A A A A A
Bible Book List

Neemias 12O Livro (OL)

Lista de sacerdotes e levitas

12 Eis uma lista dos sacerdotes que acompanharam Zorobabel (filho de Sealtiel) e Jesua: Seraías, Jeremias, Esdras, 2/7 Amarias, Maluque, Hatús, Secanias, Reum, Meremote, Ido, Ginetói, Abias, Miamim, Maadias, Bilga, Semaías, Joiaribe, Jedaías, Salú, Amoque, Hilquias, Jedaías.

Os levitas que foram com eles: Jesua, Binui, Cadmiel, Serebias, Judá, Matanias; este último tinha o encargo de dirigir os cânticos de louvor. Baquebuquias e Uno, seus irmãos de clã, assistiam-no nesse serviço.

10/11 Jesua foi pai de Joiaquim; Joiaquim foi pai de Eliasibe; Eliasibe foi pai de Joiada; Joiada foi pai de Jónatas; Jónatas foi pai de Jadua.

12/21 A seguir indicam-se os chefes de clã dos sacerdotes que serviram sob o sumo sacerdote Joiaquim:

Meraías, líder do clã de Seraías;
Hananias, líder do clã de Jeremias
Mesulão, líder do clã de Esdras;
Jeoanã, líder do clã de Amarias;
Jónatas, líder do clã de Maluque;
José, líder do clã de Sebanias;
Adna, líder do clã de Harim;
Helcai, líder do clã de Meraiote;
Zacarias, líder do clã de Ido;
Mesulão, líder do clã de Ginetom;
Zicri, líder do clã de Abias;
Piltai, líder dos clãs de Miniamim e de Moadias;
Samua líder do clã de Bilga;
Jeónatas, líder do clã de Semaías;
Matenai, líder do clã de Joiaribe;
Uzi, líder do clã de Jedaías;
Calai, líder do clã de Salai;
Eber, líder do clã de Amoque;
Hasabias, líder do clã de Hilquias;
Netanel, líder do clã de Jedaías.

22/23 Um relato genealógico dos cabeças de clãs dos sacerdotes e levitas foi compilado durante o reinado de Dario da Pérsia, nos dias de Eliasibe, de Joiada, de Joanã e de Jadua — todos eles levitas. No livro das crónicas os nomes dos levitas foram inscritos até aos dias de Jeoanã, filho de Eliasibe.

24 Eram estes os chefes dos levitas nessa altura: Hasabias, Serebias e Jesua (filho de Cadmiel). Os seus irmãos de clã auxiliavam-nos durante as cerimónias de louvor e de agradecimento, tal como foi ordenado por David, o homem de Deus.

25 Os porteiros que tinham o cargo de organizar os locais de recepção das colectas, nas entradas, eram: Matanias, Baquebuquias, Obadias, Mesulão, Talmom e Acube.

26 Todos estes eram os homens activos durante o tempo de Joiaquim (filho de Jesua, filho de Josadaque) e também ao tempo em que eu era governador, e que Esdras era sacerdote e escriba.

A consagração da muralha

27/30 Durante a consagração da nova muralha de Jerusalém, todos os levitas de toda a terra vieram a Jerusalém para assistir às cerimónias e tomar parte nessa festa com alegria e com os seus louvores, acompanhados com címbalos, liras e harpas. Os membros do coro também vieram a Jerusalém das localidades vizinhas e das aldeias dos auxiliares do templo; vieram igualmente de Bete-Gilgal, da área de Geba e de Azmavete, porque os cantores tinham construído as suas próprias aldeias nos subúrbios de Jerusalém. Os sacerdotes e os levitas consagraram-se primeiro a si mesmos, depois consagraram o povo, as portas e a muralha.

31/34 Levei os chefes judeus e dois coros para cima da muralha e dividi-os em duas longas colunas, andando em direcções opostas por cima da muralha, dando louvores com gratidão enquanto iam andando. O grupo que ia para a direita, em direcção da porta do Monturo, consistia em metade dos chefes de Judá, e incluíam Hosaías, Azarias, Esdras, Mesulão, Judá, Benjamim, Semaías, e Jeremias.

35/37 Os sacerdotes que tocavam as trombetas eram Zacarias (filho de Jónatas e cuja ascendência era: Semaías, Matanias, Micaías, Zacur, e Asafe) e ainda Semaías, Azarel, Milalai, Gilalai, Maai, Netanel, Judá e Hanani. (Usavam os instrumentos originais de música do rei David.) Esdras o sacerdote encabeçava o cortejo. Quando chegaram à porta da Fonte, continuaram em frente, subiram as escadas do castelo até à velha cidade de David; depois seguiram até à porta da Água, a oriente.

38/39 O outro grupo, do qual eu próprio fazia parte, foi no outro sentido ao encontro do primeiro. Deslocou-se a partir da torre dos Fornos até ao muro Largo; depois, desde a porta de Efraim até à porta Velha; passámos a porta do Peixe e a torre de Hanael e prosseguimos até à porta da Torre dos Cem; avançámos à porta das Ovelhas e parámos à porta da Prisão.

40/41 Após isso os dois coros foram para o templo. Os que estavam comigo encontraram-se com os sacerdotes tocando as trombetas, que eram: Eliaquim, Maaseías, Miniamim, Micaías, Elioenai, Zacarais e Hananias; 42 e também os cantores Maaséias, Semaías, Eleazar, Uzi, Jeoanã, Malquias, Elã e Ezer. Os coros cantaram, forte e claramente, sob a direcção de Jezraías.

43 Muitos sacrifícios foram oferecidos nessa alegre jornada, porque Deus nos tinha dado razões de grande regozijo. Também as mulheres e as crianças se alegravam; e todo o ruído dessa grande manifestação se ouvia até muito longe!

44/45 Nesse dia foram designados homens encarregados dos cofres, das ofertas alçadas, dos dízimos, dos primeiros frutos oferecidos, e da colecta destes donativos junto dos agricultores, conforme mandado nas leis de Moisés. Estas ofertas eram destinadas aos sacerdotes e levitas, como expressão do apreço em que o povo de Judá tinha o serviço que executavam. Também o serviço dos cantores e dos porteiros era tido em muita consideração — estes homens assistiam os outros no culto a Deus e no cumprimento das cerimónias de purificação, tal como requerido na leis de David e do seu filho Salomão. 46/47 (Foi nos dias de David e de Asafe que se iniciou o costume de haver directores que conduzissem o coro com hinos de louvor e de gratidão a Deus.) Assim agora, nos dias de Zorobabel e de Neemias, o povo trazia um fornecimento diário de comida para os membros do coro, para os porteiros e para os levitas. Estes últimos, por sua vez, davam aos sacerdotes uma parte do que tinham recebido.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes