A A A A A
Bible Book List

Mateus 24Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Jesus e a destruição do templo

24 Jesus tinha saído do templo [a] e estava indo embora sozinho, quando seus discípulos se aproximaram dele para lhe mostrar as construções do templo. Jesus, porém, lhes disse:

—Vocês estão vendo tudo isto? Eu lhes digo que não ficará uma pedra sobre outra, que não seja derrubada.

Jesus fala sobre sofrimento e perseguições

Jesus estava sentado no Monte das Oliveiras quando seus discípulos se aproximaram dele e lhe perguntaram em particular:

—Diga-nos: Quando essas coisas vão acontecer? Qual será o sinal que mostrará que chegou o tempo da sua vinda e do fim do mundo?

E Jesus, então, lhes respondeu:

—Tomem cuidado para que ninguém os engane. Eu digo isso pois muitas pessoas virão em meu nome e dirão: “Eu sou o Cristo [b]!”, e enganarão muita gente. Não tenham medo quando ouvirem o barulho de batalhas e ficarem sabendo de guerras. Essas coisas devem acontecer, mas ainda não será o fim. Uma nação fará guerra contra outra, e um país atacará outro. Haverá fome e terremotos por toda parte, mas essas coisas serão somente o começo, assim como as primeiras dores da mulher que está para dar à luz.

—Nessa época vocês serão presos e entregues para serem castigados. Vocês serão mortos e odiados por todos os povos por causa do meu nome. 10 Nessa época muitas pessoas vão abandonar a sua fé e vão trair e odiar umas às outras. 11 Muitos falsos profetas aparecerão e enganarão a muita gente 12 e a maldade se espalhará de tal maneira que o amor da maioria das pessoas esfriará. 13 Aquele, porém, que permanecer firme até o fim, será salvo. 14 E as Boas Novas [c] sobre o reino de Deus serão anunciadas no mundo inteiro como testemunho a toda a humanidade; e então virá o fim.

Os grandes sofrimentos

15 —O profeta [d] Daniel falou a respeito da “terrível coisa que causa desolação” [e]. Vocês verão essa coisa no templo [f] (quem estiver lendo isto que entenda o que significa). 16 Então, quem estiver na Judéia deve fugir para as montanhas. 17 Quem estiver na parte de cima de sua casa não deve descer para pegar coisa alguma 18 e quem estiver trabalhando no campo não deve voltar para casa para buscar suas roupas. 19 Ai das mulheres que estiverem grávidas ou amamentando nessa época! 20 Orem para que essa sua fuga não aconteça nem durante o inverno nem num sábado. 21 Digo isso pois nessa época haverá grandes sofrimentos, como nunca houve desde o começo do mundo e jamais haverá. 22 Se Deus não tivesse diminuído esse período de sofrimento, ninguém seria salvo. Mas por causa das pessoas que foram escolhidas, esse período de sofrimento será diminuído.

23 —Portanto, se nessa época alguém lhes disser: “Olhe! Aqui está o Cristo [g]!”, ou então: “O Cristo está aqui!”, não acreditem! 24 Eu digo isso pois muitos falsos cristos e falsos profetas [h] vão aparecer e fazer milagres e maravilhas a fim de enganar, se possível, até mesmo aqueles que tinham sido escolhidos por Deus. 25 Olhem que eu tenho avisado a vocês antes que estas coisas aconteçam.

26 —Se algumas pessoas lhes disserem: “Olhem, o Cristo [i] está no deserto!”, não saiam. Ou: “Olhem, Ele está dentro da casa!”, não acreditem! 27 Eu lhes digo isso pois a vinda do Filho do Homem [j] será como o brilho de um relâmpago no céu que sai do leste e se mostra até o oeste. 28 Onde quer que esteja um cadáver, ali se ajuntarão os urubus.

A vinda do Filho do Homem

29 —Logo depois desse período de sofrimento,

“O sol se apagará e a lua não brilhará.
As estrelas cairão do céu e os corpos celestes serão abalados”. [k]

30 Nessa época o sinal da vinda do Filho do Homem [l] será visto no céu e todos os povos da terra chorarão e verão o Filho do Homem [m] vindo entre as nuvens com poder e grande glória. 31 Um alto som de trombeta será ouvido, e o Filho do Homem enviará os seus anjos e eles recolherão de um a outro lado do mundo aqueles que tenham sido escolhidos por Deus.

A parábola da figueira

32 E Jesus, depois, lhes disse:

—Aprendam a lição que a figueira lhes ensina. Assim que os seus galhos se renovam e as suas folhas começam a brotar, vocês sabem que o verão está próximo. 33 Da mesma forma, quando vocês virem todas essas coisas acontecerem, saberão que o tempo está próximo, pronto para chegar. 34 Digo a verdade a vocês: Todas essas coisas acontecerão antes que morram todas as pessoas que agora estão vivas. 35 O céu e a terra passarão, porém as minhas palavras nunca passarão.

O dia e a hora

36 —Ninguém sabe o dia ou a hora em que essas coisas acontecerão—nem os anjos do céu nem o próprio Filho. Somente o Pai sabe quando elas vão acontecer. 37 Pois assim como foi no tempo de Noé, também será quando o Filho do Homem [n] voltar. 38 Digo isto pois, antes de vir o dilúvio, as pessoas estavam comendo, bebendo, se casando e se dando em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. 39 Ninguém sabia o que ia acontecer até que veio o dilúvio e levou a todos. A mesma coisa acontecerá quando o Filho do Homem voltar. 40 Nesse dia dois homens estarão trabalhando no campo—um será levado e outro será deixado. 41 Duas mulheres estarão moendo trigo no moinho—uma será levada, e a outra deixada. 42 Portanto, se cuidem, pois vocês não sabem em que dia o Senhor virá. 43 Lembrem-se disto: Se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria acordado e não deixaria que o ladrão arrombasse a sua casa. 44 É por isso que eu digo que vocês devem ficar preparados, pois o Filho do Homem [o] virá na hora em que não estiverem esperando.

A parábola do servo bom e do servo mau

45 —Quem é, então, o servo fiel e prudente a quem o senhor deixou a responsabilidade de tomar conta dos outros servos e de lhes dar comida nas horas certas? 46 Feliz é o servo que estiver fazendo assim quando o seu senhor chegar. 47 Digo a verdade a vocês: Ele o colocará para tomar conta de todos os seus bens. 48 Por outro lado, imaginem um servo mau. Ele diz consigo mesmo: “Meu senhor vai demorar para voltar”, 49 e então começa a bater nos outros servos e a comer e beber com bêbados. 50 O senhor desse servo chegará num dia que ele não o espera, e numa hora que ele nem imagina. 51 Ele o castigará com severidade e o condenará a sofrer o mesmo destino dos hipócritas. E lá eles vão chorar e ranger os dentes.

Footnotes:

  1. Mateus 24:1 + templo Um prédio todo especial em Jerusalém onde Deus ordenou que os judeus adorassem.
  2. Mateus 24:5 + Cristo O ungido (Messias) ou o escolhido de Deus.
  3. Mateus 24:14 + Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita.
  4. Mateus 24:15 + profeta(s) Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro.
  5. Mateus 24:15 “terrível coisa … desolação” Mencionada no livro de Daniel 9.27; 11.31; 12.11.
  6. Mateus 24:15 + templo Um prédio todo especial em Jerusalém onde Deus ordenou que os judeus adorassem.
  7. Mateus 24:23 + Cristo O ungido (Messias) ou o escolhido de Deus.
  8. Mateus 24:24 + profeta(s) Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro.
  9. Mateus 24:26 + Cristo O ungido (Messias) ou o escolhido de Deus.
  10. Mateus 24:27 + Filho do Homem Jesus. Jesus é Filho de Deus, mas este nome mostrava que Jesus era um homem também. No livro de Daniel 7.13-14 este é o nome usado para o Messias (Cristo).
  11. Mateus 24:29 Isaías 13.10; 34.4
  12. Mateus 24:30 + Filho do Homem Jesus. Jesus é Filho de Deus, mas este nome mostrava que Jesus era um homem também. No livro de Daniel 7.13-14 este é o nome usado para o Messias (Cristo).
  13. Mateus 24:30 + Filho do Homem Jesus. Jesus é Filho de Deus, mas este nome mostrava que Jesus era um homem também. No livro de Daniel 7.13-14 este é o nome usado para o Messias (Cristo).
  14. Mateus 24:37 + Filho do Homem Jesus. Jesus é Filho de Deus, mas este nome mostrava que Jesus era um homem também. No livro de Daniel 7.13-14 este é o nome usado para o Messias (Cristo).
  15. Mateus 24:44 + Filho do Homem Jesus. Jesus é Filho de Deus, mas este nome mostrava que Jesus era um homem também. No livro de Daniel 7.13-14 este é o nome usado para o Messias (Cristo).
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Copyright © 1999 by World Bible Translation Center

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes