A A A A A
Bible Book List

Mateus 12Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Jesus e o sábado

12 Naquela mesma época, num sábado, Jesus estava atravessando um campo de trigo. Seus discípulos tiveram fome e então começaram a colher algumas espigas e a comê-las. Quando os fariseus [a] viram aquilo, disseram a Jesus:

—Olhe! Os seus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer no sábado!

Jesus, porém, lhes perguntou:

—Por acaso vocês nunca leram o que Davi e seus companheiros fizeram quando estavam com fome? Davi entrou na casa de Deus e, tanto ele como os seus companheiros comeram dos pães consagrados a Deus, os quais não era permitido comer, nem a ele nem aos seus companheiros. Somente os sacerdotes podiam comê-los. Ou, por acaso, vocês também nunca leram na lei de Moisés que os sacerdotes que ficam no templo em dia de sábado desobedecem a lei [b] e ficam sem culpa? Pois eu lhes digo que aqui está alguém que é maior do que o templo. Se vocês soubessem o que as Escrituras [c] significam quando dizem: “Eu quero compaixão entre as pessoas e não sacrifícios de animais” [d], não condenariam pessoas inocentes. O Filho do Homem [e] é Senhor do sábado.

Jesus e o homem com a mão aleijada

Jesus saiu dali e foi para a sinagoga [f] deles. 10 Havia ali um homem que tinha uma das mãos aleijada. Alguns judeus, então, se aproximaram de Jesus e perguntaram:

—É permitido curar alguém no sábado?

(Eles tinham perguntado aquilo pois queriam arranjar um meio de acusar Jesus de desobedecer a lei [g].) 11 Mas Jesus lhes disse:

—Suponhamos que um de vocês tenha uma ovelha e que ela caia num barranco num sábado. Será que você não se esforçará para tirá-la de lá? 12 Ora, não vale uma pessoa muito mais do que uma ovelha? Portanto, é permitido fazer o bem no sábado.

13 Depois Jesus dirigiu-se ao homem que tinha a mão aleijada e disse-lhe:

—Estenda a sua mão.

E quando o homem a estendeu, ela sarou completamente, ficando igual à outra.

14 Os fariseus foram embora e começaram a fazer planos para matar a Jesus.

Jesus é o servo escolhido por Deus

15 Quando Jesus descobriu o que os fariseus queriam fazer contra Ele, saiu dali.

Muitas pessoas o seguiram e Ele curou todos os doentes, 16 e recomendou para que não contassem a ninguém quem Ele era. 17 Isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito por Deus por meio do profeta [h] Isaías:

18 “Aqui está o meu servo!
    Fui eu que o escolhi!
Eu o amo, e Ele me dá muita alegria.
Porei nele o meu Espírito [i], e Ele proclamará justiça para todas as nações.
19 Ele não discutirá nem gritará, e ningéum ouvirá a sua voz nas praças.
20 Ele não quebrará o ramo que já está trincado, e nem tampouco apagará a luz que já está fraca.
Ao contrário! Ele persistirá até que a justiça triunfe.
21     E então, todas as nações depositarão nele suas esperanças”. [j]

O poder de Jesus vem de Deus

22 Depois disto, algumas pessoas levaram até Jesus um homem cego e mudo, pois estava possuído por um demônio. Jesus o curou e ele passou a falar e a ver. 23 Todas as pessoas ficaram muito admiradas e começaram a dizer:

—Será que este homem é o Filho de Davi [k]?

24 Quando os fariseus [l] ouviram o que o povo estava falando, disseram:

—É pelo poder de Belzebu [m], o chefe dos demônios [n], que ele expulsa os demônios.

25 Jesus, porém, sabia o que eles estavam pensando e disse:

—Todo reino que se divide contra si mesmo ficará arruinado. E toda cidade ou família que se divide contra si mesma não pode durar. 26 Se Satanás expulsa o próprio Satanás, isto quer dizer que o seu reino está dividido contra si mesmo. Como pode o seu reino continuar a existir? 27 Se é verdade que eu expulso demônios [o] pelo poder de Belzebu [p], então pelo poder de quem é que os expulsam aqueles que seguem a vocês? Assim, os seus próprios seguidores provam que vocês estão completamente errados. 28 Porém, se eu expulso demônios pelo poder do Espírito de Deus [q], isso prova que o reino de Deus chegou até vocês. 29 Ou, como poderia alguém entrar na casa de um homem forte e lhe roubar tudo o que tem sem primeiro prendê-lo? Somente depois de prender o homem forte é que ele será capaz de roubar a casa.

30 —Aquele que não está a meu favor, está contra mim; e aquele que não me ajuda a ajuntar, espalha. 31 É por isso que eu lhes digo: As pessoas serão perdoadas por todo pecado e insulto, mas o insulto contra o Espírito [r] não será perdoado. 32 Quem fala mal do Filho do Homem [s] será perdoado, mas quem fala mal do Espírito Santo [t] não será perdoado, nem neste mundo nem no mundo que há de vir.

A árvore e os seus frutos

33 —Para vocês terem bons frutos, vocês devem ter uma árvore boa. Se a árvore não presta, seus frutos também não prestarão. É pelos frutos que se conhece a árvore. 34 Raça de cobras venenosas! Como podem dizer coisas boas sendo maus? A boca fala daquilo que o coração está cheio. 35 A pessoa boa tira coisas boas do bem que tem acumulado em si, enquanto que a pessoa má tira coisas más do mal que tem acumulado em si. 36 Eu lhes digo isto: No Dia do Julgamento todas as pessoas terão de prestar contas de todas as coisas inúteis que disseram; 37 pois pelas suas palavras você será declarado justo ou condenado.

Os fariseus pedem um milagre

38 Depois, alguns professores da lei e alguns fariseus [u] pediram a Jesus:

—Mestre, nós queremos que o senhor faça um milagre que possamos ver.

39 Jesus, porém, lhes disse:

—As pessoas de uma geração má e infiel andam à procura de um sinal. Mas nenhum sinal lhes será dado, a não ser o sinal dado ao profeta [v] Jonas. 40 Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites na barriga do grande peixe, também o Filho do Homem [w] estará três dias e três noites no fundo da terra. 41 No Dia do Julgamento o povo da cidade de Nínive vai se levantar com as pessoas desta geração e vai condená-las, pois o povo se arrependeu dos seus pecados quando ouviu a mensagem de Jonas. E eu afirmo que quem está aqui agora é superior a Jonas! 42 No Dia do Julgamento, a Rainha do Sul [x] vai se levantar com as pessoas desta geração e condená-las, pois ela veio do outro lado do mundo para ouvir a sabedoria de Salomão. E eu afirmo que quem está aqui agora é superior a Salomão.

O perigo do vazio espiritual

43 —Quando um demônio sai de uma pessoa, ele atravessa lugares desertos à procura de descanso. Como não encontra, 44 diz: “Voltarei para a casa de onde vim”. Quando ele volta, encontra a casa vazia, limpa e arrumada. 45 Então, sai e vai buscar outros sete demônios piores ainda do que ele e ali vão viver. Assim, o último estado daquela pessoa se torna ainda pior do que o primeiro. E isso é exatamente o que vai acontecer com as pessoas más de hoje.

A verdadeira família de Jesus

46 Jesus ainda estava falando para a multidão quando sua mãe e seus irmãos chegaram. Eles ficaram do lado de fora, mas pediram para falar com Ele. 47 Alguém, então, disse a Jesus:

—Sua mãe e seus irmãos estão lá fora, pedindo para falar com o senhor.

48 Jesus, então, respondeu:

—Quem é a minha mãe e quem são os meus irmãos?

49 E apontando para os seus discípulos, disse:

—Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos. 50 Todo aquele que faz a vontade do meu Pai que está no céu é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

Footnotes:

  1. Mateus 12:2 + fariseus Eles eram um grupo religioso judeu que diziam seguir o Velho Testamento e outras leis e costumes judaicos cuidadosamente.
  2. Mateus 12:5 + lei A lei de Moisés, a lei judaica.
  3. Mateus 12:7 + Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento.
  4. Mateus 12:7 “Eu quero … animais” Citação de Oséias 6.6.
  5. Mateus 12:8 + Filho do Homem Jesus. Jesus é Filho de Deus, mas este nome mostrava que Jesus era um homem também. No livro de Daniel 7.13-14 este é o nome usado para o Messias (Cristo).
  6. Mateus 12:9 + sinagoga Lugar onde os judeus se reuniam para ler e estudar as Escrituras.
  7. Mateus 12:10 + lei A lei de Moisés, a lei judaica.
  8. Mateus 12:17 + profeta Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro.
  9. Mateus 12:18 + Espírito Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.
  10. Mateus 12:21 Isaías 42.1-4
  11. Mateus 12:23 + Filho de Davi Nome dado a Cristo, que era da família de Davi.
  12. Mateus 12:24 + fariseus Eles eram um grupo religioso judeu que diziam seguir o Velho Testamento e outras leis e costumes judaicos cuidadosamente.
  13. Mateus 12:24 + Belzebu Nome dado ao Diabo como chefe dos espíritos maus.
  14. Mateus 12:24 + demônios São maus espíritos que procedem do Diabo.
  15. Mateus 12:27 + demônios São maus espíritos que procedem do Diabo.
  16. Mateus 12:27 + Belzebu Nome dado ao Diabo como chefe dos espíritos maus.
  17. Mateus 12:28 + Espírito (de Deus), Espírito Santo Também é chamado de “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.
  18. Mateus 12:31 + Espírito (de Deus), Espírito Santo Também é chamado de “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.
  19. Mateus 12:32 + Filho do Homem Jesus. Jesus é Filho de Deus, mas este nome mostrava que Jesus era um homem também. No livro de Daniel 7.13-14 este é o nome usado para o Messias (Cristo).
  20. Mateus 12:32 + Espírito (de Deus), Espírito Santo Também é chamado de “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.
  21. Mateus 12:38 + fariseus Eles eram um grupo religioso judeu que diziam seguir o Velho Testamento e outras leis e costumes judaicos cuidadosamente.
  22. Mateus 12:39 + profeta Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro.
  23. Mateus 12:40 + Filho do Homem Jesus. Jesus é Filho de Deus, mas este nome mostrava que Jesus era um homem também. No livro de Daniel 7.13-14 este é o nome usado para o Messias (Cristo).
  24. Mateus 12:42 + Rainha do Sul A rainha de Sabá, que viajou 1.600 quilômetros para ouvir a sabedoria de Deus que Salomão tinha. A visita da rainha é contada em 1 Reis 10.1-13, no Velho Testamento.
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Copyright © 1999 by World Bible Translation Center

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes