Add parallel Print Page Options

As parábolas da ovelha e da dracma perdidas

15 E chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir. E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores e come com eles.

E ele lhes propôs esta parábola, dizendo: Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e não vai após a perdida até que venha a achá-la? E, achando-a, a põe sobre seus ombros, cheio de júbilo; e, chegando à sua casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque achei a minha ovelha perdida. Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.

Read full chapter

A ovelha perdida

(Mt 18.12-14)

15 Muitos cobradores de impostos e pecadores se juntavam para ouvir a Jesus. Então, tanto os fariseus como os professores da lei começaram a criticá-lo, dizendo:

—Este homem[a] acolhe bem os pecadores e come com eles!

Então ele lhes contou esta parábola:

—Se um de vocês tiver cem ovelhas e perder uma delas, será que depois de deixar as noventa e nove no pasto tomando conta de si mesmas não irá procurar a ovelha perdida até encontrá-la? E, quando a encontra, a coloca alegremente sobre os ombros e, depois de chegar em casa, chama os seus amigos e vizinhos e lhes diz: “Alegrem-se comigo, pois achei a minha ovelha que estava perdida!” Pois eu lhes digo que, da mesma maneira, haverá mais alegria no céu por causa de um pecador que muda a sua forma de pensar e de viver, do que por causa de noventa e nove pessoas justas que não precisam de arrependimento.

Read full chapter

Footnotes

  1. 15.2 Este homem Refere-se a Jesus. Seus inimigos evitavam dizer seu nome.