A A A A A
Bible Book List

Tiago 3O Livro (OL)

O domínio da língua

Meus irmãos, não se armem em sabichões. Não se esqueçam que quem ensina será sujeita a um julgamento mais rigoroso de Deus.

Todos nós cometemos erros. Quem puder dominar perfeitamente o seu falar poderá considerar­se perfeito e capaz de controlar todo o seu ser. Podemos dominar um possante cavalo por meio dum pequeno freio na sua boca. E um pequeno leme faz um grande navio virar para onde o piloto quiser, mesmo quando há forte vento. O mesmo se passa com a língua. Um membro bem pequeno, mas que pode gabar­se de grandes coisas! Uma floresta inteira pode ser incendiada por uma simples faísca. Pois também a língua é como um fogo. Ela é mesmo um mundo de maldade, e é capaz de contaminar todo o nosso ser. Alimentada com o fogo do inferno, é capaz de inflamar a nossa existência.

Toda a espécie de animais se podem subjugar, animais ferozes, répteis, aves e até peixes. Todos se podem domar. Mas ninguém consegue dominar a sua língua. É um mal que não se pode sujeitar; ela está sempre pronta a expelir veneno mortal. Com ela damos louvores ao Senhor nosso Pai, e outras vezes dizemos as piores coisas contra os homens, que são feitos à semelhança de Deus. 10 Assim, a mesma boca emite bênçãos e roga pragas. Meus irmãos, não está certo que seja assim. 11 Será que da mesma fonte pode sair água doce, e água salobra? 12 E uma figueira pode produzir azeitonas, ou uma videira figos? A mesma fonte também não pode dar água boa e má ao mesmo tempo.

Dois tipos de sabedoria

13 Quem no vosso meio tem sabedoria e bom entendimento? Então que o mostre pela sua conduta e através da sua maneira de ser sensata e humana. 14 Mas se no vosso coração houver inveja e espírito de intriga, então é que não poderá haver razão para se gabarem de uma sabedoria que não possuem, mentindo contra a verdade. 15 Essa pseudo sabedoria não vem certamente do céu. Mas é mundana, não espiritual e inspirada pelo Diabo; 16 porque, onde houver inveja e rivalidade, aí há­de certamente reinar a discórdia, e tudo o resto que possa existir de mal.

17 Mas a sabedoria que vem de Deus é acima de tudo isenta de toda a maldade; além disso é amante da paz, sóbria, tolerante e compreensiva, cheia de misericórdia e de boas acções, imparcial e sem hipocrisia. 18 Aqueles que promovem a paz estão como que a lançar sementes que darão como fruto a justiça.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes