A A A A A
Bible Book List

Mateus 19O Livro (OL)

O divórcio

19 1/2 Após ter dado estes ensinos, Jesus saiu da Galileia e passou pela outra margem do Jordão para voltar para a Judeia. Grandes multidões o seguiam, e curou os doentes.

Alguns fariseus foram ter com Jesus, para o experimentar, e perguntaram­lhe: “Permites o divórcio?”

4/6 “Não lêem as Escrituras? Nelas está escrito que, no princípio, Deus criou o homem e a mulher, e que o homem deve deixar seu pai e sua mãe e unir­se para toda a vida à mulher que escolheu. Assim os dois passam a ser um; não serão mais dois, mas um só. E nenhum homem tem direito de separar o que Deus juntou.”

“Então”, tornaram os fariseus, “porque disse Moisés que um homem pode divorciar­se da sua mulher, mandando­a embora só com uma carta de despedimento?”

8/9 “Moisés fez isso por causa da dureza e maldade do vosso coração, mas não era assim que Deus queria. E agora vos digo que todo aquele que se divorciar da sua mulher, salvo em caso de infidelidade, e se casar com outra, comete adultério.”

10 Os discípulos disseram­lhe: “Sendo assim o melhor é não casar!”

11/12 “Nem todos podem aceitar isso; só aqueles a quem Deus ajuda. Alguns nascem já incapazes para o casamento, e outros há que são incapacitados pelos homens, e alguns outros, ainda, não querem casar­se por causa do reino dos céus. Quem puder, aceite o que digo.”

Jesus e as crianças

13 Havia pessoas que traziam criancinhas a Jesus para que pousasse sobre elas as mãos e orasse. Os discípulos, porém, ralhavam: “Não o incomodem”. 14 Jesus disse: “Deixem que as crianças venham a mim. Não as devem impedir, porque o reino dos céus destina­se a quem é como elas.” 15 E, pondo as mãos sobre as suas cabeças, abençoou­as antes de se ir embora.

O homem rico

16 Um rapaz aproximou­se e fez esta pergunta: “Mestre, que devo praticar de bom para alcançar a vida eterna?”

17 “Por que me perguntas acerca do que é bom? Verdadeiramente bom só Deus o é. Para responder à tua pergunta, podes entrar na vida se guardares os mandamentos.”

18 “Quais?”, perguntou o jovem.

E Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não mentirás. 19 Respeitarás teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.”

20 “Esses mandamentos sempre eu os guardei desde a minha mocidade”, respondeu. “Que mais preciso de fazer?”

21 “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e ganharás um tesouro no céu, e vem e segue­me.” 22 Ao ouvir isto, o rapaz foi­se embora triste, porque era muito rico.

23/24 Jesus disse aos discípulos: “É quase impossível um rico entrar no reino dos céus. É mesmo mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus.”

25 Estas palavras fizeram confusão aos discípulos: “Então quem se salva neste mundo?”

26 Jesus olhou para eles e respondeu: “Humanamente falando, ninguém. Mas a Deus tudo é possível.”

27 “Nós deixámos tudo para te seguir. Que proveito tiramos disso?”, disse Pedro.

28 “Quando eu, o Filho do Homem, me sentar no meu glorioso trono no reino, vocês, meus discípulos, estarão também sentados em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. 29/30 Todo aquele que abandonar a sua casa, irmãos, pai, mãe, mulher, filhos ou bens, para me seguir, receberá cem vezes tanto em paga e terá a vida eterna. Mas muitos que agora são os primeiros virão a ser os últimos; e alguns que são agora os últimos virão a ser os primeiros.”

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes