deus, desapareceu, porque Deus o levou.
25 Metusalém tinha 187 anos, quando lhe nasceu Lameque. 26 Durante os 782 anos que viveu ainda, gerou mais filhos e filhas, 27 vindo a morrer com 969 anos.
28 Lameque tinha 182 anos quando lhe nasceu um filho, 29 a que chamou Noé porque, disse ele: “Este há de trazer-nos descanso para o duro trabalho da terra que o Senhor amaldiçoou.” 30 Lameque viveu mais 595 anos e teve mais filhos e filhas. 31 Ao todo, foram 777 os anos de vida que teve e morreu.
32 Noé, aos 500 anos, tinha tido três filhos: Sem, Cam e Jafete.
O dilúvio
6 Quando os homens começaram a multiplicar-se na Terra e assim foram nascendo mais mulheres, 2 então os filhos de Deus repararam que as filhas dos homens eram belas, e tomaram para si as que quiseram. 3 E o Senhor disse: “O meu Espírito não continuará a ser desonrado pelo homem, visto que é todo ele mau. Dou-lhe 120 anos de vida.”
4 Naqueles dias, e mesmo depois, quando os filhos de Deus tiveram relações com as filhas dos homens, os filhos que lhes nasceram tornaram-se gigantes, os heróis de grande fama de que nos falam os relatos da antiguidade.
5 E o Senhor viu que a maldade humana se tinha estendido multiplicadamente, e que a imaginação e os pensamentos dos seres humanos os levavam unicamente para o mal. 6 Então entristeceu-se muito de os ter criado. 7 “Tirarei da face da Terra tudo o que tem vida, desde o homem até aos próprios animais, inclusive répteis, aves, tudo. Porque estou bem triste de os ter feito.”
8 Noé, contudo, achou graça aos olhos do Senhor com a sua vida.
Noé e o dilúvio
9 Esta é a história da vida de Noé, um homem justo e íntegro entre as pessoas daquele tempo. Noé andava em comunhão com Deus. 10 E tinha três filhos: Sem, Cam e Jafete.
11 Entretanto, a corrupção aumentava em toda a Terra. E Deus via isso. A violência alastrava por toda a parte. 12 Deus, ao verificar como todo o género humano se tinha deixado arrastar para a depravação e o vício, 13 disse a Noé: “Decidi acabar com toda a humanidade, porque a Terra está cheia de crime e perversão por causa do ser humano. Por isso, os destruirei.
14 Faz então uma embarcação, com madeira resinosa, e que tenha compartimentos no interior. Reveste-a de alcatrão no interior e no exterior. 15 Terá de ter 150 metros de comprimento, 25 de largura e 15 de altura. 16 Terá uma abertura na parte de cima, meio metro logo abaixo do telhado, e no interior haverá três andares. E coloca uma porta de lado. 17 Porque tenciono cobrir toda a Terra com uma imensa cheia que destruirá tudo aquilo em que houver vida. 18 Mas contigo estabelecerei a minha aliança, e entrarás nessa embarcação, com a tua mulher, os teus filhos e suas respetivas mulheres. 19 De todos os animais que existem traz dois, macho e fêmea, para a embarcação, para que sobrevivam contigo, durante o dilúvio. 20 De cada espécie de aves, de quadrúpedes, até do mais pequeno bichinho ou verme que rasteja no solo hás de trazer um par, para que se reproduzam. 21 Armazena também toda a espécie de comida, para sustento vosso e dos bichos.”
22 Noé fez tudo conforme Deus lhe tinha ordenado.
O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.