A A A A A
Bible Book List

Provérbios 31O Livro (OL)

Provérbios do rei Lemuel

31 Palavras do rei Lemuel, que a sua mãe lhe transmitiu e ensinou:

2/3 Ó meu filho, filho das minhas entranhas, tu, a quem eu consagrei ao Senhor, não gastes as tuas energias com mulheres levianas, não entregues o teu destino às que até são capazes de levar gente poderosa à ruína.

4/5 Não convém que os reis, ó Lemuel, se deixem vencer pelo vinho e outras bebidas alcoólicas. Porque se se derem à bebida, virão a esquecer os seus deveres e não saberão fazer justiça aos oprimidos. 6/7 As bebidas alcoólicas podem ajudar doentes, que estão para morrer, ou os que vivem deprimidos. Esses, bebendo, não se lembram mais da sua pobreza e da sua miséria.

8/9 Não feches a boca se puderes contribuir para ajudar os que não sabem ou não têm meios de se defenderem. Não te cales; deves interferir sempre a favor dos necessitados, exigindo que se lhes faça justiça.

A esposa de carácter nobre

10/12 Quem arranjar uma mulher virtuosa, é como se tivesse encontrado um tesouro de alto valor. O seu marido tem confiança nela, e os recursos materiais nunca lhe faltarão. Nunca se tornará um empecilho para o seu esposo; pelo contrário, sempre o ajudará a vida toda.

13 Compra tecidos, compra lã, e vai costurando e trabalhando, com gosto, com as suas mãos. 14 Trata de se fornecer previdentemente com os alimentos necessários à sua casa. 15 Levanta-se cedo, escuro ainda, para preparar as refeições para a família e distribuir o trabalho pelos empregados. 16 Se é preciso comprar um terreno, vai pessoalmente examiná-lo com cuidado. Ela própria cultiva as suas hortas e pomares.

17 Concentra as energias, e procura ganhar forças para o trabalho que lhe compete. 18 É cuidadosa em tudo o que compra. E durante a noite há sempre uma luz acesa na casa. 19/20 Pega de boa vontade nas suas costuras, nas suas malhas, e trabalha confeccionando roupa para os necessitados, a quem as oferece com generosidade.

21/22 Também não tem receio do Inverno, para a família, porque tem roupa quente suficiente para todos. Prepara cobertores, lençóis, toalhas, cortinas com tecidos escolhidos. A roupa com que se veste é fina e de boa qualidade.

23 O seu marido é conhecido pela sua dignidade e pela sua participação honesta na vida cívica da localidade.

24 Ela própria também faz roupa que vende aos negociantes.

25/26 É uma mulher com energia e dignidade e não tem medo da velhice. Quando fala é com graça e sabedoria. É agradável em tudo quanto diz. 27 Zela pelo governo da casa; para ela não há preguiça.

28/29 Os seus filhos bendizem-na; e o marido louva-a dizendo: “Há muita mulher virtuosa neste mundo, mas tu és superior a todas!”

30/31 Os encantos femininos podem enganar; a beleza não dura sempre. Mas uma mulher que ama e teme Deus, essa merece todos os elogios. Será louvada por tudo o que faz, e os seus actos virtuosos serão reconhecidos publicamente.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes