A A A A A
Bible Book List

Marcos 1Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

A mensagem de João Batista

Isto é o princípio das Boas Novas [a] a respeito de Jesus Cristo, o Filho de Deus, assim como está escrito no livro do profeta [b] Isaías:

“Olhe, eu estou enviando o meu mensageiro antes de você.
    Ele vai preparar o seu caminho”. [c]

“Escute a voz daquele que clama no deserto:
Preparem o caminho para o Senhor,
    e abram estradas retas para ele passar”. [d]

E foi assim que João Batista apareceu no deserto, batizando [e] o povo e anunciando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados. Todas as pessoas tanto da região da Judéia como da cidade de Jerusalém iam até ele e, depois de confessarem seus pecados, eram batizadas por ele no rio Jordão. João se vestia com roupas feitas de pêlo de camelo, usava um cinto de couro amarrado na cintura e se alimentava com gafanhotos e mel silvestre. Ele dizia:

—Depois de mim virá alguém que é mais poderoso do que eu e eu não sou digno sequer de me abaixar para desamarrar as correias das suas sandálias. Eu os batizo [f] em água, mas ele os batizará no Espírito Santo [g].

O batismo de Jesus

Naquela época Jesus veio de uma cidade da Galiléia chamada Nazaré e foi batizado [h] por João Batista no rio Jordão. 10 Assim que saiu da água, Jesus viu o céu se abrir e o Espírito [i] descer sobre ele na forma de uma pomba. 11 E uma voz vinda do céu disse:

—Você é o meu Filho querido e me dá muita alegria.

12 Logo depois o Espírito Santo [j] levou Jesus para o deserto, 13 onde ele foi tentado por Satanás durante quarenta dias. Ele esteve até mesmo com animais selvagens, mas os anjos cuidaram dele.

Os primeiros discípulos

14 Depois de João ter sido preso, Jesus foi para a Galiléia, anunciando as Boas Novas [k] de Deus. 15 Ele dizia:

—Chegou a hora! O reino de Deus está próximo. Arrependam-se e acreditem nas Boas Novas [l].

16 Jesus estava andando pelo lago da Galiléia quando viu Simão Pedro e seu irmão, André. Eles estavam jogando a rede no mar, pois eram pescadores. 17 Jesus lhes disse:

—Venham comigo e eu farei de vocês pescadores de pessoas.

18 E eles imediatamente deixaram as suas redes e o seguiram.

19 Um pouco adiante, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago e João, filhos de Zebedeu. Eles estavam no barco preparando as suas redes. 20 Jesus os chamou e eles o seguiram, deixando seu pai Zebedeu no barco com os empregados.

Jesus expulsa um espírito mau

21 Eles foram para a cidade de Cafarnaum. No sábado seguinte Jesus foi para a sinagoga [m] e começou a ensinar o povo. 22 Todos ficaram admirados com o ensino de Jesus, pois ele ensinava como quem tem autoridade, e não como os professores da lei. 23 Havia na sinagoga um homem que estava possuído por um demônio e, de repente, ele começou a gritar, dizendo:

24 —O que você quer de nós, Jesus de Nazaré? Você veio para nos destruir? Eu sei que você é o Santo de Deus.

25 Mas Jesus o repreendeu, dizendo:

—Cale-se e saia desse homem.

26 Então o demônio sacudiu o homem várias vezes e, dando um grito bem alto, saiu dele. 27 Todos ficaram impressionados e perguntavam uns aos outros:

—O que é isso? Que tipo de ensino novo é esse? Vocês viram com que autoridade ele dá ordens até mesmo a demônios [n] e eles lhe obedecem?

28 E a fama de Jesus se espalhou rapidamente por toda a região da Galiléia.

Jesus cura a sogra de Pedro

29 Depois de terem saído da sinagoga, eles foram diretamente para a casa de Simão e André, juntamente com Tiago e João. 30 A sogra de Simão estava de cama, com febre, e assim que Jesus chegou eles lhe contaram a respeito dela. 31 Jesus aproximou-se e, pegando-a pela mão, levantou-a. No mesmo momento a febre a deixou e ela começou a servi-los.

32 No fim da tarde, ao pôr-do-sol, as pessoas levaram todos os doentes e todos os que estavam possuídos por demônios [o] até Jesus. 33 E toda a cidade se juntou na porta da casa. 34 Jesus curou muitas pessoas, as quais sofriam de vários tipos de doenças. Ele também expulsou muitos demônios, não permitindo, porém, que eles falassem, pois sabiam quem ele era.

35 De manhã bem cedo, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi para um lugar solitário, e ali orou. 36 Pedro e todos os que estavam com ele foram à sua procura e, 37 encontrando-o, disseram-lhe:

—Todo mundo está à sua procura.

38 Mas Jesus lhes disse:

—Vamos partir para as cidades próximas para que eu possa anunciar as Boas Novas [p] lá também, pois foi para isso que eu vim.

39 E Jesus viajou por toda a região da Galiléia, anunciando as Boas Novas [q] nas sinagogas [r] e expulsando demônios [s].

Jesus cura um homem com lepra

40 Um homem com lepra se aproximou de Jesus e, ajoelhando-se diante dele, suplicou-lhe:

—Eu sei que, se quiser, o senhor pode me curar.

41 Jesus ficou cheio de compaixão e, estendendo a mão, tocou nele e disse:

—Eu quero; fique curado.

42 No mesmo instante a lepra o deixou e o homem ficou curado. 43 Jesus disse então a ele que podia ir embora, mas antes disso fez uma advertência muito séria, 44 dizendo:

—Não diga nada disto a ninguém. Antes de mais nada vá até o sacerdote e apresente-se a ele. Depois ofereça o sacrifício que a lei de Moisés manda que seja oferecido pela sua cura. Faça isso para servir de testemunho ao povo.

45 O homem foi embora, mas começou a contar a todo mundo sobre o que lhe tinha acontecido. Por causa disso Jesus não pôde mais entrar em nenhuma cidade abertamente. Ele passou a viver em lugares isolados; mas, mesmo assim, pessoas de todas as partes iam até ele.

Footnotes:

  1. Marcos 1:1 + Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita.
  2. Marcos 1:2 + profeta Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro.
  3. Marcos 1:2 Malaquias 3.1
  4. Marcos 1:3 Isaías 40.3
  5. Marcos 1:4 + batizar, batismo Uma palavra grega que tem o significado de imergir, mergulhar, ou enterrar uma pessoa ou alguma coisa debaixo da água por pouco tempo.
  6. Marcos 1:8 + batizar, batismo Uma palavra grega que tem o significado de imergir, mergulhar, ou enterrar uma pessoa ou alguma coisa debaixo da água por pouco tempo.
  7. Marcos 1:8 + Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.
  8. Marcos 1:9 + batizar, batismo Uma palavra grega que tem o significado de imergir, mergulhar, ou enterrar uma pessoa ou alguma coisa debaixo da água por pouco tempo.
  9. Marcos 1:10 + Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.
  10. Marcos 1:12 + Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.
  11. Marcos 1:14 + Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita.
  12. Marcos 1:15 + Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita.
  13. Marcos 1:21 + sinagoga(s) Lugar onde os judeus se reuniam para ler e estudar as Escrituras.
  14. Marcos 1:27 + demônios São maus espíritos que procedem do Diabo.
  15. Marcos 1:32 + demônios São maus espíritos que procedem do Diabo.
  16. Marcos 1:38 + Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita.
  17. Marcos 1:39 + Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita.
  18. Marcos 1:39 + sinagoga(s) Lugar onde os judeus se reuniam para ler e estudar as Escrituras.
  19. Marcos 1:39 + demônios São maus espíritos que procedem do Diabo.
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Copyright © 1999 by World Bible Translation Center

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes