Add parallel Print Page Options

A mensagem de João Batista

(Mt 3.12; Lc 3.1-9,15-17; Jo 1.19-28)

Isto é o princípio das Boas Novas a respeito de Jesus Cristo, o Filho de Deus[a], assim como está escrito no livro do profeta Isaías:

“Olhem, eu estou enviando o meu mensageiro antes de você.
    Ele vai preparar o seu caminho.(A)
Escute a voz daquele que clama no deserto:
Preparem o caminho para o Senhor,
    e abram estradas retas para ele passar”.(B)

E foi assim que João Batista apareceu no deserto, anunciando a mensagem de Deus. Ele falava para as pessoas se batizarem. De esta forma, elas iriam mostrar que queriam mudar o seu comportamento, e então os seus pecados iriam ser perdoados. Todas as pessoas tanto da região da Judeia como da cidade de Jerusalém iam até ele. Elas confessavam os seus pecados e eram batizadas por João no rio Jordão. João usava roupas feitas de pelo de camelo e um cinto de couro amarrado na cintura. Ele se alimentava com gafanhotos e mel silvestre. Ele dizia:

—Depois de mim virá alguém que é mais poderoso do que eu e eu não sou digno sequer de me abaixar para desamarrar as correias das suas sandálias. Eu os batizo com água, mas ele os batizará com o Espírito Santo.

O batismo de Jesus

(Mt 3.13-17; Lc 3.21-22)

Naquela época Jesus veio de uma cidade da Galileia chamada Nazaré e foi batizado por João Batista no rio Jordão. 10 Assim que saiu da água, Jesus viu o céu se abrir e o Espírito descer sobre ele como uma pomba. 11 E ouviu uma voz vinda do céu que disse:

—Você é o meu Filho querido e me dá muita alegria.

A tentação de Jesus

(Mt 4.1-11; Lc 4.1-13)

12 Logo depois o Espírito Santo levou Jesus ao deserto, 13 onde ele foi tentado por Satanás durante quarenta dias. Ele esteve até mesmo com animais selvagens, mas anjos cuidaram dele.

Jesus começa o seu trabalho na Galileia

(Mt 4.12-17; Lc 4.14-15)

14 Depois de João ter sido preso, Jesus foi para a Galileia, anunciando as Boas Novas de Deus. 15 Ele dizia:

—Chegou a hora! O reino de Deus está próximo. Mudem a sua forma de pensar e de viver, e acreditem nas Boas Novas.

Os primeiros discípulos

(Mt 4.18-22; Lc 5.1-11)

16 Jesus estava andando pela beira do lago da Galileia quando viu Simão Pedro e seu irmão, André. Eles estavam jogando a rede[b] no lago, pois eram pescadores. 17 Jesus lhes disse:

—Sigam-me e eu tornarei vocês em pescadores de pessoas.

18 E eles deixaram as suas redes naquele momento e o seguiram.

19 Jesus continuou caminhando e encontrou outros dois irmãos: Tiago e João, filhos de Zebedeu. Eles estavam no barco consertando as suas redes. 20 Jesus os chamou e eles o seguiram, deixando seu pai Zebedeu no barco com os empregados.

Read full chapter

Footnotes

  1. 1.1 o Filho de Deus Alguns manuscritos não têm estas palavras.
  2. 1.16 rede Esta rede era pequena e redonda com pesos ao redor das pontas. Assim era possível pegar os peixes quando a rede fosse lançada sobre eles.