A A A A A
Bible Book List

Números 7O Livro (OL)

As ofertas de consagração do tabernáculo

Moisés ungiu e santificou cada parte do tabernáculo, incluindo o altar e os seus utensílios, no dia em que acabou de o montar. 2/3 Então os chefes de Israel — os chefes das tribos, os homens que tinham organizado o recenseamento — trouxeram as suas ofertas. Consistiram elas em seis carros cobertos, cada um deles puxado por dois bois — um carro por cada dois chefes e um boi por cada um. Apresentaram­nos ao Senhor diante do tabernáculo.

4/5 “Aceita esses donativos”, disse o Senhor a Moisés, “e usa os carros para o serviço do tabernáculo. Dá­os aos levitas para aquilo de que tiverem necessidade.” 6/9 Moisés deu os carros e os bois aos levitas. Dois carros e quatro bois foram dados ao grupo de Gerson, para o serviço deles; para o de Merari, sob a chefia de Itamar, filho de Arão, foram dados quatro carros e oito bois. Ao grupo de Coate não foi dado nenhum carro, nem nenhuma parelha de bois, porque esses foram designados para transportarem sobre os ombros o que lhe competia do tabernáculo.

10/11 Os chefes também apresentaram ofertas de consagração no dia em que o altar foi ungido, e colocaram­nas perante o altar. O Senhor disse a Moisés: “Que cada um deles traga os seus donativos para a consagração do altar, em dias diferentes.”

12/17 Assim Nassom, filho de Aminadabe, da tribo de Judá, trouxe a sua oferta no primeiro dia. Consistia ela numa salva de prata pesando um quilo e uma taça de prata de 500 gramas, ambas cheias de ofertas de farinha fina, amassada com azeite, como sacrifício de cereais. Trouxe também uma pequena caixa de ouro cheia de incenso, pesando cerca de 170 gramas. Além disso veio com um novilho, um carneiro, um cordeiro de um ano para holocausto e ainda um bode para a expiação de pecado. Para o sacrifício de paz: dois bois, cinco carneiros, cinco bodes e cinco cordeiros de um ano.

18/23 No dia seguinte foi a vez de Netanel, filho de Zuar, chefe de tribo de Issacar; este trouxe, como dons e ofertas, exactamente o mesmo que o precedente, Nassom, que viera no dia anterior.

24/29 No terceiro dia Eliabe, filho de Helom, chefe da tribo de Zebulão, veio igualmente com as suas ofertas, e que eram também as mesmas que as dos outros.

30/35 Seguiu­se Elizur, filho de Sedeur, chefe da tribo de Rúben; era o quarto dia, e ofereceu a mesma coisa.

36/41 No dia seguinte, o quinto, foi a vez de Selumiel, filho de Zurisadai, chefe da tribo de Simeão, que se apresentou também com os mesmos dons.

42/47 No dia seguinte veio Eliasafe, filho de Deuel, chefe da tribo de Gad. Também este trouxe o mesmo que os outros anteriores.

48/53 No sétimo dia foi Elisama, filho de Amiude, chefe da tribo de Efraim, que veio com idênticas ofertas.

54/59 Gamaliel, filho de Pedazur, chefe da tribo de Manassés, veio no oitavo dia com as mesmas dádivas.

60/65 Seguidamente chegou­se — era o nono dia — Abidã, filho de Gideoni, chefe da tribo de Benjamim. Vinha com ofertas iguais às dos outros.

66/71 Alezer, filho de Amisadai, chefe da tribo de Dan, trouxe os seus presentes — sempre os mesmos — no décimo dia.

72/77 Foi depois a vez de Pagiel, filho de Ocrã, chefe da tribo de Aser, e trouxe, no décimo primeiro dia, as suas dádivas iguais às dos outros.

78/83 E por fim, tendo chegado o décimo segundo dia, apresentou­se Airá, filho de Enã, chefe da tribo de Naftali, trazendo consigo as ofertas de sempre.

84/86 E assim, no começo do dia em que o altar foi ungido, fez­se a sua consagração com estes dons dos chefes das tribos de Israel. Portanto, no seu conjunto, as suas ofertas foram as seguintes: 12 salvas de prata, cada um pesando um quilo; 12 taças de prata, pesando cada 500 gramas; 12 caixas de ouro, sendo de aproximadamente 112 gramas o peso de cada peça; o peso total de ouro foi pois de cerca de 1,5 quilo. 87/88 Para os holocaustos trouxeram: 12 novilhos, 12 carneiros, 12 cordeiros de um ano, com a sua oferta de cereais, e 12 bodes, para o sacrifício de expiação do pecado. Para o sacrifício de paz foram: 24 bois, 60 carneiros, 60 bodes, 60 cordeiros de um ano.

89 Quando Moisés entrava no interior do tabernáculo para falar com Deus, ouvia a voz dirigindo­se­lhe entre os dois querubins por cima do propiciatório que estava sobre a arca.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes