Add parallel Print Page Options

Ameaças contra Judá e Jerusalém

Palavra do Senhor vinda a Sofonias, filho de Cusi, filho de Gedalias, filho de Amarias, filho de Ezequias, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá.

Inteiramente consumirei tudo sobre a face da terra, diz o Senhor. Arrebatarei os homens e os animais, consumirei as aves do céu, e os peixes do mar, e os tropeços com os ímpios; e exterminarei os homens de cima da terra, disse o Senhor. E estenderei a minha mão contra Judá e contra todos os habitantes de Jerusalém e exterminarei deste lugar o resto de Baal e o nome dos quemarins com os sacerdotes; e os que sobre os telhados se curvam ao exército do céu; e os que se inclinam jurando ao Senhor e juram por Malcã; e os que deixam de andar em seguimento do Senhor, e os que não buscam ao Senhor, nem perguntam por ele.

Cala-te diante do Senhor Jeová, porque o dia do Senhor está perto, porque o Senhor preparou o sacrifício e santificou os seus convidados. E acontecerá que, no dia do sacrifício do Senhor, hei de castigar os príncipes, e os filhos do rei, e todos os que se vestem de vestidura estranha. Castigarei também, naquele dia, todos aqueles que saltam sobre o umbral, que enchem de violência e engano a casa dos seus senhores. 10 E, naquele dia, diz o Senhor, far-se-á ouvir uma voz de clamor desde a Porta do Peixe, e um uivo desde a segunda parte, e grande quebranto desde os outeiros. 11 Uivai vós, moradores de Mactés, porque todo o povo de Canaã está arruinado, todos os carregados de dinheiro são destruídos. 12 E há de ser que, naquele tempo, esquadrinharei Jerusalém com lanternas e castigarei os homens que estão assentados sobre as suas fezes, que dizem no seu coração: O Senhor não faz bem nem faz mal. 13 Por isso, será saqueada a sua fazenda, e assoladas as suas casas; e edificarão casas, mas não habitarão nelas, e plantarão vinhas, mas não lhes beberão o vinho.

14 O grande dia do Senhor está perto, está perto, e se apressa muito a voz do dia do Senhor; amargamente clamará ali o homem poderoso. 15 Aquele dia é um dia de indignação, dia de angústia e de ânsia, dia de alvoroço e de desolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas, 16 dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortes e contra as torres altas. 17 E angustiarei os homens, e eles andarão como cegos, porque pecaram contra o Senhor; e o seu sangue se derramará como pó, e a sua carne, como esterco. 18 Nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia do furor do Senhor, mas, pelo fogo do seu zelo, toda esta terra será consumida, porque certamente fará de todos os moradores da terra uma destruição total e apressada.

Esta é a mensagem que Sofonias recebeu do SENHOR no tempo de Josias, filho de Amom, rei de Judá. Sofonias era filho de Cusi, neto de Gedalias, bisneto de Amarias e trineto de Ezequias.

O dia no qual o Senhor castigará todas as pessoas

O SENHOR diz: “Destruirei tudo o que existe
    sobre a face da terra.
Destruirei os seres humanos e os animais,
    as aves do céu e os peixes do mar.
Farei com que as pessoas más cambaleiem
    assim como também todas as pessoas.

“Ameaçarei Judá com a mão erguida
    e a todos os moradores de Jerusalém.
Destruirei as pessoas que adoram Baal
    e os sacerdotes que realizam seu culto;
as pessoas que se ajoelham nos terraços
    para adorar as estrelas[a] do céu;
as pessoas que adoram o SENHOR,
    mas também juram pelo deus Moloque;
as pessoas que viraram as costas ao SENHOR,
    as pessoas que não procuram pelo SENHOR
    e as pessoas que não lhe pedem conselho”.

Sofonias diz: “Guardem silêncio diante do Senhor DEUS,
    porque o dia do SENHOR está perto!
O SENHOR tem planejado um sacrifício;
    que se consagre cada um dos seus convidados!”[b]

O SENHOR diz: “Naquele dia de juízo[c]
    castigarei os líderes, os filhos do rei
    e toda pessoa que se veste com roupas estrangeiras.
Nesse dia castigarei toda pessoa que salta por cima
    da linha de entrada do templo.[d]
Castigarei toda pessoa que enche
    de mentiras e violência a casa do seu amo.[e]

10 “Nesse dia haverá gritos
    de lamentação e aflição
desde a porta do Peixe
    até o outro extremo da cidade.
Faltará comida
    até fora da cidade.
11 Lamentem, moradores da parte baixa da cidade,
    porque todos os negociantes e os ricos comerciantes serão destruídos.

12 “Nesse dia pegarei uma lâmpada e buscarei em toda Jerusalém
    pelas pessoas que se sentem tão satisfeitas e falam:
‘O SENHOR não faz nada,
    nem bom nem mau’.
13 Por causa disso, suas riquezas serão roubadas
    e suas casas serão destruídas.
Construirão casas,
    mas não poderão viver nelas.
Plantarão parreiras de uvas,
    mas não poderão beber seu vinho”.

14 Sofonias diz: “O grande dia do SENHOR está perto,
    se aproxima rapidamente.
No dia do SENHOR se escutará
    ruídos terríveis, gritos de guerra.
15 Esse será um dia cheio de ira,
    dificuldades e aflição,
dia de ruína, destruição e escuridão,
    dia de nuvens espessas e escuras,
16 em que se ouvirão sons de trombetas e gritos de batalha
    contra as cidades fortificadas e suas torres de defesa”.

17 O SENHOR diz: “Farei com que a vida dessas pessoas se torne muito difícil.
    Elas irão tropeçar em todo lugar como se estivessem cegas”.

Sofonias diz: “Elas pecaram contra o SENHOR,
    por isso será derramado o seu sangue
    e este sangue cobrirá o chão como o pó.
Seus corpos ficarão espalhados pelo chão
    como fezes de animal.
18 Não poderão se salvar,
    ainda que tenham muito dinheiro, como eles têm agora.
No dia em que o SENHOR mostrar sua fúria,
    o fogo da sua ira queimará toda a terra.
Sim, ele destruirá por completo
    todos os moradores deste lugar.

Footnotes

  1. 1.5 estrelas Literalmente, “exército do céu”. Isto pode se referir a estrelas e planetas, ou a anjos.
  2. 1.7 planejado (…) seus convidados Literalmente, “preparado um sacrifício. Ele tem santificado os seus eleitos”. Aqui o momento do juízo é comparado com uma ceia de amizade na qual os sacerdotes ofereciam um sacrifício a Deus e faziam com que os seus convidados se preparassem para essa ceia com o próprio Deus.
  3. 1.8 juízo Literalmente, “sacrifício”.
  4. 1.8-9 toda pessoa que se veste (…) do templo Provavelmente isto se refira aos sacerdotes e às pessoas que adoravam a deuses como Dagom. Também pode ser uma referência às pessoas que imitavam a forma como eles faziam a adoração. Ver 1Sm 5.5.
  5. 1.9 a casa do seu amo ou “a casa dos seus deuses”.

Esta é a mensagem que o Senhor Deus deu a Sofonias, no tempo em que Josias, filho de Amom, era rei de Judá. Sofonias era filho de Cusi, neto de Gedalias, bisneto de Amarias e trineto do rei Ezequias.

O dia do juízo de Deus

O Senhor Deus diz:

— Vou acabar com tudo o que existe na terra, isto é, as pessoas, os animais, as aves e os peixes. Eu vou castigar os maus. Acabarei completamente com os seres humanos.

— Castigarei o povo da terra de Judá e os moradores de Jerusalém. Farei desaparecer de Jerusalém o que ainda resta da adoração a Baal, e todos esquecerão os sacerdotes que serviam esse deus pagão. Acabarei com todos os que sobem ao terraço, em cima das suas casas, e ali adoram o sol, a lua e as estrelas. E acabarei também com qualquer pessoa que adora a mim, o Senhor, e jura pelo meu nome, mas jura também pelo nome do deus Moloque. Destruirei todos os que se afastam de mim, que não procuram a minha ajuda, nem querem obedecer às minhas leis.

Está chegando o dia em que o Senhor Deus vai julgar o seu povo. Portanto, calem-se todos na sua presença! Ele vai oferecer o seu povo como sacrifício e já convidou os inimigos para o ajudarem a fazer isso. O Senhor diz:

— Naquele dia, eu vou castigar as autoridades, os filhos do rei e todos os que seguem costumes pagãos. Castigarei também todos os que me adoram como os pagãos adoram os seus deuses e aqueles que enchem o templo do seu deus com presentes que ajuntaram por meio de roubo e violência.

10 — Naquele dia, haverá gritos de dor perto do Portão dos Peixes, na cidade de Jerusalém. Haverá gente gritando por socorro no bairro novo da cidade, e nos montes se ouvirão gritos de desespero. 11 Chorem também, vocês que moram na cidade baixa, pois todos os comerciantes serão mortos!

12 — Naquele dia, eu vou pegar lamparinas e revistar a cidade de Jerusalém. Castigarei todos os que estão tranquilos e satisfeitos, os que pensam assim: “O Senhor Deus não vai fazer nada; não vai salvar, nem castigar.” 13 Por isso, os bens deles serão roubados, e as suas casas serão destruídas. Eles construirão outras, mas não morarão nelas; farão plantações de uvas, mas não beberão o vinho.

14 O grande Dia do Senhor está perto e vem chegando depressa! Será um dia terrível, em que até os soldados mais valentes gritarão de medo. 15 Será um dia de ira, um dia de aflição e angústia, de ruína e destruição, de escuridão e trevas; será um dia de nuvens escuras e pesadas. 16 Será um dia de sons de corneta e de gritos de batalha de soldados atacando cidades cercadas de muralhas e protegidas por altas torres de vigia.

17 O Senhor diz:

— Farei cair tantas desgraças sobre as pessoas, que elas andarão de um lado para outro como se estivessem cegas. Essa gente pecou contra mim, e por isso o seu sangue será derramado como água, e os seus corpos serão jogados fora como lixo.

18 Naquele dia, nem prata nem ouro os poderão salvar da ira de Deus, o Senhor. O fogo da sua ira furiosa destruirá o mundo inteiro. Ninguém escapará, pois Deus vai acabar de uma só vez com todos os moradores da terra.

O Senhor deu esta mensagem a Sofonias quando Josias, filho de Amom, era rei de Judá. Sofonias era filho de Cuchi, filho de Gedalias, filho de Amarias, filho de Ezequias.

Julgamento futuro contra Judá

“Destruirei todas as coisas

sobre a face da terra”, diz o Senhor.
“Destruirei tanto pessoas como animais,
destruirei as aves do céu e os peixes do mar.
Reduzirei os perversos a montes de escombros[a]
e exterminarei a humanidade da face da terra”, diz o Senhor.
“Esmagarei Judá e Jerusalém com meu punho
e eliminarei até o último vestígio de seu culto a Baal.
Acabarei com os sacerdotes idólatras,
de modo que todos se esquecerão deles.
Pois eles sobem a seus terraços
e se curvam para as estrelas e os astros.
Juram pelo nome do Senhor,
mas também adoram Moloque.[b]
Destruirei os que antes seguiam o Senhor,
mas agora já não o fazem.
Não pedem a direção do Senhor,
nem o buscam mais.”

Fiquem em silêncio na presença do Senhor Soberano,
pois se aproxima o dia do Senhor.
O Senhor preparou seu povo para uma grande matança
e escolheu seus carrascos.[c]
“Naquele dia de julgamento”, diz o Senhor,
“castigarei os líderes e os príncipes de Judá
e todos que seguem costumes estrangeiros.
Sim, castigarei os que participam de cultos idólatras
e enchem a casa de seus senhores de violência e engano.”

10 “Naquele dia”, diz o Senhor,
“um grito de alarme virá do portão dos Peixes
e ressoará em todo o bairro novo[d] da cidade;
um grande estrondo virá das colinas.
11 Lamentem, vocês que moram na região do mercado,[e]
pois todos os comerciantes e negociantes serão destruídos.

12 “Vasculharei com lamparinas os cantos mais escuros de Jerusalém,
para castigar os que vivem acomodados em seus pecados.[f]
Pensam que o Senhor não lhes fará coisa alguma,
nem boa nem má.
13 Por isso, seus bens serão saqueados,
e suas casas, destruídas.
Construirão casas novas,
mas não habitarão nelas.
Plantarão videiras,
mas não beberão de seu vinho.

14 “Esse dia terrível do Senhor se aproxima;
ele virá depressa.
Será um dia de amargura
em que até os homens fortes gritarão.
15 Será um dia em que o Senhor derramará sua ira,
dia de sofrimento e angústia,
dia de ruína e desolação,
dia de escuridão e trevas,
dia de nuvens sombrias e densas,
16 dia de toque de trombetas e gritos de batalha.
Caem as cidades cercadas por muros
e as fortalezas mais poderosas!

17 “Porque pecaram contra o Senhor,
eu os farei tatear no escuro como cegos.
Seu sangue será derramado no pó,
e seus corpos apodrecerão sobre a terra.”

18 Seu ouro e sua prata não os salvarão
no dia da ira do Senhor.
Pois toda a terra será consumida
pelo fogo de seu zelo.
Ele dará um fim assustador
a todos que habitam a terra.

Footnotes

  1. 1.3 O significado do hebraico é incerto.
  2. 1.5 Em hebraico, Milcom, variação de Moloque; pode, ainda, significar rei deles.
  3. 1.7 Em hebraico, preparou um sacrifício e santificou seus convidados.
  4. 1.10 Ou segundo bairro, uma nova seção de Jerusalém. O hebraico traz o Mishneh.
  5. 1.11 Ou no vale; o hebraico traz a Maktesh.
  6. 1.12 Em hebraico, os que estão sedimentados como borra [de vinho].