Add parallel Print Page Options

25 Voltaram de explorar a terra depois de quarenta dias 26 e se apresentaram a Moisés, a Aarão e a toda a comunidade dos israelitas. Estavam no deserto de Parã, em Cades, e foi ali onde eles deram a todos um relatório e lhes mostraram o fruto dessa terra. 27 Informaram a Moisés, assim:

—Fomos ao território onde nos enviou e realmente é uma terra boa para semear e criar gado, aqui podem ver os seus frutos. 28 Mas as pessoas que moram lá são fortes, as cidades são fortificadas e muito grandes, até vimos ali os descendentes de Anaque.[a] 29 Os amalequitas moram na terra que fica no sul de Canaã; os heteus, os jebuseus e os amorreus moram na região montanhosa, e os cananeus moram ao lado do mar e ao longo do rio Jordão.

30 Depois Calebe pediu às pessoas que estavam perto de Moisés que se calassem e disse:

—Vamos e tomemos posse dessa terra! Certamente a conquistaremos.

31 Mas os espiões, que foram com ele, disseram:

—Não seremos capazes de atacar esse povo porque eles são mais fortes do que nós.

32 Depois espalharam falsos boatos entre os israelitas sobre a terra que exploraram, dizendo:

—A terra que exploramos é uma terra que engole os seus habitantes. Todas as pessoas que vimos eram enormes. 33 Basta dizer a vocês que até vimos os Nefilim[b]. (Os descendentes de Enaque vêm dos Nefilim.) Diante deles nos sentimos como gafanhotos e eles nos viam assim também.

Read full chapter

Footnotes

  1. 13.28 descendentes de Anaque Cananeus de grande estatura. A expressão “descendentes de Anaque” tornou-se equivalente a “gigantes”.
  2. 13.33 Nefilim Raça de gigantes que viveram antes do dilúvio. Algumas vezes se traduz como “gigantes”. Este nome vem da palavra hebraica que significa “povo que caiu”. Depois, foi um povo famoso de grandes e poderosos guerreiros. Ver Gn 6.2-4.