A A A A A
Bible Book List

Romanos 15Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

15 Nós que somos fortes na fé devemos ajudar os que são fracos. Devemos ajudá-los nas suas fraquezas e não tentar somente agradar a nós mesmos. Que cada um de nós procure agradar os outros, para o bem deles, a fim de ajudá-los a crescer na fé. Nem mesmo Cristo viveu para fazer o que lhe era agradável. Assim como as Escrituras [a] disseram: “As ofensas daqueles que ofenderam o senhor caíram sobre mim” [b]. Tudo o que foi escrito anteriormente, foi escrito para nos ensinar, para que tenhamos esperança. E essa esperança vem da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão. A paciência e a coragem vêm de Deus. E eu peço a Deus que Ele os ajude a viver em harmonia uns com os outros, assim como Cristo Jesus quer. Assim, todos vocês, juntos e unidos, poderão dar glória a Deus, Pai do nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, como Cristo os aceitou, aceitem uns aos outros, para a glória de Deus. Pois eu digo que Cristo se fez servo dos judeus para confirmar as promessas que Deus tinha feito aos pais deles, e para mostrar que essas promessas são verdadeiras. E também fez isso para que todos os que não são judeus dêem glória a Deus pela misericórdia que Ele teve para com eles. Como dizem as Escrituras:

“Por isso eu glorificarei ao Senhor entre os povos que não são judeus.
Louvarei o seu nome em canções”. [c]

10 As Escrituras [d] também dizem:

“Vocês que não são judeus, alegrem-se com o povo de Deus”. [e]

11 E ainda dizem:

“Louvem ao Senhor vocês que não são judeus.
    Todos os povos devem louvá-lo”. [f]

12 E Isaías também diz:

“Um filho nascerá da família de Jessé [g].
    Ele virá para governar aqueles que não são judeus
e eles terão esperança por causa dele”. [h]

13 Que Deus, que nos dá a esperança, encha a vocês de alegria e paz enquanto confiarem nele. E assim, a esperança de vocês vai transbordar pelo poder do Espírito Santo [i].

A carta e o trabalho de Paulo

14 Meus irmãos, tenho a certeza de que vocês estão cheios de bondade. Sei que sabem tudo quanto devem saber e que são capazes de ensinar uns aos outros. 15 Mas me atrevi a escrever sobre certos assuntos, porque queria que vocês se lembrassem deles. E fiz isto porque Deus me deu este privilégio: 16 o privilégio de ser ministro de Jesus Cristo, enviado aos que não são judeus. Eu sirvo a Deus ensinando as suas Boas Novas [j], para que aqueles que não são judeus possam ser oferecidos como um sacrifício aceitável a Deus e purificados pelo Espírito Santo [k].

17 Sinto orgulho por aquilo que faço para Deus, por intermédio de Cristo. 18 Não quero falar daquilo que eu mesmo fiz, mas sim do que Cristo fez por meu intermédio: Ele levou os que não são judeus a obedecerem a Deus por meio daquilo que eu disse e fiz. 19 Eles obedeceram a Deus por causa do poder dos milagres, por causa das grandes coisas que viram e por causa do poder do Espírito Santo [l]. Anunciei as Boas Novas [m] por todos os lados, desde Jerusalém até Ilíria. Assim acabei com aquela parte do meu trabalho. 20 A minha vontade é anunciar as Boas Novas em lugares onde nunca ninguém ouviu falar de Cristo, para não construir sobre o alicerce começado por outra pessoa. 21 Pois assim dizem as Escrituras [n]:

“Aqueles que não tiveram notícia dele, verão;
    e aqueles que nunca ouviram falar dele, entenderão”. [o]

O plano de Paulo para visitar Roma

22 Por causa disso, por muitas vezes fui impedido de ir visitá-los. 23 Mas agora já não tenho mais trabalho nestas regiões. Como desde há muito tempo eu queria ir visitá-los, 24 espero poder fazê-lo quando for a caminho da Espanha. Então ficarei com vocês para desfrutar um pouco da sua companhia e, depois, poderão me ajudar na viagem. 25 Agora vou para Jerusalém para ajudar o povo de Deus. 26 Porque as igrejas da Macedônia e da Acaia resolveram dar uma oferta para aqueles que são pobres entre o povo de Deus e que vivem em Jerusalém. 27 Eles mesmos resolveram fazer isto e, de fato, eles têm uma obrigação para com os que estão em Jerusalém. Pois se aqueles que não são judeus têm participado das bênçãos espirituais dos judeus, também deveriam servir aos judeus com bênçãos materiais. 28 Depois de terminar esta coleta e entregar o dinheiro que foi ofertado nas mãos dos pobres de Jerusalém, eu viajarei para a Espanha e, no caminho, visitarei a vocês. 29 E eu sei que, quando os visitar, levarei comigo toda a bênção de Cristo.

30 Irmãos, peço-lhes, pelo nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor que o Espírito Santo [p] nos dá, que vocês se unam a mim, orando com fervor a Deus por mim. 31 Orem para que, na Judéia, eu me livre dos que não acreditam em Cristo. Orem também para que a ajuda que eu levo para Jerusalém seja bem recebida pelo povo de Deus. 32 Então depois, se Deus quiser, chegarei até vocês com grande alegria e seremos mutuamente encorajados. 33 E que Deus, nossa fonte de paz, esteja com todos vocês. Amém.

Footnotes:

  1. Romanos 15:3 + Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento.
  2. Romanos 15:3 “As ofensas … sobre mim” Citação do Salmo 69.9.
  3. Romanos 15:9 Salmo 18.49
  4. Romanos 15:10 + Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento.
  5. Romanos 15:10 Deuteronômio 32.43
  6. Romanos 15:11 Salmo 117.1
  7. Romanos 15:12 família de Jessé Jessé era o pai de Davi, que foi o rei de Israel. Jesus veio da família deles.
  8. Romanos 15:12 Isaías 11.10
  9. Romanos 15:13 + Espírito Santo Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.
  10. Romanos 15:16 + Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita.
  11. Romanos 15:16 + Espírito Santo Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.
  12. Romanos 15:19 + Espírito Santo Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele esta unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.
  13. Romanos 15:19 + Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita.
  14. Romanos 15:21 + Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento.
  15. Romanos 15:21 Isaías 52.15
  16. Romanos 15:30 + Espírito Santo Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Copyright © 1999 by World Bible Translation Center

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes