A A A A A
Bible Book List

Mateus 20O Livro (OL)

A ilustração dos trabalhadores na vinha

20 1/2 Esta é outra ilustração do reino dos céus: “O dono de uma propriedade saiu cedo certa manhã para contratar trabalhadores para a sua vinha. Combinou pagar­lhes uma moeda por dia e mandou­os trabalhar.

3/6 Duas horas depois, passando por uma praça, viu ali alguns homens à procura de trabalho. Então mandou­os ir também para os seus campos, dizendo­lhes que pagaria no fim do dia o que fosse justo. Ao meio dia, e também perto da três da tarde, fez o mesmo. Às cinco horas daquela tarde, outra vez na cidade, viu mais alguns por ali e perguntou­lhes: ‘Porque estiveram sem fazer nada o dia inteiro?’

‘Porque ninguém nos contratou.’

O dono da propriedade disse­lhes: ‘Então vão juntar­se aos outros nos meus campos.’

8/11 Naquela noite disse ao pagador que reunisse os homens e lhes pagasse, começando pelos últimos. Quando os homens contratados às cinco horas da tarde foram pagos, cada um recebeu uma moeda. Os outros contratados mais cedo, quando foram receber o seu salário, julgavam que lhes seria pago mais, mas também eles receberam o mesmo. Puseram­se então a refilar: 12 ‘Aqueles só trabalharam uma hora, e, afinal, tu pagaste­lhes o mesmo que a nós que trabalhámos o dia inteiro, à torreira do Sol.’

13/15 ‘Amigo’, respondeu o lavrador a um deles, ‘não fui injusto contigo! Não aceitaste trabalhar o dia inteiro por uma moeda? Toma­a e vai­te, porque resolvi pagar o mesmo a todos. Não tenho eu o direito de dar o meu dinheiro como quiser? Zangas­te porque sou bondoso?’

16 Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos.”

Jesus avisa de novo da sua morte

17/19 Já a caminho de Jerusalém, Jesus tomou os doze discípulos à parte e falou­lhes no que lhe ia acontecer quando chegassem. “Serei entregue por traição aos principais sacerdotes e os mestres da lei, que me condenarão à morte e me entregarão ao governo romano. Farão pouco de mim e serei crucificado, mas ao terceiro dia voltarei a viver.”

O pedido de uma mãe

20 Nisto, a mãe de Tiago e João, filhos de Zebedeu, trouxe­os a Jesus e, inclinando­se, pediu um favor. 21 “Que queres?” perguntou Jesus, e ela adiantou:

“Que deixes, no teu reino, os meus dois filhos sentarem­se em lugares de honra junto de ti, um à tua direita e outro à tua esquerda”.

22 “Vocês não sabem o que pedem!”, e perguntou­lhes: “São capazes de beber do mesmo cálice amargo de que vou beber daqui a pouco tempo?”

“Sim, somos.”

23 “É certo que beberão dele”, disse Jesus, “mas não me compete dizer quem se sentará junto de mim. Esses lugares estão guardados para quem meu Pai escolher.”

24 Os outros dez discípulos ficaram ofendidos quando souberam do pedido de Tiago e João. 25 Mas Jesus reuniu­os e disse: “Entre os descrentes, os governantes até podem ser tiranos e os grandes mandam nos que estão abaixo deles. 26 No vosso meio, porém, será muito diferente. 27 Quem quiser ser o principal entre vocês deve ser vosso servo, e quem quiser ser o primeiro deve tornar­se o vosso escravo. 28 A vossa maneira de proceder deve ser a mesma que a minha, porque eu, o Filho do Homem, não vim para ser servido, mas para servir e dar a minha vida para salvação de muitos.”

Dois cegos vêem

29 Quando Jesus e os discípulos deixavam a cidade de Jericó, foram seguidos por enorme multidão. 30 Dois cegos que estavam sentados à beira da estrada, ouvindo dizer que Jesus vinha por ali, começaram a gritar: “Senhor, Filho do rei David, tem pena de nós!” 31 A multidão bem lhes dizia que se calassem, mas cada vez gritavam mais alto.

32/33 Chegando Jesus ao lugar onde se encontravam, parou na estrada e perguntou: “Que querem vocês que eu faça?”

“Senhor, queremos ver!” 34 Jesus cheio de pena deles, tocou­lhes nos olhos e logo ficaram a ver. E seguiam­no.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes