A A A A A
Bible Book List

Lucas 7Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Um oficial romano e sua fé

Assim que Jesus acabou de dizer tudo o que ele queria que as pessoas ouvissem, foi para Cafarnaum. Lá vivia um oficial romano [a] que tinha um escravo que estava morrendo e de quem ele gostava muito. Quando ouviu falar a respeito de Jesus, enviou alguns anciãos dos judeus até ele para pedir que salvasse a vida do seu escravo. Os anciãos chegaram até Jesus e insistiram em que ele fosse até lá, dizendo:

—Esse homem merece a sua ajuda. Ele ama muito o nosso povo e construiu a nossa sinagoga [b].

Jesus, então, foi com eles. Eles não estavam muito longe da casa quando o oficial enviou alguns amigos com este recado para Jesus:

—Senhor, não se incomode, pois eu não sou digno de que entre em minha casa. Não sou digno nem de ir falar com o senhor pessoalmente. Porém, dê somente uma ordem e o meu servo será curado. Pois eu também tenho superiores que me dão ordens e soldados a quem eu dou ordens. Eu digo a um: “Vá!” e ele vai; e digo a outro: “Venha!” e ele vem. Da mesma forma, digo ao meu servo: “Faça isto!” e ele faz.

Quando Jesus ouviu isto, ficou admirado e, virando-se para a multidão que o seguia, disse:

—Digo a vocês que nem mesmo entre o povo de Israel achei tanta fé!

10 Quando aqueles que tinham sido enviados voltaram para casa, encontraram o escravo curado.

Jesus ressuscita o filho de uma viúva

11 Depois Jesus seguiu para uma cidade chamada Naim. Os seus discípulos e uma grande multidão o acompanhavam. 12 Quando ele estava perto do portão da cidade, viu um enterro. O morto era o único filho de uma viúva. Havia muitas pessoas da cidade no enterro. 13 Quando o Senhor a viu, ficou com muita pena dela e disse:

—Não chore!

14 Jesus chegou perto do caixão, tocou nele e os homens que o levavam pararam. Jesus disse:

—Levante-se, jovem!

15 O morto se sentou e começou a falar. Então Jesus o entregou à sua mãe. 16 Todos ficaram muito impressionados e deram glórias a Deus, dizendo:

—Um grande profeta [c] está entre nós!

E diziam também:

—Deus veio para ajudar o seu povo!

17 A fama de Jesus se espalhou por toda a Judéia e por todos os arredores.

Jesus e João Batista

18 Os discípulos de João lhe contaram todas estas coisas. Ele então chamou dois de seus discípulos, 19 e mandou que eles fossem perguntar ao Senhor: “O senhor é aquele que ia chegar, ou ainda devemos esperar outro?” 20 Quando os homens chegaram a Jesus, disseram:

—João Batista mandou que viéssemos e perguntássemos se o senhor é aquele que ia chegar, ou se devemos esperar por outro.

21 Naquele momento, Jesus curou muitas pessoas que tinham doenças, enfermidades e demônios [d]. Ele curou também muitos cegos. 22 E depois respondeu a eles:

—Voltem a João e digam a ele tudo o que vocês viram e ouviram; os cegos vêem, os coxos [e] andam normalmente, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados e os pobres ouvem as Boas Novas [f]. 23 Feliz é aquele que não vê dificuldade em me aceitar.

24 Depois de os mensageiros de João terem ido embora, Jesus começou a falar à multidão a respeito de João:

—O que vocês esperavam ver quando foram ao deserto? Uma cana sacudida pelo vento? 25 O que vocês foram ver? Um homem vestido com roupas finas? Ora, os homens que se vestem com roupas finas e vivem com luxo estão nos palácios dos reis. 26 Mas então, o que vocês foram ver? Um profeta [g]? Sim, e eu lhes digo que o homem que vocês viram é muito mais do que um profeta. 27 João é aquele a respeito de quem está escrito:

“Aqui está o meu mensageiro que envio antes de você.
    Ele vai preparar o caminho para você”. [h]

28 —Eu digo a vocês que, de todos os homens que nasceram, não há nenhum que seja mais importante do que João. Porém, aquele que é o menos importante no reino de Deus, é mais importante do que ele.

29 Quando todas as pessoas, até mesmo os cobradores de impostos, ouviram isto, reconheceram que os ensinamentos de Deus eram bons, pois eles tinham sido batizados [i] por João. 30 Os fariseus [j] e os professores da lei, porém, não quiseram ser batizados por João e assim rejeitaram o plano que Deus tinha para eles.

31 —Com o que eu poderia comparar as pessoas desta geração? Como é que elas são? 32 São como crianças que sentam na praça e gritam umas às outras:

“Nós tocamos músicas alegres e vocês não dançaram;
    cantamos músicas fúnebres e vocês não choraram”.

33 Isto ocorreu também com João Batista. Ele jejuava [k] e não bebia vinho e vocês dizem: “Ele tem demônio!” 34 O Filho do Homem [l] veio e ele come e bebe e vocês dizem: “É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores!” 35 Porém, quem aceita a sabedoria de Deus sabe que ela é justa.

Jesus na casa de Simão, o fariseu

36 Um fariseu [m] convidou Jesus para jantar em sua casa. Ele foi e tomou lugar à mesa. 37 Naquela cidade vivia uma mulher de má fama. Quando ela soube que Jesus estava jantando na casa do fariseu, pegou um vaso de alabastro [n] cheio de perfume 38 e se colocou atrás de Jesus, aos pés dele e começou a chorar. As lágrimas dela caíam sobre os pés dele, molhando-os. Ela então os enxugou com os seus cabelos e os beijava e derramava o perfume neles. 39 Quando o fariseu que o tinha convidado viu aquilo, disse para si mesmo: “Se este homem fosse mesmo um profeta [o], saberia que tipo de mulher é aquela que o está tocando. Ele saberia que ela é uma mulher de má fama”. 40 Jesus se dirigiu ao fariseu e lhe disse:

—Simão, quero falar com você.

Respondeu ele:

—Pois não, Mestre.

41 E Jesus disse:

—Um certo credor tinha dois devedores. Um deles lhe devia quinhentas moedas de prata [p] e o outro, cinqüenta. 42 Como nenhum dos dois conseguia pagar, ele cancelou os empréstimos. Agora eu lhe pergunto: Qual dos dois devedores o amará mais?

43 Simão respondeu:

—Eu acho que é aquele que lhe devia mais.

Jesus então disse:

—Você está certo.

44 E, virando-se para a mulher, disse a Simão:

—Você está vendo esta mulher? Eu entrei na sua casa e você não me deu água para lavar os pés; ela, porém, os lavou com as suas lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. 45 Você não me cumprimentou com um beijo; ela, porém, não pára de beijar meus pés desde que entrei. 46 Você não derramou óleo sobre a minha cabeça. Ela, porém, derramou perfume nos meus pés. 47 Por isso eu digo a você: Os muitos pecados dela foram perdoados; e isto é evidente, pois ela mostrou um grande amor. Mas a pessoa a quem se perdoa pouco, mostra pouco amor.

48 Então Jesus disse à mulher:

—Os seus pecados estão perdoados.

49 E aqueles que estavam comendo com ele começaram a comentar uns com os outros:

—Quem é este que até perdoa pecados?

50 Então Jesus disse à mulher:

—A sua fé a curou. Vá em paz.

Footnotes:

  1. Lucas 7:2 + oficial romano No original “centurião”, que é um oficial romano que tinha autoridade sobre 100 soldados.
  2. Lucas 7:5 + sinagoga(s) Lugar onde os judeus se reuniam para ler e estudar as Escrituras.
  3. Lucas 7:16 + profeta(s) Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro.
  4. Lucas 7:21 + demônios São maus espíritos que procedem do Diabo.
  5. Lucas 7:22 + coxos Aqueles que mancam.
  6. Lucas 7:22 + Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita.
  7. Lucas 7:26 + profeta(s) Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro.
  8. Lucas 7:27 Malaquias 3.1
  9. Lucas 7:29 + batizar Uma palavra grega que tem o significado de imergir, mergulhar, ou enterrar uma pessoa ou alguma coisa debaixo da água por pouco tempo.
  10. Lucas 7:30 + fariseus Eles eram um grupo religioso judeu que diziam seguir o Velho Testamento e outras leis e costumes judaicos cuidadosamente.
  11. Lucas 7:33 + jejuar É ficar sem comer por um período especial de oração e adoração a Deus.
  12. Lucas 7:34 + Filho do Homem Jesus. Jesus é Filho de Deus, mas este nome mostrava que Jesus era um homem também. No livro de Daniel 7.13-14 este é o nome usado para o Messias (Cristo).
  13. Lucas 7:36 + fariseus Eles eram um grupo religioso judeu que diziam seguir o Velho Testamento e outras leis e costumes judaicos cuidadosamente.
  14. Lucas 7:37 + alabastro Um tipo de pedra muito bonita, branca, usada em trabalhos de escultura.
  15. Lucas 7:39 + profeta(s) Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro.
  16. Lucas 7:41 + moedas de prata Literalmente “denários”. O denário era uma antiga moeda de prata romana.
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Copyright © 1999 by World Bible Translation Center

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes