A A A A A
Bible Book List

Lucas 3O Livro (OL)

João Baptista prepara o caminho

1/2 Era agora o décimo quinto ano do reinado do imperador romano Tibério César; era Pilatos governador da Judeia; Herodes governava a Galileia; Filipe, seu irmão, governava a Itureia e Traconites; Lisânias governava Abilínia. Anás e Caifás eram os supremos sacerdotes judaicos. Nesse tempo veio uma mensagem de Deus a João, filho de Zacarias, enquanto vivia longe, no deserto.

João começou então a andar de terra em terra em ambas as margens do Jordão, pregando que as pessoas deviam baptizar­se, em sinal de se terem voltado para Deus e abandonado os seus pecados, a fim de serem perdoadas.

4/6 Como tinha dito Isaías nas Escrituras,

    João era “a voz de alguém gritando no deserto:
    ‘Façam um caminho para o Senhor.
        Façam­lhe um caminho direito e plano.
    Encham os vales, nivelem os montes,
        tornem em rectas os caminhos ondeantes da montanha,
        limpem as veredas pedregosas e tapem­lhes as covas.
    A salvação do Senhor será vista por toda a raça humana.’”

7/9 Era assim que João pregava às multidões que vinham para baptizar­se: “Raça de víboras! Quem os avisou de fugir do julgamento de Deus que há­de vir? Tratem primeiro de mostrar o vosso arrependimento pela maneira como vivem. E não pensem que estão em segurança por descenderem de Abraão. Isso não basta; até destas pedras do deserto Deus pode fazer nascer filhos de Abraão! O machado do seu julgamento está suspenso sobre as vossas vidas, prestes a cortar­vos as raízes e a derrubar­vos. Sim, toda a árvore que não dá bom fruto será abatida e lançada no fogo.”

10 E a multidão perguntavam: “Que devemos fazer?”

11 “Se alguém tiver dois casacos, que dê um aos pobres. Quem tiver comida de sobra dê a quem tem fome.”

12 E até os cobradores de impostos, conhecidos pela sua falta de escrúpulos, vinham para serem baptizados e perguntavam: “O que devemos fazer?”

13 “Sejam honestos, não cobrando mais impostos do que o que é exigido.”

14 “E nós”, perguntavam uns soldados, “como faremos?” E João respondia:

“Não devem tirar dinheiro com ameaças ou pela força, nem acusar ninguém que sabem estar inocente. Contentem­se com o vosso soldo!”

15/17 Todos aguardavam o breve aparecimento do Enviado de Deus e andavam impacientes por saber se João seria ou não o Messias. A essa questão respondeu João: “Eu baptizo apenas com água, mas em breve virá alguém com autoridade muito maior do que a minha e de quem não sou digno sequer de desatar as correias do calçado. Ele vos baptizará com o Espírito Santo e com fogo. Apartará a palha dos grãos, queimará aquela com fogo eterno, mas estes guardá­los­á.” 18 Ao anunciar estas boas novas ao povo, João fazia muitos avisos deste género.

19 Contudo, depois de ter censurado publicamente Herodes, governador da Galileia, por se ter casado com Herodias, mulher do seu próprio irmão, e por muitas outras coisas más que tinha feito, 20 Herodes meteu João na cadeia, acrescentando assim mais este pecado a muitos outros.

O baptismo e a genealogia de Jesus

21/22 Um dia, o próprio Jesus juntou­se ao povo que ia ser baptizado por João. E depois do seu baptismo, estando a orar, os céus abriram­se, o Espírito Santo desceu sobre ele na forma de uma pomba e uma voz do céu disse: “Tu és o meu Filho muito amado. Em ti tenho grande prazer”.

23/31 Jesus tinha cerca de trinta anos quando começou a sua actuação em público.

Era conhecido como filho de José. E os pais deste, em linha directa, sucessivamente de filho para pai foram: Elí, Matate, Levi, Melqui, Janai, José, Matatias, Amós, Naum, Esli, Nagai, Maate, Matatias, Semei, Joseque, Jodá, Joanã, Resa, Zorobabel, Sealtiel, Neri, Melqui, Adi, Cozão, Elmadã, Er, Josué, Eliezer, Jorim, Matate, Levi, Simeão, Judá, José, Jonã, Eliaquim, Meleá, Mená, Matatá, Natã, David.

32/33 E os pais de David foram sucessivamente: Jessé, Obede, Boaz, Salmom, Nassom, Aminadabe, Admin, Rão, Hezrom, Perez, Judá.

34/37 Os pais de Judá: Jacob, Isaque, Abraão.

Os de Abraão: Tera, Naor, Serugue, Reu, Pelegue, Eber, Sala, Cainã, Arfaxade, Sem, Noé.

E os de Noé: Lameque, Matusalém, Enoque, Jarede, Mahalel, Quenã, Enos, Sete, Adão.

Adão foi criado por Deus.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes