Add parallel Print Page Options

Josué, o sucessor de Moisés

12 O SENHOR disse a Moisés:

—Suba naquele monte das montanhas de Abarim e olhe a terra que estou dando aos israelitas. 13 Após você ter visto a terra, se reunirá com os seus antepassados assim como aconteceu com seu irmão Aarão, 14 porque vocês desobedeceram à minha ordem no deserto de Zim, quando o povo se rebelou contra mim. Vocês não honraram minha santidade diante dos israelitas quando eles pediram água. (Isto faz referência às águas de Meribá,[a] perto de Cades, no deserto de Zim.)

15 Moisés disse ao SENHOR:

16 —Peço ao SENHOR, Deus de toda a humanidade, que escolha um homem como chefe sobre a comunidade, 17 que os guie nas batalhas e cuide deles para que assim a comunidade do SENHOR não seja como um rebanho sem pastor.

18 O SENHOR disse a Moisés:

—Chame a Josué, filho de Num, que é um homem em quem está o Espírito, e coloque a sua mão sobre ele. 19 Faça ele se apresentar diante do sacerdote Eleazar perante toda a comunidade e passe para ele o mando diante de todos eles. 20 Dê a ele parte de sua autoridade para que toda a comunidade israelita obedeça a ele, 21 mas para me consultar, ele deve se apresentar diante do sacerdote Eleazar, quem usará o Urim para consultar o SENHOR. Quando Deus o ordenar, Josué e todos os israelitas com ele, irão para a batalha; e voltarão também quando ele o ordenar.

22 Moisés fez o que o SENHOR mandou a ele, trouxe Josué e fez com que ele se apresentasse perante o sacerdote Eleazar e toda a comunidade. 23 Depois Moisés pôs as suas mãos sobre a cabeça de Josué e passou para ele a liderança assim como o SENHOR havia ordenado por meio de Moisés.

Read full chapter

Footnotes

  1. 27.14 águas de Meribá ou “águas de Rebelião”.