A A A A A
Bible Book List

Marcos 13O Livro (OL)

Sinais do fim dos tempos

13 Ia a sair do templo naquele dia e um dos discípulos observou: “Mestre, que belas edificações estas! Olha para estas pedras!”

Jesus respondeu:“Estes magníficos edifícios serão completamente destruídos; não ficará pedra sobre pedra.”

3/4 Quando se sentou na encosta do Monte das Oliveiras do outro lado do vale, defronte de Jerusálem, Pedro, Tiago, João e André ficaram sozinhos com ele e perguntaram­lhe: “Quando acontecerá isso ao templo? Haverá algum aviso antes que venha essa ocasião?”

5/6 A esta pergunta, Jesus respondeu desta forma: “Não deixem que alguém vos engane, porque aparecerão vários dizendo serem o Messias e enganarão a muitos. Haverá guerras perto e longe, mas não se assustem. Tais coisas devem acontecer, mas o fim ainda está para vir. Porque povos e nações declararão guerra uns aos outros, e haverá terramotos e fomes em muitos países. Isto anunciará apenas as primeiras angústias. O pior virá depois. Mas, quando estas coisas começarem a acontecer, tenham cuidado porque estarão em grande perigo. Serão arrastados perante os tribunais, e espancados nas sinagogas, e acusados diante de autoridades e de governantes de serem meus seguidores. Terão, assim, ocasião de lhes anunciar a boa nova. 10 Porque este evangelho deverá primeiro ser pregado a todas as nações. 11 Mas, quando forem presos e julgados, não se preocupem com o que vão dizer em vossa defesa. Falem apenas o que Deus vos mandar, pois nessa hora não falarão vocês, mas o Espírito Santo.

12/13 Irmãos denunciar­se­ão uns aos outros, para serem mortos. Pais entregarão os seus próprios filhos, e filhos acusarão os seus próprios pais. Toda a gente vos odiará pelo facto de serem meus. Mas quem resistir até ao fim será salvo!

14/16 Quando virem a abominação assoladora instalada onde não deve estar — quem lê, entenda! — fujam para as montanhas da Judeia. Apressem­se! Quem estiver no seu terraço não entre sequer de novo em casa. Quem estiver nos campos não volte para buscar roupa. 17/20 Ai das grávidas, naqueles dias, e das que amamentam. Orem para que a vossa fuga não seja no Inverno. Porque serão dias de horror, tal como nunca houve desde o começo da criação de Deus, nem jamais tornará a haver. E se o Senhor não encurtar aquele tempo de calamidade, ninguém ficará vivo em toda a Terra. Mas por amor dos seus escolhidos, ele encurtará aqueles dias.

21/23 E se então alguém vos disser: ‘É este o Messias’, ou ‘É aquele’, não prestem atenção. Porque haverá muitos falsos Messias e falsos profetas cujos milagres maravilhosos enganariam, se possível, os próprios escolhidos de Deus. Tenham cuidado, porque já vos avisei.

24 Acabado o sofrimento, o Sol ficará sem brilho e a Lua não terá luz. 25 As estrelas cairão e o universo será abalado. 26 E então toda a humanidade me verá, o Filho do Homem, vindo no meio de nuvens com grande poder e glória. 27 E mandarei os anjos juntar os meus escolhidos de todos os cantos do mundo, desde os pontos mais distantes da Terra até ao céu.

28 Atentem nesta lição que nos ensina a figueira. Quando os rebentos ficam tenros e as folhas começam a crescer, sabem que o Verão está próximo. 29 E quando virem acontecer estas coisas que vos contei, podem estar certos de que o meu regresso está muito próximo e que me encontro já às portas. 30/31 Sim, são estes os acontecimentos que se darão antes do fim dos tempos. O céu e a Terra desaparecerão, mas as minha palavras permanecem para sempre.

Ninguém sabe o dia nem a hora

32/33 Contudo, ninguém sabe, nem sequer os anjos do céu, nem eu próprio, o dia ou hora em que estas coisas acontecerão. Só o Pai. Portanto, como não sabem quando isto se passará, conservem­se alerta, vigilantes.

34/37 A minha vinda pode ser comparada com a de um homem que foi de viagem para outro país e que, distribuindo as tarefas que os empregados deveriam fazer durante a sua ausência, disse ao porteiro que vigiasse o que se passava à sua volta. Vigiem bem, porque não sabem quando virei, se ao anoitecer, se à meia­noite, se de madrugada ou se mais tarde, à luz do dia. Que eu vos não encontre a dormir. Estejam atentos ao meu regresso é a minha recomendação para vocês e para todos os demais.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes