A A A A A
Bible Book List

Oséias 2O Livro (OL)

Israel é castigado e restaurado

“Ó Jezreel, chama o teu irmão pelo nome de Ami (és meu), e a tua irmã pelo nome de Ruama (tem misericórdia), porque agora Deus terá misericórdia dela!

Contestem junto da vossa mãe, porque ela tornou-se mulher de outro homem — eu já não sou seu marido; peçam-lhe que pare com a sua vida de prostituição, pare de se entregar a outros. E se não, deixá-la-ei inteiramente despida, como no dia em que nasceu, e fá-la-ei perder-se e morrer de sede, como numa terra desértica, assolada pela fome, pela seca. Não me compadecerei dos seus filhos como faria se fossem os meus próprios; eles pertencem a outra gente.

A sua mãe cometeu adultério. Conduziu-se torpemente quando disse: “Irei atrás doutros homens; vender-me-ei a eles em troca de boa comida, de bebidas e de roupa cara para vestir.” 6/7 Mas cercá-la-ei de espinhos e de sarças; bloquear-lhe-ei os caminhos para que se perca no caminho, de forma que, quando correr atrás dos seus amantes, não os apanhará. Irá à procura deles mas não os encontrará. Dirá então para consigo: “Tornarei para o meu primeiro marido, porque estava melhor com ele do que estou agora”.

Ela não se dá conta de que tudo o que possui veio de mim. Fui eu quem lhe deu todo o ouro e a prata que usou no culto que prestou a Baal, o seu deus!

Mas recuperarei o vinho e o trigo que constantemente lhe forneci, e a roupa que lhe dei para cobrir a sua nudez — não mais lhe darei ricas searas na estação própria e vinho no tempo das vindimas. 10 Exporei a sua nudez em público, para que a vejam todos os seus amantes, e ninguém poderá livrá-la das minhas mãos.

11/12 Porei um fim a todos os seus divertimentos, festas e feriados. Destruirei as suas vinhas e pomares — presentes que ela diz que lhe ofereceram os amantes — que se tornarão em bosque inóspitos; só animais selvagens lá andarão, comendo dos frutos que encontram.

13 Por todo o incenso que ela queimou a Baal, o seu ídolo, e por todas as vezes em que pôs brincos e gargantilhas e saiu à procura dos amantes, esquecendo-se de mim: por tudo isso a castigarei, diz o Senhor.

14 Contudo, tornarei a atraí-la; hei-de trazê-la para o deserto e falar-lhe-ei ao coração. 15 Devolver-lhe-ei as suas vinhas, transformarei o seu vale de tormentas numa porta de esperança. Ela me responderá ali, cantando com alegria, como nos dias primeiros, da sua juventude, depois que a libertei do cativeiro do Egipto.

16 Nesses tempos, que hão-de vir, Israel chamar-me-á meu marido, em vez de meu mestre. 17 Ó Israel, farei com que te esqueças dos teus ídolos — os seus nomes nunca mais serão proferidos no meio de ti.

18 Farei uma aliança entre ti e os animais selvagens, as aves, as serpentes, para que não tenham mais medo uns dos outros; destruirei tudo o que for armamento e as guerras acabarão.

Tu descansarás em paz e em segurança, sem nada recear; 19 ligar-te-ei a mim para sempre com cadeias de justiça e de rectidão, de amor e de misericórdia. 20 Desposar-te-ei comigo em fidelidade e em amor; conhecer-me-ás como nunca antes me conheceste.

21 Nesse dia, diz o Senhor, responderei aos rogos dirigidos ao céu para que venham nuvens que derramem chuva sobre a terra, para que haja água. 22 Então a terra poderá fornecer aquilo de que o trigo e as vinhas precisam, assim como as oliveiras — todos em coro cantarão juntos: “Deus semeia”!

23 Nesse tempo farei uma sementeira de israelitas que hão-de crescer só para mim! Terei compaixão dos que são sem misericórdia; direi àqueles que não são meus: agora são meu povo; e estes responderão: “Tu és o nosso Deus!”

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes