Add parallel Print Page Options

Jesus tem pena do povo

35 Jesus viajava por todas as cidades e aldeias daquela região e ensinava nas suas sinagogas. Ele proclamava as Boas Novas do reino a todos e curava toda espécie de doenças e enfermidades. 36 Quando Jesus viu a multidão, teve muita pena, pois as pessoas pareciam aflitas e desamparadas, como ovelhas que não têm pastor. 37 Jesus, então, disse aos seus discípulos:

—A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38 Portanto, orem ao Senhor para que ele mande mais trabalhadores para a sua colheita, pois ele é o dono dos campos.

A missão dos doze apóstolos

(Mc 3.13-19; 6.7-13; Lc 6.12-16; 9.1-6)

10 Jesus chamou os seus doze discípulos e lhes deu poder tanto para expulsarem demônios como para curarem toda espécie de enfermidade. Estes são os nomes dos doze apóstolos:

Simão, também chamado Pedro,

e André, seu irmão;

os irmãos Tiago e João, filhos de Zebedeu;

Filipe;

Bartolomeu;

Tomé;

Mateus, o cobrador de impostos;

Tiago, filho de Alfeu;

Tadeu;

Simão, o zelote[a];

e Judas Iscariotes, que traiu Jesus.

Jesus enviou estes doze homens com a seguinte ordem:

—Não entrem em nenhuma cidade cujo povo não seja judeu, nem em nenhuma das cidades dos samaritanos. Ao invés disso, procurem as pessoas da nação de Israel, que são como ovelhas perdidas. Vão e proclamem esta mensagem: “O reino de Deus está próximo!” Curem os leprosos e os outros doentes, ressuscitem os mortos e expulsem os demônios. Vocês receberam este poder de graça, portanto façam tudo isso de graça. Vocês não devem levar nenhum dinheiro, nem ouro, nem prata, nem cobre; 10 e nem sacola de viagem. Também não devem levar nem roupas extras, nem sandálias, nem cajado. Digo isto porque todo trabalhador merece receber o seu alimento.

11 —Quando vocês chegarem a uma cidade ou a uma vila, procurem uma pessoa de confiança e fiquem com ela até a hora de irem embora. 12 Quando vocês entrarem numa casa, cumprimentem as pessoas. 13 Se as pessoas da casa forem dignas, que a paz que vocês desejarem a elas ao cumprimentá-las permaneça sobre elas. Mas se não forem dignas, que a sua paz volte para vocês. 14 Se alguma casa ou alguma cidade se recusar a recebê-los ou a ouvir o que vocês têm para dizer, então saiam de lá. E quando vocês estiverem indo embora, sacudam a poeira das suas sandálias.[b] 15 Digo a verdade a vocês: No Dia do Julgamento haverá mais tolerância para com o povo das cidades de Sodoma e de Gomorra do que para com as pessoas daquela cidade.

Footnotes

  1. 10.4 zelote Literalmente, “cananeu”. Ver Zelote no vocabulário.
  2. 10.14 sacudam a poeira das suas sandálias Uma advertência que significava não voltar a falar com aquelas pessoas.