A A A A A
Bible Book List

Mateus 11Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

João Batista envia mensageiros a Jesus

11 Quando Jesus terminou de dar essas instruções a seus doze discípulos, partiu dali e foi ensinar e proclamar a sua mensagem nas cidades deles.

Quando João, que estava na prisão, ouviu falar a respeito de todas as coisas que Jesus estava fazendo, mandou seus discípulos perguntarem-lhe:

—O senhor é aquele que ia vir, ou ainda devemos esperar por outro?

E Jesus lhes respondeu:

—Vão e digam a João Batista tudo o que vocês estão vendo e ouvindo, isto é: Os cegos vêem, os coxos [a] estão andando normalmente, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados e os pobres ouvem as Boas Novas [b]. Feliz é aquele que não vê dificuldade em me aceitar.

Jesus fala a respeito de João Batista

Quando os discípulos de João Batista estavam indo embora, Jesus se dirigiu às multidões e começou a falar a respeito de João, dizendo:

—O que vocês esperavam ver no deserto quando foram ao encontro de João? Uma cana sacudida pelo vento? O que vocês foram ver? Um homem vestido com roupas finas? Ora, os homens vestidos com roupas finas são encontrados nos palácios e não no deserto! Mas o que é que vocês foram ver? Um profeta [c]? Sim, e eu lhes digo que o homem que vocês viram é muito mais do que um profeta! 10 João é aquele a respeito de quem está escrito:

“Aqui está o meu mensageiro que envio antes de você,
    e ele vai à sua frente para preparar o caminho para você”. [d]

11 —Digo-lhes a verdade: De todos os homens que nasceram, não há nenhum que seja mais importante do que João Batista. E ainda assim, o menor no reino do céu é maior do que ele. 12 Desde a época em que João Batista começou a anunciar as Boas Novas [e] até agora, o reino do céu tem sofrido muito. Ele tem sido atacado violentamente por homens malvados que tentam conquistá-lo à força. 13 Tanto os profetas [f] como a lei de Moisés profetizaram somente até à época em que João Batista veio, 14 e se vocês querem aceitar o que a lei e o que os profetas disseram, João Batista é o Elias que estava para vir. 15 Quem pode ouvir, ouça.

16 —Com o que eu poderia comparar esta gente de hoje? São como grupos de crianças que, sentadas na praça, gritam umas às outras:

17 “Nós tocamos músicas alegres e vocês não dançaram;
    cantamos músicas tristes e vocês não choraram!”

18 Isto ocorreu também com João Batista. Ele jejuava [g] e não bebia vinho e, mesmo assim, as pessoas diziam: “Ele tem demônio!” 19 Depois veio o Filho do Homem [h]. Ele come, bebe vinho e as pessoas dizem: “Olhem para este homem! Não passa de um comilão e beberrão! Ele é amigo de cobradores de impostos e pecadores”. A sabedoria, entretanto, encontra sua razão de ser em suas obras.

Jesus e as cidades que não creram

20 Depois Jesus começou a acusar as cidades nas quais tinha feito numerosos milagres, pois os seus moradores não tinham se arrependido de seus pecados. Ele dizia:

21 —Ai de você, cidade de Corazim! Ai de você, cidade de Betsaida! Digo isto pois, se os milagres que foram feitos aí tivessem sido feitos nas cidades de Tiro e de Sidom, há muito que o povo daquelas cidades já teria se arrependido e mostrado o seu arrependimento usando roupas de saco e derramado cinzas sobre suas cabeças. 22 Mas eu lhes digo que no Dia do Julgamento haverá mais tolerância para com as cidades de Tiro e de Sidom do que para com vocês! 23 E você, cidade de Cafarnaum, pensa que será elevada até o céu? Você será jogada no lugar dos mortos. Digo isto pois, se os milagres que foram feitos aí tivessem ocorrido na cidade de Sodoma [i], ela ainda existiria hoje! 24 Mas eu lhes digo que no Dia do Julgamento haverá mais tolerância para com o povo da cidade de Sodoma do que para com vocês!

Jesus oferece descanso a quem o aceitar

25 Naquela ocasião Jesus disse:

—Pai, Senhor do céu e da terra! Eu lhe agradeço por ter escondido estas coisas dos sábios e dos entendidos e por tê-las mostrado aos que são simples. 26 Sim, Pai, pois esta era a sua vontade.

27 —Todas as coisas foram dadas a mim pelo meu Pai. Ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar. 28 Venham a mim todos vocês que estão cansados ou sobrecarregados e eu lhes darei descanso. 29 Aceitem o meu jugo e aprendam de mim, pois eu sou bondoso e tenho espírito humilde. Dessa forma vocês encontrarão descanso para as suas almas. 30 Eu digo isso pois o meu jugo é suave e a carga que lhes dou para carregar é leve.

Footnotes:

  1. Mateus 11:5 + coxos Aqueles que mancam.
  2. Mateus 11:5 + Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita.
  3. Mateus 11:9 + profeta Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro.
  4. Mateus 11:10 Malaquias 3.1
  5. Mateus 11:12 + Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita.
  6. Mateus 11:13 + profeta(s) Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro.
  7. Mateus 11:18 + jejuar É ficar sem comer por um período especial de oração e adoração a Deus.
  8. Mateus 11:19 + Filho do Homem Jesus. Jesus é Filho de Deus, mas este nome mostrava que Jesus era um homem também. No livro de Daniel 7.13-14 este é o nome usado para o Messias (Cristo).
  9. Mateus 11:23 + Sodoma Uma cidade que Deus destruiu para castigar as pessoas más que moravam lá.
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Copyright © 1999 by World Bible Translation Center

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes