Add parallel Print Page Options

Os nazireus

O SENHOR disse a Moisés:

—Diga aos israelitas que se um homem ou uma mulher fizer uma promessa de dedicação ao SENHOR como nazireu, terá que se abster de beber vinho ou de qualquer outra bebida alcoólica. Também não poderá beber vinagre feito de vinho ou de outra bebida alcoólica, nem beber suco de uvas, nem comer uvas, nem que sejam frescas ou secas. Durante todo o tempo que for nazireu não deverá comer nenhum produto da uva, nem sequer as sementes ou a casca.

—Durante o tempo que durar sua promessa de nazireu não deverá cortar o cabelo. Só poderá fazê-lo quando se completar o tempo que dedicou para se consagrar ao SENHOR. Enquanto isso, estará consagrado e deverá deixar crescer o cabelo.

—Além disso, enquanto durar o tempo da sua dedicação ao SENHOR não poderá entrar em nenhum lugar onde houver um morto, nem sequer em caso de que morra seu pai ou sua mãe, ou seu irmão ou sua irmã. Se tornaria impuro porque seu cabelo indica que se dedicou a Deus.[a] Todos os dias consagrados como nazireu serão sagrados para o SENHOR.

—Se alguém morrer de repente junto a um nazireu, ficará contaminado o cabelo do nazireu. Portanto, sete dias depois, terá que rapar a cabeça, ou seja o dia da sua purificação. 10 No oitavo dia levará duas rolas ou dois filhotes de pomba ao sacerdote, diante da entrada da Tenda do Encontro. 11 O sacerdote oferecerá um como sacrifício pelo pecado e o outro como sacrifício que deve ser queimado completamente. Fará a purificação do nazireu porque falhou ao ter contato com um morto. Nesse mesmo dia consagrará de novo a sua cabeça. 12 Começará novamente o tempo da consagração ao SENHOR e deverá trazer um cordeiro de um ano como sacrifício de restituição. Os dias anteriores não serão contados por ter ficado contaminado o seu cabelo.

13 —Esta lei deverá ser aplicada ao nazireu: no dia que completar o tempo de consagração como nazireu, alguém irá com ele diante da entrada da Tenda do Encontro. 14 Ali apresentará ao SENHOR um cordeiro de um ano que não tenha nenhum defeito, como sacrifício que deve ser queimado completamente. Também oferecerá um carneiro que não tenha nenhum defeito, como oferta para festejar. 15 Oferecerá da mesma forma um cesto de pães sem fermento, feitos com farinha da melhor qualidade e amassados com azeite. Também oferecerá bolachas sem fermento aspergidas com azeite, juntamente com as ofertas correspondentes de trigo e de vinho.

16 —Então o sacerdote apresentará estas ofertas perante o SENHOR junto com o sacrifício pelo pecado e o sacrifício que deve ser queimado completamente. 17 Oferecerá o carneiro ao SENHOR como oferta para festejar, juntamente com o cesto de pães sem fermento e as correspondentes ofertas de trigo e de vinho.

18 —Depois o nazireu deverá rapar o cabelo e jogá-lo ao fogo que arde debaixo da oferta para festejar.

19 —Depois que o nazireu tiver rapado a cabeça, o sacerdote pegará uma perna já cozida do carneiro, e pegará do cesto um pão sem fermento e uma bolacha sem fermento. Depois colocará tudo isso nas mãos do nazireu. 20 Então o sacerdote fará o movimento de apresentação da oferta perante o SENHOR. Tudo isso pertence ao sacerdote junto com o peito do animal que se utilizou para o movimento de apresentação da oferta e a coxa que se dá como oferta de contribuição. Depois disto o nazireu poderá beber vinho.

21 —Essa é a lei para quem fizer a promessa de se consagrar ao SENHOR como nazireu, e essas são as ofertas que deverá apresentar, além de qualquer outra coisa que possa oferecer. De acordo com a promessa que fizer, assim deverá cumprir, conforme à lei da sua consagração.

A bênção do sacerdote

22 O SENHOR disse a Moisés:

23 —Diga a Aarão e aos seus filhos que abençoe os israelitas dizendo isto:

24 “Que o SENHOR os abençoe
    e os proteja;
25 que o SENHOR seja bom com vocês[b]
    e tenha compaixão de vocês.
26 Que o SENHOR olhe para vocês com amor[c]
    e faça com que vocês vivam em paz”.

27 —Dessa forma Aarão e os seus filhos pronunciarão meu nome diante dos israelitas e eu os abençoarei.

Footnotes

  1. 6.7 seu cabelo (…) Deus Ou “o símbolo de sua dedicação a Deus está sobre sua cabeça”.
  2. 6.25 seja bom com vocês Literalmente, “faça brilhar seu rosto sobre vocês”.
  3. 6.26 olhe para vocês com amor Literalmente, “levante sobre você o seu rosto”.

Leis acerca do voto nazireu

Então o Senhor disse a Moisés: “Dê as seguintes instruções ao povo de Israel.

“Se alguém do povo, homem ou mulher, fizer o voto especial de nazireu e se consagrar ao Senhor, deixará de beber vinho e outras bebidas fermentadas. Não usará vinagre feito de vinho nem de outras bebidas fermentadas, e não beberá suco de uva nem comerá uvas ou passas. Enquanto estiver sob o voto de nazireu, não beberá nem comerá coisa alguma que venha da videira, nem mesmo sementes ou cascas de uvas.

“Enquanto durar o voto, o nazireu será consagrado ao Senhor e não cortará o cabelo. Deixará o cabelo crescer até concluir o voto. Não se aproximará de cadáver enquanto estiver consagrado ao Senhor. Mesmo que o falecido seja seu pai, mãe, irmão ou irmã, o nazireu não se contaminará, pois o cabelo em sua cabeça simboliza sua consagração a Deus. Essa exigência é válida enquanto ele estiver consagrado ao Senhor.

“Se alguém cair morto ao lado do nazireu, o cabelo que ele consagrou ficará contaminado. Esperará sete dias e depois raspará a cabeça. Então, estará purificado de sua contaminação. 10 No oitavo dia, levará duas rolinhas ou dois pombinhos para o sacerdote à entrada da tenda do encontro. 11 O sacerdote oferecerá uma das aves como oferta pelo pecado, e a outra, como holocausto. Desse modo, fará expiação pela culpa resultante do contato com o cadáver. O nazireu reafirmará seu compromisso e deixará o cabelo crescer outra vez. 12 Os dias de voto cumpridos antes da contaminação não serão contados. Ele se consagrará novamente ao Senhor por todo o período do voto e apresentará um cordeiro de um ano como oferta pela culpa.

13 “Essa é a lei ritual para o nazireu. Quando chegar ao fim do período de consagração, irá até a entrada da tenda do encontro 14 e trará suas ofertas ao Senhor: um cordeiro de um ano e sem defeito como holocausto, uma cordeira de um ano e sem defeito como oferta pelo pecado, um carneiro sem defeito como oferta de paz, 15 um cesto de pães sem fermento, bolos de farinha da melhor qualidade misturada com azeite e pães finos untados com azeite, junto com as ofertas de cereal e ofertas derramadas. 16 O sacerdote apresentará as ofertas diante do Senhor: primeiro a oferta pelo pecado e o holocausto, 17 depois o carneiro para a oferta de paz, junto com o cesto de pães sem fermento. O sacerdote também apresentará ao Senhor as ofertas de cereal e ofertas derramadas.

18 “Em seguida, o nazireu raspará a cabeça à entrada da tenda do encontro. Pegará o cabelo que consagrou e o colocará no fogo embaixo do sacrifício da oferta de paz. 19 Depois que o nazireu tiver raspado a cabeça, o sacerdote pegará um ombro cozido de carneiro e, de dentro do cesto, pegará um bolo e um pão fino sem fermento e colocará tudo nas mãos do nazireu. 20 Por fim, o sacerdote os moverá para o alto como oferta especial diante do Senhor. Essas são as porções santas para o sacerdote, junto com o peito da oferta movida e a coxa da oferta sagrada movidos diante do Senhor. Depois dessa cerimônia, o nazireu poderá voltar a beber vinho.

21 “Essa é a lei ritual dos nazireus que fazem o voto de apresentar essas ofertas para o Senhor. Se tiverem recursos materiais, apresentarão outras ofertas além dessas. Devem cumprir o voto que fizeram quando se consagraram como nazireus”.

A bênção sacerdotal

22 Então o Senhor disse a Moisés: 23 “Diga a Arão e a seus filhos que abençoem o povo de Israel com esta bênção especial:

24 ‘Que o Senhor o abençoe e

o proteja.

25 Que o Senhor olhe para você com favor

e lhe mostre bondade.

26 Que o Senhor se agrade de você

e lhe dê paz’.

27 Assim, Arão e seus filhos colocarão meu nome sobre os israelitas, e eu mesmo os abençoarei”.

Law of the Nazirites

Again the Lord spoke to Moses, saying, “Speak to the sons of Israel and say to them, ‘When a man or woman makes [a]a special vow, namely, the vow of (A)a [b]Nazirite, to live as a Nazirite for the Lord, he shall (B)abstain from wine and [c]strong drink; he shall [d]consume no vinegar, whether made from wine or strong drink, nor shall he drink any grape juice nor eat fresh or dried grapes. All the days of his consecration he shall not eat anything that is produced from the grape vine, from the seeds even to the skin.

‘All the days of his vow of consecration (C)no razor shall pass over his head. He shall be holy until the days are fulfilled which he lives as a Nazirite for the Lord; he shall let the locks of hair on his head grow long.

(D)All the days of his life as a Nazirite for the Lord he shall not come up to a dead person. He (E)shall not make himself unclean for his father or for his mother, for his brother or for his sister, when they die, because his consecration to God is [e]on his head. All the days of his consecration he is holy to the Lord.

‘But if someone dies very suddenly beside him and he defiles his consecrated head of hair, then (F)he shall shave his head on the day when he becomes clean; (G)he shall shave it on the seventh day. 10 Then on the eighth day he shall bring (H)two turtledoves or two young doves to the priest, to the entrance of the tent of meeting. 11 And the priest shall offer (I)one as a sin offering and the other as a burnt offering, and make atonement for him [f]regarding his sin because of the dead person. And on that same day he shall consecrate his head, 12 and shall live his days of consecration as a Nazirite for the Lord, and shall bring a male lamb a year old as a guilt offering; but the preceding days will [g]not count, because his consecration was defiled.

13 ‘Now this is the law of the Nazirite (J)when the days of his consecration are fulfilled: he shall bring [h]his offering to the entrance of the tent of meeting. 14 And he shall present his offering to the Lord: one male lamb a year old without defect as a burnt offering, one (K)ewe lamb a year old without defect as a sin offering, one ram without defect as a peace offering, 15 and a basket of (L)unleavened loaves of fine flour mixed with oil and unleavened wafers spread with oil, along with (M)their grain offering and their drink offering. 16 Then the priest shall present them before the Lord and offer his sin offering and his burnt offering. 17 He shall also offer the ram as a sacrifice of peace offerings to the Lord, together with the basket of unleavened bread; the priest shall also offer its grain offering and its drink offering. 18 (N)The Nazirite shall then shave his consecrated head of hair at the entrance of the tent of meeting, and take the consecrated hair of his head and put it on the fire which is under the sacrifice of peace offerings. 19 (O)And the priest shall take the ram’s shoulder when it has been boiled, and one unleavened loaf from the basket and one unleavened wafer, and shall put them on the [i]hands of the Nazirite after he has shaved his consecrated hair. 20 Then the priest shall wave them as a wave offering before the Lord. It is holy for the priest, together with the breast offered as a wave offering, and the thigh offered as [j]a contribution; and (P)afterward the Nazirite may drink wine.’

21 “This is the law of the Nazirite who vows his offering to the Lord according to his consecration, in addition to what else [k]he can afford; corresponding to his vow which he makes, so he shall do according to the law of his consecration.”

Aaron’s Benediction

22 Then the Lord spoke to Moses, saying, 23 “Speak to Aaron and to his sons, saying, ‘In this way (Q)you shall bless the sons of Israel. You are to say to them:

24 The Lord (R)bless you, and [l](S)keep you;

25 The Lord (T)cause His face to shine on you,
And (U)be gracious to you;

26 The Lord (V)lift up His face to you,
And (W)give you peace.’

27 So they shall [m](X)invoke My name on the sons of Israel, and then I will bless them.”

Footnotes

  1. Numbers 6:2 Or an extraordinary
  2. Numbers 6:2 I.e., one consecrated to God
  3. Numbers 6:3 I.e., other alcoholic drink
  4. Numbers 6:3 Lit drink
  5. Numbers 6:7 I.e., referring either to the visibility of the long hair, or to the consequences of violating the vow
  6. Numbers 6:11 Lit because of that which he sinned
  7. Numbers 6:12 Lit fall
  8. Numbers 6:13 Lit it
  9. Numbers 6:19 Lit palms
  10. Numbers 6:20 Or an uplifted offering
  11. Numbers 6:21 Lit his hand reaches
  12. Numbers 6:24 Or watch over; or take care of
  13. Numbers 6:27 Lit put