A A A A A
Bible Book List

Romanos 3O Livro (OL)

A fidelidade de Deus

Mas o ser judeu não terá então benefício nenhum? Terá algum valor a circuncisão? O ser judeu tem muitas vantagens. Sobretudo, porque foi aos judeus que Deus confiou a revelação da sua mensagem.

É verdade que muitos foram infiéis; mas não é que Deus não cumprisse as suas promessas. De maneira nenhuma. Ainda que todo o mundo seja mentiroso, Deus nunca o será. Como está escrito: “As tuas palavras são verdadeiras; e o teu julgamento é justo”.

5/8 “Mas”, dirá alguém, “os nossos pecados servem um bom propósito: as pessoas verão a bondade de Deus quando ele declara que nós pecadores somos inocentes. Não será então injusto Deus castigar­nos quando pecarmos?” (Isto é o que alguns dizem.) De forma alguma! Como poderia ele assim julgar o mundo? Evidentemente que não poderia nem julgar­me nem condenar­me como pecador se afinal a minha maldade, por contraste com a sua justiça, lhe trouxesse louvor. Nessa ordem de ideias, podíamos dizer que, quanto pior eu fosse, melhor seria. Há quem diga que é isso que pregamos! Os que dizem tais coisas certamente não escaparão à justa condenação de Deus.

Todos pecaram

Bem, mas nós os judeus seremos melhores do que os outros? Certamente que não, pois já demonstrámos que todos são pecadores, sejam judeus ou outros povos. 10/18 Tal como dizem as Escrituras:

    “Não há ninguém que seja justo;
        nem um sequer está inocente.
    Não há ninguém que compreenda;
        que o busque os caminhos de Deus.
    Todos se desviaram e juntamente se corromperam.
    Não há quem faça o bem, absolutamente ninguém!
    A sua fala é como o mau cheiro dum sepulcro aberto;
        as suas línguas praticam mentiras.
    O veneno de serpentes pinga dos seus lábios;
        as suas bocas estão cheias de maldade e engano.
    Os seus pés são prontos a derramar sangue;
        vivem para destruir e para arruinar.
    Não conhecem o caminho da paz.
    Não têm nenhum temor a Deus.”

19 Nós sabemos que a lei aplica­se apenas àqueles para quem foi dada. E nem um só tem desculpa. Com efeito até o mundo inteiro está sujeito ao julgamento de Deus. 20 Como vêem ninguém pode ser declarado justo aos olhos de Deus por fazer o que a lei ordena. Porque quanto mais conhecemos as leis de Deus, mais as suas leis nos fazem ver que somos pecadores.

A justificação pela fé

21 Mas agora Deus mostrou­nos uma maneira diferente de ser justo aos seus olhos — não por obedecer à lei mas pela maneira prometida nas Escrituras há muito tempo. 22 Esta justiça de Deus vem pela fé em Jesus Cristo a todos que crêem. E todos nós podemos ser salvos nesta mesma maneira, não importa quem somos ou o que fizemos. 23 Porque todos pecaram, tendo perdido o direito de acesso à glória de Deus. 24 E pela sua bondade, que não merecemos, nos declara inocentes da culpa, pela obra de Jesus Cristo, o qual nos liberta dos nossos pecados, sem nada pagarmos para beneficiar disso.

25 Na verdade Deus enviou Jesus Cristo para suportar o castigo que mereciam os nossos pecados e assim anular a justa cólera de Deus contra nós. Somos tornados justos perante Deus quando cremos que Jesus derramou o seu sangue, sacrificando a sua vida por nós. Deus foi assim inteiramente justo quando não castigou aqueles que pecaram em tempos antigos, porque aguardava o tempo em que Cristo havia de vir revelar inteiramente a sua justiça. E agora ele pode receber os pecadores porque Jesus tirou os seus pecados. 26 Mas não haverá injustiça em deixar livres os pecadores, considerando­os inocentes? Não, porque Deus faz isso baseando­se na confiança que eles depositam em Jesus Cristo, o qual tirou os seus pecados.

27/28 Poderemos nós então gabarmo­nos de ter feito alguma coisa para ganhar essa salvação? Com certeza que não. E porquê? Porque a nossa absolvição não se baseia nas nossas obras, mas na fé nele. É assim pois que somos salvos pela fé em Cristo e não por obediência à lei.

29 E será que são apenas os judeus que Deus salva desta maneira? Não, os outros povos também. 30 Há um só Deus e uma única maneira de ser aceite por ele. Deus faz as pessoas justas consigo próprio apenas pela fé, quer sejam judeus quer sejam gentios. 31 Pois bem, então se somos salvos pela fé, quer isso dizer que já não precisamos de obedecer às leis de Deus? É justamente o contrário! Com efeito, somente quando temos fé estamos a confirmar o valor da lei.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes