A A A A A
Bible Book List

Romanos 3Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Então que vantagem há em ser judeu? Qual é a utilidade da circuncisão [a]? Muita, sob todos os aspectos. Primeiro porque foi aos judeus que Deus entregou as suas palavras. É verdade que alguns judeus não foram fiéis a Deus, mas será que isso vai impedir que Deus seja fiel? De maneira nenhuma! Deus continuará a ser fiel mesmo que todos sejam falsos. Como dizem as Escrituras [b]:

“Você será provado justo nas suas palavras,
    e vencerá quando for julgado”. [c]

Mas se ao fazermos o mal, mostramos mais claramente a justiça de Deus, poderemos nós dizer que Deus é injusto por nos castigar? (Falo em termos humanos.) De maneira nenhuma! Se Deus não pudesse nos castigar, como Ele poderia julgar o mundo? Alguém pode dizer: “Mas se a minha falsidade serve para que a verdade de Deus seja mais gloriosa, por que sou julgado como pecador?” Isto é o mesmo que dizer: “Devemos fazer o mal para que venha o bem”. Há pessoas que nos acusam de ensinarmos isso. Tais pessoas estão erradas e deveriam ser condenadas.

Todos somos culpados

Então o que se conclui? Que nós os judeus somos melhores do que os outros? De maneira nenhuma! Como já dissemos, todos os homens são igualmente pecadores; tanto os que são judeus como os que não são judeus. 10 Como dizem as Escrituras [d]:

“Não há ninguém sem pecado. Ninguém!
11     Não há ninguém que entenda,
    ninguém que busque a Deus.
12 Todos se afastaram,
    todos ficaram sem qualquer valor.
Não há ninguém que faça o bem. Ninguém!” [e]

13 “Suas bocas são como túmulos abertos;
    usam a língua para mentir.” [f]

“O que dizem é como veneno de cobras!” [g]

14 “As suas bocas estão cheias de maldições e amargura.” [h]

15 “Estão sempre prontos para matar
16     e para onde quer que vão causam ruína e miséria.
17 Não conhecem o caminho da paz.” [i]

18 “Não tem nenhum respeito por Deus.” [j]

19 Sabemos que tudo o que a lei [k] diz se aplica aos que estão debaixo dela: os judeus. Assim, ninguém poderá dar desculpas, e todo mundo ficará debaixo do julgamento de Deus. 20 Não há homem nenhum que, por fazer o que a lei manda, possa ser declarado justo diante de Deus. A lei simplesmente mostra o nosso pecado.

Como Deus declara o homem justo

21 Mas agora nos foi revelada a maneira como Deus nos declara justos sem a lei [l], embora a lei e os profetas [m] já a tivessem anunciado. 22 Deus declara o homem justo por meio da fé que ele tem em Jesus Cristo. Ele declara justas todas as pessoas que crêem em Cristo, porque não há distinção entre elas, 23 pois todas pecaram e portanto estão afastadas da glória de Deus. 24 Mas elas são declaradas justas de um modo gratuito, pela graça [n] de Deus. Isto acontece porque, por meio de Jesus Cristo, elas são libertadas do pecado. Com a morte de Cristo, Deus o apresentou como um sacrifício que traz o perdão dos pecados através da fé. Com este sacrifício, Deus provou que Ele é justo mesmo quando, em tempos passados, teve paciência com os homens e não lhes deu o castigo que seus pecados mereciam. Com este sacrifício, Deus também provou que Ele é justo nos tempos presentes, quando Ele perdoa os homens. Por causa deste sacrifício, Deus se mantém justo e, ao mesmo tempo, declara justos aqueles que têm fé em Jesus.

27 O que aconteceu então com o orgulho humano? Foi eliminado! Será que ele foi eliminado pela obediência à lei [o]? Não! É pela fé em Cristo. 28 Assim, cremos que o homem é declarado justo pela fé, e não por obedecer a lei. 29 Por acaso Deus é somente Deus dos judeus? De maneira nenhuma! Ele também é Deus de todos os outros! 30 Há um só Deus! Ele vai declarar justos tanto os judeus pela sua fé, como também os que não são judeus pela fé que eles têm. 31 Será que, quando seguimos a fé, estamos destruindo a lei? De maneira nenhuma! A fé nos faz ser o que a lei verdadeiramente quer que sejamos.

Footnotes:

  1. Romanos 3:1 + circuncisão, cincuncidar Ato de cortar o prepúcio, que é a pele da ponta do órgão sexual dos meninos. Isto era feito com todo nenê do sexo masculino. Era a marca da aliança que Deus tinha com Abraão (Gênesis 17.9-14).
  2. Romanos 3:4 + Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento.
  3. Romanos 3:4 Salmo 51.4
  4. Romanos 3:10 + Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento.
  5. Romanos 3:12 Salmo 14.1-3
  6. Romanos 3:13 Salmo 5.9
  7. Romanos 3:13 Salmo 140.3
  8. Romanos 3:14 Salmo 10.7
  9. Romanos 3:17 Isaías 59.7-8
  10. Romanos 3:18 Salmo 36.1
  11. Romanos 3:19 + lei A lei de Moisés, a lei judaica.
  12. Romanos 3:21 + lei A lei de Moisés, a lei judaica.
  13. Romanos 3:21 + profeta(s) Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro.
  14. Romanos 3:24 + graça A bondade divina.
  15. Romanos 3:27 + lei A lei de Moisés, a lei judaica.
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Copyright © 1999 by World Bible Translation Center

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes