A A A A A
Bible Book List

Mateus 11O Livro (OL)

Jesus e João Baptista

11 Dadas estas instruções aos seus doze discípulos, Jesus saiu a pregar nas cidades que tencionava visitar.

2/3 João Baptista, que então estava preso, soube dos milagres que o Messias andava a realizar, pelo que enviou os seus discípulos para que perguntassem a Jesus: “És tu realmente aquele por quem esperamos, ou devemos continuar a aguardar?”

Jesus respondeu­lhes: “Voltem e contem a João os milagres que me viram fazer: os cegos que curei, os coxos que agora andam, os leprosos sarados, os surdos que ouvem, os mortos que voltaram à vida; e falem­lhe na minha pregação das boas novas do evangelho aos pobres. E dêem­lhe também este recado: ‘Felizes são aqueles que não se escandalizam de mim’”.

7/9 Quando os discípulos de João se foram embora, Jesus começou a falar acerca dele à multidão. “Quando foram ao deserto para ver João, com quem é que esperavam que ele se parecesse? Com a erva agitada pelo vento? Ou esperavam ver um homem vestido como um príncipe num palácio? Seria um profeta? Sim, e ele é mais do que um simples pregador da palavra de Deus. 10 João é o homem de quem as Escrituras falam:

    ‘Diante de ti envio o meu mensageiro
    para preparar o povo para te receber’.

11/14 Sem dúvida que, de todos os homens nascidos neste mundo, nenhum brilha mais do que João Baptista. E, contudo, até o menor no reino dos céus é maior do que ele! Desde que João Baptista começou a pregar e a baptizar, se faz violência contra o reino dos céus e se tenta entrar nele por força. Todos os homens de Deus e a própria lei profetizaram até que João apareceu. E se estão dispostos a compreender, dir­vos­ei que ele é como o profeta Elias, aquele cuja vinda foi anunciado que se daria antes do Messias. 15 Quem está disposto a ouvir, que me escute bem!

16/19 Que direi eu desta nação? Esta gente é como as crianças que brincam e dizem aos amigos: ‘Brincámos aos casamentos e ninguém se quis alegrar; então brincámos aos funerais, e também ninguém quis ficar triste’. Veio João Baptista, e lá porque não bebe vinho e nem jejua com frequência dizem, ‘Tem demónio’. Vim eu, o Filho do Homem, e porque aceito ir a uma festa e beber o vinho que me é oferecido, logo se queixam de que sou comilão e bebedor, e de que ando em má companhia! Mas sem dúvida que a sabedoria é justificada pelas suas obras.”

Aviso às cidades impenitentes

20 Então, começou a censurar as cidades onde tinha realizado a maior parte dos seus milagres por, apesar disso, não se terem voltado para Deus. 21/22 “Ai de ti, Corazim e ai de ti, Betsaida! Porque, se os milagres que fiz nas vossas ruas tivessem sido praticados em Tiro e Sidom, há muito que o seu povo se teria arrependido com vergonha e humildade. Verdadeiramente, Tiro e Sidom estarão melhor do que vocês no dia do juízo! 23/24 E tu, Cafarnaum, cheia de luxo e vaidade como és, baixarás ao inferno! Porque, se os milagres espantosos que operei em ti tivessem tido lugar em Sodoma, ela ainda hoje aqui estaria. Seguramente que Sodoma está melhor do que tu no dia do juízo!”

Descanso para os cansados

25/26 E Jesus orou assim: “Pai, Senhor do céu e da Terra, graças te dou por teres escondido estas coisas àqueles que se julgam muito sábios, e por as revelares aos que são como as criancinhas! Sim, Pai, agradeço porque achaste bem fazer assim!

27 Todas as coisas me foram confiadas pelo meu Pai. Só o Pai conhece o Filho, e só o Filho e aqueles a quem o Filho o revela, conhecem o Pai.

28/30 Venham a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Levem o meu jugo e aprendam de mim, porque sou brando e humilde, e acharão descanso para as vossas almas; pois só vos imponho cargas suaves e leves.”

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes