Add parallel Print Page Options

Deus acusa Israel

O Senhor Deus tem uma acusação a fazer contra o povo que vive neste país. Escutem, israelitas, o que Deus está dizendo:

— Não há sinceridade, não há bondade, e ninguém neste país quer saber de Deus. Juram falso, mentem, matam, roubam e cometem adultério. Os crimes e os assassinatos aumentam. Por isso, a terra ficará seca, e tudo o que vive nela morrerá. Morrerão os animais, as aves e até os peixes.

Deus acusa os sacerdotes

O Senhor Deus diz:

— Não acusem nem repreendam o meu povo. A minha acusação é contra vocês, sacerdotes. Dia e noite, vocês andam sem rumo, e os profetas fazem o mesmo. Vou acabar com Israel, a mãe de vocês. O meu povo não quer saber de mim e por isso está sendo destruído. E vocês, sacerdotes, também não querem saber de mim e esqueceram as minhas leis; portanto, eu não os aceito mais como meus sacerdotes, nem aceitarei os seus filhos como meus sacerdotes.

— Quanto maior é o número de sacerdotes, maior também é o número de pecados que cometem; por isso vou fazer a glória deles virar desgraça. Eles ganham a vida à custa dos pecados do povo e por causa disso querem que o povo peque. Portanto, os sacerdotes sofrerão o mesmo castigo que vou fazer cair sobre o meu povo. Vou castigá-los, e eles terão de pagar pelo mal que fizeram. 10 Os sacerdotes estão me abandonando e adorando outros deuses. Por isso comerão dos sacrifícios que o povo me oferece, mas não ficarão satisfeitos; adorarão os deuses da fertilidade, mas não terão filhos.

A idolatria do povo de Israel

11 Deus diz:

— O meu povo está perdendo o juízo porque anda bebendo muito vinho. 12 Pedem a um pedaço de pau que revele o futuro e fazem perguntas a uma coluna de madeira. Eles me abandonaram. Como uma mulher que se torna prostituta, eles me abandonaram e se entregaram a deuses pagãos. 13 Oferecem sacrifícios nos altares pagãos no alto dos montes e ali queimam incenso debaixo dos carvalhos e de outras árvores cheias de folhas, onde a sombra é tão gostosa.

— E assim as suas filhas viram prostitutas, e as suas noras cometem adultério. 14 Mas nem por isso eu as castigarei; pois vocês, homens, têm encontros com prostitutas nos templos pagãos e vão com elas oferecer sacrifícios aos deuses pagãos. E assim um povo sem juízo caminha rápido para a destruição!

15 — O povo de Israel está sendo infiel a mim, mas espero que o povo de Judá não seja culpado do mesmo pecado. Não adorem em Gilgal ou em Bete-Avém, nem façam ali promessas em nome do Senhor Deus, que vive para sempre. 16 O povo de Israel é teimoso como uma vaca brava. Não posso cuidar do meu povo como um pastor cuida das ovelhas num pasto grande. 17 O meu povo se entrega à adoração de ídolos, e não se pode fazer nada quanto a isso. 18 Eles ficam embriagados e se entregam à imoralidade, levando assim uma vida de desonra. 19 Um vento os carregará para longe, e ficarão com vergonha da sua idolatria.

Israel e Judá são ameaçados com castigo por causa da sua impiedade. A ignorância e a malícia do povo

Ouvi a palavra do Senhor, vós, filhos de Israel, porque o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra, porque não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus na terra. Só prevalecem o perjurar, e o mentir, e o matar, e o furtar, e o adulterar, e há homicídios sobre homicídios. Por isso, a terra se lamentará, e qualquer que morar nela desfalecerá com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar serão tirados.

Todavia, ninguém contenda, nem qualquer repreenda; porque o teu povo é como os que contendem com o sacerdote. Por isso, cairás de dia, e o profeta contigo cairá de noite; e destruirei a tua mãe. O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. Como eles se multiplicaram, assim contra mim pecaram; eu mudarei a sua honra em vergonha. Alimentam-se do pecado do meu povo e da maldade dele têm desejo ardente. Por isso, como é o povo, assim será o sacerdote; e visitarei sobre ele os seus caminhos e lhe darei a recompensa das suas obras. 10 Comerão, mas não se fartarão; entregar-se-ão à luxúria, mas não se multiplicarão; porque deixaram de olhar para o Senhor.

11 A incontinência, e o vinho, e o mosto tiram a inteligência. 12 O meu povo consulta a sua madeira, e a sua vara lhe responde, porque o espírito de luxúria os engana, e eles se corrompem, apartando-se da sujeição do seu Deus. 13 Sacrificam sobre os cumes dos montes e queimam incenso sobre os outeiros, debaixo do carvalho, e do álamo, e do olmeiro, porque é boa a sua sombra; por isso, vossas filhas se prostituem, e as vossas noras adulteram.

14 Eu não castigarei vossas filhas, que se prostituem, nem vossas noras, quando adulteram; porque eles mesmos com as prostitutas se desviam e com as meretrizes sacrificam, pois o povo que não tem entendimento será transtornado.

15 Se tu, ó Israel, queres corromper-te, não se faça culpado Judá; não venhais a Gilgal, e não subais a Bete-Áven, e não jureis, dizendo: Vive o Senhor. 16 Porque, como uma vaca rebelde, se rebelou Israel; agora, o Senhor os apascentará como a um cordeiro em um lugar espaçoso. 17 Efraim está entregue aos ídolos; deixa-o. 18 A sua bebida se foi; eles corrompem-se cada vez mais; certamente amaram a vergonha os seus príncipes. 19 Um vento os envolveu nas suas asas, e envergonhar-se-ão por causa dos seus sacrifícios.

O Senhor se ira contra Israel

Povo de Israel, escute
    a mensagem do SENHOR,
porque o SENHOR tem algo para falar
    contra aqueles que vivem nesta terra:

“Neste país não existe mais honestidade nem piedade.
    As pessoas não conhecem a Deus.
Neste país[a] há uma onda de maldições,
    enganos, assassinatos, roubos e adultérios.
    Um crime é cometido após o outro.
Por isso a terra ficará seca
    e todos os que ali moram morrerão.[b]
Serão destruídos e morrerão
    junto com os animais selvagens,
    as aves do céu e até os peixes do mar.

“Que ninguém discuta nem acuse os outros.
    Minha discussão é com você, sacerdote.[c]
Você tropeçará durante o dia,
    e de noite também tropeçará com você o profeta;
    e destruirei a sua mãe.[d]

“Meu povo está sendo destruído,
    porque não conhece a Deus.
Já que você não quis conhecer a Deus,
    eu também não aceitarei você como o meu sacerdote.
Já que você se esqueceu da lei do seu Deus,
    eu também me esquecerei dos seus filhos.
Eles se tornaram orgulhosos
    e cada vez pecavam mais e mais contra mim.
    Por tanto, eu irei mudar sua glória em desgraça.

“Os sacerdotes comem das ofertas para o pecado.
    Por isso eles gostam quando as pessoas pecam.
Acontecerá com o sacerdote o mesmo que aconteceu com o povo:
    todos serão castigados pelos seus pecados.
    Darei a cada um o que merece pelo mal que fez.
10 Eles comerão,
    mas não ficarão satisfeitos;
se prostituirão,
    mas não terão filhos.[e]
Isso lhes acontecerá
    por terem abandonado o SENHOR.

11 “A prostituição, o vinho e as bebidas fortes
    tiram o bom juízo.
12 Meu povo pede conselhos a pedaços de madeira,
    esperando que eles respondam.
Da mesma forma que as prostitutas,
    o meu povo tem sido infiel e abandonou ao seu Deus.
13 Oferecem sacrifícios no alto dos montes
    e queimam incenso nas colinas,
debaixo das árvores[f] como o carvalho, o álamo e o olmeiro,
    porque lhes agrada a sombra que dão.
Debaixo da sombra, suas filhas se deitam como prostitutas
    e suas noras cometem adultério.
14 Mas não castigarei as suas filhas por se comportarem como prostitutas
    nem as suas noras por cometerem adultério,
porque são os homens que procuram pelas prostitutas
    e contratam as prostitutas do templo para oferecerem seus sacrifícios.
Esta é a forma como um povo que carece de entendimiento
    se destrói a si mesmo.

15 “Israel, já que você se prostitui,
    que pelo menos Judá não peque.
Não vão para Gilgal nem subam para Bete-Áven.[g]
    Não jurem pelo nome do SENHOR.
16 Israel ficou teimoso como uma novilha.
    Por isso agora o SENHOR não vai ser generoso com eles
nem será como o pastor que alimenta
    suas ovelhas numa grande campina.
17 Efraim se uniu aos seus ídolos
    e, por isso, ele tem que ser deixado só.
18 A bebida é seu melhor amigo;
    cometem adultério, amam aos seus amantes.
    Ficam orgulhosos daquilo que deveria fazer com que eles ficassem com vergonha.
19 Um vento fará com que fiquem envoltos nas suas asas,
    sejam arrastados e sofram desgraça
    pelos sacrifícios que ofereceram.[h]

Footnotes

  1. 4.2 Neste país Segundo a LXX. O TM não tem estas palavras.
  2. 4.3 morrerão Literalmente, “serão levados para longe”.
  3. 4.4 ou “As pessoas não devem se queixar nem culpar os demais. Estão indefesos, como se estivessem discutindo com um sacerdote”. Muitas vezes, os sacerdotes e levitas tinham uma responsabilidade semelhante à dos juízes. Quando isso acontecia, as suas decisões eram definitivas.
  4. 4.5 mãe Refere-se a todo o povo de Israel. Ver também 2.2.
  5. 4.10 se prostituirão (…) filhos Uma parte da adoração aos falsos deuses era ter relações sexuais com as prostitutas do templo. As pessoas acreditavam que isso fazia com que os deuses ficassem felizes e, dessa forma, eles dariam às pessoas famílias grandes e bons campos.
  6. 4.13 debaixo das árvores As árvores eram parte importante da adoração aos falsos deuses.
  7. 4.15 Bete-Áven Em hebraico significa “Casa de maldade”. Se faz um jogo de palavras com o nome verdadeiro da cidade, Betel, que significa “Casa de Deus”. Também em 5.8 e 10.5.
  8. 4.19 O hebraico não é claro.